Caiu com estrondo parte do foguetão russo Angara-A5 que entrou na atmosfera
Lançado a 27 de dezembro da estação espacial de Plesetsk, o foguetão russo Angara deveria testar um novo módulo da estrutura, conhecido como o propulsor Persei. Segundo as autoridades russas, o lançamento foi um sucesso. No entanto, um problema técnico fez com que o Angara-A5 perdesse propulsão ficando em órbita baixa.
O resultado foi a queda no Oceano Pacífico, perto da Polinésia Francesa.
Tal como demos ontem a conhecer, um foguetão russo Angara-A5 foi lançado da estação espacial de Plesetsk, na região noroeste da cidade russa de Arkhangelsk, a 27 de dezembro.
No entanto, este foguetão de carga pesada não teve o destino pretendido. A verdade é que o primeiro estágio disparou apenas por dois segundos, já perto do seu destino final, antes de se desligar por completo. Isso deixou o Angara-A5 sem propulsão, o que o fez ficar numa órbita baixa. O destino seria o solo terrestre.
Caiu com estrondo parte do foguetão russo Angara-A5
De acordo com o Comando Espacial dos Estados Unidos da América, que acompanhou a queda, o Angara-A5 caiu já em pleno Oceano Pacífico numa região junto à Polinésia Francesa.
Segundo é avançado, o foguetão viajou a 7,5km/segundo, tendo entrado na atmosfera numa localização de 121º Oeste e 14º Sul, de acordo com a informação partilhada pelo astrónomo Jonathan McDowell, do centro de astrofísica Harvard-Smithsonian.
Apesar de não se prever danos físicos para a população humana, a verdade é que os especialistas alertam para os riscos reais de tal vir a acontecer, pelo que não devem ser ignorados.
A maioria dos detritos espaciais que entra na atmosfera acaba por queimar não apresentando risco para a vida na Terra, ainda que partes maiores possam causar danos se caírem em regiões habitadas.
Esta não é uma situação nova e já recentemente o foguetão chinês Longa Marcha 5B causou alguma tensão e muita especulação. Neste caso acabou por cair no Oceano Índico, sem causar problemas.
Este artigo tem mais de um ano
Os humanos por onde passa conseguem fazer lixo mesmo fora do planeta, é incrível. Qualquer dia o planeta Terra é apenas um aterro de lixo
“Caiu com estrondo parte do foguetão russo Angara-A5” ? ALGUÉM ESTAVA LÁ PARA OUVIR???
podes sempre medir à distancia e garantir que foi um estrondo, estamos em 2022 não em 1922
Esse estrondo não terá sido a porta a fechar do microondas que tem dado falsos sinais vindos do espaço?
Não inventes !
“Neste caso acabou por cair no Oceano Índico, sem causar problemas.”
Os atlantes não ficaram muito felizes, podia ter caído em cima de um habitante do mar, uma baleia, golfinho, não sei se sobreviveria.
É até o dia…
Ou seja, por acaso não acertou em ninguém. Deixa-me muito tranquilo…
Gostava de dizer a menina que escreveu esta notícia que uma estação espacial costuma ser no espaço, por isso não foi lançado da estação mas sim da base e da plataforma.