China quer pisar a Lua até 2030 e trabalha a todo o vapor
A Lua está no alvo dos americanos e dos chineses, pelo menos são os que estão a preparar as missões para voltar a colocar humanos no solo lunar. Se a missão Artemis da NASA está pensada para pousar no nosso satélite em 2025, a China aponta 2030. Os desenvolvimentos mostram que estão cada vez mais preparados para partir rumo ao espaço. Será que vão ultrapassar os americanos?
China está a todos o vapor a trabalhar na ida à Lua
A China continua a sua corrida para levar os seus taikonautas à Lua. Entre outros pormenores da missão, Pequim deu também a conhecer a data prevista: 2030.
Declarações recentes do responsável do programa espacial tripulado chinês, Zhou Jianping, divulgadas pela agência noticiosa Xinhua, revelaram novos pormenores sobre a futura missão chinesa à Lua.
A primeira missão, que levará astronautas chineses à superfície do nosso satélite, será, num aspeto, análoga à missão Artemis e diferente das missões Apollo: consistirá em dois lançamentos, um com a tripulação e outro com o veículo de aterragem lunar.
A cápsula com os taikonautas viajará para a órbita lunar, onde atracará com o veículo de aterragem para que a equipa pioneira possa tomar posse do seu novo veículo. Realizarão as suas atividades de descida e lunares antes de retomarem a viagem de regresso. Primeiro para a órbita lunar, onde regressarão à nave principal, e depois para a Terra.
Na declaração, Zhou também relativizou a missão, comparando-a com as missões que colocaram em órbita a estação espacial chinesa Tiangong: a carga útil que os foguetões terão de suportar será equivalente a mais de 130 toneladas na órbita terrestre baixa (LEO), a órbita onde se encontra a estação. Segundo Zhou, o aumento seria de 30 a 40%.
Estou muito confiante de que a China conseguirá atingir o objectivo de colocar pessoas na Lua até 2030 e enviá-las em segurança de volta à Terra.
Afirmou Zhou Jianping no comunicado.
Ainda há muitos mistérios por revelar, mas se os EUA adormecerem...
A China é um país que não partilha muitas informações sobre as suas missões espaciais. Portanto, os foguetões que irão transportar a equipa e os materiais para a Lua ainda são um mistério. A China está atualmente a trabalhar em dois veículos super-pesados, o Longa Marcha (Changzheng) 9 e 10.
O primeiro está em vantagem porque se encontra numa fase mais avançada de desenvolvimento e tem uma capacidade superior. O veículo poderia ser capaz de enviar 160 toneladas para a LEO (53 toneladas para o nosso satélite), o que, de acordo com os cálculos avançados de Zhou, seria suficiente para completar a missão.
O plano da China é ambicioso e torna-a uma séria candidata a tornar-se o primeiro país a desenvolver um programa lunar tripulado depois da Apollo, que colocou homens na Lua pela última vez há pouco mais de 50 anos.
Apesar de faltarem ainda 7 anos até à data estipulada, isso no que respeita a desenvolvimento aeroespacial, é muito pouco. Contudo, a data ainda está demasiado distante para nos aventurarmos a apostar qual a agência que vai conseguir pisar o pó da Lua. O foguetão SLS parece estar pronto para cumprir a sua missão após o seu voo inaugural no ano passado (um voo que não foi isento de problemas).
A Starship, a nave espacial em que se baseia o projeto do módulo lunar das primeiras missões Artemis, o HLS, ainda está na fase inicial de testes. A corrida ainda está em aberto.
Além disso, a Lua já não é o grande objetivo da nova corrida espacial. As agências espaciais já estão a trabalhar num outro grande objetivo: trazer amostras de solo marciano para a Terra. A longo prazo: o destino é enviar um ser humano para Marte.
Este artigo tem mais de um ano
Já aprenderam a TRANSMUTAR seus corpos, de inferiores predominâncias elementares corpóreas ÁGUA, totalmente vulneráveis até mesmo a baixíssimos níveis de RADIAÇÃO TERMONUCLEAR, para superiores predominâncias elementares corpóreas AR?
Se ainda não, nem daqui há 2.000 anos, no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso PLANETA, que primitivamente chamam de LUA: pisarão.
Dude…Wut?
Olha que para Bonifácio, até já consegues ler uma enciclopédia, viste?
Não, não vão ultrapassar os americanos; porque estes já chegaram antes. Mas quando os americanos voltarem a pisar a Lua, esta já estará cheia de lojas dos chineses.
Quase 7 anos chegam e sobram para construir um estúdio de TV no meio do deserto com paisagens da lua em fundo.
A paisagem de fundo terá que ser da Terra em si.. 😉
com toda a tecnologia que exista hoje a china ainda está a tentar colocar um homem na lua, e os estados unidos há 53 anos atrás antes do primeiro microprocessador (4004) conseguiu colocar um homem na lua, será que a estória está bem contada???
ele dizem que conseguiram , mas depois destes 53, ainda tentam e nao o conseguem, so deixa mais questoes do que eles conseguiram ou nao conseguiram
Nunca fomos a lua, não existe sequer lua. Somos todos manipulados para acreditar que existe algo la fora mas a verdade e que ja estamos no inferno, sim aquilo que chamamos de terra e o inferno. Por isso ha guerras, fome e tanta violencia…abram os olhos e despertem para a realidade
Nosso PLANETA-H3 e não TERRA já que TERRA sempre foi é e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:
É um PLANETA ESTAÇÃO de breve passagem, habitado por SERES ELEMENTARES H3 e não humanos, com seus corpos predominantemente compostos por H²O, ÁGUA.
Tanto é um PLANETA ESTAÇÃO DE BREVE PASSAGEM, que aqui se fica brevíssimo tempo, em média, só 70 anos.
Inferno na verdade é o PLANETA-H2, que chamam primitivamente e indevidamente de VÉNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA… Quente 500 graus… Lamacento Borbulhante… Submundo… Fedorento a enxofre.
Também chamado de PLANETA LUZ, que está mais: para morada de LÚCIFER.
Estão indo a busca do hidrogênio 3 para fusão nuclear, e os americanos nunca pisaram a lua, foi tudo feito em Hollywood
Hélio 3*
Verdade incontestável é, que indo em busca não, mas que estão querendo mesmo adquirir, Hidrogénio 3.
E se conseguirem, os ESTADOS UNIDOS, estará ferrado.
A vapor não chegam lá, de certeza
De onde é que estes pokemons saíram?