Microsoft ultrapassa a Apple e torna-se a mais valiosa do mundo
A Microsoft ultrapassou a capitalização bolsista da Apple e voltou a ser a empresa pública mais valiosa do mundo. A empresa de Redmond tem vindo a fortalecer a sua presença no mercado com a aposta firme na IA e contou com alguma instabilidade para os lados de Cupertino para voltar ao primeiro lugar.
Apple passa pela turbulência
As ações da gigante do software têm vindo a subir nos últimos meses graças aos seus anúncios sobre a IA. No que toca à Apple, a empresa de Cupertino tem estado mais instável, pois ainda existem preocupações quanto às vendas do iPhone. Isso levou a que estas duas gigantes da tecnologia trocassem os lugares cimeiros em termos de valor de mercado durante as negociações de hoje no Nasdaq.
As ações da Apple têm registado uma tendência decrescente ao longo do último mês, devido às preocupações com as vendas do iPhone na China e a uma potencial fraqueza das vendas do iPhone 15. As empresas de rating baixaram as ações da Apple nos últimos dias, eliminando cerca de 162 mil milhões da capitalização de mercado da empresa somente em 2024.
A Microsoft está forte e à boleia da tendência da Inteligência Artificial nos últimos seis meses. As ações da empresa tiveram um aumento notável depois do anúncio do preço do Copilot para o Microsoft 365. Este é um serviço futurista alimentado por IA disponível no Office. Desde então, não há semana que não se fale nas novidades Microsoft agarradas à IA ou alterações ao seu software e serviços.
Tanto a Microsoft como a Apple têm vindo a disputar o lugar de empresa privada mais valiosa desde há vários anos. A Microsoft ultrapassou a capitalização de mercado da Apple em 2021, 2020 e 2018 antes que a Apple mais uma vez recuperasse o seu lugar no topo. O Google também assumiu brevemente a capitalização de mercado da Apple em 2016. Será que a Apple volta ao pódio?
Microsoft ultrapassa Apple como cotada mais valiosa do mundo…por momentos.
Agora: Apple 2,88 Bi USD, Micrsoft 2,86 Bi USD.
Talvez amanhã.
Esteve lá… mas a coisa está taco a taco. No entanto, o facto de ter suplantado, poderá dar ao mercado uma mensagem. Vamos ver nos dias seguintes.
Empresa pública? A Microsoft é uma empresa pública ? Desde quando?
No texto diz: Tanto a Microsoft como a Apple têm vindo a disputar o lugar de empresa privada mais valiosa desde há vários anos.
Nos EUA o conceito é diferente, não é se pertence ou não, total ou maioritariamente, ao Estado. Empresa pública – está cotada em bolsa (as ações podem ser compradas pelo público), empresa privada – não está cotada em bolsa
É preciso explicar tudo aos comentadores do pplware
A public company is a company whose ownership is organized via shares of stock which are intended to be freely traded on a stock exchange or in over-the-counter markets.
É sim pública que nada tem a ver com ser estatal ou governamental.
O “problema” é que não de podem/devem fazer traduções literais (à letra). Pois depois, dá nestes erros. É o mesmo que bilhões (EUA) que por cá são mil milhões. Aí já sabem não traduzir “à letra”.
A Apple anda entretida a esbanjar dinheiro em séries sem qualidade mas que custam muito a fazer. A Microsoft a fazer o mesmo que faz sempre, lançar Windows atrás do windows, muda umas coisas de sítio e continua no mesmo segmento de mercado. amos ver quem é a 1ª a fazer 1 carro elétrico LOL
Diria mais que a Microsoft tem apostado mais certeiramente nos segmentos “alternativos” em que aposta do que Apple. A Apple foi se meter no mundo do streaming onde a concorrencia é mais que muita, enquanto a Microsoft decidiu apostar na nova, a IA. E diria tambem a Azure é sempre um bom acresecnto (mesmo a parte do gaming nao tem sido ma, mas nao me parece que faça mais sucesso que a apple no streaming)
Isto e claro acabou anunciar novos produtos que é algo que afeta sempre o mercado.
O negocio da Microsoft não é o Windows, é tudo o resto. A microsoft podia oferecer o windows que não lhes faria diferenca
ROTFLOL. Sempre foi o Winblows. E sempre pago. A principal receita e dependência que criaram.
“While critics might say Apple is falling behind in the AI race, there’s one area where the Cupertino company has led the way: on-device AI processing using the Neural Engine in its iPhone, iPad, and Mac chips.
Market intelligence company says it expects Windows PC brands to follow Apple’s lead this year, putting their own equivalent of Neural Engine chips into high-end laptops this year …”
Ainda sou do tempo em que estas duas andavam na casa do bilião. E não vai há muito tempo!
As previsões para a Apple este ano são os 4 biliões (Bi = milhão x milhão, trilions e trilhões noutros lados). Passou os 3 Bi, desceu e agora anda perto (2,89 Bi).
Quanto ao por cima/por baixo, entre a Apple e a Microsoft, a Apple anda mais tempo por cima.
As que já estiveram acima dos 3 Bi e já se afastaram muito são a Google (1,79 Bi) e a Amazon (1,60 Bi).
Mais me ajudas. A espiral de crescimento é qq coisa.
Em 2018 ainda andavam as duas dos 800 bilhões.