Fabricante de Taiwan vai produzir 80 milhões de chips A14 para a Apple
Segundo informações recentes, a TSMC, fabricante de Taiwan, está a preparar 80 milhões de processadores A14 para a Apple ainda para este ano.
A notícia foi avançada por uma conta do Twitter, e a empresa de Cupertino terá então encomendado essa quantidade de chips que deverão depois ser implementados no novo iPhone.
Apple pode ter encomendado 80 milhões de chips A14
Segundo as informações mais recentes, a empresa de Tim Cook terá encomendado 80 milhões de processadores A14. O pedido foi feito à TSMC (Taiwan semicondutor Manufacturing Company), uma fabricante de Taiwan que perdeu vários contratos com a Huawei, que era a sua segunda melhor cliente a nível global.
Mas com esta encomenda, os problemas e preocupações da produtora ficam sanados.
A informação foi avançada pela conta do Twitter @Lovetodream, onde não são adiantados mais pormenores. Mas possivelmente essa quantidade deverá abranger os diferentes produtos da Apple, como o iPad, iPhone e Mac.
TSMC will prepare 80 million A14 chips for Apple, in this year.
— 有没有搞措 (@L0vetodream) July 3, 2020
Mesmo sem mais comunicados de fontes oficiais, esta informação vai ao encontro daquilo que foi noticiado em março deste ano:
A TSMC está preparada para iniciar o volume de produção de chips fabricados com a tecnologia de processo de 4nm em abril, e já viu a sua capacidade de processamento completamente reservada pelos seus clientes.
via DigiTimes, março 2020
Há alguns rumores a indicar que a Apple terá dois géneros de processadores diferentes, para o modelo básico e para a versão Pro do próximo iPhone. Segundo o que é dito, o iPhone 12 virá com uma variante do A14 Bionic, enquanto que o iPhone 12 Pro trará o A14X Bionic.
No entanto, os fornecedores de componentes, parceiros da Apple, não parecem muito otimistas em relação aos iPhone 12, e acreditam que haja menos procura que o desejado.
Para 'ajudar', continuamos ainda em fase de pandemia, num momento em que os números não baixam. Desta forma nada se pode ter como certo no futuro e, portanto, não saberemos o que pode acontecer no mundo da tecnologia nos próximos tempos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser que a qualcomm faça um processador a altura do A14 quando lançarem o seu Snapdragon 895+
Coitados!
Quando responderem ao A14, a Apple já vai no A24!
A diferença entre Qualcomm (ou outros ARM) e Apple é ridicula! Não se vê isso em mais lado nenhum, AMD e Intel, por exemplo
Os socs apple sao tao bons que a propria intel e amd andam a tremer com o risco de passar a historia. O futuro e arm e os socs da apple nos ipads batem se de frente com os melhores portateis e ate desktops. A14 sera o primeiro soc 5nm e a intel ainda nos 14nm.
Estás a comparar alhos com bugalhos. O SoC (que são usados em dispositivos pequenos) tem uma arquitetura totalmente diferente dum computador. É por isso que Apple precisa de fornecedores de CPUs e GPUs (para não falar do resto dos componentes) para os seus Macs.
Se os iPads fossem tão poderosos como dizes, não valia a pena comprar Macs, PC Gaming/Workstations, consolas, etc…
Realmente os processadores da Apple são potentes e eles acreditam neles daí a nova mudança que a Apple anunciou na WWDC de meter os processadores nos computadores
E, no en(tre)tanto, a Apple decidiu que iria passar a usar SoCs desenvolvidos pela Apple em todos os seus computadores, mesmo nas workstations.
@saldoso & @Leornado, só porque a Apple decidiu usar os próprios chips nos seus computadores não significa que sejam melhores que os que já existem no mercado, pode ser tudo uma questão de lucro como normalmente acontece.
Se Deus quiser, cá estaremos para ver os benchmarks dos CPUs da Apple vs AMD vs Intel nas mais diversas aplicações.
Hélio, benchmarks já demonstram que os processadoras da Apple conseguem ser competitivos em performance contra processadores Intel em portáteis. Apenas os topo de gama nos portáteis são melhores.
E isto é o resultado num aparelho sem ventilação activa e com um envelope térmico mais restrito, agora imagina o que a Apple conseguirá ao criar uma variante do SoC que não esteja limitada por essas restrições.
@saldoso, quando falei em benchmark, era mais nas aplicações conhecidas no mundo do desktop, e.g. Cinebench e jogos triple A.
Jogos vai ser muito complicado pois o MacOS não está optimizado para tal, apenas consegue correr um pequeno número de jogos recentes. Agora em produtividade, vamos ver se conseguem superar os Ryzen da AMD.
Hélio,
benchmarks são benchmarks…
jogos é fundamentalmente GPU não CPU, sendo que estamos a falar na substituição dos CPUs. Nada impedirá a Apple de continuar a usar GPUs dedicados como até aqui.
Como já foi dito, a Apple vai colocar processadores ARM nos seus desktops, logo, acredito que vai aparecer versões com mais potencia do que os iPhones e iPads, um pouco como o processador Microsoft SQ1, que é uma versão para modificada da Snapdragon. Uma coisa que muitos se esquecem é o facto do Mac OS X original ter sido compilado em PowerPC, que é uma arquitetura RISC, assim como a ARM. O X86 é uma arquitetura CISC. Logo, acredito que vamos ter resultados a fazer lembrar os velhos PowerPC que batia processadores Intel com metade de RAM e de velocidade. A Intel tem que repensar muito bem a sua posição., os melhores processadores Mobile atuais é AMD, os melhores processadores de Servidor é AMD, os melhores supercomputadores do mundo é PowerPC e ARM. Será que estamos a assistir a um esgotamento da arquitetura CISC e a plataforma X86/X86-64?
@saldoso, tens jogos que são mais pesados no CPU que em GPU (e.g. Civilization) e mesmo jogos que precisem puxem mais pela GPU, existem diferenças significativas entre usares um CPU de média gama com um de topo. Mas não vale a pena falar de jogos quando o assunto é Apple porque esse não é o campo deles.
Hélio Musco, podes ter esses jogos, mas não era nesses jogos que tu estavas a pensar comparar, nem muito sinceramente serias capaz de verificar a diferença em performance do CPU.
Desde que tenho o iPad (A12) ainda não toquei no pc…
@Hélio Musco
Não há nenhuma margem para dúvidas. A Apple mostrou o último Tomb Raider a correr a 1080p num chip A12Z… e ainda por cima emulado!
Há alguma combinação CPU/GPU por aí capaz disso? O A12Z nem tem ventoinha nem tem dissipador sequer!
Acredito que a Intel possa “tremer” como dizes, mas por uma questão de mercado, porque perde valor em bolsa. A AMD é um caso um pouco distinto, porque para além de estar em vantagem neste momento, nos processadores x86, tem licença para construir processadores ARM, tendo até experiencia em processadores de servidor nesta arquitetura. Como vai nos 7nm e tem a sua própria divisão de arquitetura de GPU, acredito que tem mais chances de se poder equiparar aos melhores SoC do mercado.
Não entendendo muito de processadores, acho que os processadores da Apple não são assim tão fortes como pintam, tem mais a ver com a excelente otimização do Sistema Operativo deles, porque se colocarem um processador da Apple num Android, irão ver que nem roda sequer, e se for ao contrário até o Iphone levanta voo, se compararem os processadores da Apple com um 855 ou 865 sem ser inserido no Sistema operativo verão que o Snapdragon consegue melhores resultados.
“porque se colocarem um processador da Apple num Android, irão ver que nem roda sequer, e se for ao contrário até o Iphone levanta voo”
An?
para quem não entende muito de processadores fazes imensas conjecturas esquecendo que não entendes muito de processadores.
Nos perdoamos a tua ignorância! Tu até nos alertaste para o facto. Vai lá agora tomar os comprimidos, mas com água
lol
Os AXX da apple não são bons como dizem e o Claudio até tem razão no que diz quando se refere ao SO da apple só falha quando diz que é devido à optimização. Os SOs da apple são mais leves do que o SO da google e da mirasoft mas mais pesados quando comparados com as distros linux.
tens alguma prova que demonstre que não são bons?
O teu argumento tem ainda menos lógica do que o do Claudio. Primeiro porque não há grande diferença na “leveza” dos sistemas – todos fazem basicamente o mesmo. Segundo porque nos dias de hoje, com processadores de vários núcleos, o peso do sistema não muda em quase a performance disponível.
https ://versus.com/br/apple-a12-bionic-vs-qualcomm-snapdragon-865
https://nanoreview.net/en/soc-compare/qualcomm-snapdragon-865-vs-apple-a12-bionic
Aqui está a prova:
https://nanoreview.net/en/soc-compare/qualcomm-snapdragon-865-vs-apple-a12-bionic
lol
apresentas uma coisa que nem sequer é uma review, que não apresenta qualquer argumento técnico, que ao menos substanciasse o teu argumento sobre peso do sistema.
Pior que isso apresentas algo que usa o Antutu para comparar processadores quando o Antutu usa testes diferentes em cada sistema – não é feito para comparações entre plataformas.
Pior ainda fazes comparações entre gerações diferentes de processadores – querias enganar quem?
“We compared the 8-core Qualcomm Snapdragon 865 (Adreno 650) with the older 6-core Apple A12 Bionic (Apple A12 Bionic GPU) SoC”
Mas que bosta de comparação foste tu buscar, um CPU mais recente, contra um mais velho…
Queres um teste entre o mais recente aqui vai:
https://nanoreview.net/en/soc-compare/qualcomm-snapdragon-865-vs-apple-a13-bionic
E
http://www.iphonehacks.com/2019/09/ios-13-release-how-prepare-iphone.html
E o android 10 ocupa 7 gb
Continuas a usar uma comparação com um teste que não está feito para comparar entre plataformas. Mas não deixa de ter piada que o que agora mostras acaba por dizer o contrário do que pretendes.
O espaço ocupado em disco não tem nada a ver com peso do sistema sobre a performance. É algo tão básico que nem dá para entender como é que achas isso relacionado.
Tem sim e não vale a pena dizer que não.
lol! que belo argumento…
Quer então dizer que tu acreditas que se um sistema vier com mais wallpapers, efeitos sonoros, vozes do assistente, mais dicionários de diferentes línguas, mais aplicações, ficheiros não comprimidos, etc, etc… isso vai reduzir a performance, a rapidez de processos que na verdade nunca lêem esses ficheiros a mais?
Santa paciência…
Dá-lhe um desconto, ele é do tipo de puto que há 5 anos ainda brincava com carrinhos, aposto.
Ele não brincava, ainda brinca.