Astrofísico questiona Musk: “Até num apocalipse a Terra seria melhor que Marte”
A ambição de Elon Musk de transformar a humanidade numa espécie multiplanetária, com Marte como segunda casa, continua a gerar debate. Muitos cientistas estão céticos quanto a esta visão.
A visão crítica do astrofísico Adam Becker
Muitos cientistas encaram com ceticismo a ideia de colonizar Marte, e não apenas devido aos percalços do foguetão Starship, que, afinal, é um veículo experimental.
Existem inúmeras razões pelas quais é uma má ideia. Não me refiro a 'nunca teremos a tecnologia para viver em Marte'. O que defendo é que a Terra será sempre uma opção superior, independentemente do que lhe aconteça.
Afirma o astrofísico Adam Becker.
Numa entrevista à Rolling Stone, Becker colocou em causa algumas das "fantasias messiânicas" dos oligarcas tecnológicos, começando pelo sonho marciano de Elon Musk. O seu argumento é tão simples quanto demolidor: por muito adversas que se tornem as condições no nosso planeta, a Terra continuará a ser um paraíso em comparação com o inferno gelado que é Marte.
Nas palavras de Becker, a proposta de Musk é "uma das coisas mais estúpidas que alguém poderia afirmar."
Mesmo em três cenários apocalípticos, a Terra seria superior
Para ilustrar o seu ponto de vista, o astrofísico delineia três cenários apocalípticos:
- O impacto de um asteroide com as dimensões daquele que extinguiu os dinossauros.
- A detonação de todas as armas nucleares do planeta.
- E o pior cenário possível de alterações climáticas.
Mesmo nessas circunstâncias, a Terra permaneceria mais habitável. Uma análise superficial de Marte torna isso bastante claro.
Declara.
Terra devastada vs. Marte atualmente
Analisemos os dados para compreender a diferença abismal entre um planeta Terra devastado e o Marte que conhecemos atualmente. Para que um ambiente seja "habitável" para humanos sem uma tecnologia de suporte de vida perfeita e autónoma, são necessárias condições básicas que frequentemente consideramos garantidas.
Atmosfera
A atmosfera da Terra estaria contaminada, mas continuaria densa, rica em azoto e oxigénio, e com uma pressão ao nível do mar de 1 bar. Em Marte, atualmente, a atmosfera é extremamente ténue (0,6% da terrestre) e composta por 95% de dióxido de carbono. É irrespirável e tem uma pressão à superfície de 0,006 bares, o que faria com que a água líquida fervesse instantaneamente.
Campo magnético
O campo magnético da Terra permaneceria intacto, desviando a maior parte da radiação cósmica e solar. A atmosfera, mesmo contaminada, ofereceria uma camada adicional de proteção. Marte carece de um campo magnético global. A sua superfície é constantemente bombardeada com uma dose de radiação que se torna letal para um ser humano a longo prazo.
Temperatura
Em Marte, a temperatura média é de -63 °C. Toda a água encontra-se congelada nas calotas polares ou no subsolo. Na Terra, um inverno nuclear ou o impacto de um asteroide arrefeceriam drasticamente o planeta, mas os oceanos atuariam como um gigantesco regulador térmico. Os 1,4 mil milhões de quilómetros cúbicos de água continuariam aqui. Contaminada e parcialmente congelada, mas acessível e tratável.
Biosfera
A biosfera ficaria gravemente danificada após uma catástrofe, mas o solo da Terra conteria matéria orgânica e os componentes básicos para a vida. Além disso, subsistiriam os refúgios geotérmicos e oceânicos, onde a vida microbiana persistiria, mesmo que outras formas de vida tivessem desaparecido.
Solos
O solo marciano é tóxico. Contém altas concentrações de percloratos, compostos químicos perigosos para a saúde humana que complicam a agricultura.
O desafio da terraformação de Marte
Embora as representações gráficas da SpaceX mostrem uma gigantesca base pressurizada sob a superfície de Marte, Elon Musk sempre alicerçou a sua visão na possibilidade de terraformar o planeta vermelho. Nesse caso, já não se trata apenas de transportar milhões de toneladas de carga para construir uma cidade habitada em solo marciano, mas de um projeto muito mais complexo.
Existem muitas (e variadas) ideias para terraformar Marte, mas a engenharia de megaescala que qualquer uma delas implicaria apresenta obstáculos. O primeiro passo seria elevar a temperatura de Marte: as propostas vão desde o uso de bombas nucleares até à instalação de gigantescos espelhos orbitais que concentrem a luz solar nos polos.
Ao aquecer as calotas polares, o gelo de água e o dióxido de carbono sublimariam, o que adensaria a atmosfera. Em teoria, uma atmosfera mais densa reteria mais calor, o que, por sua vez, libertaria mais gás dos polos e do solo.
Este ciclo de retroalimentação positiva aumentaria a pressão e a temperatura até que a água pudesse existir em estado líquido na superfície marciana. No entanto, os estudos colocam em dúvida que Marte possua CO2 suficiente para alcançar este efeito.
Mesmo que fosse possível libertar todo o CO2 acessível nas calotas polares e retido nos minerais da superfície, a pressão atmosférica de Marte apenas aumentaria até atingir cerca de 7% da espessura da atmosfera terrestre. Neste contexto, a afirmação do astrofísico Adam Becker ganha ainda mais força.
Leia também:























Concordo.
Marte, nem nos próximos 500 anos será adequando, ao ser humano. A não ser que as coisas mudem muito.
Temos que ter uma postura optimista:
Só faltam cerca de 5 000 000 000 000 de anos para Marte ser mais habitável do que a Terra!
Na verdade vai ser antes disso, em cerca de 1 a 1,5 bilhão de anos, quando a luminosidade do Sol já vai ter aumentado o suficiente para evaporar os oceanos da Terra e deslocar a zona habitavel para a orbita de Marte
Isto de colonizar marte pode ser desculpa para desenvolver tecnologia de guerra para dominar o mundo.
Depois de ver o Musk a fazer duas saudações nazis em plena tomada de posse do trump, já nada me espanta.
Marte é considerado o planeta da guerra, a brincar falamos a verdade.
https://www.youtube.com/watch?v=8UfpgT9FMAk
Mau era fazerem fábrica que depois quererem que tu trabalhes!
Aprendeste bem com os nazis: “Repeat a lie often enough and it becomes the truth”
Acho bem em colonizar Marte! O primeiro a enviar para lá deve ser o Musk.
+1000
Se houver um cataclismo total . Asteroide grande, virus , AI fora de controle , etcx é melhor ter 2 planetas com pessoas do que um.
Ouve o astrofísico e não inventes.
Deve ter sido o que os dinaussauros fizeram ouviram o t-rex astrofísico e olha foram todos com os porcos
Penso que não obstante certos desvarios, são importantes para o futuro da humanidade pessoas com o espírito e a visão de Musk. Apesar dos disparates feitos, são essas pessoas que têm a coragem de materializar sonhos que de outra forma não iriam sair do papel. Á luz da tecnologia actual Marte apenas interessará para o estabelecimento de um outpost científico que contribua para o desenvolvimento de novas tecnologias e para aprendermos a gatinhar para fora do nosso planeta. Contudo, estamos ainda algo distantes de conseguir terraformar planetas… Não é mau visitarmos algumas árvores aqui no quintal antes de nos aventurarmos pelos caminhos da floresta amazónica. O percurso terá de ser feito e recorrendo a outra analogia somos umas crianças que ainda estão a aprender aritmética básica para um dia conseguirem acabar uma licenciatura em física teórica e para sobreviver no espaço será pelo menos necessário aplicar esses conhecimentos e atingir o doutoramento. Se calhar, pelo caminho, convinha era não rebentar com a única biosfera onde temos, por enquanto, maiores hipóteses de sobrevivência. Para já estamos confinados á Terra.
Parece-me que os dinossauros poderão discordar dessa afirmação
ahahaha
O que é que os astrofísicos sabem? O Musk e os seus seguidores é que sabem.
Pois… temos mesmo MUITA sorte em que tudo isto se tenha alinhado de forma perfeita, na ordem e no tempo correctos para que nós, seres humanos e restantes seres vivos, consigamos viver no nosso lindo planeta azul…
MUITA SORTE E MUITA COINCIDÊNCIA…….. MESMO MUITA….
(e nem falemos de todas as outras milhares de restantes condições que também estiveram de estar exactamente no ponto certo para possibilitar vida… somos uns sortudos, pá )
Claro! A Terra sempre será melhor que qualquer outra planeta.
O Musk gosta de andar “nas nuvens” e depois diz disparates. Só acredita nele quem percebe zero de ciência.
Mas quem é que disse que marte é melhor que a terra ? Que eu saiba ninguem só é dito que 2 planetas é melhor que 1, afirmação comprovada cientificamente pelos dinaussauros