Rússia proíbe utilização de dispositivos da Apple por preocupações que EUA os espiem
A situação na Ucrânia tem trazido limitações grandes à Rússia e o próprio país tem optado por barrar muitos produtos do resto do planeta. A paranoia está instalada, por várias razões, e agora surgiu mais uma limitação. A Rússia proibiu os dispositivos Apple no governo, por temer que os EUA estejam a espiar.
Rússia proíbe dispositivos da Apple
As autoridades russas começaram a proibir funcionários do governo de usar dispositivos da Apple para uso oficial do estado, de acordo com várias fontes. Esta medida vai tomar forma já hoje, com o Ministério do Comércio a proibir o uso de iPhones para todos os fins de trabalho.
Outras agências, incluindo o ministério de telecomunicações da Rússia, já têm na sua posse mandatos semelhantes ou preveem começar a aplicar estas limitações em breve. É relatado que a proibição abrange todos os produtos da Apple. Em alguns casos, no entanto, os funcionários podem continuar a usar esses dispositivos para uso pessoal.
A Apple ainda não reagiu a esta nova situação, mas espera-se que surja uma comunicação da empresa em breve. Desde o início do confronto na Ucrânia que a gigante de Cupertino barrou o acesso à loja de apps do iPhone, tendo depois interrompido a venda dos seus produtos na Rússia.
Medo de espionagem dos EUA
Esta proibição acontece depois do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) afirmar no início de junho que tinha descoberto uma operação de espionagem. Esta teria origem nas agências de inteligência dos EUA, envolvendo dispositivos da Apple. Tudo estaria também associado à guerra na Ucrânia.
O FSB disse na altura que milhares de iPhones, incluindo os que são usados pelas missões diplomáticas da Rússia nos países da NATO, foram infetados com software de monitorização. Afirmou que a Apple tinha trabalhado em estreita colaboração com as agências dos EUA para fornecer aos agentes uma ampla gama de ferramentas de controlo.
De forma indireta, esta medida reforça o desejo do governo da Rússia de diminuir a sua dependência de tecnologia estrangeira. O presidente Vladimir Putin assinou no ano passado um decreto a instruir que instituições envolvidas em infraestruturas críticas de informação migrassem para software desenvolvido no país até 2025.
Este artigo tem mais de um ano
A realidade é que todos andam com medo uns dos outros.
Já foi tarde como é sabido NSA e os Israelitas conseguem com facilidade entrar nos equipamentos Apple, como já vimos em casos com equipamentos da Apple. o mais engraçado foi o conhecido caso que vários membros do U.S. State Department tinham os iphones a serem espiados por Israel 🙂
Mas conhecemos casos documentados de jornalistas, professores, de terem os equipamentos apple espiados.
Qualquer estado que preze a segurança não pode depender de tecnologia “proprietaria” estrangeira para as tarefas criticas.
Situação que foi prontamente alterada/corrigida com o lançamento de actualizações.
Não há sistemas invioláveis. Há sim aqueles que fazem correcções e outros que tarde ou nunca as fazem.
Depois há que escolher…….
Adoro pessoa como tu que acreditam nisso.
Quem trabalha em IT sabe que não existe um único dispositivo completamente seguro. Qualquer coisa que esteja ligada à rede, pode ser acedida. Existem sim, uns mais dificieis do que outros. Agora vender um produto como o Santo Grall.
Acreditam em quê? Não sabe ler?
Escrevi “Não há sistemas invioláveis.”.
E indique lá onde é que está o que afirma? “Agora vender um produto como o Santo Grall.”.
Ou é só mandar postas de pescada?
Não há porque os protocolos teem falhas… No no Linux se pode ter algo mais seguro. Hoje em dia de momento tudo pode levar com um ” crack” partindo o próprio protocolo fazemos o que queremos.. e no ” IOT” igual
@Magnifico acreditas mesmo no Pai Natal?
Olha que não ainda hoje a NSO Israelita vende solução em pacote para quem oferecer mais…
@ Alves
É “curioso”.
A NSO deverá explicar o Pai Natal aos Ingleses. Pois estes nem conseguem aceder ao iPhone do Boris Johnson……
https://pplware.sapo.pt/informacao/boris-johnson-esqueceu-se-da-password-do-seu-iphone-e-complicou-as-investigacoes/
Ele há coisas…..
Usem Linux…. É o mais seguro que existe
Linux? Nem de longe é o mais seguro.
IBM® i por exemplo é mais seguro, mas há outros sistemas bem mais seguros!
Se invadem com facilidade os da Apple , os da concorrência são invadidos pelos juvenis.
A questão é… Têm alternativas para usar? A China vais-lhe dar Xiaomis e Huaweis a todos?
Se deixassem entrar os telemoveis com linux no mercado, nada disso acontecia. A nao ser que martelassem algum kernel linux, mas isso estaria a vista de todos. Nao estou a falar do android obviamente. Um sistema puramente linux. Mas provavelmente atraves das aplicacoes instaladas eles podem espiar. Mas ai ja e uma escolha do utilizador.
Concordo open source linux é o caminho a seguir, depois o resto é com o utilizador confiar ou não em repositorios que adicione ou até apps.
Já existe alguns passos focados em privacidade e segurança em smartphones com linux vamos ver se ganha tração de mercado.
Isso já existe. Basta comprar um com Ubuntu Touch.
Isso e uma gota no oceano, para alem da escassez de aplicativos. O mercado devia ser inundado em massa assim como fez o android, mas como chegou primeiro, agora ja nao deixa ninguem chegar em segundo.
O mais bizarro é que a Rússia tem o sistema Operativo móvel AuroraOS, mas eu não sei porquê eles preferem usar sistemas Americanos, mas depois queixam-se que são espiados..enfim.
Qualquer País precisa de soberania digital, seja ela de aplicativos moveis, seja de sistemas operativos para o servidor e para o desktop/laptop..
Eu não consigo entender, como é que com os planos de espionagem em massa a nível mundial, ainda não tem sistemas próprios a volta do mundo..é bizarro.
Só a China é que tem sistemas próprios, o resto é todo espiado..
Se a Russia não usar telemóveis russos, iranianos, da republica centro africana, Coreia do norte ou síria….vais ser complicado….
Só trem que migrar o sistema operativo… O hardware é um pormenor
Pode ser que até seja útil, pois a questão predominante têm a ver com as marcas, terem acordo com a Google para não instalar LineageOS, ou equivalentes sob pena de não terem mais acesso ao AndroidOS…
No caso concreto a Rússia pode-se virar para Huawei com o HarmonyOS, mas acho que eles sabem bem que estão a trocar espionagem USA por Espionagem China.
A Rússia tem o AuroraOS..
Sim acredito que se trocarem por um OS Chinês, pois os chineses vão tirar partido disso, da mesma forma que os EUA, tiram partido disso á volta do mundo..
Os Países precisam pensar em desenvolver alternativas, este tema já é um tema antigo, que data de há uns 15-20 anos, pelo menos..mas ninguém faz nada, e não é só na Rússia, aqui na Europa ninguém tem um SO, completamente opensource, que depois tem uma loja de aplicações por País, ninguém..é bizarro.
O que nós tinha-mos era a Nokia, com o sistema Meego, era bem melhor que android, e até talvez do que ios, mas era de código fechado..
O que precisamos é de um sistema completamente de código aberto, não só o kernel, mas também o userspace..
Lá vai o Lavrov ficar sem meios para comunicar!
Podem usar smartphones made in Russia, ou não?
Podem, mas eu desconfio que há muitos lobies por trás…caso contrario já o tinham feito ha muito..
Eles teem um SO móvel AuroraOS, mas investem pouco nele..
Pelo que percebi, apenas recentemente foi certificado o processo de comunicação entre o smartphone e a loja de aplicações…eles estão a usar criptografia quântica, para o efeito.
Depois também é preciso dizer que só começaram a desenvolver bibliotecas de criptografia quântica há uns anos…ora estas coisas demoram muito tempo, e ainda mais para depois ser certificado..
E depois estas bibliotecas teem primeiro que ser usadas pelo publico em geral, até terem confiança total nelas..para depois chegarem a sectores críticos do país..
Mas sim há lobies grandes no meio destas coisas, a primeira pergunta que surge…porque é que não há varias empresas envolvidas nos projetos?
Porque é que as coisas são feitas apenas por um grupo restrito?
Por um lado percebe-se a preocupação, na segurança..quanto maior o numero de empresas mais provável, o numero de ataques, mas por outro lado á óbvio que há determinados grupos que querem esse mercado apenas para si…e isso atrasa o desenvolvimento..é uma espada de 2 gumes.
E a China porque não faz o mesmo… Há muito que faço esta pergunta a mim mesmo…. Como os norteamericanos puseram marcas chinesas em lista negra, porque a China não faz o mesmo com a aifone?
Applea ser apple… Mas a malta gosta de pagar 1600euros por suposta segurança e status e ser fixe é nice e ter um iPhone. Que depois vendo bem as coisas é só marketing e que qualquer huawei de 300 euros é melhor que o iPhone pro…
Sem falar que o ios é muito menos seguro que o andoroid ou o windows. Há técnicas de vírus usadas no windws XP que já foram corrigidas em 2005 que ainda hoje quase 20 anos depois permitem atacar ios e macos… É incrível a estupidez que existe nu mundo em que as pessoa comem o que lhes contam e não vão investigar procurar saber com o acesso a iinformação que hoje em Dia temos, como Internet e chatgpt etc etc. Como é possível ainda acreditarem em histórias da corochinha… É um problema dos jovens de hoje que já não tem sentido crítico… Com Facebook com tiktoks etc comem tudo como verdades universais… Para ser sincero tenho medo do que vem aí quando formos governados por pessoas sem sentido crítico, d e capacidade para pensar fora da caixa…