China nega que seja seu o lixo espacial que vai colidir com a Lua
Ninguém quer ter a culpa pelo lixo que vagueia pelo espaço e que cairá em solo lunar. Depois de se ter avançado que os detritos poderiam ser de uma secção do foguetão Falcon 9, chegou-se à conclusão que afinal não poderia ser. Então, pelos cálculos, o objeto que cairá no próximo dia 4 de março na Lua seria uma secção de um foguete chinês lançado há 8 anos. Agora a China diz que não, que não tem qualquer responsabilidade nesse lixo.
A mensagem é clara, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China afirma que os detritos de foguetões que vão ter impacto na Lua dentro de dias não têm origem na missão Chang'e-5 T1 de 2014. Então não é de ninguém?
Colisão de lixo com a Lua - A culpa morreu solteira
Na altura em que se detetou a inevitável colisão de lixo espacial com a Lua, a SpaceX esteve debaixo de fogo da comunicação social. Mais tarde, novos cálculos referiram que afinal o material que está em rota de colisão com o nosso satélite natural é de origem chinês. No entanto, a China diz que não!
De acordo com a monitorização da China, a fase superior do foguete relacionado com a missão Chang'e-5 entrou na atmosfera da Terra e ardeu completamente.
Referiu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin, no dia 21 de fevereiro.
Os dados de monitorização espacial do 18.º Esquadrão de Controlo Espacial da Força Espacial sugerem que o objeto 2014-065B - o designador internacional para a secção do foguetão em questão - entrou na atmosfera em outubro de 2015, um ano após o lançamento.
A afirmação acrescenta mais mistério a um acontecimento que tem captado a atenção generalizada desde que foi noticiado pela primeira vez que um objeto teria impacto na Lua.
O astrónomo Bill Gray relatou a 21 de janeiro que um objeto designado WE0913A estava numa trajetória que colidiria com a Lua a 4 de março. Gray associou inicialmente os destroços com o lançamento do Falcon 9 de fevereiro de 2015 do Deep Space Climate Observatory (DSCOVR).
No entanto, Gray reviu a identificação do WE0913A de 12 de fevereiro, sugerindo um melhor ajuste para ser a fase superior de uma fase de foguete Long March 3C que lançou o Chang'e-5 T1 da China em 2014, um objeto catalogado com o designador internacional 2014-065B.
De certa forma, esta continua a ser uma prova 'circunstancial'.
Escreveu Gray, acrescentando uma advertência.
NASA diz que é lixo da China
Alguns dias mais tarde, foi publicada uma declaração do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que dizia que o objeto era provavelmente o impulsionador chinês Chang'e 5-T1 lançado em 2014. A análise espectral independente efetuada por estudantes da Universidade do Arizona também afirmou ter confirmado a identidade do objeto como pertencendo muito provavelmente à missão da China.
O novo desenvolvimento, se confirmado, realça os desafios da monitorização de objetos no espaço profundo. Gray observa nos seus relatórios sobre o objeto que a vigilância do lixo do espaço profundo não tem sido "a maior das preocupações", explicando que a monitorização da Força Espacial dos EUA está centrada nas órbitas inferiores.
O radar, que é habitualmente utilizado, pode rastrear objetos tão pequenos como os que têm cerca de 10 centímetros em órbitas inferiores, mas são necessários telescópios para rastrear mesmo objetos grandes quando mais longe da Terra.
O evento também sublinha a importância da sustentabilidade nas operações espaciais que avançam. Tanto os Estados Unidos como vários parceiros, além da China e Rússia, planeiam os respetivos programas Artemis e International Lunar Research Station (ILRS) para estabelecer uma presença a longo prazo na Lua.
Este artigo tem mais de um ano
O próximo aterro sanitário…
E a China diz sempre a verdade……
O investigador Bill Gray,a Nasa e os estudantes da Universidade do Arizona dizem todos a mesma coisa…o “detrito” é PROVÁVELMENTE Chinês! Nenhum deles afirma de forma CATEGÓRICA a origem do dito cujo…como tal a “informação” do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin,é tão válida como outra qualquer até que se consiga determinar a verdade!
Afirmar categoricamente algo que está tão longe 😉 era estranho. Mas é como dizes, é tão válidas as declarações de uns como de outros.
PGomes, é isso, a China é mentirosa e os outros só falam verdades.
Estava aqui a pensar numas armas de destruição maciça que afinal nunca apareceram e que serviram de pretexto para fazer uma guerra que custou centenas de milhares de vidas.
Mas pronto, é para levar para lá a democracia lol…
Triste povo este….
Deves ter problemas cognitivos.
Apenas porque eu disse que a China mente, não exclui que outros países mintam também.
Ele tem medo que a China, o país maravilha segundo a cartilha de certas “mentes” políticas, fique mal vista. O problema de gente assim, é que o mundo, paulatinamente vai “abrindo a pestana” por mais que os alienados deste mundo estrebuchem
Jose, isso do ele tem medo que a China fique mal vista, era para mim?
Olhe, vou lhe contar uma história, é sempre bom saber coisas novas.
Vou regularmente à China há mais de 20 anos.
Posso dizer lhe, para resumir, que ainda nos anos 90, era só carros velhos na rua a circular.
Era raro ver um carro de topo.
20 anos passados, quando lá estive da última vez, nunca na minha vida vi tantos Porsche, McLaren, Bentley e coisas do género.
Os carros velhos de antigamente foi tudo substituído por carros novos.
Aquele país deu um salto impressionante para a frente em apenas 20 anos…
É verdade que tb há coisas más…nos anos 90 com 5 euros comia um almoço tipo abade com as minhas amigas e agora é mais barato um almoço aqui do que lá.
Isto na zona de Shanghai. Zonas rurais é tudo barato…
Nestes 20 anos no nosso caso, fomos ultrapassados por todos os países de Leste.
Veja lá quem é que está no caminho certo.
Em relação ao abrir a pestana, vc acha mesmo que as massas abrem a pestana?
Basta dar 10 euros de aumento na pensão e tirar 20 via impostos que caiem todos que nem patinhos..lol..
Não, não sou comunista, sou o oposto disso.
Mas já anteriormente disse aqui o seguinte, no dia em que a China se transformar numa coisa como a que temos aqui, dizem que se chama democracia, veja lá o nome que inventam, a China entra em guerra civil de imediato.
O que mantém aquilo unido é o poder central forte.
Coisa que por cá não há…
Mais, a China está-se bem a borrifar para o que os outros pensam dela.
PGomes, sabe, às vezes o que não está escrito é o que conta .
Vc já está numa predisposição que os Chineses são, por norma, mentirosos.
E até são, mas não são nem mais que os outros.
Mentirosos compulsivos já vc tem muitos aqui neste canto mal amanhado.
Temos até para exportação… Linha top.
Deixa de ser desonesto. Aquela afirmação é contida em si mesma.
Se alguém escreve que não confia na palavra da China, não implica que tenha de debitar os casos onde outros países mentiram.
PGomes, eu não confio na palavra de político nenhum.
Quando hoje li que um tipo qualquer disse para os Portugueses não se preocuparem porque não irá faltar nada, foi exactamente aí que eu me comecei a preocupar…
Ainda essa das armas? Não têm outra? Por sinal o Iraque até as teve e usou-as contra os curdos e iranianos. P próprio Sadan fazia ameaças a “cantar de galo” à potência que havia sofrido mais infame ataque terrorista da Historia. Portanto, tudo é relativo. Todos mentem, é um facto, mas há uns que mentem mais do que os outros, inclusive ao próprio povo – basta ver como está a ser manipulada a informação na Rússia e de como é controlada na China, onde não existe algum contraditório ou possibilidade de colocar as autoridades em questão. Mais, nesses países que tanto admira – mas ninguém se afoga ou mara para ir para lá -, esta conversa, só por si, não seria possivel, a não ser, para cantar ossanas ao regime e ao seu lider.
Não chega essa? desde que o tentamos impor democracias no médio oriente e em africa, que a vida das pessoas de lá, e do mundo em geral piorou.
Síria, Iraque, Líbia, …
Não eram paraísos, mas agora está muitíssimo pior.
China admitir erros?
Esperem sentados, loooollll
ZeTo, como diz o outro, a história explica LOL…
Jose, o Saddam usou armas químicas contra Iranianos e Curdos, é verdade sim senhor e não existe nada de mais reprovável do que uma coisa dessas.
Agora pense lá um pouquinho, faça um esforço, eu ajudo.
Vamos lá então… Esse tipo de armas, no caso eram químicas, exigem tecnologia de ponta, tanto para obter os químicos, como para o armazenar e depois para o fazer entrar num recipiente que possa ser detonado à distância…
Ok, está a ver o filme? Seguinte, e vc acha que tecnologia dessa vc encontra debaixo de uma palmeira?
Portanto, alguém lhe deu a tecnologia, alguém lhe forneceu os químicos e alguém o deixou usar esse gás como arma, convenientemente colocada num recipiente apropriado para libertar o gás apenas e só quando necessário, não fosse o gás sair dentro do armazém onde estava guardado.
O Saddam fez isso tudo e ninguém viu, é isso que me está a dizer?
Sigamos então, após gasearem quem quiseram, ainda me lembro de ver mulheres com crianças de colo mortas, morreram abraçados perante um inimigo invisível, vc lembra-se do que os EUA fizeram e a Europa?
Lembra-se ou não?
Alguém invadiu o Iraque por ter usado essas armas contra civis?
Não, pois não?
Ou seja, terrorismo é só quando é contra mim. Se for eu a fazer o mesmo aos outros, já não é terrorismo…
Quem é que vc pensa que deu essas armas ao Saddam?
Acertou, foram esses mesmos. Sabe, dava jeito ter na altura um louco a usar isso contra o Irão…
Aos meus, tudo, aos outros, nada…
Em relação à manipulação de informação, 15 milhões de euros dizem-lhe alguma coisa?
Sabe,as coisas ás vezes são mais complexas do que podem parecer à primeira vista.
Em relação ao ninguém se afogar para ir para lá, vc já alguma vez pensou porque razão os países do médio oriente, Qatar, Dubai, Sauditas, todos a nadarem em dinheiro, não aceitam um único deslocado, mesmo sendo muçulmano?
Nunca lhe ocorreu isso? Pense agora…