Comissão Europeia avisa Apple para não abrandar carregamento do iPhone com USB-C
É já certo e sabido que a Apple terá mesmo de alterar o iPhone para ter uma porta USB-C por imposição da Comissão Europeia. Ainda assim, e segundo alguns rumores, a criadora do iPhone poderia ter um truque na manga para ter o controlo neste processo. A Comissão Europeia veio agora avisar que isso seria uma violação da lei.
Comissão Europeia deixa aviso claro à Apple
Após confirmada a aprovação da lei que obriga a Apple e outros fabricantes a mudarem para o USB-C, surgiram alguns rumores estranhos. Davam conta de que o iPhone poderia limitar a velocidade de carregamento se não fossem usados carregadores oficiais da Apple ou com certificação MFi.
Apesar de ter sido já demonstrado que isso seria uma violação da lei aprovada, a Comissão Europeia, pelas palavras de Alex Agius Saliba, veio agora reforçar que isso seria um erro. Ao implementar essa prática, a Apple estaria a contrariar a própria lei.
Não vou deixar a Apple fazer o que eles querem!
Em breve você poderá se beneficiar de um carregador comum para os seus produtos eletrónicos. Embora a lei tenha sido aprovada, o meu trabalho continuou.
Após relatos internacionais de que a Apple deverá tentar burlar a lei do carregador comum, organizámos uma reunião urgente com a Comissão Europeia sobre estas notícias.
Basicamente, espera-se que a Apple lance um novo iPhone que será USB-C, mas se você não comprar um carregador original da Apple, a velocidade de carregamento será menor. Se isso for verdade, estará em violação direta da lei que negociei e hoje está aprovada.
Depois de a Apple não ter comparecido à reunião que organizámos no Parlamento Europeu, iremos agora escrever formalmente à mesma empresa sobre o assunto.
Grandes empresas como a Apple não podem continuar a fazer o que querem à custa dos direitos dos nossos consumidores
As palavras de Alex Agius Saliba na sua conta do Facebook foram fortes e revelam os próximos passos a serem tomados. Revelou que a empresa de Cupertino não esteve presente numa reunião sobre este tema e que será notificada por escrito muito em breve.
Abrandar carregamento por USB-C no iPhone viola a lei
O que está a ser relatado desde fevereiro deste ano é que a Apple poderá restringir as velocidades de carregamento e transferência de dados no iPhone 15. Esta diferença será apenas registada quando o equipamento for ligado com cabos ou acessórios não certificados por MFi (Made for iPhone/iPod/iPad).
A Apple também ainda não se pronunciou sobre este tema, mas não ficou bem vista por não aceitar falar com os representantes da Comissão Europeia sobre este tema. Falta então saber como chegará o novo iPhone e se terá mesmo as limitações de que se fala nos últimos tempos.
Este artigo tem mais de um ano
“É já certo e sabido que a Apple terá mesmo de alterar o iPhone para ter uma porta USB-C por imposição da Comissão Europeia.”
Será que sim? E se os novos modelos vierem todos com carregamento sem fio? Acham que vai ter porta USB-C? A legislação diz que as portas fisicas tem de ser USB-C… agora se apenas carregar sem fios e transferir dados sem fios, não há necessidade de porta fisica
Já tinha escrito que havia essa possibilidade, e claro que podem alterar o carregamento sem fios para garantir que é incompatível com equipamento que não pague uma licença especial à Apple.
Não tenho é a certeza se a lei diz especificamente que os fabricantes de smartphones têm de incluir obrigatoriamente uma entrada de carregamento energético por cabo com ficha USB-C que aceite qualquer carregador e que não pode descriminar os carregadores seja de que maneira for. Duvido que tenham escrito isso de forma taxativa, e se não disser que tem de ter alimentação por cabo, provavelmente vão mesmo para o sem fios e mostram o dedinho do meio aos políticos da UE… e como as leis demoram anos até ser aprovadas e depois mais uns anos até entrar em vigor, a Apple ainda pode lançar diversos modelos com a sua forma de carregar exclusiva incompatível com todos os outros só porque eles querem ganhar mais dinheiro.
É engraçado que o meu Windows phone já avisava sempre que lhe metia um cabo não certificado que o carregamento ia ser mais lento….
Idem para alguns Xiaomi.
Se não usas os carregadores deles também não tens a velocidade máxima de carregamento (“hypercharge” salvo erro).
Temos aqui um duplo critério da Comissão Europeia?
Não há duplo critério, as marcas tem que cumprir as a norma implementada no USB C, nada impede a marca de acrescentar algo mais. Nesse caso é a velocidade máxima de carregamento desse telemóvel, caso não use volta a norma usada no USB C
A lei aplica-se a todos, se estiver realmente escrita de forma clara e exacta… mas se tiver aberto a interpretação, a Apple e a outras ignorarão a mesma e irão para tribunal e no final ganham, como (quase) sempre, e lá têm os idiotas dos políticos de mudar a lei para deixar explícito… e se voltarem a errar, algo perfeitamente comum, as empresas continuam a mostrar o dedo do meio para os políticos e clientes, e a encher-se de dinheiro ao mesmo tempo que dificultam a vida aos utilizadores finais que se veem na situação de não conseguirem carregar os seus smartphones porque usam algo diferente daquilo que os outros utilizam… que foi certamente o que levou os políticos a mexerem-se por já terem estado eles mesmos muitas vezes nessas situações.
A Apple é “especial” porque os ricalhaços sentem-se atraídos pelos preços exorbitantes da Apple e gostam de utilizar os smartphones da empresa… mas não gostam dessa prática, porque eles também gostam de ter energia nos seus smartphones da Apple, do contrário aquilo é só um “pisa papeis” dispendioso, muitas vezes porque os familiares/ amigos/ conhecidos só terão carregador para smartphpones Android que utilizam cabos USB de diversos tipos (o mais comum nos anos mais recentes tem sido o USB-C)… e eles não tendo o carregador consigo ou o mesmo se estragando ficam enrascados.
Este é um assunto diferente. Não precisam de carregadores da marca específica… Se o aparelho carregar a 35W e utilizarem um carregador de 10W vão receber a mensagem de carregamento lento. Caso utilizem um carregador de 35W (qualquer que seja a marca a velocidade de carregamento deverá ser a esperada). O mesmo com cabos adequados. Existem cabos que as suas características técnicas não permitem carregamento rápido e os aparelhos reduzem a velocidade de carregamento para não derreterem os cabos.
Boa explicação!
Todas as marcas tem que cumprir a lei até 2024.
@Art. Isso tem mais a ver com limitações do carregador do que propriamente com o cabo USB.
Mantenho um WP que carrega com tudo o que há por casa. É o que estiver mais à mão. É claro que se o carregador for dos mais antigos de 5V, esse aviso vai aparecer pq a carga do Lumia é a 15 ou 18V, então é lógico que dê o alerta que vai demorar 3 ou 4 horas a carregar.
No outro dia aconteceu-me uma coisa curiosa… carrego sempre o meu S23 com cabo e carregador Samsung, mas desta vez o que tinha ali mais à mão era um cabo e um carregador rápido da Huawei… o que é certo é que o S23 simplesmente não carregou. Só por curiosidade mudei-lhe o cabo por um da Samsung e não é que carregou? Depois, meti cabo Huawei e carregador Samsung e também carregou, voltei a tudo Huawei outra vez e nada… LOL.
Eu uso qualquer cabo nos meus 2 equipamentos Samsung.
Eu tb num tablet. Raramente uso o de origem.
Sim tambem já aconteceu algo parecido comigo e com o meu antigo Samsung.
Comprei uns cabos USB e o Samsung recusava carregar-se com eles, nos outros telemoveis cá de casa os cabos funcionavam perfeitamente…
Entao neste caso temos a Huawei a aldrabar o cabo.
Por acaso experimentou transferir dados para o PC com cabo Samsung, cabo normal (com + D D -) e cabo Huawei?
Acontece com os cabos DASH da Oneplus (em vez de aumentar a voltagem, aumentam a amperagem), mas ao menos os 5V/2A e dados funcionam.
Tenho tambem S23 e apenas tenho carga lenta para os cabos que apenas tenham + e – sem qualquer comunicacao de dados (tipo quando compras um produto qualquer da china, os pinos de dados nao estao incluidos).
Agora cabos oficiais das marcas e em si nao funcionar, entao e porque a marca esta a aldrabar nos pinos. Podem abrir um ODR na UE se quiserem,
Tenho um S23 e não comprei qualquer carregador específico nem utilizo o cabo Type-C – Type-C que vinha com o telemóvel. Utilizo o carregador e cabo que estiver mais próximo. Tenho carregadores que conseguem colocar a carga a 100% em pouco mais de 1h outros que recebo estimativas de 6h…
Uma vez mais, não é uma tecnologia “proprietária” dos fabricantes de telemóveis.
A Comissão Europeia não tem prioridades mais relavantres para dedicar o seu tempo?
A parte disso? Tem.. Mexer nas nossas vidas e arranjar contratos obscuro mexendo com a nossa saúde.
Esta sim é uma demonstração clara da preocupação com o ambiente. Já a desculpa que o carregador não vir na caixa é benéfico para o ambiente é uma grande treta!
Concordo!
A lei se aplica a todos os fabricantes e equipamentos diversos, A empresa a burlar a lei perde-se o sentido de reduzir o lixo electrónico de cabos e carregadores, a tal ” pegada ecológica” . Eu por exemplo tenho cabo e carregador original da Xiaomi 33W em perfeito estado e funcional, se seguir o criterio da Apple, este deve carregador nos seus smartphone a 5W a no máximo 10W. tendo que comprar um cabo certificado e deixar o cabo da xiaomi na gaveta,. e se eu utilizar o cabo apple em outro smartphone o chip do cabo também limitará o carregamento para smartphones não apple?. No final sempre o consumidor sairá perdendo e a pegada ecológica vai para o saco.
Fazer como no Brasil… Carregador na caixa, e não abaranda nada se não a penalização é deixar de vender produtos da Apple e outras marcas no pais, e UE e pronto resolve-se! Falo da Apple, Samsung e todas as marcas com práticas “chulistas a 100%” com a desculpa do meio ambiente.
mas qual é o problema do carregamento ficar mais lento? se ficar melhor ou pior as consequências disso serão o sucesso ou insucesso dos equipamentos.. É portanto um problema da apple.. quem não gostar não compra.. simples!
Nada de especial, é só a Apple a ser Apple. Só compra quem quer, de mim nunca viram um tostão e nunca verão.
Há aqui uma trapalhada qualquer:´
– o que diz a UE é sobre – o carregador: “mas se você não comprar um carregador original da Apple, a velocidade de carregamento será menor. Se isso for verdade, estará em violação direta da lei que negociei e hoje está aprovada.”
– o post fala sobre – os cabos MFI.
É caso para dizer – o que é que o c* tem que ver com as calças?
Repara, o que o comissário quer dizer é que a Apple tem de aceitar todo e qualquer cabo USB-C, pois a lei foi feita para isso. Claro, os rumores estão a dizer que a Apple irá limitar a velocidade dos cabos que não tenham a certificação MFI (“Made for iPhone/iPod/iPad”). Ora basicamente a Apple com o MFI pode dar certificação a quem quiser e ficar do seu lado com o controlo que antes já tinha nos cabos Lightning, isto é, ter na sua oferta a primazia da qualidade. Percebes? 😉
Fui ler/traduzir o texto completo do comissário. Não há qualquer referência a cabos e à certificação MFI dos cabos.
Nem se percebe por que é que a UE ia proibir a certificação MFI dos cabos de terceiros. Quem quer compra, quem não quer não compra.
Quanta a: “os rumores estão a dizer que a Apple irá limitar a velocidade dos cabos que não tenham a certificação MFI” – não passam de rumores, a que o comissário não se refere. Nem se percebe por que é que a Apple ia fazer tal coisa – se não faz com os cabos Lightning MFI por que é que ia fazer com os USB-C MFI?
Tu não és novo nisto, verdade? Portanto, tens acompanhado o caso dos rumores que referem que a Apple poderá limitar a velocidade nos cabos USB-C que não tenham certificação MFI, verdade? https://twitter.com/alexagiussaliba/status/1640718273796005891
Então onde achas que está o ponto de discórdia do comissário sobre o tema? Claro que ele não ia falar abertamente do que os rumores dizem, isso era quebrar todas as regras, e por isso ele convocou a Apple… mas a Apple não lhe deu conversa (para já, como podemos ver no tweet).
Achas que o comissário convocou a Apple para quê? 😉 Para esclarecer, claro, estes rumores. Ou não será? O que te parece então?
Realmente não entendo bem esta notícia . Tinha um tablet Samsung que sem o carregador oficial demorava mais um dia a carregar …!!! E isto num carregador que uso há anos e carrega tudo de forma normal … até (pasme-se) os equipamentos da Apple… Parece que estão a diabolizar a marca e cada vez mais acho que isto é tudo uma agenda anti Apple , porque o raio do cabo deles até era melhor no meu entender que o usb-c …
Então nos explicamos… não tem a ver com o temp que demora, mas sim com a possibilidade de esse tempo ser aumentado só porque não se usa um carregador oficial da marca. Isso vai contra a própria lei porque vai levar os utilizadores a irem comprar os carregadores X, Y ou Z para terem o que deveria vir de base.
Essa tem sido uma ideia passada e quase certa. A Apple poderá mudar, mas só os seus carregadores vão dar o máximo aos seus utilizadores.
Está tudo mas é lé-lé da cuca. Há anos que a Apple tem carregadores USB-C e equipamentos com porta USB-C em que se pode usar carregadores de outras marcas. E agora para para o iPhone com porta USB-C ia exigir um carregador da marca? 😉
Só vejo uma possibilidade para toda esta conversa disparatada:
– o que nós chamamos “carregador” em inglês é “power adapter”, literalmente “adaptador de corrente”
– a peça, redonda, que se agarra magneticamente ao iPhone para carregamento wireless chama-se “charger”, literalmente “carregador”.
Como em lado nenhum o comissário se refere a cabos (ou a cabos MFI) – de cabos não falou.
Como é um disparate pensar-se que a Apple ia exigir um carregador (“power adapter”) da marca para carregar o iPhone – não é de carregador que fala o comissário.
Admitindo que o comissário não é tontinho da cabeça – só se pode estar a referir ao carregador wireless do iPhone, ao “charger”. Só pode estar a dizer que há rumores de que para o carregamento wireless do iPhone 15 as bases de carregamento wireless de outras marcas não servem.
Fazes a coisa muito simples 😉 mas não será de todo simples, ou a UE não “convocaria” a Apple para esta meeting 😉 pensa nisso.
Políticos a ser políticos.
Hoje é o USB-C, amanhã é o quê, não se poder fazer publicidade á carne pra não incentivar o consumo?
Afinal já há essa lei, https ://marketeer.sapo.pt/cidade-dos-paises-baixos-torna-se-a-primeira-do-mundo-a-proibir-publicidade-a-carne/
Mas que grande confusão e trapalhada. Anda tudo doido e numa anti- Apple? Comissários incluídos?
Vejamos.
Os equipamentos da Apple TRAZEM cabos de carregamento. Logo, a questão de ter de ser MFI para carregar rápido não se põe, pois os cabos que vêm/virão com os equipamentos são MFI.
O “problema” (que não o é) está no carregador/transformador. Equipamento que não vem com os equipamentos. Logo o cliente é que terá de comprar um (se não tiver ainda) que dê para carregamentos rápidos (se assim o desejar). E este não é obrigatório que seja da Apple. E usar o cabo que já vem com o iPhone que ainda nem foi lançado (com ligação USB-C).
Perceberam? Ou tenho de fazer um desenho?