Novo iPad mini terá um ecrã de 8,3 polegadas, não terá botão Home e será mais elegante
A Apple parece que finalmente se vai virar para o iPad mini. Depois de aparecer em 2012, o seu aspeto em quase 10 anos praticamente não foi alterado. Apesar de não ser um dispositivo tão relevante como os seus irmãos de maior porte, este iPad tem muitos utilizadores de diversos nichos de mercado. Então, segundo alguns rumores mais marcados, a Apple estará já a preparar um novo iPad mini que terá boas e modernas novidades.
O renovado tablet mini da Apple terá um ecrã de 8,3 polegadas, bordas mais finas e outras novidades que poderão atrair novos mercados.
Novo iPad mini deverá estar já na mesa de trabalho da Apple
Muitos rumores falam num grande número de mudanças para o iPad mini. Novo design, seguindo o formato "quadrado" dos seus irmãos, novo SoC, um ecrã otimizado, permitindo, sem aumentar o chassi, um tamanho de 8,3 polegadas, entre outras novidades.
Se o anterior tinha 7,9 polegadas, esta alteração de 0,4 polegadas poderá fazer toda a diferença. Aliás, foi o que aconteceu, se bem se lembram, com o design da 4ª geração iPad Air.
As we published earlier today, iPad mini 6 is 8.3".
— Ross Young (@DSCCRoss) July 26, 2021
Anteriormente, o conhecido analista Ming-Chi Kuo afirmou em várias ocasiões que o novo iPad mini, que será a sexta geração, poderia aumentar o tamanho do ecrã 8,5 ou mesmo para 9 polegadas. Mark Gurman também confirmou este aumento no ecrã, associado a uma redução nas bordas.
Adeus botão Home... olá botão Home?
Neste caso não será um adeus à tecnologia, possivelmente será um adeus ao botão tradicional que a Apple ainda mantém no iPad de 10,2 polegadas e no iPad mini (e ainda no iPhone SE 2020). Contudo, a tecnologia biométrica, com leitura da impressão digital, poderá também passar para o botão ligar/desligar, tal como vimos no Air. Possivelmente não terá Face ID, isso tornaria o iPad mini "fora de preço".
O iPad mini de 6.ª geração terá um SoC A15 ou A16 e deverá ter uma porta de ligação USB-C substituindo a porta lightning que tem estado connosco nos últimos anos na linha de iPhone e iPad até o lançamento da linha Pro do iPad.
Para tornar verdadeiramente este iPad num "must have" era o ecrã trazer tecnologia mini-LED . Será pedir muito? Segundo o site dedicado ao mundo da tecnologia na Ásia, DigiTimes, poderá ser uma possibilidade, mas, se o Face ID seria um acrescento grande no preço, o mini-LED também o seria, pelo que deverá estar fora de hipótese.
Assim, com estas novidades a saltar como pipocas, resta a Apple de facto lançar o tablet renovado. Mas nos próximos meses já se saberá mais sobre este tema.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro o leitor de impressoes digitais na frente do que de lado.. mais valia não ter nada
Só espero que lancem o ipad 10.2″ de nona geração com o A13 Bionic, porque já da ultima vez era para terem lançado e nada 🙁
Deviam era lançá-lo com ecrã laminado, não era preciso mais nada.
Se se confirmar, é ótimo 🙂 Tenho um iPad Mini 5, e é um campeão absoluto no segmento (menos de 10″). Há outros tablets com tamanho aproximado, mas o processador, RAM e ecrã do iPad Mini são imbatíveis. Até a Samsung se desleixou um bocado nos tablets deste tamanho. Claro que o preço é a condizer, mas na minha opinião, vale o preço, se formos o público-alvo deste segmento.
Também tinha fé no Xiaomi Mi Pad 5, mas com ecrã de quase 11″ (os anteriores andaram pelas 8″), já está num campeonato diferente.
Gosto muito de tablets e para mim o sweet spot está nos 8″ (10″ no máximo). Apesar de não ser muito prático para trabalhar o dia todo num ficheiro de Excel ou atividades semelhantes, dá perfeitamente para consumir todo o tipo de conteúdo, e fazer uma série de tarefas de produtividade 🙂
Infelizmente os ipad mais antigos não servem para nada, visto a Apple bloquear a instalação de apps mais antigas. Foi uma das várias razões que me levaram ao fantástico mundo do Surface Pro.