Primeiro dobrável da Apple poderá ser um iPhone Flip
Já há algum tempo que se suspeita que a Apple possa estar a preparar um smartphone dobrável. Desta forma, a marca da maçã poderá iniciar-se neste mercado que, apesar de ainda se destinar a nichos, já conta com vários modelos de diferentes marcas disponíveis.
Pela Internet já correm imagens de possíveis imagens do dobrável da empresa de Cupertino, e agora há mais informações de que o possível dobrável da Apple deverá fechar em concha e ser um iPhone Flip.
Ganham cada vez mais força os rumores que apontam para o possível lançamento de um iPhone dobrável. No início deste ano, por exemplo, foi revelado que dois protótipos diferentes de iPhones dobráveis terão passado nos testes.
Mais recentemente, o site Bloomberg referiu que a Apple desenvolveu um protótipo de ecrã dobrável, juntamente com a Samsung, para um futuro iPhone. Segundo as informações, este protótipo teria uma dobradiça “quase invisível” abaixo do ecrã.
E enquanto não existem certezas de fontes oficiais, vamos analisando as diferentes informações que caem na Internet de forma a poder imaginar como será este equipamento.
Será este o aspeto do iPhone dobrável da Apple?
O popular leaker Jon Prosser revelou recentemente um vídeo onde adiantou algumas possíveis informações exclusivas sobre o dobrável da Apple. Segundo Prosser, a Apple já finalizou o formato do iPhone dobrável. De acordo com o vídeo que divulgou, a empresa de Cupertino lançará então algo como um iPhone Flip, ou seja, um equipamento que dobra em concha.
Veja o vídeo:
Prosser afirma que a Apple não irá adotar o formato de abertura como um livro, ou seja, a transformação de smartphone para tablet. Segundo o leaker:
A Apple inclina-se fortemente para o formato de concha. As minhas fontes não têm a certeza porquê, tudo o que sabem é que o formato concha está a ter grande parte da atenção e destaque na timeline de produção.
Um dos objetivos deste iPhone dobrável em formato de concha é disponibilizá-lo em várias cores, como cores divertidas, semelhantes aos modelos básicos de iPhones.
Caso se confirme este design, então a Apple seguirá a tendência do Galaxy Z Flip da Samsung.
Preço mais baixo do que as marcas rivais
Para além disso, o leaker adianta que este dobrável deverá ter um preço mais baixo do que os equipamentos desde segmento das marcas rivais. Prosser refere que o iPhone dobrável poderá custar 1.499 dólares, cerca de 1.236 euros.
Mas nada é ainda oficial, são apenas rumores para já. Até porque este preço seria assim bastante diferente daquilo que a Apple nos tem habituado. Por outro lado, quem sabe se a marca da maçã não nos poderá surpreender?
Quanto à data de lançamento, estima-se que o 'iPhone Flip' possa chegar em setembro de 2022, mas o leaker também acredita que a Apple possa ter outros planos.
Este artigo tem mais de um ano
Se a Apple lançar uma dobrável ( ainda me custa acreditar) para muitos vai ser uma novidade que nunca viram num smartphone.
A novidade que muitos ainda não viram num smartphone , é a Apple lançar um dobrável mais barato que a concorrência….mas não acredito
Não sei porque custa a acreditar. Há vários anos que a Apple vai lançando patentes que cobrem este tipo de aparelhos.
E certamente irá ser uma novidade, pois vai ser bem diferente do que existe hoje no mercado, se de alguma forma se lhe pode chamar dobráveis a estes que estão no mercado.
Oh Fulano,estes que existem que dobram não se chamam dobráveis…a marca da maçã com dentada vai ser pioneira lolllll
Até não vai copiar o FLIP da samsung nem nada…inteligências raras!
São todos dobráveis, isso não haja dúvidas
Mas porque é que seria copiar o FLIP?
tens aqui uma notícia de 2016 sobre várias patentes da Apple num conceito de aparelho idêntico ao FLIP. Não é propriamente uma ideia que a Apple teve por causa do FLIP.
https://www.patentlyapple.com/patently-apple/2016/11/apple-granted-39-patents-today-covering-a-one-time-secret-patent-for-a-flexible-foldable-iphone-design.html
Patentes não significam nada, já todos imaginaram um telemovel touch que se dobra, executar é que é a parta lixada. A apple deixa sempre para pano de fundo, nunca arrisca e quando entra a fazer passa a ser novidade porque o mundo tech continua a adorar só porque sim.
Comprei o iPhone 12, ainda não percebi o hipe com isto.
Por falar ou neste caso escrever sobre boatos de telefones… Já algum tempo que se suspeita que esses telefones não acrescentam em nada de útil face ao que existe…
Os consumidores vão ficar é “flipados” com este flop de smartphone,como são todos os smartphones dobráveis.Completamente inúteis e super caros.
Sinceramente, acho que o flip phone é escusado. Não faz sentido para mim. Do ponto de vista de produtividade (não nos devemos esquecer que um telemovel acima dos 1000€ é para quem trabalha com ele, se for para brincar, comprem uma Playstation, fica mais barato), faz mais sentido um rollable phone como o protótipo da Oppo, não vinca o ecrã, tira partido dos dois mundos (tamanho de ecrã vs tamanha para colocar no bolso), evitando uma mecânica demasiado complexa.
A história dos telemóveis na década de 2000 veio mostrar que os slides, flip’s e telemoveis com sistemas mecânicos duravam menos e tinham mais problemas de garantia, a demanda dos Smartpones acabaram com esses problemas.
Hoje em dia é raro mandar um telemovel para a garantia apenas por avaria interna, se os flip phones voltarem, vai ser outra vez a mesma coisa.
Eu diria que a mecânica dum rollable será mais complexa, significativamente mais até: tens a estrutura que tem que ser extensiva (basta fazer um paralelismo com as gavetas para perceber alguns dos problemas que podem surgir), o ecrã terá que “correr” nessa estrutura também, e tens o processo de enrolar o filme do ecrã, provavelmente à volta dum cilindro (o processo de enrolamento também tem os seus problemas)… e tudo isto tem que funcionar em conjunto de forma perfeita.
Mas concordo que tenha algumas vantagens sobre as outras soluções em termos de apresentação.
Mas o maior problema dos flip-smartphones é a dobra do ecrã, o vinco que fica e o consequente colapso na zona da dobra. Se a Apple tivesse um smartphone de esticar, facilmente tinha um dispositivo que transitava entre um iPhone Pro e um iPad Pro, seria genial.