PplWare Mobile

Apple WWDC 2024: espreite o novo iOS 18 e testemunhe a chegada da IA

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Figas says:

    E a IA morreu. Se fosse boa tinham apresentado. Talvez no iOS 22

    • Acho que falaste cedo demais… 🙂

      • Figas says:

        Nem por isso. Eles disseram que iriam integrar o ChatGPT, mas isso só se verá em algumas coisinhas experimentais este ano e algumas outras coisas funcionais pro próximo ano. Algo que a concorrência já vai muito além da Apple, quando todos achavam que eles iriam ter algo novo e super evoluído, como acontecia com a Apple à uma década atrás.

        Não é por acaso que as novidades foram uma desilusão e as ações da empresa caíram 2%. De desilusão em desilusão an Apple vai continuando a iludir os utilizadores.

        • Vítor M. says:

          CHATGPT VAI SER A DOR DE CABEÇA “DOS OUTROS SISTEMAS”

          Se o sistema ainda não foi lançado, como sabes se os outros estão melhores? Não faz sentido o que dizes. Aliás, os outros estão melhores, quais outros? Se reparares o que a Google lançou é quase irrelevante, e a Google está menos relevante no mercado em geral que a OpenAI (o ChatGPT é a IA mais conhecida e utilizada atualmente e a mais evoluída, basta ver a última versão, a GPT-4o).

          Diz lá qual é a concorrência que está melhor que a OpenAI e o chatGPT.

          As novidades, como sempre, não foram todas mostradas. Isso aconteceu SEMPRE, olhando para a história do lançamento de cada versão do iOS. Mas, com o passar do tempo, com a implementação das mais de 100 alterações, percebemos que o iOS é o melhor sistema operativo, o mais fluído, mais completo e, acima de tudo, com mais ferramentas adaptadas às necessidades do utilizador.

          |

          ÍCONES: APPLE FAZ MAIS TARDE, MAS FAZ MELHOR

          Dizem os haters “aii e tal os ícones mudam de cor e podem estar onde o utilizador quiser, coisa que o Android faz há anos“. Sim, normal, como o Android em tanta coisa anda atrás do iOS, a Apple pode fazer mais tarde, mas faz melhor. E isso vemos, por exemplo, no aparecimento dos widgets (que o Android copiou do repositório Cidia, relembremos) 😉 e vemos agora a pressa da Google andar atrás nas tags, AirDrop, entre outros exemplos. Mas ambos acabam sempre por se copiar uns aos outros.

          Olhando para as poucas novidades reveladas, das muitas que estão já disponíveis, e as novidades que os outros ainda andam atrás? Basta ver, por exemplo, a integração de comunicações por satélite. Paulatinamente, a Apple está a fazer crescer a sua oferta de serviços via satélite. Sim, vai aparecer também no Android… com anos no iOS 😉

          Depois de instalar todas as versões beta, percebemos que há um conjunto de novidades dedicadas à unificação dos vários sistemas. Não podemos deixar de perceber que cada vez há mais integração entre o iOS e o macOS. Aqui também percebemos que nenhum outro sistema permite uma utilização tão unificada entre hardware e software, como a Apple o permite.

          Para além disso, a questão da privacidade agora também ao nível da cloud. Acessibilidade tem sido uma preocupação e o iOS 18 traz mais uma mão cheia de novidades de segurança. A integração de mais funcionalidades do Apple Watch com sistema de saúde. Foi aberta a porta para a leitura da pressão arterial no próximo Apple Watch. E há muita coisa ainda por revelar. E vamos ver nos próximos 6 ou 7 meses, muita coisa ser lançada, como sempre aconteceu.

          |

          AÇÕES CAEM SEMPRE E DEPOIS DISPARAM

          As ações, vocês têm de ler a história. Ano passado, com a apresentação do iOS 17 (e restantes) e com apresentação dos Apple Vision Pro, as ações da Apple, após um forte subida nos dias anteriores, caíram 0,8% após os anúncios. Mas depressa disparou nos dias seguintes. E desde então, os títulos têm estado em alta. Aliás, desde março até ao dia de ontem, a Apple voltou a valores perto dos 200 dólares por ação.

          Os desiludidos da Apple são os que não são os seus clientes e utilizadores. Porque, se virmos com olhos de ver, a Apple cada vez se destaca mais no segmento dos smartphones, sendo consecutivamente a marca que mais vende no segmento Premium. E consegue mesmo bater as outras marcas que têm preços entrada de gama.

          No segmento dos smartwatches e vestíveis, a Apple é igualmente líder, nos tablets não tem sequer concorrência e nos computadores continua a ser muito relevante, com ofertas tecnologicamente das mais evoluídas. Portanto, o que dizes é falso. Não tem correspondência na realidade.

          • Figas says:

            O chatgpt é provavelmente o melhor que existe para o publico, é uma realidade, mas a praticidade disso no iOS18 ficou por se saber, entao, com base no que isso será no futuro pouco importa, o que interessa é o agora, e é muito fraco só anunciar que é melhor só porque se aliaram á marca, a Microsoft tambem o fez e não é por isso que a Google perdeu a liderança no mercado dos motores de busca. Eu sou utilizador Apple e Samsung desde o iPhone 4 e do meu velhinho S1. Tenho visto a evolução da Apple, mas nos preços, comparado aos ultimos 2, 3 anos onde o Android foi muito mais longe do que era para o que é. Vemos o caso da Samsung onde realmente trouxe novidades de IA funcionais e muito alem do que estariamos a imaginar, a prova está nos S24 (a meu ver o melhor smartphone lançado nos ultimos anos).

            Se concordam que a Apple é a melhor a lançar novidades quando essas novidades são programar mensagens, ter um allways on vulgar e o modo gamer – nada conta os gostos e opinioes, mas não é aquilo que estamos á espera de equipamentos premium. Eu pelo menos sinto que pago para ter exigencia como consumidor, nao é para ter estilo. Nos tempos aureos da Apple, eles apresentavam uma IA deles e arrumavam com a concorrência. Sao bons equipamentos, sim, apple watch é muito bom talvez o melhor smartwatch do mercado, iPhone tem a provavelmente a melhor gravação de video do mercado dos smartphones, mas se juntarmos os ultimos 3 a 4 anos, a taxa de novidades e crescimento comparado á concorrência é muito mas muito mais baixa. Subir os preços e esperar compreensão da parte do consumidor é dificil. Entendo que ser um fâ da Apple seja assim, temos tudo deles e tudo funciona. Eu sou fã do android e ios, mas não me deixo iludir por nenhuma delas. Ser exigente é diferente.

          • Vítor M. says:

            Concordo e discordo.

            O chatgpt é provavelmente o melhor que existe para o publico, é uma realidade, mas a praticidade disso no iOS18 ficou por se saber, entao, com base no que isso será no futuro pouco importa, o que interessa é o agora, e é muito fraco só anunciar que é melhor só porque se aliaram á marca, a Microsoft tambem o fez e não é por isso que a Google perdeu a liderança no mercado dos motores de busca.

            Ideia confusa, não sei se percebi. A Microsoft juntou um serviço de terceiros e tornou-se numa empresa ainda mais relevante (e rica) desde então. A Google viu o mercado dos motores de pesquisa a receber ventos de mudança. Com uma ferramenta do tipo chatGPT, a forma de pesquisar muda consideravelmente, imagina com uma versão que dê links e que vá à web beber resultados. A Google sabe disso e por isso apostou milhões em fazer o Gemini (que ainda está longe de ser um chatGPT). A Apple fez o mesmo, e relembro que é graças a muitos milhões de dólares pagos anualmente à Apple que a Google se mantém com a relevância que sabemos 😉 Imagina agora o crescimento da OpenAI e o benefício que isso terá no utilizador Apple. Digamos que foi uma boa aposta da Apple.

            Eu sou utilizador Apple e Samsung desde o iPhone 4 e do meu velhinho S1. Tenho visto a evolução da Apple, mas nos preços, comparado aos ultimos 2, 3 anos onde o Android foi muito mais longe do que era para o que é. Vemos o caso da Samsung onde realmente trouxe novidades de IA funcionais e muito alem do que estariamos a imaginar, a prova está nos S24 (a meu ver o melhor smartphone lançado nos ultimos anos).

            Nos preços? Mas um S4 Ultra é mais barato que um iPhone 15 Pro Max? Disparate! Não é. E mais, em termos de evolução, o iPhone 15 Pro Max é mais rápido na generalidade das ações, mais desempenho, inovação em serviços como os contactos via Satélite, entre outros. Não vemos isso na Samsung nem mesmo com o que apresentaram de IA este ano, o que tem sido assim relevante em IA desde que foi apresentado?

            Se concordam que a Apple é a melhor a lançar novidades quando essas novidades são programar mensagens, ter um allways on vulgar e o modo gamer – nada conta os gostos e opinioes, mas não é aquilo que estamos á espera de equipamentos premium.

            São algumas coisas mais. As mensagens via satélite, Tap to Pay, Smart Reply, a nova app Fotografias está brutalissima… e há uma série de boas novidades de interação entre o iPhone e o Apple Watch, entre o Apple Watch e o Mac…. e entre o Mac e o iPhone. Além de vária soutras novidades, que são muitas, desde as melhorias na app Notas, Mail, notificações, segurança e muito mais. São muitas coisas ainda por mostrar ao pormenor. Mas a IA é sem dúvida uma mais valia e que vem dar uma vida nova à Siri.

            Eu pelo menos sinto que pago para ter exigencia como consumidor, nao é para ter estilo. Nos tempos aureos da Apple, eles apresentavam uma IA deles e arrumavam com a concorrência.

            Não conheces a história. Isso não é de todo verdade 😉 mas eu dou-te alguns exemplos. A Apple sempre trabalhou primeiro com terceiros. A Google nos Mapas, depois os Mapas da Apple. Lembras-te? A Pesquisa da Google e agora temos já dentro do iOS a pesquisa da Apple (e vamos ver a cada ano menos Google na pesquisa dos iPhones). Inicialmente a Apple usava outras ferramentas de terceiros, inclusive hardware. Um exemplo foi a Samsung que era quem o desenhava produzia o SoC do iPhone, hoje é a Apple que o desenha e o manda fabricar.

            A Apple sempre teve parceiros, como todos os outros. Devo relembrar-te que a Samsung não conseguiu até hoje largar o Android, o Tizen nunca foi um trunfo para a empresa coreana. A Google sempre precisou de parceiros para várias áreas. A Microsoft idem aspas. A tua avaliação está errada.

            Sao bons equipamentos, sim, apple watch é muito bom talvez o melhor smartwatch do mercado, iPhone tem a provavelmente a melhor gravação de video do mercado dos smartphones, mas se juntarmos os ultimos 3 a 4 anos, a taxa de novidades e crescimento comparado á concorrência é muito mas muito mais baixa. Subir os preços e esperar compreensão da parte do consumidor é dificil. Entendo que ser um fâ da Apple seja assim, temos tudo deles e tudo funciona. Eu sou fã do android e ios, mas não me deixo iludir por nenhuma delas. Ser exigente é diferente.

            Nos últimos 3 anos foi o período onde a Apple mais cresceu face aos seus concorrentes nos mais diversos mercados. Qual é o concorrente do iPad? Não há nenhum com tanta inovação como este tablet da Apple. Qual é o concorrente do Apple Watch? O smartwatch mais avançado do mercado. Dentro dos vestíveis, tens os AirPods, pensa, quem mais vende do que a Apple neste segmento? Repara bem, o iPhone é cada vez o smartphone mais vendido mesmo tendo um preço premium. Isso reflete a satisfação do consumidor.

            Em relação aos fãs da Apple. Bom, desde há 50 anos que o problema não são os fãs da Apple, são os haters. Os fãs da Apple são os mais exigentes, porque pagam e exigem. Por isso são bem servidos dentro dos mais variados produtos (a Samsung copia o modelo sempre que pode, mas está amarrada porque depende da Google.)

    • Antonio+Ferreira says:

      é conveniente ver a apresentação até ao fim.

  2. Pedro says:

    Um ios 18 de cosmética. O pior de sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.