Microsoft poderia ter feito fortuna com as suas ações da Apple
A história da Apple e da Microsoft conta-se desde há muitas décadas. Reza a história que em dada altura a Microsoft "salvou" a Apple e as duas empresas ficaram mais juntas do que alguma vez se imaginaria. Apesar de ter sido há muito tempo, em 1997 a Microsoft possuía muitos títulos da Apple.
Assim, se ainda hoje a empresa fundada por Bill Gates tivesse as ações da empresa fundada por Steve Jobs, teria ganho uma fortuna.
Será que foi a Microsoft que salvou a Apple ou ao contrário?
Em 1997, a Apple trouxe de volta Steve Jobs como CEO, após uma altura crítica para a empresa da maçã. Este, quando assumiu a empresa, com as dificuldades da altura, acabou por assinar um acordo com o seu maior concorrente.
Nessa altura, a Microsoft estava financeiramente bem e a crescer. Então, Bill Gates concordou com o investimento de 150 milhões de dólares na Apple. No entanto, em contrapartida, a empresa sediada em Cupertino tinha de instalar o Internet Explorer como navegador predefinido no Macintosh.
O Internet Explorer tornou-se assim o navegador preferido no Mac, e Steve Jobs até o elogiou na MacWorld.
Este passo foi arriscado, seguramente uma conceção difícil para Jobs, mas à altura, há 23 anos, era o necessário:
Acreditamos que o Internet Explorer seja um navegador muito bom e que se tornará um ótimo navegador predefinido.
A Apple hoje vale 2 biliões de dólares
Se leram este artigo que deixamos, então saberão o quanto a Apple ganhou com a ajuda da Microsoft, mas sobretudo, quanto a empresa de Bill Gates ganhou com a Apple.
Segundo a história, a Microsoft acabou por vender a sua participação na Apple e, em meados de 2003, não era mais acionista da empresa de Cupertino.
Tal como referimos, este negócio foi muito bom para a Microsoft. As ações da Apple foram vendidas por 550 milhões de dólares, o que tendo em conta o que havia investido originalmente, os tais 150 milhões de dólares, foi claramente uma jogada inteligente por parte de Bill Gates.
Mas, e se a Microsoft decidisse manter a sua participação na Apple? Quanto valeria a participação da Microsoft na Apple hoje?
Bom, sendo a Apple desde há alguns anos a empresa mais forte na área da tecnologia e uma das mais lucrativas do mundo, a Microsoft poderia estar ainda mais afortunada.
De acordo com as estimativas da TNW, depois de todas as divisões de ações que ocorreram nesse hiato de tempo, a Microsoft teria terminado com o controlo de 253,4 milhões de ações. O que, considerando que cada ação da Apple vale 503,43 dólares, isso significaria que a empresa com sede em Redmond teria ganho nada menos que 127,5 mil milhões de dólares com a sua participação na Apple.
Por outras palavras, as ações que a Microsoft comprou em 1997 na Apple teriam valido 850 vezes mais após 23 anos. Na atualidade, a Apple está avaliada em 2,1 biliões de dólares.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Na big Apple falam em 2 trilioes de USD.. na Europa 2 biliões? Como e que ficamos do valor da Apple em bolsa?
Quem está a desafiar a matemática? Será novo esquema da trumpa?
Abc
Passou os dois biliões (triliões nos States).
Nos EUA utiliza-se a «short scale» enquanto na Europa é usada a «long scale».
https://en.wikipedia.org/wiki/Names_of_large_numbers
Já foi aqui explicado muitas vezes as escalas diferentes entre a Europa e a América!!!!
História muito, muito incompleta! Tudo isso fez parte dum acordo entre as empresas para resolver os problemas judiciais que havia entre as duas. O acordo envolveu muito mais do que esses 150 milhões de dólares e o uso do Internet Explorer
Sim, há mais, mas para o caso em questão apenas é interessante o montante envolvido na aquisição dos títulos da Apple. Foram 150 milhões de dólares. O resto… envolve muita coisa.
Se isso era o interessante, para quê dizer que o internet Explorer era a contrapartida dos 150 milhões, quando houve muitas mais coisas envolvidas de ambas as partes. Aliás houve coisas que nem se souberam como deve ser, devido a parte do acordo ser confidencial.
Nessa altura, esse foi um dos assuntos curiosos do acordo, eventualmente o mais marcante. Achei interessante em falar disso, até porque foi referido por Steve Jobs na keynote desse ano 😉
Continua a não ser a contrapartida dos 150 milhões…
Houve coisas bem mais marcantes e mencionadas pelos Jobs, como o compromisso de desenvolvimento do Office durante vários anos – algo que tem quase todos os analistas consideraram o maior sinal de confiança para a plataforma.
Não é teria ganho, é teria ganhado.
Está correcto de ambas as formas.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ganhado/2261
Hoje provalvelmente era dona da Apple …
E integrava a Apple na Microsoft, ou seja hoje não havia Apple. Por mim nada se perdia.
lol!
1º O que a Microsoft comprou eram acções especiais sem direito de voto. 2º O valor que comprou era equivalente a uma pequena percentagem da Apple.
Logo, muito longe de ser dona, nem as autoridades o permitiriam.
Isto no mercado de acções é sempre muito difícil saber qual o momento certo para vender. Na altura pareceu o momento certo…
Hoje, pode-se dizer que é o momento certo. E amanha, será mais certo? Ou pode se perder? Não se sabe…
Agora, a Microsoft pode não ter directamente acções da Apple, mas indirectamente terá certamente através de consórcios.
As acções são sem dúvida o melhor “produto” da Apple.
É curioso que no vídeo o Jobs dizem que na Apple acreditam em escolha e como tal deixam mudar o default browser. Parece que com o IOS deixaram de acreditar em escolha entretanto
sistemas diferentes, requisitos iniciais diferentes! Mas no iOS14 já se vai poder escolher outro browser como default.
iOS 14 já vai permitir escolher outro browser, outro cliente de e-mail, etc.
Mais uma coisa que não faz sentido se queixarem.