Estamos a dormir pouco. Esta é a conclusão de um estudo com base nos dados do Apple Watch
Não há dúvida que cada vez dormimos menos por noite. Aliás, há vários estudos que apontam as causas para a humanidade estar a dormir tão pouco. No entanto, a Apple quis tirar proveito dos dados recolhidos pelo seu Apple Watch e pela aplicação Sono. Os dados são preocupantes, até porque dormir menos de 5 horas por noite aumenta substancialmente o risco de doenças crónicas. Vamos conhecer os resultados.
O Apple Watch é, hoje em dia, usado por milhares de pessoas durante as horas de sono. Além da monitorização dos valores cardíacos, da respiração e do nível de stress, o smartwatch da empresa da maçã monitoriza a qualidade do sono.
Assim, recorrendo a estes dados, recolhidos pelo Apple Watch, foi apresentado o Apple Heart and Movement Study. Os investigadores dizem que a maioria das pessoas não está a dormir o suficiente todas as noites. A investigação, publicada este mês pelo Brigham and Women's Hospital, baseia-se em dados sobre o sono recolhidos de mais de 42.000 utilizadores do Apple Watch.
Estudo do rastreio do sono do Apple Watch
Como destacado pela ABC News, os investigadores do Brigham and Women's Hospital analisaram mais de 2,9 milhões de noites de sono dos utilizadores do Apple Watch. Verificaram que apenas 31% dessas pessoas dormem pelo menos sete horas por noite, o que é o mínimo recomendado para adultos saudáveis.
Tal como outras organizações, também a Associação Americana do Coração recomenda sete a nove horas de sono por noite. Não conseguir pelo menos sete horas de sono pode colocar em risco de "doença cardiovascular, declínio cognitivo e demência, depressão, obesidade, e tensão arterial mais alta, açúcar no sangue e níveis de colesterol".
Os investigadores recolheram os seus dados através do Apple Heart and Movement Study. Este estudo foi anunciado pela primeira vez pela Apple em 2019, e qualquer pessoa pode optar por ele utilizando a aplicação Apple Health ou a aplicação Apple Research no seu iPhone.
Utilizando estes dados, os investigadores conseguiram recolher uma série de pontos de dados interessantes:
- Nos dias de semana, as pessoas vão para a cama antes das 00h00 66,4% das vezes, mas este número cai para 56,6% aos fins de semana.
- Washington teve a maior porção de pessoas com mais de 7 horas de sono, com 38,3%. O Havai classificou-se no mais baixo, com 24,2%.
- Para os participantes que tinham partilhado pelo menos 10 noites de dados de sono (um total de 42.455 participantes), o tempo médio de sono por indivíduo foi de 6 horas e 27 minutos.
Este tipo de dados não são exclusivos de um estado, ou até mesmo de um país. Até porque há outros estudos, na mesma direção que este. Se noutros a ideia é confiarem nos dados recolhidos pelos intervenientes, neste é o próprio relógio que faz a compilação do tempo de sono, qualidade, entre outros fatores.
Já agora, quantas horas dorme por noite?
Este artigo tem mais de um ano
Não se aprende nada a dormir, sete horas por noite … só se for nas ferias ….
Eu durmo em média, entre 5h30 a 6 horas…
Se dormir mais que 7h até ficou ligeiramente mal disposto.
Creio que não devemos somente ver as horas de sono, mas sim a qualidade deste.
Uma pessoa pode ter 9h de sono, mas se somente tiver 0h30 de sono profundo isso equivale a nada.
Em contraste, se efetuarmos 6h de sono em que grande fatia é sono profundo pode-se dizer que a qualidade global dessas 6h superou ao das 9h.
Eu pessoalmente já notei isso.
Sim. Senão consigo 2h profundo pelo menos fico mal.
O tempo de sono profundo não deve ser muito elevado. A maior parte do ciclo de sono é passado entre sono leve e REM, com passagens curtas pelo estágio de sono profundo, de duração cada vez mais curta à medida que se avançava noite. 2h de sono profundo em 8h de sono é perfeitamente normal. Mais do que isso é sinal se cansaço extremo e/ou stress em níveis elevados. O sono REM é o mais importante para uma boa recuperação.
Tenho de dormir pelo menos 6 horas ou não funciono. E raios parta que ao sábado acordo sempre cedo. Alguém funciona assim? Ou sou só eu que podia dormir mais ao sábado e acordo a mesma hora?
É uma questão de habito, se te levantas todos os dias a uma determinada hora o teu organismo habitua-se e ao fim de um tempo acabas por acordar pela mesma hora todos os dias nem de despertador precisas.
Eu no fim de semana não havendo nada em contrario faço uma sesta depois de almoço para compensar a semana 😀
7 a 8 horas no inverno – todas as noites. No verão 7 horas. Menos do que isso já não me sinto tão calmo ou com a mesma capacidade de concentração. Odeio as chamadas directas, e perdi-lhes a conta quando era mais novo.
Eu devo ser o único que se não dormir 9/10h e acordar por mim ando o dia todo a abrir a boca e ensonado… Ao fim de semana é até ao 12/13h mas também me deito tarde, gosto muito de dormir!
Sim, toda a gente tem um Apple Watch.
Os relógios de corrida também fazem a monitorização do sono. E muitos outros aparelhos.
“Deitar cedo e levantar cedo dá saúde e faz crescer”
Na verdade, o velho ditado popular tem a sua sabedoria e razão de ser, pois está provado que se dormirmos por ex, 7h e nos deitarmos cedo, o benefício biológico é superior do que se dormirmos o mesmo nº de horas mas nos deitarmos tarde.
Outro facto é que, quando acordamos, por ex. com despertador e adiamos o despertador para tocar novamente passados uns 20 e tal minutos ou algo do género, isso vai deixar-nos mal durante umas boas 4 horas, aprox., justamente porque tínhamos começado um novo ciclo do sono que foi interrompido.
A privação de sono juntamente com o stress é responsável por muitas doenças, sobretudo porque o nosso sistema imunitário fica enfraquecido.
*o ditado é “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”
O que o estudo diz é que aqueles utilizadores do Apple Watch dormem pouco.
Mas não é suposto tirar o relógio para dormir?