O que acontece se disparar uma arma no espaço?
As diferenças entre as condições espaciais e terrestres suscitam dúvidas, surgindo curiosidades que podem ser até estranhas para os menos interessados. Por exemplo, o que acontece se disparar uma arma no espaço?
Segundo a BBC Science Focus, é possível disparar uma arma no espaço, pois as armas não necessitam de oxigénio. Na verdade, elas já têm um agente oxidante no cartucho de munições selado que pode inflamar a pólvora.
Além disso, a ausência de gravidade não é, também, um problema, porque o gatilho força o disparo.
Apesar de a falta de gravidade parecer o maior obstáculo, fatores ambientais podem, por sua vez, impedir um disparo no espaço.
Conforme partilhado, temperaturas extremas podem provocar o sobreaquecimento da arma e o seu mau funcionamento.
Por outro lado, se a arma ficar demasiado fria, pode não disparar; as peças metálicas da arma podem perder a sua integridade estrutural, levando ao encravamento.
Sem estes problemas, impõe-se outra questão: o que acontece a uma bala disparada no espaço?
Na Terra, uma bala que não atinge o alvo acaba por ser empurrada para baixo pela gravidade, podendo viajar por largos metros, dependendo do calibre e dos fatores ambientais.
No entanto, como o espaço não tem gravidade nem o seu arrastamento, nada impede a bala de viajar indefinidamente, ou, pelo menos, até entrar em contacto com uma superfície.
Além disso, no solo, a gravidade e os pés assentes ajudam a absorver o recuo que o disparo provoca. Contudo, no espaço, o astronauta seria impelido para trás após disparar, colocando-se em movimento. Nesse caso, seria preciso uma força contrária (como propulsores) ou a parede da nave espacial para pará-lo.
Já foram disparadas armas no espaço?
Aparentemente, os soviéticos testaram armas no espaço: na década de 1970, em plena Guerra Fria, a Rússia receava que os seus satélites pudessem ser alvo de ataques de adversários estrangeiros.

Modelo virtual do canhão espacial secreto da União Soviética. Fonte: Popular Mechanics (2022)
Por isso, em 1975, equipou a sua estação espacial Almaz com um canhão de disparo rápido R-23M e programou um teste de tiro para quando a estação estivesse a desorbitar, após a partida da tripulação.
Segundo consta, a arma disparou um total de 20 projéteis, que arderam na atmosfera.
Apesar de ser a única arma conhecida disparada no espaço, não foi a única arma levada para o espaço. De acordo com um artigo da NBC de 2008, os cosmonautas soviéticos transportavam regularmente armas de fogo nas suas naves espaciais.
A possibilidade de aterrar fora do alcance das forças de salvamento motivou os engenheiros espaciais russos a acrescentarem kits de emergência especiais às suas cápsulas de aterragem. Além de armas de fogo, os kits continham, entre outras coisas, rações alimentares, garrafas de água e vestuário quente.
O que acontece ? Será uma situação sem gravidade.
Julgo que não haja gravidade em disparar uma arma no espaço.
e o oxigênio para a explosão do fulminante anda onde?
talvez dentro do involucro selado , suficiente só para a ignição
Pergunta de quem acabou de descobrir a pólvora
Diz-me que só leste o título sem dizeres que só leste o título…
Leste o artigo?
No espaço prefiro armas de lasers, com o fundo preto do espaço não se vê bem os projecteis, tem mesmo que ser lasers coloridos, é mais cinematográfico!
Haha, como se os lasers se vejam. :)))
LOL devo andar a ver muito sci-fi!
Armas normais no espaço ficam meio uma trapalhice! https://www.youtube.com/watch?v=ckMWnKrlXDc
“Além disso, a ausência de gravidade não é, também, um problema, porque a espoleta força o disparo.”
Não é a espoleta é a energia libertada pelo cartucho ao explodir devido á acção do percursor. O cartucho ao explodir faz a bala disparar na direcção com menos resist^ncia = ao longo do cano.
Espoleta é diferente. é o que faz uma granada, míssil explodir. Por exemplo uma espoleta de proximidade é um pequeno radar simples que faz uma granada ou míssil explodir a uma pré determinada distância do alvo/objecto.
Acontece as leis da física…