Como utilizar o Modo de baixo consumo para poupar a vida da bateria do seu Apple Watch
Com o lançamento do watchOS 9, a Apple introduziu uma funcionalidade há muito solicitada para o Apple Watch: Modo de baixo consumo. Este modo ajuda a bateria do seu relógio a durar mais tempo antes de precisar de o carregar. A desvantagem é que algumas funcionalidades podem ficar desligadas, ou limitadas, ou até ter uma ação menos assídua.
A Apple define 18 horas de autonomia do Apple Watch com um conjunto de ações, que vão desde as medições constantes de saúde, até algum tempo com a app Treino a funcionar. Com este novo modo, a vida útil melhora alguma coisa. Vamos ver como podemos ativar este modo.
Dar mais vida à bateria do Apple Watch
A Apple afirma que um Apple Watch Series 8 pode ter até 36 horas de vida útil da bateria por carga quando utiliza o modo de baixo consumo (os modelos mais antigos também recebem este impulso), e para o Apple Watch Ultra, até 60 horas de vida útil da bateria por carga. Nada mau!
Assim, o que a empresa de Cupertino fez foi portar para os seus smartwatches o modo de baixo consumo que já existe no iPhone ou iPad. Isso permite poupar a vida da bateria destes dispositivos.
Como funciona o Modo de baixo consumo no watchOS 9?
Em primeiro lugar, desde que a Apple introduziu esta característica no watchOS 9, só está disponível para a Apple Series 4 e superior, Apple Watch SE, e Apple Watch Ultra. O Modo de baixo consumo não está disponível nos relógios que ficaram na versão watchOS 8 e inferiores, incluindo a Série 3.
Assim, para estes relógios, pode continuar a utilizar o Modo Poupança de Energia.
Partindo então para os Apple Watch que suportam o novo sistema operativo, vamos então ativar o Modo de baixo consumo.
Vamos à Central de Controlo, tocamos no ícone da percentagem de bateria e aí podemos ativar o Modo de baixo consumo. Também podemos ir a Definições > Bateria. Dentro temos um gráfico interessante, um botão que devem conhecer (Estado da bateria) e têm depois o slide Modo de baixo consumo.
Ao ativarmos este modo, temos 3 novas opções:
- Ativar
- Ativar durante...
- Fechar
Ora foi também aqui que a Apple colocou a informação sobre quais as funcionalidades que ficarão desativadas quando este modo de poupança de energia for ativado.
Usar as opções
Para ativar simplesmente o modo de baixo consumo, toque em Ativar. Se o ligar acidentalmente, toque em Fechar e o modo de baixo consumo não será ativado. Agora, se quiser que o seu relógio ligue automaticamente o modo de baixo consumo durante um dia, dois dias, ou até três dias, toque em Ativar durante... e escolha o seu intervalo.
Atualmente, não há forma de definir um temporizador manual ou de o definir para menos de um dia, como, por exemplo, durante uma hora ou para ou quando se deixa um local específico.
Como desligar o modo de baixo consumo no Apple Watch
O Modo de baixo consumo desliga-se automaticamente sempre que se carrega o relógio a 80% ou mais. Contudo, podemos também desligá-lo manualmente através da Central de Controlo e tocar em cima da percentagem > por baixo do nível de bateria, desligamos o Modo de baixo consumo!
Claro, também podemos ir a Definições > Bateria e dentro desligar a opção Modo de baixo consumo.
Mas qual é a ação prática deste Modo de baixo consumo?
Segundo a Apple:
Esta ação permite poupar bateria ao desativar a opção de ecrã Sempre ligado e limitando os sensores e as ligações móveis e Wi-Fi do Apple Watch.
As notificações recebidas poderão ser apresentadas com atraso. Serão desativadas funcionalidades como:
- Medições de frequência cardíaca em segundo plano;
- Avisos de frequência cardíaca;
- Avisos de ritmo cardíaco irregular:
- Medições de oxigénio no sangue.
No que toca às notificações, importa salientar que como o Modo de baixo consumo afeta as ligações de rede, o Apple Watch tenta recuperar notificações uma vez por hora, em vez de o fazer continuamente quando não estiver no alcance do Bluetooth do iPhone emparelhado.
Isso significa que iremos ainda recebe notificações, incluindo notificações push das aplicações de terceiros, no Apple Watch, e elas chegam em tempo real quando tivermos o relógio ao alcance do iPhone.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser muito útil, poder ir de fim-de-semana e não ter de andar com o carregador, especialmente porque o meu já tem uns aninhos e a bateria já não está a 100%.
Sou fã da Apple sem ser um fanboy. Tenho iPhone e iMac e paixão por relógios, no entanto seria incapaz de gastar 1 EURO numa trampa destas. Quando ao fim de 2 anos ou mais tenho de mudar a pilha a um dos meus relógios, já acho uma trabalheira, quanto mais ter um relógio cuja bateria não dura 24 horas e que para o poder usar durante um fim-de-semana teria de me privar das funções para os quais são feitos. Gadgets para gente lelé da cuca. Comam antes uma peça de fruta. Quando isso durar 1 mês sem necessitar de carga, talvez pense duas vezes.
Tudo depende qual o uso que lhe dás, aqui só uso mesmo para tracking de actividade e para quando estou a trabalhar para divergir a atenção das notificações do telm, uso o focus e só passa o que interessa e vejo inloco sem largar o teclado. Ao inicio tentei usar para tracking de sono mas nunca me habituei a dormir com ele.
Fim-de-semana e férias não o uso para nada, para isso tenho uma colecção de relogios, não preciso de uma acessório feio quadrado no meu pulso para nada.
Já eu sou de opinião contraria, pra que raio quero uma coisa no meu pulso que a única coisa que faz é mostrar as horas, pra saber as horas tenho o smartphone o portátil o tablet e até o sino da igreja me diz as horas.
Andar com um trambolho no pulso só pra mostrar?
Se usas um relógio para ver as horas e calendário, tudo bem.
Tenho um Casio Sea Pathfinder com backlight e que até calcula marés e que a bateria dura 10 anos (!), mas adivinha o que é que uso no dia-a-dia? Pois…
O outro é ótimo para ir para uma ilha deserta, o Apple Watch é para gente ativa e curiosa, que gosta de saber o que se passa sem tirar o telemóvel da mala, ouvir podcasts sem telemóvel, ver quantas calorias queimei hoje, monitorar o meu ritmo cardíaco, atender chamadas enquanto brinco com os filhos, e mais uma panóplia de coisas e informações que não faz sentido enumerar.
Concordo a 100%. Por isso escolhi a Garmin que dura 2 ou 3 semanas, que mesmo assim é pouco. Ter de lembrar de todos os dias carregar e estar constantemente a ser notificado de tudo e mais alguma coisa não acho que seja algo positivo para a própria saude mental de uma pessoa.
Primeiro, as notificações podem ser silenciosas, e só vês as que configurares. No meu caso, só telefonemas e SMS/iMessages.
Estatísticas dizem que as pessoas checam o telemóvel 9 a 10 vezes por hora.
Acho que a saúde mental já está perdida…