Ucranianos usam o Find My para vigiar tropas russas que roubaram dispositivos Apple
Por várias vezes sublinhamos a qualidade da plataforma Encontrar (Find My) da Apple. Uma rede que permite monitorizar os dispositivos mostrando em tempo real a sua localização.
Nesta guerra os ucranianos estão a aproveitar as capacidades desta rede e da ignorância dos soldados russos, que ao roubarem dispositivos Apple estão a denunciar a sua posição no terreno.
Os ucranianos recorreram à tecnologia de seguimento de dispositivos Find My (Encontrar) da Apple para acompanhar os movimentos das tropas russas.
Depois dos soldados de Putin terem roubaram equipamentos da Apple durante a invasão, os proprietários ucranianos dos dispositivos podem ver e relatar para onde as tropas que carregam esses equipamentos se dirigem. A informação em tempo real inclui uma recente retirada para a Bielorrússia.
Ucranianos usam rede Encontrar (Find My) para vigiar tropas russas
No meio da carnificina de uma invasão, além dos danos horríveis deixados para trás, dos refugiados que tiverem de fugir do seu país e das muitas mortes que temos visto num cenário hediondo, as tropas muitas vezes levam os despojos da guerra. Estes roubos incluem produtos cobiçados da Apple, claro!
E é isso que permite que os ucranianos vejam facilmente para onde os seus dispositivos Apple estão a ir. E como o dispositivo geralmente está na pessoa do soldado que o roubou, os ucranianos também podem ver para onde as tropas russas se encaminham.
Os ucranianos estão a localizar os seus dispositivos no território da região de Homiel, na Bielorrússia, onde parte do exército russo recuou.
Dizia um tweet de Franak Viačorka, conselheiro de Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição democrática na Bielorrússia.
Ukrainians are locating their devices on the territory of the Homiel region, Belarus, where part of the Russian army retreated. pic.twitter.com/JsdhltRZ5E
— Franak Viačorka (@franakviacorka) April 5, 2022
E as respostas deste tweet mostraram como as pessoas estão impressionadas com o uso da funcionalidade em tempo de guerra.
Isso lembra-me de quando as pessoas descobriam bases militares secretas no exterior observando os dados públicos dos fitbits (e Strava) dos soldados. Era possível perceber onde estava a vedação, o portão, apenas pelos dados do trilho.
Disse um utilizador na resposta ao tweet.
Muitas outras pessoas ficam abismadas com o amadorismo do exército russo, como Putin tem a seu mando soldados com comportamentos que denotam falta de conhecimento e total desrespeito pela vida humana.
Este artigo tem mais de um ano
Como é que isto é possivel fazer vigiar alguem ? isto é uma falha de segurança a nao ser que a apple so esteja a permitir isto na ukrania para este proposito
Como assim? Então se eles roubaram equipamentos Apple das pessoas, elas através do Encontrar sabem onde anda o seu equipamento.
Essa “feature” só existe nos equipamentos da Apple ?
Sim, não existe noutros sem ser da Apple a rede Find My (Encontrar). Os Android têm sistemas parecidos, como o Find my device, mas são menos utilizados (a Samsung tem também o seu, a Huawei tem os eu, etc etc etc). Isto é, ao passo que com a Rede Encontrar podes seguir um iPhone, um iPad, uns AirPods, um Macbook ou um Apple Watch (entre outras coisas, como os AirTags) no Android é mais limitado e grande parte dos utilizadores nem usa. Depois, nos dispositivos Apple é nativo logo a partir da primeira configuração do dispositivo e usa a estrutura iCloud, transversal a todo o ecossistema Apple.
É verdade! Onde anda a privacidade dos pobres ladrões? Também têm direito á sua privacidade! 😀
😀
Os ladrões, prisioneiros em Portugal e p.ex. no Brasil – Ao contrário de muitos outros países onde isto causa muita confusão – têm o direito a tentar fugir, isto é, a pena não é agravada pela tentativa de fuga.
É considerado absolutamente natural e compreensível, a tendência a ser livre
Até atestar de gasolina e fugir sem pagar é/foi possivel
https: //www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/atestar-e-fugir-nao-e-crime
Só porque a lei é assim, não quer dizer que seja correto e moral. Acho que não é preciso fazer um desenho.
Brincamos mas a Apple com o novo iOS e update de Firmware das tags foi exactamente isso que fez. Alguém rouba o meu carro, tenho la uma tag …. Se ele tiver iPhone (e futuramente nos androids), vai receber uma comunicação a dizer que alguém o está a seguir com uma tag localizada no carro ? :/
O objectivo da AirTag nunca foi seguir objectos roubados, sempre houve avisos sonoros, e sempre houve comunicação em iPhones em casos em que poderia estar a ser seguido por um Airtag desconhecido.
não lê o post e ainda tem coragem de deixar um comentário destes.
É preciso não ter vergonha de tanta ignorância
Os russos têm se revelado uns pacóvios de primeira. Vê se que na Rússia são gente que vive com pouco. Deve ir tudo para os oligarcas!
E depois fica um snipper a espera para os eliminar nao e ? Esta guerra e um espectaculo. Uma coisa inedita nunca vista.
É sim senhor, mas em compensação a próxima guerra vai ser um espectaculo ainda maior, ainda mais uma coisa inédita e mais ainda coisa nunca vista.
What a fool believes:
. . .
But what a fool believes he sees
No wise man has the power to reason away
What seems to be
Is always better than nothing
There’s nothing at all
But what a fool believes he sees…
. . .
Quando o fogo de artificio comecar a ser mais perto, algumas pessoas vao comecar a pensar de outra forma.
Esta é/seria a prova final e absoluta que os soldados(?) russos se sentem perfeitamente seguros,
Quando ladrões já não se importam que se saiba onde estão, o que fazem. e talvez mesmo como se chamam, então é evidente quem detém realmente o poder.
Todavia talvez esta seja mais uma das muitas “Fake News” da hiperativa indústria europeia 😉
para esse argumento poder fazer sequer sentido terias primeiro que provar que os “ladrões” tinham sequer consciência de que podiam estar a ser localizados… isto quando o que não falta neste mundo são pessoas que não fazem a mínima ideia que vários aparelhos da Apple podem ser localizados mesmo desligados.
Os aparelhos da Apple podem ser localizados dadas certas condições que provávelmente não estão presentes nestes casos, e o mesmo se passa com Androids.
Um Youtuber que eu sigo é Rob Braxman
How Big Tech Finds Your Exact Location — Even When You’re Hiding It
https://www.youtube.com/watch?v=CS5o2AFpEJ0
Isso é suposto provar que os “ladrões” sabiam que podiam ser localizados? Ou é apenas uma tentativa de atirar barro à parede? Certamente não vais querer defender a ideia que todos aqueles que fazem pilhagens são conhecedores profundos do mundo da tecnologia…
Já agora o mesmo não se passa nos Android, já que no SO Android não está implementado um sistema de localização de aparelhos pessoais quando estes estão desligados.
Basta haver por perto um iPhone/iPad/Mac ligado, doutra pessoa qualquer, para que o dono fique a saber a localização aproximada do seu aparelho.
Não é preciso ser um conhecedor de tecnologia para ser um grande conhecedor de pilhagem em geral.
Basta uma malinha bem preparada para roubar *tudo* o que quiseres evitando todos os controles magnéticos, elétricos etc, como bem sabem todos os supermercados.
Aconselho estudar os videos de Rob Braxman
O meu argumento inicial é que os ladrões se sentem/estão tão seguros de impunidade total que nem sequer se preocupam.
“… o dono fique a saber …” não é correto, dois ladrões fogem com dois IPads, e usam o WiFi bem couraçado e graciosamente cedido pelas “novas autoridades”. . .
Bluetooth tem um alcance muito limitado . . .
E se o dono ficar a saber que o seu iPad está agora em Donetsk ou talvez em Vladivostok? Pode enviar parabéns?
Eu usei durante algum tempo Cerberus, que acabou por ser banido devido (entre outras razões) a várias ilegalidades
lá continuas confundir a tua noção das coisas como sendo a noção dos “ladrões”! O que não falta neste mundo são pessoas com muita ignorância, inconscientes de como o mundo à volta funciona.
A questão não é eles serem localizados na Bielorrúsia, mas: 1) prova de pilhagem, 2) a possibilidade de ter havido soldados russos localizados e apanhados por forças ucranianas por via deste tipo de informação, já que tinham sido relatadas várias situações de telemóveis roubados a ucranianos, etc!
O Bluetooth serve perfeitamente no sistema implementado pela Apple, basta olhar para como a rede FindMy da Apple funciona.
Aliás eu já apontei para este episódio em especial sobre Apple:
https://www.youtube.com/watch?v=qUuwMw41L0w
In Spite of Its Ads, It’s Quacking Like a Duck
Agora, é sempre uma grande asneira subestimar os adversários. estou convencido que já foram inventados vários métodos de fintar as “localizações”
Tem-se notado pelo número de vitórias morais e propaganda por parte da Ucrânia.
“soldados com comportamentos que denotam falta de conhecimento e total desrespeito pela vida humana.”
Por outras palavras: ORCS
Eu concordo plenamente (e tenho vivido em coerência) com estas palavras de Einstein:
“Peace cannot be kept by force; it can only be achieved by understanding.”
– Albert Einstein
“The pioneers of a warless world are the young men (and women) who refuse military service.”
– Albert Einstein Quotes
“He who joyfully marches to music in rank and file has already earned my contempt. He has been given a large brain by mistake, since for him the spinal cord would fully suffice. This disgrace to civilization should be done away with at once. Heroism at command, senseless brutality, and all the loathsome nonsense that goes by the name of patriotism, how violently I hate all this, how despicable and ignoble war is; I would rather be torn to shreds than be part of so base an action! It is my conviction that killing under the cloak of war is nothing but an act of murder.”
– Albert Einstein
Se tu achas estes soldados ORCS, que achas dos que se fala em:
https ://observador.pt/2022/04/07/video-mostra-soldados-ucranianos-a-matar-militares-russos-capturados-nos-arredores-de-kiev/
???