iOS 16.4 beta 4 já chegou aos programadores e utilizadores do programa beta da Apple
Estamos a caminho do lançamento da versão final do iOS 16.4 que trará, entre outras coisas, o sistema SOS Emergência via Satélite aos utilizadores iPhone 14 de Portugal. Além destas, outras novidades também marcarão presença e hoje vamos conhecer algumas.
A Apple continua a desenvolver e melhorar os seus vários sistemas operativos. Depois de ter já lançado a versão beta 6 para o tvOS 16, chega a vez dos outros dispositivos.
Assim, a empresa lançou o iOS 16.4 beta 4 aos programadores e também utilizadores registados no Programa de Software Apple Beta.
O que há de novo no iOS 16.4?
- Atalho de ecrã de bloqueio do iPhone;
- Detalhes do consumo de bateria do modo Always-On;
- Adição de novo Emoji para iPhone e iPad;
- Novos recursos para aplicações web no iPhone e iPad, incluindo acesso a notificações push;
- Apresentação da nova arquitetura HomeKit;
- O iOS 16.4 expande o suporte 5G para novas regiões, além de utilizadores do Google Fi
- Lançamento do HomePod em Israel com Siri em hebraico
- O iMessage (Mensagens) agora oferece suporte a visualizações avançadas de conteúdo para publicações do Mastodon
O lançamento da semana passada do iOS 16.4 beta 3 em particular trouxe algumas pequenas melhorias, mas foi mais um afinar do que antes já havia sido lançado. Entre essas novidades podemos encontra o retorno das animações do virar de página do Apple Books e também o suporte para o novo produto lançado no Apple Music, o Apple Music Classical, que chega dia 28 de março.
Possivelmente a Apple irá lançar as versões finais destas betas, para o público em geral, em finais de março ou inícios de abril.
Além do iOS 16.4, a Apple também está a testar a beta 4 dos seguintes sistemas operativos:
- iPadOS 16.4 beta 4
- watchOS 9.4 beta 4
- tvOS 16.4 beta 4
- macOS Ventura 13.3 beta 4
Além destas novidades, a empresa refere que foram feitas algumas correções. Na verdade, nos últimos dias a Apple tem testado o seu sistema de atualização de Resposta Rápida de Segurança. A mais recente tem a referência (b). Portanto, está a mexer.
Este artigo tem mais de um ano
O atalho para bloquear ecrã, tinha mais interesse se de facto ao clicar no ecrã desligasse mesmo o ecrã, mas não o faz apenas passa para o ecrã bloqueado….qual é o interesse disso? Eu já fazia isso antes mas da seguinte forma, deslizo de cima para baixo com o dedo do lado esquerdo e apresentar-me o ecrã de bloqueio. Útil mesmo era se desligasse mesmo o ecrã.
O interesse é poderes bloquear, por exemplo, com dois toques atrás do telefone ou acrescentar essa opção nas automatizações. Mas ainda bem que falas hibernar. Vamos procurar como podemos também fazer isso.
Com dois toques atrás do telefone nomeadamente no iPhone max não dá muito jeito porque o telefone ocupa a mão toda e dos testes que além dessa função funcionar muito mal não é nada prática, porque raio a Apple não deixa os programadores fazerem uma aplicação para isso? Gostos muito dos produtos da Apple…mas a maçã é muito limitada em certas coisas. Por isso é que o Android ganha nisso. A maçã faz tudo ao contrário do Android…enfim
Não concordo. Dar dois toques com o indicador e segurar com os outros dedos é super fácil.
E funciona muito bem. Uso a função 2 toques para fazer screenshots que uso nos artigos e 3 para um atalho que uso com frequência e não falha.
Sobre aplicações, o que falta fazer? O que te faz falta? Posso ver se existem ou não? Por vezes é falta de popularidade da app mas ela pode existir.
Gostava de um atalho ou aplicativo que com um toque desligasse o ecrã. Por exemplo no Android muitas marcas têm duplo toque num espaço vazio e desliga o ecrã.
Sim, a LG foi a primeira a ter isso. E é uma tecnologia ainda com patente e a Apple pode não querer ou poder usar isso. Mas vou pesquisar de não se consegue fazer essa ação com um atalho.
O atalho para bloquear ecrã, tinha mais interesse se de facto ao clicar no ecrã desligasse mesmo o ecrã, mas não o faz apenas passa para o ecrã bloqueado….qual é o interesse disso? Eu já fazia isso antes mas da seguinte forma, deslizo de cima para baixo com o dedo do lado esquerdo e apresentar-me o ecrã de bloqueio. Útil mesmo era se desligasse mesmo o ecrã.
Alguém pode-me explicar qual o interesse do atalho de ecrã de bloqueio?
Realmente…também não entendo, a Apple anda sempre muito atrasada em relação à concorrência. Uma coisa tão simples e que dava muito jeito, era uma aplicação com um simples toque desligava o ecrã, e nem sequer existe na loja de aplicações, enquanto que no Android são às carradas. Até gosto dos produtos da Apple, mas há coisas que não entendo…
Eu o que uso de momento é Definições -> Acessibilidade -> Toque -> AssistiveTouch (Sim) e utilizo o botão no ecrã para bloquear o ecrã, sem ter de utilizar o botão lateral do telefone. Utilizo também para Captura de ecrã.
Por isso é que perguntei qual era o interesse, pois não me parecia ser uma novidade por aí além.
Eu também usava o assistivetouch mas deixei de usar como era muito incomodativo com o teclado…o ideal mesmo era fazer uma aplicação para isso. Uma coisa tão simples. Não se entende…
A ver se resolve a situação que impede convidar novos utilizadores para a casa no HomeKit.