O Edge tem uma novidade que vai deixar o Chrome a quilómetros de distância
Ao longo dos anos os browsers têm ocupado um lugar único no campo do software. Esta porta para a Internet tem evoluído de forma única e com cada vez mais potencialidades, quer em termos de funções, quer em termos de novas capacidades em vários quadrantes.
Com o mercado dominado pelo Edge e pelo Chrome, é natural que estes dois browsers procurem uma vantagem. É precisamente aqui que a Microsoft tem trabalhado e parece que encontrou o que procurava. Em breve o Edge vai conseguir estar muito mais otimizado que o browser da Google.
Edge, um browser cada vez melhor
Ao ter a sua solução baseada no Chromium, a Microsoft tem espaço e tempo para evoluir o Edge. Todo o desenvolvimento da parte nuclear é feito em conjunto com outros programadores, sendo assim uma solução certamente única e transversal.
Esta política permite assim que surjam novidades como a que a Microsoft agora vai começar a experimentar. Esta vai tornar o Edge sobretudo mais rápido em vários níveis. O primeiro é mesmo na sua base, ou seja, na primeira utilização após reiniciar.
Novidade importante da Microsoft chega em breve
O novo Startup boost, nome que será dado a esta novidade, será opcional. A sua forma de funcionar passa por tornar este browser mais rápido no arranque e na primeira utilização. Sem dados ainda, saba-se que estará presente apenas no Windows.
O que a Microsoft prepara é, aparentemente, muito simples. Vai lançar no arranque vários processos deste browser, preparando-o para estar pronto a ser usado a qualquer momento. Quando este for necessário, tudo estará sobretudo pronto a ser usado.
Chrome da Google fica a perder
Para impedir que esta novidade do Edge tenha impacto no Windows, a Microsoft tem algumas otimizações pensadas. Para além de ser ativado pelo utilizado, os processos que vão ser usados têm uma prioridade mínima, garantindo que o mínimo de recursos são consumidos.
Será certamente esta novidade a dar ao Edge a vantagem que precisa sobre o Chrome. Será mais rápido a arrancar e a estar disponível para os utilizadores poderem navegar na Internet, quer seja no browser ou numa app que use este componente da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Venha de lá isso. 🙂
Resumindo mais treta para consumir recursos do Windows, mesmo que não usemos o browser.
Porque raio vai carregar o browser em segundo plano, se até podemos estar a usar outro?
+1
+1
Sabes ler e interpretar Português?
É opcional. Não vai consumir recursos se não o ativares.
Porque tu não sabes ler. Se soubesses, lias antes de escrever
+1
É o tipico Bla Bla bla Whiskas Saquetas Bla bla bla. Só tomou atenção ao que queria.
Porque claramente a minha queixa sempre foi o arranque do Chrome em meia duzia de segundos no pior caso.
Espero que a MS não esteja a fazer grande alarido disso, porque imagino que há mais malta disposta a livrar-se de um aplicativo a consumir recursos em background quando está fechado, do que malta chateada porque o aplicativo que abrem uma vez por dia até encerrar a maquina leva 10~15 segundos a abrir.
Espero que tenham outros planos.
Deves ter um arrastão, tenho um i5 com 5 anos e SSD quando clico no chrome ele abre logo 1 segundo.
Peço desculpa se estou fazendo confusão, mas parece-me que o Chrome já tem esta funcionalidade há algum tempo. Arranca com o sistema operativo e fica executando em segundo plano até ser aberto em primeiro plano pelo utilizador. É, no entanto, configurável, pois o utilizador tem sempre a opção de permitir ou não que o Chrome fique correndo em segundo plano.
Micro$hit sempre em treta…..
o ideal é mesmo carregar tudo se for preciso já está pronto a usar…..
Sabes ler e interpretar Português?
“….passa por tornar este browser mais rápido no arranque e na primeira utilização. Sem dados ainda….”
Micro$hit is the best…..
E tu sabes?
Edge (chromium) foi uma aposta ganha e os resultados estão à vista. O melhor e mais rápido browser da actualidade.
A Microsoft está de parabéns!
Enquanto isso, por aqui Reina Firefox e assim vai continuar.
Hail to the King.
+1
Se eu recebesse um cêntimo por cada vez que vi uma notícia afirmando que o browser da Mirosoft “agora está espetacular” e “vai dominar o mercado”, já estaria rico.
😀
O Firefox tem uma qualidade que deixa Chrome e Edge a anos de distância:
Privacidade
Que assim se mantenha
Consegues comprovar isso ou é só conversa? Eu fui e ainda sou utilizador do Firefox desde o inicio, mas para Windows neste momento o Edge é claramente imbatível ate prova em contrario. Para Linux o Firefox esta melhor. Isto apenas decorre da minha utilização pessoal.
Eu sou da opinião, pelo uso que faço em casa e no trabalho, que o Firefox é o melhor! Imbatível na personalização e na privacidade. Além de ser mais independente, e com a contribuição direta de desenvolvedores a nível mundial. Agora, é verdade, que no capitalismo, as pessoas vão atrás dos monopólios que têm o poder nas mãos. Vejam o que aconteceu de um momento para o outro, um browser, fraco, risível até, passa do esgoto para as luzes da ribalta, e agora é já o melhor! Foi milagre! A Microsoft melhorou? Vão à conta Microsoft e tentem apagar o vosso histórico e vejam o que acontece!
Digo e volto a dizer. A privacidade é a mesma que noutros browsers. Eles fornecem o produto gratuitamente. Logo têm de ganhar dinheiro com isso de alguma forma. Como? Vendendo os teus dados de utilização. Todas as companhias com browsers ganham dinheiro da mesma forma. Por isso não venhas com histórias.
Curiosa escolha de palavras, sendo que o “novo” Edge e o Chrome serem baseados no mesmo motor desenvolvido para o projeto Chromium, que não é nada menos que um projeto open-source fundado pela Google.
Agora, há diferenças entre o Edge e o Chrome? Sim. Um carrega os “serviços” Google, o outro carrega os serviço Microsoft.
O que a Microsoft faz na sua versão para o “Startup boost” é criar um novo serviço que no arranque do Sistema Operativo que vai “pré-carregar” algumas funcionalidades do Edge.
Isso para mim é ocupar espaço em memória e processos no arranque de um computador sem necessidade, o que pode obrigar a um delay de 1 segundo ou menos no arranque para ganhar 0,5 seg no iniciar do Edge.
best browser: Safari
Pena para users com pcs Windows :
“Safari para Windows
A Apple deixou de fornecer atualizações do Safari para Windows. O Safari 5.1.7 para Windows foi a última versão criada para Windows e está desatualizada.
Data de publicação: 24 de setembro de 2018”
https://www.guidingtech.com/microsoft-edge-vs-safari-mac/
Já não uso outro browser, leve e rápido, o Chrome é um gulutão.
lol microsoft nunca . palemoon navegador
Nossa, que grande novidade.
Iniciar mais rápido? Quem quer saber disso hoje em dia, qualquer navegador abre em menos de 1 segundo.
Já mudei para o novo edge desde que saiu, até no Android utilizo e gosto.
prefiro o ópera
Eu uso o OPERA e é bem rápido
Mercado dominado pelo Edge e Chrome?
Desde que estas melhorias saíram, que uso os dois. Vou abandonar o Chrome, até que esta esteja à altura do Edge, mas este melhorou mesmo muito e tem funcionalidades incríveis.
Irei a continuar a página google para pesquisa, mas o browser vai ser o Edge.
Tenho mais duração de bateria, etc