Apple WWDC 2024: espreite o novo iOS 18 e testemunhe a chegada da IA
A Worldwide Developers Conference (WWDC) deste ano começa dentro de poucos minutos e, mais uma vez, a Apple abrir-nos-á a porta da inovação, apresentando as novidades que tem vindo a preparar. A par de novos sistemas operativos para os seus dispositivos, como o iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15, será desta que a gigante de Cupertino abraça a Inteligência Artificial (IA)? Vamos ver!
O que esperar da Apple WWDC 2024?
É a partir do Apple Park que os especialistas da Apple darão a conhecer aquilo que têm vindo a preparar, num evento que será transmitido online, conforme é habitual, às 18 horas de Portugal continental. Este momento é dedicado aos desenvolvedores, mas entrega, também, importantes novidades ao público em matéria de software.
Com a Google, a Microsoft, a Samsung, bem como outras gigantes, a anunciarem e lançarem funcionalidades de IA generativa, a Apple foi ficando para trás. De facto, as tendências demoram sempre algum tempo a serem adotadas pela gigante de Cupertino.
De qualquer forma, Tim Cook disse, em março, que a Apple apresentaria recursos baseados em IA generativa "ainda este ano". Com um acordo com a OpenAI, do ChatGPT, a dar forma a rumores, espera-se que os rostos da Apple apresentem algo relacionado com a tecnologia do momento ainda hoje. Veremos o que a Apple Intelligence tem para oferecer.
Neste evento, a IA deverá ser, de facto, a protagonista. Afinal, os novos sistemas operativos, especialmente, o iOS para o iPhone, deverão beber muito da tecnologia. A ideia passará por potencializar recursos como a Siri, o iMessage, a Pesquisa com o Spotlight, a criação de emojis, entre outros.
Os rumores apontam, também, para uma Central de Controlo redesenhada com melhores interfaces de controlo de casas inteligentes e um novo widget de música.
Destaque para um gestor de palavras-passe próprio, a aplicação Passwords, que tem vindo a ser anunciada por rumores.
Mais do que ar fresco sobre o iOS, esperam-se novidades para o watchOS e o visionOS.
Dentro de instantes, esvanecer-se-ão os rumores e poderemos conhecer, sem rodeios, as novidades reais que a Apple preparou para a WWDC de 2024. Junte-se a nós!
Keynote em direto
Principais destaques
"Big day, everyone". A WWDC começa em grande, com tudo aquilo que a Apple oferece a "cair" em Terra, após um salto em queda livre. Tim Cook dá, como sempre, as boas-vindas a todos os presentes.
O CEO da Apple parabeniza a Apple TV+, pelos cinco anos de atividade, anunciando novas estreias para as próximas semanas: "This lineup looks incredible".
Começámos com o visionOS
Introduzido em fevereiro, o visionOS recebe, hoje, o primeiro grande update: o visionOS 2. Novas funcionalidades para a app Fotos, permitindo que, agora, crie fotografias espaciais, a partir das que já tem na galeria.
O novo visionOS introduz, também, novos comandos manuais, bem como a possibilidade de transformar uma viagem de comboio num autêntico momento de cinema, com o Train support a ser adicionado ao Travel Mode.
Serão lançadas novas funcionalidades e apps, potencializando o Spatial Video e o Immersive Video.
Os Apple Vision Pro chegarão a oito novos mercados, começando pela China, Japão e Sinagpura, no dia 28 de junho. Depois, no dia 12 de julho, os restantes: Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido.
O visionOS em resumo:
O novo iOS 18
O iOS 18 chega, dando mais liberdade ao utilizador para posicionar as apps no ecrã principal e oferecendo mais personalização, por exemplo, por via de cor nos ícones.
A Central de Controlo tem novidades, especialmente, o facto de os programadores poderem adicionar as suas apps.
Mais, as apps estão mais privadas, pelo que o utilizador pode decidir "esconder" o que a app contém, não permitindo que alguém que não ele veja o que está por lá.
A app Mensagens ficará, também, diferente. O utilizador pode, agora, reagir com mais emojis, por via do Tapbacks, agendar mensagens e personalizar o texto, e adicionar Text Effects, enfatizando determinadas palavras ou mensagens.
Agora, a app Mail. Esta irá, com o iOS 18, categorizar as mensagens e separá-las por pastas, de modo a organizar toda a caixa de e-mail e facilitar a organização. Chegará este ano.
Na Wallet, o Tap to Cash chegará para facilitar a transferência de dinheiro de um utilizador para o outro, sem partilha de dados. Funciona, simplesmente aproximando os dois dispositivos.
Mais do que isso, a Apple adicionou duas novas formas de pagamento, com o Apple Pay Online, e redesenhou a área dos Bilhetes, com novas funcionalidades, como o guia dos eventos e recomendações.
O Game Mode chega, também, com o iOS 18, oferecendo uma experiência mais imersiva, com jogos como o "Zenless Zone Zero", mimizando a atividade em background e assegurando a maior qualidade possível durante as sessões de jogo.
Esta novidade melhor "dramaticamente" a capacidade de resposta com os AirPods e comandos wireless.
O iOS 18 trará o maior redesign à app Fotos de sempre! Abaixo da grelha, encontraremos as Coleções, organizadas por conteúdo, como Recente ou Pessoas, bem como por ano ou localização.
Estas Coleções podem ser partilhadas, facilmente.
O iOS em resumo:
As novidades para o Áudio e Home
Além de uma utilização mais "friendly" da Siri, por via da qual podemos interagir, abanando com a cabeça para sim ou não, a Apple trouxe Voice Isolation para os AirPods Pro, tornando a voz clara e perfeitamente percetível, e entregando a "melhor qualidade de chamada".
Para tornar a Apple TV "more enjoyable", uma nova funcionalidade: InSight. Esta funcionalidade informará sobre as personagens e dados sobre o que estamos a ver na TV.
Apple oferece, agora, o formato 21:9 para projeções, facilitando, além disso, a escolha do conteúdo a ser visto na TV.
Audio e Home em resumo:
Agora, watchOS 11
Por forma a mostrar a intensidade da atividade, a Apple adicionou novas leituras ao watchOS. Com o Training Load, o utilizador pode perceber como é que os treinos estão a impactar o corpo, ao longo do tempo.
Para isso, a Apple conjugará uma série de novas métricas, como calorimetria, batimentos cardíacos, passada e elevação, com os dados pessoais, como a idade e o peso, para mostrar uma taxa estimada de Esforço.
Mais, o utilizador poderá personalizar os widgets do ecrã principal, dispondo aquilo que mais lhe interessar ver.
A app Vitals oferecerá insights sobre a saúde do utilizador, com base nos seus dados, oferecendo conselhos e formas de melhorar o seu bem-estar.
Com o novo watchOS, será mais fácil estar a par dos eventos programados, com updates disponíveis no relógio. Será, também, mais fácil personalizar o ecrã principal.
O watchOS em resumo:
O iPadOS 18
As novidades na app Fotos e na Central de Controlo do iOS chegam, também, ao iPadOS. Este está mais responsivo e mais ergonómico para os utilizadores, facilitando, por exemplo, a procura por documentos.
Depois de muito pedida, a Apple introduz, com o iPadOS 18, a Calculadora:
Chega, também, a app Math Notes. Esta permite escrever as equações, oferecendo resultados com a letra do utilizador!
Com o Apple Pencil, o utilizador pode realizar cálculos "à mão", escrevendo e deixando o sistema dar o resultado, por exemplo. Uma série de novas funcionalidades que facilitam "as contas", em tempo real.
O Smart Script permite escrever notas de forma simples, mas mais visualmente apelativas e fáceis de ler. Recreando o tipo de letra do utilizador, o sistema corrige erros, em tempo real, e adapta a escrita à letra que aprende ser a do utilizador.
iPadOS 18 em resumo:
Novo MacOS "Sequoia"
Com o update do sistema operativo do Mac, chega o novo iPhone Mirroring. Conforme o nome indica, "espelha" o iPhone do utilizador no seu PC, permitindo que utilize o smartphone por via do computador, recebendo, inclusivamente, notificações. Enquanto isso, o iPhone permanece bloqueado.
Mesmo no modo StandBy, é possível "espelhar" o iPhone no Mac.
Agora, o MacOS sugere formas de organizar as várias janelas, permitindo que trabalhe em várias ao mesmo tempo.
A app Passwords, que foi alvo de rumores, dará acesso a palavras-passe, códigos de acesso e verificação, etc. Reunirá os dados dos sistemas operativos da Apple, e estará disponível, também, para Windows.
Nas novidades do Safari, a Apple traz os Highlights que são isso mesmo, destaques na pesquisa que o utilizador estiver a fazer. Além deste, chega, também, o Viewer, que elimina as distrações aquando da visualização de vídeos na Web.
Em matéria de Gaming, com o Game Porting Toolkit 2, será mais fácil para os programadores trazer os seus jogos para o Mac, bem como suporte para jogos mais pesados para o iPhone e iPad.
Chegarão, ainda, novos jogos ao Mac:
MacOS "Sequoia" em resumo:
Apple Intelligence: vai além da Inteligência Artificial, é "personal intelligence"
"Uma inteligência que te entende", que protege os utilizadores e integra todas as aplicações, gratuitamente. Mais, percebe o contexto de cada utilizador, de forma natural.
Com o Apple Intelligence, os dispositivos da Apple poderão priorizar notificações, resumir documentos e uma série de outras funcionalidades - que já conhecemos de "outras andanças". Mais, o utilizador poderá criar imagens personalizadas, com as fotografias que tem, por exemplo, na galeria.
Esta novidade da Apple pode executar tarefas básicas pelo utilizador, como compilar fotos ou documentos, com base num pedido feito pelo próprio. Isto, conhecendo, perfeitamente, o seu contexto.
Ao mesmo tempo que assegura uma inteligência pessoal, que conhece profundamente o utilizador, a Apple assegura a máxima segurança e privacidade dos dados do utilizador.
O novo Private Cloud Compute permite que a Apple entregue uma experiência de IA inacreditável, protegendo a informação do utilizador. Por via disto, os dados nunca são armazenados pela empresa, mas antes utilizados, quando e na dose certa, para responder aos pedidos específicos do utilizador.
Com a IA, "a new era for Siri". A assistente virtual da Apple fica mais natural, conversando e compreendendo comandos mais coloquiais. Além disso, é possível escrever ou falar, no sentido de dar-lhe ordens.
Com o On-screen awareness, a Siri desempenhará tarefas com base naquilo que vê no ecrã, além de conseguir, agora, saltar entre apps para responder a pedidos específicos.
Os programadores poderão, adicionar comandos às suas apps e capacitar a Siri para responder a pedidos relacionados com elas.
Com as Writting Tools, a Apple Intelligence ajudará o utilizador a reescrever conteúdos, como e-mails ou mensagens, de forma mais formal ou informal, traduzir textos, entre outros.
Mais, a Apple Intelligence traz, ainda, o novo Genmoji, que permitirá que o utilizador crie os seus emojis, com base naquilo que quiser, bastando ser criativo.
No Image Playground, com uma app dedicada, o utilizador poderá criar imagens personalizadas, de forma original, com os elementos que quiser, e utilizá-las em várias apps.
A nova Image Wand reúne o contexto de um conteúdo nas Notas, por exemplo, e ilustra-o, com uma imagem baseada nele.
Com o Apple Intelligence, o utilizador pode "construir" um vídeo, sem qualquer trabalho, pois o dispositivo criá-lo-á por si, com base nos seus comandos.
Na parceria prevista por muitos rumores, a Apple anuncia a integração do ChatGPT na Siri, bem como numa série de outras apps e funcionalidades, gratuitamente, sem necessidade de criar uma conta.
O utilizador terá total controlo e saberá sempre que as suas informações estiverem a ser partilhadas devido à utilização da ferramenta da OpenAI.
Ainda este ano, o ChatGPT será integrado no software da Apple, possibilitando resumos, traduções, informações de fácil acesso e edição de imagens, por exemplo.
Apple Intelligence em resumo:
Finalmente, Tim Cook termina as apresentações, agradecendo pela presença de todos, e apelando a uma "great WWDC", que teve início hoje.
E a IA morreu. Se fosse boa tinham apresentado. Talvez no iOS 22
Acho que falaste cedo demais… 🙂
Nem por isso. Eles disseram que iriam integrar o ChatGPT, mas isso só se verá em algumas coisinhas experimentais este ano e algumas outras coisas funcionais pro próximo ano. Algo que a concorrência já vai muito além da Apple, quando todos achavam que eles iriam ter algo novo e super evoluído, como acontecia com a Apple à uma década atrás.
Não é por acaso que as novidades foram uma desilusão e as ações da empresa caíram 2%. De desilusão em desilusão an Apple vai continuando a iludir os utilizadores.
CHATGPT VAI SER A DOR DE CABEÇA “DOS OUTROS SISTEMAS”
Se o sistema ainda não foi lançado, como sabes se os outros estão melhores? Não faz sentido o que dizes. Aliás, os outros estão melhores, quais outros? Se reparares o que a Google lançou é quase irrelevante, e a Google está menos relevante no mercado em geral que a OpenAI (o ChatGPT é a IA mais conhecida e utilizada atualmente e a mais evoluída, basta ver a última versão, a GPT-4o).
Diz lá qual é a concorrência que está melhor que a OpenAI e o chatGPT.
As novidades, como sempre, não foram todas mostradas. Isso aconteceu SEMPRE, olhando para a história do lançamento de cada versão do iOS. Mas, com o passar do tempo, com a implementação das mais de 100 alterações, percebemos que o iOS é o melhor sistema operativo, o mais fluído, mais completo e, acima de tudo, com mais ferramentas adaptadas às necessidades do utilizador.
|
ÍCONES: APPLE FAZ MAIS TARDE, MAS FAZ MELHOR
Dizem os haters “aii e tal os ícones mudam de cor e podem estar onde o utilizador quiser, coisa que o Android faz há anos“. Sim, normal, como o Android em tanta coisa anda atrás do iOS, a Apple pode fazer mais tarde, mas faz melhor. E isso vemos, por exemplo, no aparecimento dos widgets (que o Android copiou do repositório Cidia, relembremos) 😉 e vemos agora a pressa da Google andar atrás nas tags, AirDrop, entre outros exemplos. Mas ambos acabam sempre por se copiar uns aos outros.
Olhando para as poucas novidades reveladas, das muitas que estão já disponíveis, e as novidades que os outros ainda andam atrás? Basta ver, por exemplo, a integração de comunicações por satélite. Paulatinamente, a Apple está a fazer crescer a sua oferta de serviços via satélite. Sim, vai aparecer também no Android… com anos no iOS 😉
Depois de instalar todas as versões beta, percebemos que há um conjunto de novidades dedicadas à unificação dos vários sistemas. Não podemos deixar de perceber que cada vez há mais integração entre o iOS e o macOS. Aqui também percebemos que nenhum outro sistema permite uma utilização tão unificada entre hardware e software, como a Apple o permite.
Para além disso, a questão da privacidade agora também ao nível da cloud. Acessibilidade tem sido uma preocupação e o iOS 18 traz mais uma mão cheia de novidades de segurança. A integração de mais funcionalidades do Apple Watch com sistema de saúde. Foi aberta a porta para a leitura da pressão arterial no próximo Apple Watch. E há muita coisa ainda por revelar. E vamos ver nos próximos 6 ou 7 meses, muita coisa ser lançada, como sempre aconteceu.
|
AÇÕES CAEM SEMPRE E DEPOIS DISPARAM
As ações, vocês têm de ler a história. Ano passado, com a apresentação do iOS 17 (e restantes) e com apresentação dos Apple Vision Pro, as ações da Apple, após um forte subida nos dias anteriores, caíram 0,8% após os anúncios. Mas depressa disparou nos dias seguintes. E desde então, os títulos têm estado em alta. Aliás, desde março até ao dia de ontem, a Apple voltou a valores perto dos 200 dólares por ação.
Os desiludidos da Apple são os que não são os seus clientes e utilizadores. Porque, se virmos com olhos de ver, a Apple cada vez se destaca mais no segmento dos smartphones, sendo consecutivamente a marca que mais vende no segmento Premium. E consegue mesmo bater as outras marcas que têm preços entrada de gama.
No segmento dos smartwatches e vestíveis, a Apple é igualmente líder, nos tablets não tem sequer concorrência e nos computadores continua a ser muito relevante, com ofertas tecnologicamente das mais evoluídas. Portanto, o que dizes é falso. Não tem correspondência na realidade.
O chatgpt é provavelmente o melhor que existe para o publico, é uma realidade, mas a praticidade disso no iOS18 ficou por se saber, entao, com base no que isso será no futuro pouco importa, o que interessa é o agora, e é muito fraco só anunciar que é melhor só porque se aliaram á marca, a Microsoft tambem o fez e não é por isso que a Google perdeu a liderança no mercado dos motores de busca. Eu sou utilizador Apple e Samsung desde o iPhone 4 e do meu velhinho S1. Tenho visto a evolução da Apple, mas nos preços, comparado aos ultimos 2, 3 anos onde o Android foi muito mais longe do que era para o que é. Vemos o caso da Samsung onde realmente trouxe novidades de IA funcionais e muito alem do que estariamos a imaginar, a prova está nos S24 (a meu ver o melhor smartphone lançado nos ultimos anos).
Se concordam que a Apple é a melhor a lançar novidades quando essas novidades são programar mensagens, ter um allways on vulgar e o modo gamer – nada conta os gostos e opinioes, mas não é aquilo que estamos á espera de equipamentos premium. Eu pelo menos sinto que pago para ter exigencia como consumidor, nao é para ter estilo. Nos tempos aureos da Apple, eles apresentavam uma IA deles e arrumavam com a concorrência. Sao bons equipamentos, sim, apple watch é muito bom talvez o melhor smartwatch do mercado, iPhone tem a provavelmente a melhor gravação de video do mercado dos smartphones, mas se juntarmos os ultimos 3 a 4 anos, a taxa de novidades e crescimento comparado á concorrência é muito mas muito mais baixa. Subir os preços e esperar compreensão da parte do consumidor é dificil. Entendo que ser um fâ da Apple seja assim, temos tudo deles e tudo funciona. Eu sou fã do android e ios, mas não me deixo iludir por nenhuma delas. Ser exigente é diferente.
Concordo e discordo.
O chatgpt é provavelmente o melhor que existe para o publico, é uma realidade, mas a praticidade disso no iOS18 ficou por se saber, entao, com base no que isso será no futuro pouco importa, o que interessa é o agora, e é muito fraco só anunciar que é melhor só porque se aliaram á marca, a Microsoft tambem o fez e não é por isso que a Google perdeu a liderança no mercado dos motores de busca.
Ideia confusa, não sei se percebi. A Microsoft juntou um serviço de terceiros e tornou-se numa empresa ainda mais relevante (e rica) desde então. A Google viu o mercado dos motores de pesquisa a receber ventos de mudança. Com uma ferramenta do tipo chatGPT, a forma de pesquisar muda consideravelmente, imagina com uma versão que dê links e que vá à web beber resultados. A Google sabe disso e por isso apostou milhões em fazer o Gemini (que ainda está longe de ser um chatGPT). A Apple fez o mesmo, e relembro que é graças a muitos milhões de dólares pagos anualmente à Apple que a Google se mantém com a relevância que sabemos 😉 Imagina agora o crescimento da OpenAI e o benefício que isso terá no utilizador Apple. Digamos que foi uma boa aposta da Apple.
Eu sou utilizador Apple e Samsung desde o iPhone 4 e do meu velhinho S1. Tenho visto a evolução da Apple, mas nos preços, comparado aos ultimos 2, 3 anos onde o Android foi muito mais longe do que era para o que é. Vemos o caso da Samsung onde realmente trouxe novidades de IA funcionais e muito alem do que estariamos a imaginar, a prova está nos S24 (a meu ver o melhor smartphone lançado nos ultimos anos).
Nos preços? Mas um S4 Ultra é mais barato que um iPhone 15 Pro Max? Disparate! Não é. E mais, em termos de evolução, o iPhone 15 Pro Max é mais rápido na generalidade das ações, mais desempenho, inovação em serviços como os contactos via Satélite, entre outros. Não vemos isso na Samsung nem mesmo com o que apresentaram de IA este ano, o que tem sido assim relevante em IA desde que foi apresentado?
Se concordam que a Apple é a melhor a lançar novidades quando essas novidades são programar mensagens, ter um allways on vulgar e o modo gamer – nada conta os gostos e opinioes, mas não é aquilo que estamos á espera de equipamentos premium.
São algumas coisas mais. As mensagens via satélite, Tap to Pay, Smart Reply, a nova app Fotografias está brutalissima… e há uma série de boas novidades de interação entre o iPhone e o Apple Watch, entre o Apple Watch e o Mac…. e entre o Mac e o iPhone. Além de vária soutras novidades, que são muitas, desde as melhorias na app Notas, Mail, notificações, segurança e muito mais. São muitas coisas ainda por mostrar ao pormenor. Mas a IA é sem dúvida uma mais valia e que vem dar uma vida nova à Siri.
Eu pelo menos sinto que pago para ter exigencia como consumidor, nao é para ter estilo. Nos tempos aureos da Apple, eles apresentavam uma IA deles e arrumavam com a concorrência.
Não conheces a história. Isso não é de todo verdade 😉 mas eu dou-te alguns exemplos. A Apple sempre trabalhou primeiro com terceiros. A Google nos Mapas, depois os Mapas da Apple. Lembras-te? A Pesquisa da Google e agora temos já dentro do iOS a pesquisa da Apple (e vamos ver a cada ano menos Google na pesquisa dos iPhones). Inicialmente a Apple usava outras ferramentas de terceiros, inclusive hardware. Um exemplo foi a Samsung que era quem o desenhava produzia o SoC do iPhone, hoje é a Apple que o desenha e o manda fabricar.
A Apple sempre teve parceiros, como todos os outros. Devo relembrar-te que a Samsung não conseguiu até hoje largar o Android, o Tizen nunca foi um trunfo para a empresa coreana. A Google sempre precisou de parceiros para várias áreas. A Microsoft idem aspas. A tua avaliação está errada.
Sao bons equipamentos, sim, apple watch é muito bom talvez o melhor smartwatch do mercado, iPhone tem a provavelmente a melhor gravação de video do mercado dos smartphones, mas se juntarmos os ultimos 3 a 4 anos, a taxa de novidades e crescimento comparado á concorrência é muito mas muito mais baixa. Subir os preços e esperar compreensão da parte do consumidor é dificil. Entendo que ser um fâ da Apple seja assim, temos tudo deles e tudo funciona. Eu sou fã do android e ios, mas não me deixo iludir por nenhuma delas. Ser exigente é diferente.
Nos últimos 3 anos foi o período onde a Apple mais cresceu face aos seus concorrentes nos mais diversos mercados. Qual é o concorrente do iPad? Não há nenhum com tanta inovação como este tablet da Apple. Qual é o concorrente do Apple Watch? O smartwatch mais avançado do mercado. Dentro dos vestíveis, tens os AirPods, pensa, quem mais vende do que a Apple neste segmento? Repara bem, o iPhone é cada vez o smartphone mais vendido mesmo tendo um preço premium. Isso reflete a satisfação do consumidor.
Em relação aos fãs da Apple. Bom, desde há 50 anos que o problema não são os fãs da Apple, são os haters. Os fãs da Apple são os mais exigentes, porque pagam e exigem. Por isso são bem servidos dentro dos mais variados produtos (a Samsung copia o modelo sempre que pode, mas está amarrada porque depende da Google.)
é conveniente ver a apresentação até ao fim.
Um ios 18 de cosmética. O pior de sempre!