Apple e Google acusadas de ceder a Trump e remover apps de denúncias do ICE
A Apple e a Google cederam à pressão da administração Trump e removeram as aplicação dedicadas a reportar agentes do ICE. Falamos das apps ICEBlock e Red Dot. A app permitia que os utilizadores denunciem a presença de agentes de imigração responsáveis pela aplicação da agressiva política anti-migração do presidente dos EUA.
Apple e Google acusadas de ceder a Trump
O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) conseguiu o que pretendia da Apple e da Google. Falamos da remoção da apps apps ICEBlock e Red Dot, que permitiam alertar toda a comunidade para a presença de agentes de imigração (ICE) na zona. Desde o início do novo mandato de Donald Trump, estes agentes surgem com rostos tapados, tornando-os impossíveis de identificar. Os métodos com que lidam com migrantes provocam raiva e incompreensão entre muitos cidadãos americanos.
O DoJ tentava há semanas remover as apps das loja e finalmente conseguiu. A procuradora-geral Pam Bondi referiu que “contactaram com a Apple para exigir que removam a aplicação ICEBlock da App Store e a Apple fê-lo”. A Apple ouviu o argumento e revelou “com base nas informações recebidas das autoridades policiais sobre os riscos de segurança associados ao ICEBlock, removemos esta aplicação e outras semelhantes da App Store”.
A Google afirma não ter recebido qualquer pedido de remoção do Departamento de Justiça. A empresa afirma ter removido a aplicação de localização de agentes do ICE porque "partilha a localização do que descreve como um grupo vulnerável após um recente ato violento contra eles relacionado com este tipo de aplicações".
Removidas apps ICEBlock e Red Dot
A retirada ocorre após um tiroteio perto de um centro de detenção do ICE no Texas. A polícia afirma que o suspeito pretendia matar agentes da imigração e acabou por matar um recluso e ferir outros dois. A app ICEBlock estava no seu smartphone.
Para Joshua Aaron, o criador da aplicação, é obviamente dececionante. Declarou que “ceder a um regime autoritário nunca é a decisão certa. A Apple alega ter recebido informações das autoridades policiais de que o ICEBlock colocava polícias em perigo. Isto é falso. O programador diz-se determinado a lutar contra a Apple e que “a nossa missão sempre foi proteger os nossos vizinhos do terror que este governo continua a desencadear sobre o povo desta nação”.
A empresa está mais uma vez a ceder a um regime autoritário, enquanto as leis implementadas por países mais democráticos, como na Europa, são combatidas de forma feroz. A diferença de tratamento é ainda mais preocupante tendo em conta que Tim Cook fez inúmeros gestos de boa vontade e até ofereceu presentes a Donald Trump, o que por sua vez lhe valeu um ajuste das taxas alfandegárias.























O que viria a seguir, apps para avisar de rusgas policiais, apps para avisar que tem a polícia à procura de fulano?
Get real.. é lógico que essas apps não podem existir nunca, nem avisar que a política está a fiscalizar ou de radares móveis devia ser permitido
Tipo aqueles grupos no telegram em que as pessoas partilham operações Stop…será???
O caminho natural para uma ditadura em que os EUA se está a transformar.
PJA, em contrapartida a UE é uma bandalheira e só impõe, censura, perdão, modera, proíbe, etc.
Entre um e outro, mil vezes os EUA.
Não me mande para lá porque não vou.
Já não tenho idade para recomeçar tudo de novo.
Não mando ninguém para lado nenhum, isso são ideias dos ditadores.
talvez já não tenhas então idade para ter seguro de saúde nos eua, ou o seguro que conseguirias fazer estaria altamente limitado e irias perdê-lo se ficasses doente algumas vezes e não serias rico o suficiente para não precisares de seguro de saúde e então, tal como acontece com milhões de pessoas nos eua, irias morrer por falta de acesso a cuidados básicos de saúde…