China tem um plano para defender a Terra de um “Armageddon”
Apesar de haver milhões de asteroides "perto" da Terra, a verdade é que o nosso planeta tem tido sorte, pelo menos desde há uns milhões de anos para cá. Contudo, há um asteroide que desafia a imaginação dos investigadores e especialistas neste tipo de fenómenos, o Bennu. Espera-se que esta rocha massiva chegue a 7,5 milhões de quilómetros da órbita da Terra. Este é um asteroide ativo, e que tem hipótese, remota, de atingir a Terra.
Uma colisão entre a Terra e este asteroide resultaria num evento que poderia ser apelidado de Armageddon, ou a destruição de todas as formas de vida do planeta. Mas a China diz ter já um plano que nos salvará!
Asteroide: China diz ter a solução para nos salvar de um Armageddon
Nunca se falou tanto de asteroides como nos últimos anos. Possivelmente porque a tecnologia que dispomos atualmente permite vasculhar o espaço e as descobertas podem, por vezes, inquietar quem vigia o infinito à procura destas rochas que podem destruir a Terra.
Bennu é uma rocha espacial de 85,5 milhões de toneladas que vem em direção à terra e passará a 7,5 milhões de quilómetros da órbita da Terra entre 2175 e 2199. Claro, pelos muitos cálculos feitos desde que foi descoberto no dia 11 de setembro de 1999, as suas hipóteses de atingir a Terra são muito pequenas (1 em 2.700).
Contudo, se colidir com o nosso planeta, os resultados serão devastadores com uma energia cinética estimada de 1.200 megatoneladas. É por isso que alguns cientistas chineses têm já um projeto para desviar a rocha espacial recorrendo ao lançamento de 23 foguetões Long March 5, de acordo com a LiveScience.
Mas como chegaram ao número de 23 foguetões?
Os investigadores calcularam que 23 foguetões Long March 5, com um peso unitário de 992 toneladas, poderiam conseguir desviar o asteroide de uma colisão com a Terra em quase 9.000 km. A sua investigação foi publicada num novo estudo na revista Icarus.
Os impactos dos asteroides representam uma grande ameaça para toda a vida na Terra. Desviar um asteroide de uma trajetória de impacto é fundamental para mitigar esta ameaça. No entanto, devido aos constrangimentos de capacidade de lançamento, um "impactor" (nave espacial de aterragem a alta velocidade) com uma massa limitada só pode alterar minimamente a velocidade de um asteroide.
Escrevem os investigadores.
Segundo os investigadores, para melhorar a eficiência da estratégia do impactor cinético, o projeto propõe o Assembled Kinetic Impactor (AKI). Isto é, é proposto combinar a nave espacial com o módulo superior do veículo de lançamento. Esta combinação poderia de facto ser uma forma eficaz de lidar com o asteroide, em oposição a outros métodos sugeridos, tais como explodir o asteroide, o que ainda resultaria em pedaços que chegariam à Terra.
NASA aguarda as "entranhas" do asteroide Bennu
Em outubro de 2020, a nave espacial OSIRIS-REx da NASA libertou com sucesso o seu braço robótico para recolher uma amostra da superfície do asteroide. A amostra está programada para regressar à Terra em 2023 e fornecerá informação crucial sobre Bennu e os sistemas solares em geral.
Em março de 2019, foram também descobertos minerais que transportam água na superfície do asteroide.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“Apesar de haver milhões de astroides…” – Escapou um “e” na palavra asteróides.
… e eu pus um acento que não existe na palavra 🙂 🙂
Obrigado pelo reparo. Corrigindo.
A última vez que a China tentou defender a terra apareceu o covid.
Chinesisses
Gostava de saber o que diferencia um asteróide activo de um inactivo.
Ok. Vou-te dar o exemplo deste. Então, Bennu é um asteroide ativo porque emite esporadicamente jatos de partículas e pedras até 10 cm. Portanto, existem fenómenos, como as fracturas térmicas, que levam a que haja atividade constante nesta rocha (além da sua composição).
Aqui explica resumidamente está diferença: https://arxiv.org/abs/1112.5220
Sinceramente, não são capazes de proteger as culturas da destruição e os animais, e ainda têm a ousadia de pensar que podem salvar o planeta.
Pelo menos falar não custa.
Por outro lado ainda pensam que os asteróides, cometas e por aí em diante andam por aí ao acaso.
Não são capazes de proteger ou não querem? Há uma diferença gigante entre um e outro
Não são capazes. Ainda não há muito tempo existiu uma praga de gafanhotos e não foram capazes de proteger as culturas nas zonas onde os gafanhotos quiseram ir.
Os suínos morreram aos milhões com uma doença qualquer.
A poluição do ar continua a ser um problema sério, de tal forma sério que uma parte dos próprios políticos critica abertamente a situação, sendo das poucas coisas que ainda são apontadas de forma crítica na imprensa por conta com apoio político que é pequeno o suficiente para não se fazer nada mas grande demais para que seja somente escondido.
E fora o resto que possa estar a acontecer e que não passa cá para fora.
E também existe uma diferença entre dizer que se consegue fazer determinada coisa e depois fazer e ter o resultado pretendido.
Eles também tentaram parar a vaga de gafanhotos com 100 mil patos… os gafanhotos não deixaram de devastar tudo para onde quiseram ir na boa. Na teoria tinha uma solução, mas depois na execução prática não deu no resultado previsto que seria as culturas não serem destruídas… daí dizer que da teoria à prática vai uma grande diferença.
Sem falar que muito antes desse pseudo perigo para a Terra, vem muito pior que nenhuma arma ou técnica pode desviar e provocará um armageddon bem jeitoso.
Passará entre 2175 e 2199 ?? Daqui a 154 anos,no mínimo ?? Ui,até lá até os bisnetos destes cientistas já estão todos mortos.Isto vê-se cada uma. 😐
Antes começar a pensar no assunto agora, do que em 1 mês antes de um suposto asteróide de 80 milhões toneladas atingir a terra.
Nah prefiro o metodo tuga, tudo feito à ultima da hora.
Pois claro, por haver mentes assim e que nosso pais não avança em nada….
Como não conseguiu dizimar tudo com o SARS-CoV-2, agora vai orientar o trajeto do asteróide para dizimar de uma vez.
Não sei que texto você leu, mas está escrito totalmente o oposto aqui….
Vamos ter todos muito medo e ao mesmo tempo muita esperança porque o cancro da sociedade m quer. Copy paste fraquinho.
A china não sei como vai fazer, mas se fosse a europa a ter um “plano” já se saberia qual era.
Seria criado um imposto sobre as “emissões armageddon”
se for contra o “Armageddon” comunista-socialista na boa! que o lance ja!