Asteroide de 4 quilómetros irá aproximar-se da Terra em abril. Trará algum perigo?
Um asteroide que terá entre 1,8 e 4 quilómetros de diâmetro passará perto da Terra no dia 29 de abril. A rocha, de nome de (52768) 1998 OR2, foi descoberta pela NASA em 1998 e classificada como "objeto potencialmente perigoso".
Apesar de não trazer qualquer perigo, dado que não há risco de impacto, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) refere que é um asteroide "suficientemente grande para causar efeitos globais".
Asteroide que passará pela vizinhança da Terra em abril
Conforme refere a tabela de NEOS, a rocha da categoria Apollo, a (52768) 1998 OR2, irá passar pela Terra no final de abril. Na maior aproximação, o corpo celeste estará a cerca de 7 milhões de quilómetros. Em termos comparativos, o asteroide passará a uma distância equivalente a 16 vezes a distância da Terra à Lua.
O vosso será bastante rápido, uma vez que este asteroide passará a uma velocidade de 31 mil quilómetros por hora. Apesar das suas dimensões, o CNEOS frisa que não há risco de impacto, pelo menos até ao ano de 2197.
Ano 2020 tem um asteroide em rota de colisão com o nosso planeta?
Segundo a NASA, das duas dezenas de objetos listados como potencialmente perigosos para o nosso planeta no próximo século, apenas um, o 2018 VP1, tem ínfimas hipóteses de colidir com a Terra em 2020. Isto é, existe 0.04% de probabilidade deste corpo celeste chocar com o nosso planeta no início de novembro deste ano. Portanto, existe um ínfima possibilidade de tal acontecer.
Contudo, a NASA refere existir a possibilidade de 1 em 300 000 de nos próximos anos um asteroide colidir com a Terra. Nesse sentido, esta e outras agências têm dedicado muita atenção e projetos para vigiar o espaço e prever quem se aproxima do nosso planeta.
Este artigo tem mais de um ano
Não haverá perigo nenhum. Pronto não há mais nada para saber. Já temos “notícias do medo” que chegem para o rebanho.
Voce gosta de fumentar a ignorancia?
Se nao sabemos nao tem problema….
16x a distância da terra a lua é o mesmo que dizer que cabem ~16x todos os planetas do sistema solar nessa distância, agora imaginem acertar na terra…
Mandando para ok ar, é como o um carro se despistar e poder atropelar uma pessoa, mas o carro está em marte…
Agora já pode cair à vontade. Vai ser difícil apanhar-me na rua.