Só a Apple está a conseguir crescer no mercado de PCs que continua a perder nas vendas
O mercado de PCs tem estado a oscilar e a desacelerar de forma muito visível. Cada vez menos se vendem PCs e as marcas tendem a procurar formas de conseguir crescer neste terreno cada vez mais complexo.
Os dados mais recentes da IDC mostram novamente um cenário de perda, mas com uma alteração importante. A Apple foi a única a conseguir crescer neste campo e fê-lo de forma muito diferenciada dos números da concorrência.
Mercado dos PCs com comportamento instável
O mercado dos PCs tem estado a apresentar um comportamento anormal nos últimos anos. Apesar de ter disparado a procura durante a pandemia, esta não foi suficiente para garantir o crescimento esperado e que seria natural acontecer.
Os números mais recentes, referentes a terceiro trimestre de 2022, mostram que a quase totalidade do mercado abrandou nas vendas de forma significativa. Esta queda ficou nos 15%, comparado ao ano anterior, totalizando 74,2 milhões de unidades. A única que se destaca pela positiva é a Apple, que acelerou nas vendas.
As 5 principais empresas, remessas de PCs tradicionais em todo o mundo, participação de mercado e crescimento ano a ano, terceiro trimestre de 2022 | |||||
Empresa | Remessas do 3T22 | Participação no Mercado no 3T22 | Remessas do 3T21 | Participação no Mercado no 3T21 | Crescimento 3T22/3T21 |
1. Lenovo | 16.880 | 22,7% | 20.129 | 23,1% | -16,1% |
2. HP | 12.706 | 17,1% | 17.603 | 20,2% | -27,8% |
3. Dell | 11.963 | 16,1% | 15.184 | 17,4% | -21,2% |
4. Apple | 10.060 | 13,5% | 7.174 | 8,2% | 40,2% |
5. ASUS | 5.540 | 7,5% | 6.011 | 6,9% | -7,8% |
Outros | 17.103 | 23,0% | 21.218 | 24,3% | -19,4% |
Total | 74.252 | 100,0% | 87.319 | 100,0% | -15,0% |
Fonte: Rastreio trimestral de dispositivos de computação pessoal (PCs) da IDC, 10 de outubro de 2022 |
Vendas abradam para as principais marcas
As principais empresas do mercado tiveram um trimestre de quebra e a HP foi a que mais se destaca pela negativa, com uma perda de cerca de 28%. Também a Dell e a Lenovo tiveram um comportamento similar, mas com valores diferentes. Estes ficaram nos 21% e 16% respetivamente.
A participação da Apple no mercado de PCs, que inclui desktops, notebooks e estações de trabalho, agora é de 13,5%, contra 8,2% no mesmo trimestre do ano passado. Isso deixa a Apple como o único fornecedor com remessas crescentes, um aumento de 40% em relação ao período homólogo
Vendas da Apple em 2022 analisadas
Estes números da Apple são impressionantes, mas devem ser analisados. Os dados atuais estão a ser comparados com o período anterior à chegada dos novos MacBook Pro com o SoC M1 Pro e Max. Também nos dados agora revelados estão agora os novos MacBook Air com o SoC M2.
Ainda assim, este terceiro trimestre de 2022 foi para a Apple muito positivo. A marca está prestes a conseguir conquistar mais uma posição no mercado de PCs, ultrapassando a Dell se este cenário se mantiver. Resta saber como vai reagir o mercado, depois de meses de altos e baixos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: IDC
As pessoas cada vez mais procuram qualidade que dure muitos anos e nisso a Apple domina principalmente em portateis e smartphones ou tablets. Em desktops acaba por ser igual
Discordo da tua afirmação, qualquer computador recebe Windows até agora pc que não deviam receber Windows 11 instalas com a maior das facilidades, posso dar o meu exemplo Imac finais de 2012, por causa da gráfica AMD deixou de receber atualizações e uma das principais aplicações com que trabalho deixou de funcionar tive de ir comprar um Imac novo.
Ainda instalei as versões mais recentes de forma pirateada mas não funcionava de forma normal.
Discordo da tua opinião, qualquer pc recebe Windows até mesmo os que já não deviam receber o Windows 11 é com a mais das facilidades que se consegue instalar.
Posso dar o meu Exemplo Imac finais de 2012, devido à gráfica AMD, deixou de receber atualizações, mesmo instalando de forma pirata o funcionamento do mesmo não era igual e a aplicação que mais utilizo deixou de ser suportada pela versão do MacOs, tive de comprar um Imac novo, tenho vários computadores antigos com o Windows 10 e dois com Windows 11.
Quem quer uma maquina potente ou com custo/benefício alto e que dure muito tempo, não compra de nenhuma dessas marcas nem apple, compra as peças e monta, e essas vendas das marcas nao refletem essa escolha.
(nada a ver: monitor nessa foto está bem camuflado!)
As pessoas nos ultimos 2 anos devido a pandemia investiram muito em PCs e isso é facto. Nao é expectavel que apos 1 ou 2 anos andem a trocar de pc.
Ja na Apple o segmento é diferente pois soa clientes que por norma querem o mais recente mesmo que o que têm atualmente funcione bem. Dai que vende sempre mesmo quando nao é preciso. Nao é que durem menos ou sejam piores, simplesmente é a filosofia do cliente Apple o que é bom para a marca.
ideia saída donde? Será assim tão complicado de aceitar que a Apple consegue ter novos clientes Mac e ter crescimento no número de utilizadores?
E se assumes que já era um hábito/norma então tens que assumir que afectava as vendas desde sempre, levando a que o crescimento seguisse padrões já vistos anteriormente em circunstâncias semelhantes, e por isso já teria atingido uma zona de equilíbrio em termos de volume de vendas. Mas o que estes números mostram é um crescimento muito acima do que tem sido normal nos últimos anos, e com o volume de vendas a ser muito superior a qualquer outro período na sua história.
90% dos clientes Apple são profissionais. Com a pandemia, não precisaram de pagar 11000 euros por um computador e monitor. Com o regresso à “vida activa” precisaram de novos equipamentos. Os restantes são pessoas comuns que usam o equipamento para editar vídeos e pouco mais. Foi por isso que a Microsoft colocou o Office no IOS… e que afundou o editor de texto e a folha de cálculo da Apple para fora do top 100 de apps usadas.
Mesmo assim, a Apple não consegue chegar aos 8% do mercado. Nem sequer consegue estar à frente do segmento profissional.
muito tu adoras inventar!
Acho que não podemos desassociar o facto de termos estado em teletrabalho e falta de pc para entrega teremos de aguardar mais algum tempo para ver se o aumento das vendas continua a subir, no meu trabalho temos encomendas para 300 portáteis e estamos a receber às mijinhas, não há pc para entrega.
O efeito da pandemia verificou-se em 2020 e 2021, e foi transversal a todo o mercado de PCs. No entanto, o crescimento já estava a estagnar no final de 2021 e desde o início do ano de 2022 que as vendas globais estão em queda. As vendas da Apple dum momento para o outro crescerem muito acima do que tem sido o seu normal nos últimos 12 meses, dá a entender que o valor desse crescimento já não tem nada a ver com a procura para teletrabalho.
A explicação advirá mais duma associação de diferentes factores. Para além de continuar a ter um crescimento na procura, a Apple terá sofrido um efeito de correcção nas vendas pelas falhas na produção (fábricas fechadas na China) no trimestre anterior, ou seja parte da procura do trimestre anterior acabou por passar para este trimestre. Não me admirava que metade deste crescimento advenha dessa correcção.
não sei bem quem é que inventa mais aqui, simplesmente o mercado pc desktop já não é o que era e vai continuar a decair, só vai para a apple quem tem mesmo necessidade disso, o resto não.
“só vai para a apple quem tem mesmo necessidade disso”?
Há milhares de milhões de utilizadores de PC, é assim tão difícil de acreditar que alguns milhões escolham mudar para um Mac?
A entrada de novos utilizadores na plataforma está documentada.
>Ja na Apple o segmento é diferente pois soa clientes que por norma querem o mais recente mesmo que o que têm atualmente funcione bem. Dai que vende sempre mesmo quando nao é preciso.
Source: dude, trust me
E há outra diferença. Um portátil Mac com 2 anos vale dinheiro em 2ª mão, enquanto que outras marcas não vale quase nada (e ninguém quer comprar).
Notícia demasiado confusa e nada elucidativa.
Juntar no mesmo parágrafo, laptops com desktops e “estações de trabalho”, é de quem não faz ideia do que está a analisar.
É que não tem pés nem cabeça estes números agregados.
As marcas Dell e Lenovo, por exemplo, têm fortíssima adesão no mercado profissional (empresas), quer em desktops quer em laptops, já no mercado doméstico (para ter em casa), a Lenovo tem vasta oferta, mas a Dell nem por isso.
Só este pequeno exemplo meu chega para perceber que ver um mercado como global, só de quem não faz uma única venda, porque as marcas sabem bem o que andam a fazer.
A Apple, tem números até baixos, nada impressionantes, como referem.
Basicamente a Apple aposta muito no mercado doméstico, e tenta ter uma presença no mercado profissional que nos EUA, é relativamente maior que na Europa ou na Ásia.
Portanto, não faz sentido o que é escrito aqui, a não ser que se queira pintar uma realidade maravilhosa para a marca preferida.
+1
Palmas maravilhoso
onde é que é confuso? Este tipo de análise é feito há décadas por várias empresas de análise de mercado e têm significado para quem quer olhar para o desempenho global destas empresas.
E muito sinceramente fazes maior confusão no que dizes, ao teres um problema com juntar “laptops com desktops e “estações de trabalho”, para depois vires falar em mercado profissional e doméstico, em que cada um desses mercados mistura “laptops com desktops e “estações de trabalho” (sim também há vendas de estações de trabalho para o mercado doméstico).
Lá por a empresa x ou ily fazer uma análise assim, não significa que faça grande coisa.
Ver um mercado apenas somando as vendas totais, é simplesmente a pior forma de se olhar para um mercado de vendas.
Sendo que hoje em dia, as empresas têm um peso ainda maior no mercado dos desktop, ainda mais em “estações de trabalho”, não faz sentido não segmentar a análise.
E porquê?
Porque as empresas têm ciclos de actualização de hardware, com contratos assinados muitas vezes por largos e largos anos.
Portanto, se a Apple, ou a Lenovo, ou a Dell num certo trimestre “venderam” mais desktops, isso quer dizer exatamente o quê?
Castro, tentar esmagar tudo num número é a pior forma de se fazer star enganado, porque além de se estar enganado, nem se percebe da extensão do quanto enganado se está.
Cumprimentos
Saber se vende mais ou menos ao lado de dados sobre os receitas de vendas permite fazer uma análise mais profunda às margens dos fabricantes e sobre a sua saúde financeira, etc! Todos os dados são importantes.
“Portanto, não faz sentido o que é escrito aqui, a não ser que se queira pintar uma realidade maravilhosa para a marca preferida.”
Por ai a um mês fizeram aqui uma noticia em que faziam crer que o mercado dos desktops estava perto do juizo final, agora fazem um parecido onde, como dizes, juntam alhos com bugalhos para no final dizerem que a Apple vende que dói.
Falta aqui ver uma outra realidade, as muitas e muitas pessoas que não compram desktops já feitos.
É possível ver as vendas de CPUs da AMD e Intel para PCs. Esses números estão em queda também, como seria de esperar após o efeito da pandemia. Se calhar a realidade não é bem aquilo que pensas.
O problema é que na Apple têm de andar sempre a investir em dongles, adaptadores, etc, etc… E ao fim de uns tempos updates acabam.
Tenho ali um laptop com um Core 2 duo a correr Windows 10 sem problema enquanto o MacBook deixou de poder instalar um novo MacOS/OSX e só serve de pisa papéis… O mac é mais recente caso queiram saber.
Longe de ser pisa papéis não ter o último MacOS…
Se estas tão desapontado, porque não metes bootcamp nisso e esqueces o macOS?
A propósito, tenho ali um portátil Windows com 8 cores que a Microsoft não deixa instalar o Windows 11.
Como podes ver, dá para os dois lados…
E no entanto…
https://pplware.sapo.pt/apple/afinal-quantos-macs-a-apple-vendeu-no-ultimo-trimestre-analistas-nao-fazem-ideia/