PplWare Mobile

Comissão Europeia avisa Apple para não abrandar carregamento do iPhone com USB-C

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. DrFrank says:

    “É já certo e sabido que a Apple terá mesmo de alterar o iPhone para ter uma porta USB-C por imposição da Comissão Europeia.”

    Será que sim? E se os novos modelos vierem todos com carregamento sem fio? Acham que vai ter porta USB-C? A legislação diz que as portas fisicas tem de ser USB-C… agora se apenas carregar sem fios e transferir dados sem fios, não há necessidade de porta fisica

    • Joao Ptt says:

      Já tinha escrito que havia essa possibilidade, e claro que podem alterar o carregamento sem fios para garantir que é incompatível com equipamento que não pague uma licença especial à Apple.

      Não tenho é a certeza se a lei diz especificamente que os fabricantes de smartphones têm de incluir obrigatoriamente uma entrada de carregamento energético por cabo com ficha USB-C que aceite qualquer carregador e que não pode descriminar os carregadores seja de que maneira for. Duvido que tenham escrito isso de forma taxativa, e se não disser que tem de ter alimentação por cabo, provavelmente vão mesmo para o sem fios e mostram o dedinho do meio aos políticos da UE… e como as leis demoram anos até ser aprovadas e depois mais uns anos até entrar em vigor, a Apple ainda pode lançar diversos modelos com a sua forma de carregar exclusiva incompatível com todos os outros só porque eles querem ganhar mais dinheiro.

  2. Art says:

    É engraçado que o meu Windows phone já avisava sempre que lhe metia um cabo não certificado que o carregamento ia ser mais lento….

    • Blackbit says:

      Idem para alguns Xiaomi.
      Se não usas os carregadores deles também não tens a velocidade máxima de carregamento (“hypercharge” salvo erro).
      Temos aqui um duplo critério da Comissão Europeia?

      • Naodouonome says:

        Não há duplo critério, as marcas tem que cumprir as a norma implementada no USB C, nada impede a marca de acrescentar algo mais. Nesse caso é a velocidade máxima de carregamento desse telemóvel, caso não use volta a norma usada no USB C

      • Joao Ptt says:

        A lei aplica-se a todos, se estiver realmente escrita de forma clara e exacta… mas se tiver aberto a interpretação, a Apple e a outras ignorarão a mesma e irão para tribunal e no final ganham, como (quase) sempre, e lá têm os idiotas dos políticos de mudar a lei para deixar explícito… e se voltarem a errar, algo perfeitamente comum, as empresas continuam a mostrar o dedo do meio para os políticos e clientes, e a encher-se de dinheiro ao mesmo tempo que dificultam a vida aos utilizadores finais que se veem na situação de não conseguirem carregar os seus smartphones porque usam algo diferente daquilo que os outros utilizam… que foi certamente o que levou os políticos a mexerem-se por já terem estado eles mesmos muitas vezes nessas situações.

        A Apple é “especial” porque os ricalhaços sentem-se atraídos pelos preços exorbitantes da Apple e gostam de utilizar os smartphones da empresa… mas não gostam dessa prática, porque eles também gostam de ter energia nos seus smartphones da Apple, do contrário aquilo é só um “pisa papeis” dispendioso, muitas vezes porque os familiares/ amigos/ conhecidos só terão carregador para smartphpones Android que utilizam cabos USB de diversos tipos (o mais comum nos anos mais recentes tem sido o USB-C)… e eles não tendo o carregador consigo ou o mesmo se estragando ficam enrascados.

      • Rui says:

        Este é um assunto diferente. Não precisam de carregadores da marca específica… Se o aparelho carregar a 35W e utilizarem um carregador de 10W vão receber a mensagem de carregamento lento. Caso utilizem um carregador de 35W (qualquer que seja a marca a velocidade de carregamento deverá ser a esperada). O mesmo com cabos adequados. Existem cabos que as suas características técnicas não permitem carregamento rápido e os aparelhos reduzem a velocidade de carregamento para não derreterem os cabos.

    • Naodouonome says:

      Todas as marcas tem que cumprir a lei até 2024.

    • Yamahia says:

      @Art. Isso tem mais a ver com limitações do carregador do que propriamente com o cabo USB.
      Mantenho um WP que carrega com tudo o que há por casa. É o que estiver mais à mão. É claro que se o carregador for dos mais antigos de 5V, esse aviso vai aparecer pq a carga do Lumia é a 15 ou 18V, então é lógico que dê o alerta que vai demorar 3 ou 4 horas a carregar.

  3. V.T. says:

    No outro dia aconteceu-me uma coisa curiosa… carrego sempre o meu S23 com cabo e carregador Samsung, mas desta vez o que tinha ali mais à mão era um cabo e um carregador rápido da Huawei… o que é certo é que o S23 simplesmente não carregou. Só por curiosidade mudei-lhe o cabo por um da Samsung e não é que carregou? Depois, meti cabo Huawei e carregador Samsung e também carregou, voltei a tudo Huawei outra vez e nada… LOL.

    • Naodouonome says:

      Eu uso qualquer cabo nos meus 2 equipamentos Samsung.

    • Blackbit says:

      Sim tambem já aconteceu algo parecido comigo e com o meu antigo Samsung.
      Comprei uns cabos USB e o Samsung recusava carregar-se com eles, nos outros telemoveis cá de casa os cabos funcionavam perfeitamente…

    • SergioA says:

      Entao neste caso temos a Huawei a aldrabar o cabo.
      Por acaso experimentou transferir dados para o PC com cabo Samsung, cabo normal (com + D D -) e cabo Huawei?
      Acontece com os cabos DASH da Oneplus (em vez de aumentar a voltagem, aumentam a amperagem), mas ao menos os 5V/2A e dados funcionam.
      Tenho tambem S23 e apenas tenho carga lenta para os cabos que apenas tenham + e – sem qualquer comunicacao de dados (tipo quando compras um produto qualquer da china, os pinos de dados nao estao incluidos).

      Agora cabos oficiais das marcas e em si nao funcionar, entao e porque a marca esta a aldrabar nos pinos. Podem abrir um ODR na UE se quiserem,

      • Rui says:

        Tenho um S23 e não comprei qualquer carregador específico nem utilizo o cabo Type-C – Type-C que vinha com o telemóvel. Utilizo o carregador e cabo que estiver mais próximo. Tenho carregadores que conseguem colocar a carga a 100% em pouco mais de 1h outros que recebo estimativas de 6h…
        Uma vez mais, não é uma tecnologia “proprietária” dos fabricantes de telemóveis.

  4. AJ says:

    A Comissão Europeia não tem prioridades mais relavantres para dedicar o seu tempo?

  5. Josemar Santos says:

    A lei se aplica a todos os fabricantes e equipamentos diversos, A empresa a burlar a lei perde-se o sentido de reduzir o lixo electrónico de cabos e carregadores, a tal ” pegada ecológica” . Eu por exemplo tenho cabo e carregador original da Xiaomi 33W em perfeito estado e funcional, se seguir o criterio da Apple, este deve carregador nos seus smartphone a 5W a no máximo 10W. tendo que comprar um cabo certificado e deixar o cabo da xiaomi na gaveta,. e se eu utilizar o cabo apple em outro smartphone o chip do cabo também limitará o carregamento para smartphones não apple?. No final sempre o consumidor sairá perdendo e a pegada ecológica vai para o saco.

  6. Marko says:

    Fazer como no Brasil… Carregador na caixa, e não abaranda nada se não a penalização é deixar de vender produtos da Apple e outras marcas no pais, e UE e pronto resolve-se! Falo da Apple, Samsung e todas as marcas com práticas “chulistas a 100%” com a desculpa do meio ambiente.

  7. jhvs says:

    mas qual é o problema do carregamento ficar mais lento? se ficar melhor ou pior as consequências disso serão o sucesso ou insucesso dos equipamentos.. É portanto um problema da apple.. quem não gostar não compra.. simples!

  8. Mapril says:

    Nada de especial, é só a Apple a ser Apple. Só compra quem quer, de mim nunca viram um tostão e nunca verão.

  9. Repara says:

    Há aqui uma trapalhada qualquer:´
    – o que diz a UE é sobre – o carregador: “mas se você não comprar um carregador original da Apple, a velocidade de carregamento será menor. Se isso for verdade, estará em violação direta da lei que negociei e hoje está aprovada.”
    – o post fala sobre – os cabos MFI.
    É caso para dizer – o que é que o c* tem que ver com as calças?

    • Vítor M. says:

      Repara, o que o comissário quer dizer é que a Apple tem de aceitar todo e qualquer cabo USB-C, pois a lei foi feita para isso. Claro, os rumores estão a dizer que a Apple irá limitar a velocidade dos cabos que não tenham a certificação MFI (“Made for iPhone/iPod/iPad”). Ora basicamente a Apple com o MFI pode dar certificação a quem quiser e ficar do seu lado com o controlo que antes já tinha nos cabos Lightning, isto é, ter na sua oferta a primazia da qualidade. Percebes? 😉

      • Repara says:

        Fui ler/traduzir o texto completo do comissário. Não há qualquer referência a cabos e à certificação MFI dos cabos.
        Nem se percebe por que é que a UE ia proibir a certificação MFI dos cabos de terceiros. Quem quer compra, quem não quer não compra.
        Quanta a: “os rumores estão a dizer que a Apple irá limitar a velocidade dos cabos que não tenham a certificação MFI” – não passam de rumores, a que o comissário não se refere. Nem se percebe por que é que a Apple ia fazer tal coisa – se não faz com os cabos Lightning MFI por que é que ia fazer com os USB-C MFI?

        • Vítor M. says:

          Tu não és novo nisto, verdade? Portanto, tens acompanhado o caso dos rumores que referem que a Apple poderá limitar a velocidade nos cabos USB-C que não tenham certificação MFI, verdade? https://twitter.com/alexagiussaliba/status/1640718273796005891

          Então onde achas que está o ponto de discórdia do comissário sobre o tema? Claro que ele não ia falar abertamente do que os rumores dizem, isso era quebrar todas as regras, e por isso ele convocou a Apple… mas a Apple não lhe deu conversa (para já, como podemos ver no tweet).

          Achas que o comissário convocou a Apple para quê? 😉 Para esclarecer, claro, estes rumores. Ou não será? O que te parece então?

  10. João says:

    Realmente não entendo bem esta notícia . Tinha um tablet Samsung que sem o carregador oficial demorava mais um dia a carregar …!!! E isto num carregador que uso há anos e carrega tudo de forma normal … até (pasme-se) os equipamentos da Apple… Parece que estão a diabolizar a marca e cada vez mais acho que isto é tudo uma agenda anti Apple , porque o raio do cabo deles até era melhor no meu entender que o usb-c …

    • Então nos explicamos… não tem a ver com o temp que demora, mas sim com a possibilidade de esse tempo ser aumentado só porque não se usa um carregador oficial da marca. Isso vai contra a própria lei porque vai levar os utilizadores a irem comprar os carregadores X, Y ou Z para terem o que deveria vir de base.

      Essa tem sido uma ideia passada e quase certa. A Apple poderá mudar, mas só os seus carregadores vão dar o máximo aos seus utilizadores.

      • Repara says:

        Está tudo mas é lé-lé da cuca. Há anos que a Apple tem carregadores USB-C e equipamentos com porta USB-C em que se pode usar carregadores de outras marcas. E agora para para o iPhone com porta USB-C ia exigir um carregador da marca? 😉
        Só vejo uma possibilidade para toda esta conversa disparatada:
        – o que nós chamamos “carregador” em inglês é “power adapter”, literalmente “adaptador de corrente”
        – a peça, redonda, que se agarra magneticamente ao iPhone para carregamento wireless chama-se “charger”, literalmente “carregador”.
        Como em lado nenhum o comissário se refere a cabos (ou a cabos MFI) – de cabos não falou.
        Como é um disparate pensar-se que a Apple ia exigir um carregador (“power adapter”) da marca para carregar o iPhone – não é de carregador que fala o comissário.
        Admitindo que o comissário não é tontinho da cabeça – só se pode estar a referir ao carregador wireless do iPhone, ao “charger”. Só pode estar a dizer que há rumores de que para o carregamento wireless do iPhone 15 as bases de carregamento wireless de outras marcas não servem.

  11. 0º0 says:

    Políticos a ser políticos.
    Hoje é o USB-C, amanhã é o quê, não se poder fazer publicidade á carne pra não incentivar o consumo?
    Afinal já há essa lei, https ://marketeer.sapo.pt/cidade-dos-paises-baixos-torna-se-a-primeira-do-mundo-a-proibir-publicidade-a-carne/

  12. Magnifico says:

    Mas que grande confusão e trapalhada. Anda tudo doido e numa anti- Apple? Comissários incluídos?
    Vejamos.
    Os equipamentos da Apple TRAZEM cabos de carregamento. Logo, a questão de ter de ser MFI para carregar rápido não se põe, pois os cabos que vêm/virão com os equipamentos são MFI.
    O “problema” (que não o é) está no carregador/transformador. Equipamento que não vem com os equipamentos. Logo o cliente é que terá de comprar um (se não tiver ainda) que dê para carregamentos rápidos (se assim o desejar). E este não é obrigatório que seja da Apple. E usar o cabo que já vem com o iPhone que ainda nem foi lançado (com ligação USB-C).
    Perceberam? Ou tenho de fazer um desenho?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.