iPhone pode estar afetado pela vulnerabilidade dos processadores
Atualização: A Apple já veio a público reconhecer esta situação e revelou em que moldes a vulnerabilidade afeta os seus produtos.
A vulnerabilidade descoberta nos processadores da Intel tem mostrado que as falhas, mesmo as mais simples, podem ter um impacto negativo no mundo da tecnologia.
Inicialmente apontada apenas aos processadores da marca americana, surgiu depois informação que este problema está também presente nos processadores ARM. Esta descoberta levou a que também os processadores do iPhone e outros dispositivos da Apple passassem a estar provavelmente vulneráveis.
Ainda não existe uma certeza cabal de que os processadores dos iPhones mais antigos estejam expostos às vulnerabilidades Meltdown e Spectre. Esta desconfiança, que se está a generalizar, partiu de uma informação de segurança lançada pela ARM, onde a marca identifica os seus processadores com problemas, entre eles os Cortex-A8, Cortex-A9 e Cortex-A15.
É sabido que a Apple desenha os seus próprios processadores, mas estes têm por base a arquitetura ARM. Vários processadores da família A têm presente na sua conceção e construção elementos dos processadores Cortex-A8, Cortex-A9 e Cortex-A15 e, como tal, são suspeitos de terem problemas.
Os chips A4 incluem um processador Cortex-A8 e estão a uso nos iPad (1ª geração), no iPhone 4, no iPod Touch (4ª geração) e na Apple TV (2ª geração).
Os chips A5 e A5X incluem processadores dual-core Cortex-A9. O A5 é usado no iPad 2, iPad mini (1ª geração), iPhone 4S, Apple TV (3ª geração) e no iPod Touch (5ª geração). O A5X é usado no iPad (3ª geração).
O A6 tem presente alguns elementos do Cortex-A15 e é usado no iPhone 5 e no iPhone 5C.
A lista não é por isso extensa e engloba apenas equipamentos já com alguns anos, deixando de fora as versões mais recentes dos equipamentos. Esta lista é a seguinte:
- iPhone 4
- iPhone 4S
- iPhone 5
- iPhone 5C
- iPad (1ª geração)
- iPad 2
- iPad (3ª geração)
- Apple TV (2ª geração)
- Apple TV (3ª geração)
- iPod Touch (4ª geração)
- iPod Touch (5ª geração)
Ainda não existindo muita informação sobre o alcance desta vulnerabilidade, não se consegue confirmar se afeta mesmo os equipamentos da Apple. Caso isto aconteça, a marca irá lançar uma atualização para o iOS, corrigindo a falha, como já fez noutras ocasiões e até para o macOS, para resolver esta falha.
Atualização
Numa publicação feita no seu site, a Apple já reconheceu este problema e indicou que todos os dispositivos iOS e computadores Mac estão vulneráveis.
Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados, mas não há explorações conhecidas que afetem os clientes neste momento. Uma vez que explorar muitos desses problemas exige que uma aplicação mal-intencionada seja carregado no seu dispositivo Mac ou iOS, recomendamos descarregar o software apenas de fontes confiáveis, como a App Store.
A empresa revelou também que já lançou atualizações para corrigir este problema em todas as suas plataformas. Foram disponibilizadas atualizações para o iOS 11.2, macOS 10.13.2 e tvOS 11.2 para corrigir a vulnerabilidade Meltdown. Nos próximos dias será lançada uma atualização do Safari para corrigir o problema do Spectre.
A Apple já lançou mitigações no iOS 11.2, macOS 10.13.2 e tvOS 11.2 para ajudar a defender contra o Meltdown. O Apple Watch não é afetado pelo Meltdown. Nos próximos dias, planeamos liberar mitigações no Safari para ajudar a defender contra o Specter. Continuamos a desenvolver e testar novas mitigações para estas questões que lançaremos nas próximas atualizações do iOS, macOS, tvOS e watchOS..
Quanto às anunciadas perdas de performance, a Apple comunicou que estas não foram detetadas nos seus equipamentos após a instalação destas atualizações.
Este artigo tem mais de um ano
vocês devem ser bruxos pra adivinhar se eles vão corrigir alguma coisa… eles até nem têm falhas aos magotes por corrigir há anos…
Em vez de se andar ah e tal por aí… não, vamos ler, perguntar, estudar o que as empresas fazem. Por isso para saberes também não precisas ser bruxo, basta não estares distraído 😉
Epá, contribui com algo de jeito em vez de andares a espalhar mesquinhice.
Lá se vai a chamada fluidez que tanto gabam, face a alguns android’s. Heheheh a Apple vai devolver 30% do valor do iPhone a quem perder 30% no rendimento do processador? Já foste!
Meltdown is a name given to an exploitation technique known as CVE-2017-5754 or “rogue data cache load.” The Meltdown technique can enable a user process to read kernel memory. Our analysis suggests that it has the most potential to be exploited. Apple released mitigations for Meltdown in iOS 11.2, macOS 10.13.2, and tvOS 11.2. watchOS did not require mitigation. Our testing with public benchmarks has shown that the changes in the December 2017 updates resulted in no measurable reduction in the performance of macOS and iOS as measured by the GeekBench 4 benchmark, or in common Web browsing benchmarks such as Speedometer, JetStream, and ARES-6.
Segundo li estamos todos no mesmo barco. O problema esta em 90-95% das maquinas sejam de que marca for. Por isso deixem de clubismos.
Eles não conseguem. Qualquer coisa é motivo para criticar a Apple. Curioso que não criticam os outros. É clubismos mesmo.
..wtf.. A Apple lançou na ultima versão do seu sistema, um metodo de autenticação duplo de leitura de memoria, um dado feito por externos a Apple, oficialmente a Apple ainda não se prenunciou sobre o assunto.
Triste informação porque?
Existirem uma actualizações para colmatar estas vulnerabilidades é uma boa noticia não deveria ser uma noticia triste.
Não são só esses , são todos e o patch já está lançado , conforme foi dado a conhecer ontem : https://support.apple.com/en-us/HT208394
Abc
Errado, os exploits não foram corrigidos. A Apple lançou foi contra medidas numa tentativa de impedir o arranque de software malicioso que se aproveite de um dos exploits.
exploits corrigidos ? ainda não há exploits conhecidos ….
Abc
Como queiras, os bugs não foram corrigidos, ponto.
Em teoria TODOS os processadores que usam execução fora de ordem podem ser afetados pelo Spectre.
Aliás, seria preciso um milagre para haver uma mesma falha de segurança nos processadores Intel, AMD e ARM, que têm arquiteturas bem diferentes, que não explore algo seriamente de baixo nível, algo ao nível da ideia em si (no caso a execução fora de ordem) e não da implementação.
E sim, isto é mais um problema grave para a Google porque há muitos milhões de telemóveis por esse mundo fora que nunca vão ter este problema corrigido, ou sequer mitigado.
bem feita
Não leste lá muito bem pois não ? 🙂
Abc
Ele não sabe ler. Parece que nem escrever sabe.
Incrível como só são os equipamentos que não suportam a nova versão do iOS…. ai ai.
“Com papas e bolos se enganam os tolos”
Não, isso era uma assumpção de quem escreveu o artigo. O trabalho de investigação sobre que processadores partiram de que geração ARM foi até feito decentemente, mas a conclusão inicial de que só afectaria SoC’s antigos era totalmente desnecessária (um autêntico “salto de fé” tendo em conta que mesmo os novos processadores desenhados pela Apple continuam a ser ARM e como tal tudo levaria a crer que seriam igualmente afectados – por uma questão de lógica pura e simplesmente, ou não estivesse toda a arquitectura ARM afectada – como se confirmou).
Quando escrevo “toda a arquitectura ARM”, refiro-me à Cortex-A, leia-se.
Olá a todos mais uma vez. Desculpem mas a Apple já resolveu isto a 7 de Dezembro e sem perdas na performance, pelo menos no que toca aos Macbooks. Ver Link: https://support.apple.com/pt-pt/HT208331
Isto é daquelas falhas propositadas, e compradas por NSA, CIA entre outras pelo mundo fora. Para isto vir a público, certamente haverá outro esquema pronto a sair para o mercado que corrigirá esta falha, mas que espiará ainda mais. E nós “ovelhinhas” iremos consumir tudo até ao tutano para dizer que estamos “seguros”. O que aprendi neste mundo é que ninguém está 100% seguro.
Agora tanto se critica a Apple, pergunto-me que outra marca ou entidade já lançou atualizações na tentativa de resolver a questão? Já nem falo na perca de performance…. Isso é secundário na minha opinião. É por causa deste suporte que faz a Apple diferente e não melhor! O melhor depende de cada utilização de cada gosto, é bom haver diversidade e competitividade. Windows e Linux e demais SO’s terão com certeza as suas qualidades!
Espero ter contribuído de forma positiva para o grupo.
A informação que temos apenas surgiu hoje, enviada pela própria Apple. A questão dos processadores ARM é real, mas sabendo-se que a Apple desenha os seus processadores ficou a dúvida se este seria um problema ou não na família A. Veio a revelar-se que sim, logo, e apena quando existiu certeza, o artigo foi atualizado.
Quanto à teoria da conspiração que relatas, não temos informação para poder dizer sim ou não.
Extraordinário…até num problema com esta dimensão vêm os “accionistas” de determinados SOs fazer a “defesa” de que o “meu” está mais protegido que o “teu”. Um dia talvez essas “almas iluminadas” se convençam que não existe NADA seguro a 100% em termos tecnológicos. E com o “avanço” da tecnologia e a disseminação de produtos dependentes de um QUALQUER software o problema vai ser “agravado”…não vai demorar muito tempo para que nem seja necessário aceder fisicamente a um automóvel para que o mesmo seja roubado. Uma simples app para smartphone vai possibilitar que o “dito cujo” seja accionado e “conduzido” remotamente para o destino desejado…as portas apenas vão servir para enfeitar as casas e não para proteger bens e privacidade.E o meu comentário nada tem a ver com o “medo” do avanço tecnológico… apenas sou realista e tenho a consciência que nada no mundo é 100% seguro e perfeito.Muito menos em termos de tecnologia…seja desenvolvido pela empresa A,B,C ou D. As multinacionais vivem apenas com um objetivo…gerar o máximo de dividendos com o mínimo de investimento possível. O resto é “treta” e conversa de “técnicos” que se realmente fossem TÉCNICOS de alguma coisa…estariam a trabalhar para essas mesmas empresas!
Muito bem dito Vitor. É exatamente isso.
“[…]não existe NADA seguro a 100% em termos tecnológicos.[…]”.
Nem mesmo em casa estamos seguros…
O mundo seguro teria almofadas nos railes, as estradas eram alcatifadas (mas daquelas de pêlo fofinho) e a nossa casa era feita de plasticina… Ah e andávamos todos de capacete, cotoveleiras e joalheiras… Isto sim seria um mundo seguro…
“…nada no mundo é 100% seguro e perfeito.”
“As multinacionais… objetivo… gerar o máximo de dividendos com o mínimo de investimento possível.”
Nem era preciso escreveres mais nada. Totalmente de acordo!
Pronto, está a acontecer o que eu “previa”, ora vejamos, tenho um Z2 com 3 anos que sem actualizações está 5 estrelas mas a resposta da malta da Apple era que um Iphone durava 5 anos com o mesmo rendimento. Errado, a minha esposa tem um S6 com 2 anos e apesar de estar bem mais lento que um Android com 5 anos a bateria não vale nada. Depois temos a história da segurança, pois, como eu vinha a dizer, nos sistema Android sabemos bem cedo quando existem falhas ( em vez de encobrirem ) e como sabemos que nada é perfeito, a utilização do telemóvel é muito mais “cuidada”.Nos Iphones ? Bem temos as pessoas formatadas para que é o melhor do mundo onde nada acontece e surpresa, também é vulnerável, enfim, é a diferença entre boas marcas ( Samsung por exemplo, meia dúzia de casos com a bateria a rebentar e recolhem os aparelhos ) e temos más marcas, que escondem tudo, lançam updates todos os meses para dar a sensação de segurança ( falsa ) e no fim queres trocar a bateria que está defeituosa desde o inicio ainda pagas por isso ( provocado pela Apple que mentiu desde o inicio )
É como tenho dito, anda o pessoal todo contente com as correções lançadas para as vulnerabilidades que se tornam públicas e afetam meia dúzia de chineses, quando há tantas ainda não conhecidas e aproveitadas há anos. O falso sentimento de segurança é perigoso.
Atualmente O iOS é que está a provocar danos na bateria, no desenpenho no touch , de resto tudo pode afetar!
É uma pergunta fora do tópico. Mas cá vai, se alguém me souber responder.
As alterações que a apple fez em iphones a partir do 6, que pode prevenir que se desliguem, etc e que por vezes os torna mais lentos. A lentidão só acontece se efectivamente a bateria tiver problemas, ou torna-os independentemente disso, lentos ?
Tenho um iphone 7 encomendado e estou a pensar, se na realidade já estou a adquirir um produto com problemas.
Muito obrigada