Como é que o Apple Watch consegue medir o seu ritmo cardíaco?
A Apple tem vindo a trabalhar para tornar o Apple Watch num equipamento do dia-a-dia capaz de analisar os nossos sinais vitais. Um dos pontos iniciais desta viagem foi a colocação de um sensor de ritmo cardíaco.
Então como funciona este sensor? E será que os resultados apresentados são fidedignos?
Já falámos em vários momentos que o Apple Watch salvou a vida a pessoas com algum tipo de problema cardíaco. Já explorámos algumas das capacidades do relógio da Apple ligadas à saúde e continuamos a admirar um mundo novo que está a chegar a todos os utilizadores dos smartwatches ou das smartbands.
Como o Apple Watch mede o ritmo cardíaco?
O sensor de ritmo cardíaco do Apple Watch utiliza o que se designa por fotopletismografia. Esta tecnologia baseia-se num facto simples: o sangue é vermelho porque reflete a luz vermelha e absorve a luz verde.
O Apple Watch utiliza luzes LED verdes emparelhadas com fotodíodos sensíveis à luz para detetar a quantidade de sangue que flui pelo pulso num determinado momento.
Quando o coração bate, o fluxo sanguíneo no pulso e a absorção de luz verde são superiores. Entre batidas, são inferiores. Ao piscar as luzes LED centenas de vezes por segundo, o Apple Watch pode calcular o número de vezes que o coração bate por minuto, o que representa o seu ritmo cardíaco.
O sensor de ritmo cardíaco suporta um intervalo de 30 a 210 batimentos por minuto. Adicionalmente, o sensor de ritmo cardíaco foi concebido para compensar níveis reduzidos de sinal ao aumentar a luminosidade dos LED e a taxa de amostragem.
O sensor de ritmo cardíaco também pode utilizar luz infravermelha. Este é o modo utilizado pelo Apple Watch para medir o ritmo cardíaco em segundo plano e para as notificações de ritmo cardíaco elevado. O Apple Watch utiliza luzes LED verdes para medir o ritmo cardíaco durante os treinos e sessões da app Respirar, bem como para calcular a distância em movimento e a Variabilidade do ritmo cardíaco (HRV).
O Apple Watch mede o ritmo cardíaco quando?
Quando utiliza a app Treino, o Apple Watch mede o seu ritmo cardíaco de forma contínua durante o treino e durante 3 minutos após o treino para determinar um ritmo de recuperação de treino.
Estas informações, em conjunto com outros dados recolhidos, ajudam o Apple Watch a estimar a quantidade de calorias queimadas. Além disso, o Apple Watch mede o ritmo cardíaco ao longo do dia, quando não está em movimento, e de forma periódica ao caminhar.
Uma vez que o Apple Watch efetua estas leituras em segundo plano com base na sua atividade, o tempo entre as medições irá variar. O Apple Watch também calcula um ritmo de repouso e uma distância em movimentos diários através da combinação das leituras de ritmo cardíaco em segundo plano com os dados do acelerómetro (quando existirem leituras em segundo plano suficientes).
Pode controlar quais as apps de terceiros que têm acesso aos dados de saúde da app Saúde no separador Fontes.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Uma pergunta básica. Pressão arterial é a mesma coisa que ritmo cardíaco?
Não.
Ritmo cardíaco é a regularidade com que bate. Se bater sempre com o mesmo intervalo de tempo em todos os ciclos dizem que o ritmo é regular. Se bater, passado 1 segundo bater, e só passado 3 segundos voltar a bater (por exemplo) dizemos que o ritmo é irregular. Se for irregular, mas sempre o mesmo padrão dizemos que é regularmente irregular. Se for o completo caos dizemos que é irregularmente irregular
Frequência cardíaca: número de batimentos em 1 minuto. Podem ser regulares ou irregulares (porque o que avalia isto é o ritmo). É basicamente calcular o número de batimentos em 1 minuto e dividir por 60 segundos.
Pressão arterial: é a força com que o coração bate! Se bater com demasiada força ou pouca força dá sintomas e problemas específicos.
Excelente resposta. Obrigado.
Pressão arterial pode aumentar por várias razões, por exemplo, veias entupidas com colesterol pode levar a uma pressão arterial maior, mesmo que o teu coração esteja a bater com a mesma intensidade.
Verdade! A pressão arterial depende do débito cardíaco (quantidade de sangue que sai do coração por unidade de tempo) e da resistência à passagem de sangue pelos vasos. Se aumenta um ou ambos, aumenta a pressão arterial. Em idosos, um grande componente para a Hipertensão arterial é o estreitamento do calibre dos vasos pela deposição de colesterol (aterosclerose).
Correcção: a pressão arterial NÃO É a força com q o coração bate, mas sim a pressão q sangue exerce sobre a parede dos vasos (nomeadamente artérias). Existe uma correlação entre a intensidade da contração cardíaca e a força de pressão sanguínea. No entanto, com para uma a mesma intensidade de contração cardíaca, pode haver valores diferentes de pressão arterial, já que esta depende também da elasticidade da parede das artérias…
Não quero ser aborrecido mas quase todos medem assim …
Quase todos, por isso diz no texto. Mas como tínhamos o foco nas aplicações para a saúde o Apple Watch é dos melhores nesse campo, se não mesmo o que tem mais serviços associados, por isso a sua escolha.
Bom artigo, a Apple tem um smartwatch que faz isso tudo!!! Wow…
Agora a pergunta que ficou sem resposta!!!
será que os resultados apresentados são fidedignos?
Outra pergunta…
Será que os smartwatchs que usam essa mesma tecnologia produzem os mesmos resultados!!!??
Tenho testado outras marcas e mesmo com banda. Um dia destes mostro os resultados.
Não ficou sem resposta, está respondido com a descrição da tecnologia e os resultados falam por si.
Quem tem um Apple Watch e usa algumas apps ligadas à monitorização da saúde sabe da qualidade dos dados recolhidos.
Sobre o mercado… há outros muito bons sim.
Ok, não percebi isso Vitor, nunca me deixei influenciar pela publicidade!!!
Se tratando de uma tecnologia comum a outras marcas, não acho que a manchete seja a mais apropriada para um boletim didático….
Penso que uma manchete tipo, ” Como é que um smartwatch consegue medir o seu ritmo cardíaco” ai sim estaríamos a tirar duvidas e não a ter a sensação de que só o Apple watch é que mede ritmos cardíacos com eficiência!!!
Mas, fica a dica…
Para os outros leitores, podem sim certificar a eficácia do contador de pulsações dos seus smartwatchs, eu comparei com um medidor de tensão e obtive resultados iguais e não, não foi um Apple Watch…
Helder, quando não dás conta da influência da publicidade em ti… já és tu o produto publicitário 😉 Contudo, no caso em apreço, entendi que é aquele o título mais correto para o conteúdo, até porque pela utilização é a forma correta de demostrar as tecnologias descritas.
A par disso, como poderás ver, foi generalizada alguma informação, isto porque alguma tecnologia é partilhada por outros gadgets. Além disso, como referi, a incidência do conteúdo nas questões de saúde, permitem ajustar o Apple Watch como “provavelmente” o melhor exemplo atual para essa informação. Não deixando de dar total crédito a outros dispositivos que também estão a evoluir muito bem, é sabido que neste campo a Apple sempre fez questão de apontar o Apple Watch à saúde e bem estar… desde o dia em que o apresentou.
Vê aqui: http://bit.ly/2DxmdSy
Ou aqui… http://bit.ly/2DxmKUy
É estranho dizeres que “eu comparei com um medidor de tensão e obtive resultados iguais e não, não foi um Apple Watch…” mas então qual foi o equipamento “desta gama” que conseguiste que te desse um resultado desses a medir a tensão arterial? 😀
PS: o Apple Watch não tem, até ao momento, disponível qualquer aplicações que permita “medir” a tensão arterial 😉
A tensão arterial trata-se da “pressão com que o sangue circula dentro das artérias e que não é um valor exato, mas que vai – dentro dos valores normais – variando ao longo das 24 horas [do dia]”.
Acho que percebeste mal Vitor… O medidor de tensão arterial também mede o ritmo cardíaco para além pressão sanguínea, foi isso que eu quiz dizer com o comparar com um medidor de tensão, comparar os resultados de batimento cardíaco e não pressão…
Quanto ao ser ou não ser eu o produto publicitário, acho que pelos meus comentários noutros fóruns, já deu para perceber que não sou fanático por nenhuma marca em especial…
…cada um tem o direito aos próprios gostos mas não me deixo influenciar pelos quadros bonitos que são pintados pelas marcas!!!
😉 calma, estou a brincar contigo, até porque somos todos influenciados pela publicidade e sempre, todos os dias… não tens como evitar, faz parte da sociedade.
Quanto ao resto… estás a misturar as coisas “medidor de tensão arterial também mede o ritmo cardíaco para além pressão sanguínea…”. Não tem nada ver com o que estamos a falar, se fores ver vários estudos sobre a qualidade dos dados recolhidos pelo Apple Watch (entre outros dispositivos do mesmo segmento) em relação a outros instrumentos médicos, verás que a qualidade de recolha é bastante boa.
Wow!
http://www.alphr.com/fitness-trackers/1004524/health-study-finds-apple-watch-has-the-most-accurate-heart-rate-monitor
É a melhor coisa que há sem ter de andar com a strap a incomodar, ou seja, na prática, é a melhor coisa que há.
Comparo diariamente os resultados do Watch com um medidor convencional e a diferença é de 1 ou 2 bpm para mais ou menos no Watch. Acho aceitável.
http://www.mdpi.com/2075-4426/7/2/3/htm
Tens aqui a resposta.
Abc
Segundo reviews que tenho lido o que apresenta melhor sensor cardiaco de pulso são os da marca Suunto. De resto se queres fiabilidade usas uma banda ao peito.
Eu uso uma smartband y2 plus que me mede o mesmo
Isto não é tecnologia Apple, já a MS Band fazia isto, tal como presumo as fitness bands e alguns dos outros smart watches.
Quanto a fiabilidade, eu testei a MS Band e actualmente o Apple watch contra um aparelho médico e só notei discrepância de cerca de 2 a 5 BPM, mas claro, em repouso.
E esforço comparando com fitness bands os resultados são idênticos.
Pois fazia isso…
O que não fazia, era o resto… cartões NFC, notificações inteligentes, Apps, chamadas, mensagens, etc…
Ou seja, o que a MS fazia, todas faziam, o que o Apple Watch faz, é único no mercado.
Vê dispositivos Garmin e tom tom. Ainda a Apple andava em projetos e já estas tinham produtos
O grande passo será determinar o “tipo de irregularidade” do ritmo cardíaco para derterminar se uma pessoa tem uma arritmia denominada fibrilhação auricular que é responsável por um grande número de acidentes vasculares cerebrais (AVC). O diagnóstico deste tipo de arritmia em tempo útil permite a introdução de fármacos que podem evitar que se formem coágulos dentro do coração e assim diminuir a pobrabilidade de se ter um AVC. A Apple está a tentar certificar a detecção deste tipo de arritmias em conjunto com alguns hospitais americanos.
A Apple já faz isso.
O Apple Heart Study ainda está a decorrer e apenas nos EUA : Heart Study App to Alert Affected Participants in Joint Study With Stanford Medicine : ” Participation in the Apple Heart Study is voluntary. After you download the app, you’ll be asked to give your consent for participation. The heart rate sensor data you provide over time will be collected by Stanford Medicine and Apple for research analysis.”
Enquanto os dados não forem publicados e validados são apenas suposições, porque irregularidade no ritmo cardíaco não é sinónimo de fibrilhação auricular. Se os dados se revelarem fidedignos terá um impacto muito grande no despiste dete tipo de situações.
qual e o valor do relogio?
O estudo que a Apple está a fazer com a Universidade de Stanford visa testar a hipótese de “diagnosticar” fibrilhação auricular, arritmia que por vezes é difícil de verificar num electrocardiograma. Esperemos que um dia seja possível o seu diagnóstico por uma smart band ou relógio, mas por enquanto são tudo hipóteses.
Por curiosidade, alguém sabe qual é o erro associado às medições deste tipo de equipamento em geral?
Nunca vi a comparação com medições por equipamentos devidamente calibrados, mas gostava de saber se quando mede 95bpm é 95 ou 95+/-5 bpm.
Abraço
Este tipo de sensore (PPG) são menos fiáveis que os ECG, principalmente para desporto (nomeadamente desporto com muito movimento). Até podem funcionar bem no dia a dia, para caminhadas e etc, mas numa corrida a sério a taxa de erro é maior devido ao movimento.
Eu comprei um Apple Watch series 3Nike+ no natal, passado 2 semanas tive de ir á pc Clinik com ele! Em pleno treino, com contagens na ordem dos 150 bpm, sem motivo nenhum ele baixava para 50 bpm ou algum número á volta desse! Acontecia constantemente em todos os treinos. Já me deram um novo, ainda só fiz um treino com ele mas já me pareceu melhor.
PPlware façam um teste e um artigo relativamente ao barometro/altimetro do apple watch.
Sim é uma boa ideia. Há excelentes aplicações nesse campo.
Funciona razoavelmente bem no dia a dia, agora quando mete corrida com suor os resultados deixam de ser tão exactos, o relógio baseia-se muito no acelerómetro, com banda de peito é bastante mais fiável. Quanto à natação nem sequer devia ser possível medir porque é mais um estimativa que um valor real.
Adquiri à pouco tempo um series 3 novo e constato que na aplicação de treino seja qualquer o tipo de treino em utilização seleccionando ou não a opção de bloqueio, entra sempre em pause cerca de 45 segundos após o inicio do treino. Após contacto telefonico com o suporte apple sugeriram repor o software do watch e do telefone e instalar as ultimas actualizações o que fiz. A situação mantém-se.
Alguém com o mesmo problema?
Resolveram como?
Obrigado.
Por curiosidade Para quem quiser monitorizar o ECG
http://www.vitaljacket.com/?page_id=860&lang=pt-pt
https://umanamedical.com/product/t1-starter-pack/
tem como ler a pressao como e feito nos hospitais e saber aferir, exemplo 12/8, como ver isso, e possivel
Não é sempre que aparece no meu watch os batimentos cardíacos em repouso. Isso tem a ver com a necessidade de “existirem leituras em segundo plano suficientes”?
Boa tarde! Alguém pode mim explicar por que no Watch 3 os batimentos fica 205 bpm e derepente mostre-a 90 bpm já aconteceu com algum???
O monitor cardíaco tem picos de batimentos tipo, de 76bpm sobe repentinamente para 180bpm na próxima medição já está em 77bpm novamente. Alguém já teve alguma experiência similar?