PplWare Mobile

Blue Origin de Jeff Bezos lançou foguetão com duas naves da NASA com destino a Marte

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    NB: ao segundo voo, foi recuperado o foguetão da Blue Origin, como faz a Space X.
    Quanto à missão Artemis 3 para a Lua, não é impossível que seja feita com: o foguetão e nave da NASA (para levar e trazer os astronautas para/da órbita lunar) + foguetão e nave da Blue Origin (para ida de volta de parte dos astronautas da nave da NASA para a superfície lunar) – em vez da Space X. Se quiserem mais detalhes (link). O que está atualmente previsto é que, segundo o orçamento de Trump para a NASA, as viagens à Lua se fiquem pela Artemis 3.
    https://pplware.sapo.pt/internet/spacex-lancou-o-plano-starlink-mais-barato-ate-a-data/#comment-3813617

  2. naodou says:

    e a Spacex a ficar apra tras

    • Gonçalo says:

      Este foguetão é ligeiramente superior ao faclon 9 que a spacex já recupera e faz missões há anos ahah, a starship é outra liga ahah

    • Rui says:

      A spacex faz isto há mais de 5 anos ahah até um carro já meteram em marte

    • Manuel da Rocha says:

      O New Glenn é mais próximo do Super Heavy, do que dos Falcon (incluindo o heavy).
      A carga, de ontem, foi um extra. A NASA quer testar uma nova forma, de ir até Marte. A ideia era usar o 3 estágio, do Artemis 2, para lançar, as sondas, para Marte. Só que, a missão atrasou-se. Pagar 980 milhões, à SpaceX, para as lançar, com o Falcon Heavy, passava o orçamento. Surgiu a hipótese de serem lançadas, por este, por 65 milhões (não tinham seguro). Com a melhor parte que vão ter 9 meses, para serem testadas e planear coisas, para a Gateway 3 (mesmo que o Trump já a tenha cancelado).

      • Fernando says:

        Não, esta missão inicialmente até estava planeada ir juntamente com a missão Psyche da NASA que foi lançada num falcon heavy no entanto esta missão mudou e já não foi possivel irem as 2 juntas então a NASA abriu um concurso para lançar esta e BO ganhou por 20 milhões, nem sei se a spacex fez proposta para esta mas a BO fez uma proposta abaixo do nivel de mercado para ajudar a financiar o New Gleen.

        E em relação a comparação o falcon heavy até é mais capaz que new gleen
        FH to LEO 63k kg
        NG to LEO 45k kg
        A vantagem do NG é que o volume é consideravelmente maior e no geral o veiulos sao diferentes porque o falcon heavy a spacex permite desperdiçar 1 ou mesmo os 3 boosters para levar uma payload maior ou mais longe e a BO não está dispostas a desperdiçar o booster devido ao seu valor mais alto no entanto diria que se o preço for o certo a BO desperdiça sem problemas

  3. Manuel da Rocha says:

    O New Glenn é superior ao Falcon Heavy.
    Esta missão, foi para mostrar que são capazes de recuperar o primeiro estágio, pois as sondas, da NASA, além da missão (só chegam a Marte em 2027), foram planeadas para testar uma nova forma de viajar, para Marte.
    O normal é usar a janela, de 23 dias, a cada 800 dias, em que a Terra ultrapassa Marte, no plano orbital. Com a distância, a ser mais reduzida, é a viagem mais rápida. Só que, 23 dias, a cada 800 dias, é um espaço temporal, muito curto, para lançar missões.
    A ideia é colocar satélites, naves ou cargueiros, no ponto Lagrange 2 (para quem já ouviu falar, é onde está colocado o James Webb), onde não gastam combustível. O ponto fica a milhão e meio de quilómetros, entre Terra e Marte. Graças a ficarem, numa órbita estável, podem ser lançados, até 18 meses antes, da janela para chegar a Marte.
    A ideia é a base da Gateway 3 (nessa localização) e Gateway 4 (Marte). Para ir para a G3, podiam lançar humanos, em qualquer altura. Ao mesmo tempo, enviavam peças, da nave, para a viagem, a Marte. Quando abrisse, a janela mais curta, partiram, dali, para Marte. Pouparia muito combustível e permitia, várias missões e, mais importante, permitiria viagens, de 4 meses, até Marte, podendo aterrar, operar, por 7 a 9 dias, regressando à órbita e viajando de volta, à G3, numa missão de 15 meses.
    Se der resultado, já estão planeadas, várias, missões idênticas, incluindo o lançamento da Nexus, que irá recolher, as amostras, do Perseverance, trazendo para a Terra, em 2032.

    • Técnico Meo says:

      “” O New Glenn é superior ao Falcon Heavy “”. Diz-me que odeias a SpaceX por causa do Elon, sem mo dizeres directamente. O Bezzos tem muito que arranhar pra chegar ao nivel actual dos falcon 9 ou até mesmo do Falcon Heavy. Enfim, odios de estimação ideológicos.

      • Max says:

        Ódios – e amores – de estimação ideológicos.
        O que não se pode ignorar é que o segundo voo do New Glenn foi um sucesso. A Blue Origin parecia definitivamente arredada da corrida espacial e não está.
        Parece-me é que a corrida espacial pode bem acabar, a menos que os chineses piquem Trump para continuar, por receio de a China ultrapassar os EUA.

        • Técnico Meo says:

          Vai ultrapassar- é preciso é perceber quando. Tu também adoras o Elonzinho hahahaha. Concorrência é sempre boa, e dinamizadora . Mas convém perceber que a SpaceX foi pioneira em muita coisa e leva varios jogos de avanço. Mas por mim, GO Amazon 🙂

    • Fernando says:

      Em termos de carga para orbita o NG é bem inferior ao Heavy e menos versatil a vanatgem que tem é o volum e de carga.

  4. ºOº says:

    Melhor que o falcon 9, muito igual ao falcon heavy, 10 anos a traz do starship.

  5. Stanley says:

    Parece que esse foguetão não perde pedaços (placas) pelo caminho.

  6. VAOpoK says:

    A SpaceX é líder no trollanço no X.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.