Apple Watch: Deteção de queda salva a vida de um ciclista
Não é caso único, bem pelo contrário, começa a ser muito normal este tipo de ações, tendo em conta a quantidade de Apple Watch que existem ativos no mundo. E foi um desses dispositivos que chamou o socorro quando um ciclista caiu, ficou inconsciente e a sangrar da cabeça. Tudo isto foi detetado pelo sistema de Deteção de queda do smartwatch da Apple que chamou o 911 (112, em Portugal).
A polícia de Hermosa Beach no condado de Los Angeles, Califórnia, foi chamada ao local que o relógio indicou aos serviços de emergência como sendo o sítio onde estaria o acidentado.
De acordo com o departamento de polícia local, os agentes estavam a responder a uma chamada para o 911 (112) que veio de um Apple Watch.
A Apple equipou estes dispositivos com uma tecnologia que já foi creditada como salva-vidas. Quando o relógio deteta uma queda, inicia-se uma contagem decrescente de 60 segundos. Se estiver OK após a queda, pode parar a contagem decrescente antes de os serviços de emergência serem chamados.
Contudo, se estiver realmente inconsciente, o relógio da Apple fará uma chamada automaticamente para o número de emergência (em Portugal é o 112 e nos EUA é o 911). Esta chamada irá informar os socorristas de que alguém sofreu uma queda difícil. O sistema automatizado também partilha as coordenadas de onde ocorreu a queda com um raio de possíveis localizações.
- Apple Watch salvou a vida de um agricultor de 92 anos que sofreu uma queda grave
- Apple Watch detetou queda grave num ciclista e avisou o socorro e a família
Queda deixou marcas severas na cabeça do ciclista
Segundo informações, um ciclista foi fazer uma volta noturna na sua bicicleta elétrica. Por volta da uma da manhã, uma queda forte fez disparar o sistema do Apple Watch que ativou de imediato o pedido de socorro.
A polícia respondeu a essa informação e descobriu um ciclista inconsciente na estrada e a sangrar da sua cabeça. O ferimento exigiu vários dias de internamento no hospital para o ciclista.
Quais os dispositivos que têm esta tecnologia?
A deteção de quedas funciona com o Apple Watch SE e Apple Watch Series 4 ou posterior. No outono passado, a Apple atualizou o software do relógio para melhorar o desempenho da deteção de quedas durante os treinos, incluindo o ciclismo. A otimização baseia-se no reconhecimento de movimentos e impactos específicos de quedas durante a prática de ciclismo e outras atividades.
A atualização do watchOS 8 também permite a deteção de quedas apenas durante os treinos.
Deteção de queda
Conforme podem ver, neste menu é também possível ativar a opção Deteção de queda.
Se o Apple Watch Series 4 ou posterior detetar uma queda grave enquanto estiver a utilizar o relógio, irá começar a vibrar, tocar um alarme e apresentar um aviso.
Pode optar por contactar os serviços de emergência ou fechar o aviso ao premir a Digital Crown, tocar em Fechar no canto superior esquerdo ou tocar em "Estou bem".
Se o Apple Watch detetar que está em movimento, irá esperar que responda ao aviso e não entrará automaticamente em contacto com os serviços de emergência. Se o relógio detetar que está inerte há cerca de 1 minuto, irá efetuar a chamada automaticamente.
Quando a chamada terminar, o relógio envia uma mensagem aos contactos de emergência com a sua localização, para que saibam que o relógio detetou uma queda grave e que entrou em contacto com os serviços de emergência. O relógio obtém os contactos de emergência a partir da Ficha médica.
Este artigo tem mais de um ano
E cá em Portugal isso funciona assim?liga realmente para o 112 e envia os dados?
Sim funciona da mesma forma.
Obrigado Vitor
A dúvida pergunta é: A Siri fala com o operador (dita as coordenadas, etc.)? E se for necessário ficar em espera, ela percebe?
O nosso 112 recebe SMS? (penso que não)
Acho que a melhor feature de todas é avisar os contactos de emergência por SMS, pois duvido que a chamada para o nosso 112 funcione.
Vou-te dizer o que me disseram:
– O Apple Watch faz ligação até ser atendido
– Transmite uma gravação que informa que o utilizador está inconsciente
– Repete a localização várias vezes
– Se o utilizador tiver o contacto de emergência preenchido, a pessoa recebe igualmente uma chamada e no seu telefone o mapa com o alerta e a localização.
Eu nunca testei a questão da chamada para o SOS, apenas liguei sem querer e o serviço atendeu em menos de 3 segundos.
Mas se algum técnico do INEM estiver a ler, agradecia que corrigisse e desse uma informação mais precisa sff.
Bem, nada mau. Obrigado!
Pena que qualquer um de nós poderia fazer a experiência, se não fosse ilegal ligar para o 112 sem ser em caso de emergência real.
Os meus dispositivos Garmin (Edge 530 e Fénix 6 Pro) fazem Livetrack, Grouptrack e têm deteção de acidentes!
O Apple Watch também permite Livetrack, tens várias opções para essa funcionalidade. Apesar que a Apple não o faz da mesma forma que tens no teu Garmin. O resultado é o mesmo, contudo, mas a Garmin tem isso nativo com mais foco.
Eu já enviei e-mail para a Ride With GPS para que insiram essa funcionalidade na aplicação deles para iOS, porque dá muito jeito, e nem todos os ciclistas têm um Apple Watch, como é o meu caso.
Responderam que é uma sugestão interessante e que vão avaliar…
Não é bem a mesma coisa: A Apple afinou o acelerómetro com base em quedas reais, e é muito difícil conseguires ativar o sistema de emergência, até fingindo quedas!
Implementar isto num telemóvel pode não fazer sentido: Cada vez que o telemóvel cair, ou fizeres um movimento brusco (por exemplo ao se aterrar num salto de BTT), será feita uma chamada de emergência, que provavelmente é falsa, e que te vai passar despercebida (porque o telemóvel pode até estar num CamelBak).
Exato, no iPhone seria muito mais complicado, porque nem sempre, de facto, vai junto com o ciclista, eu, por exemplo, levo-o no suporte de guiador.
Eu também o levo no guiador, que aparentemente recebe as mesmas movimentações/oscilações que o Apple Watch, uma vez que ambos estão anexados ao mesmo plano, aproximadamente. Num salto teoricamente não percorres os 3 eixos, a não ser numa queda…
Ok eu caí e a bike ficou a 20m de mim, e se tivesse o AW era mais fácil de o activar/desativar, mas há casos em que talvez te consigas deslocar para dar ou parar o alarme.
Mas só o modelo com e-sim, certo? O modelo normal, so se levar tb o iphone, para conseguir efetuar a chamada, ou ha aqui algo mais ? Em desporto, cada vez se é mais independente do telefone. Numa situaçao corrente, sim, entao pessoas mais “experientes” na vida!
Óbvio. O modelo mais económico sem rede celular, não faz chamadas sem o iPhone “pai” ao alcance do bluetooth.
O meu Garmin faz exatamente o mesmo (já testado com um acidente real).
Faz mas , necessita de estar emparelhado com o telemóvel !
Também existe no android ou ainda não acordaram?
No Android? Há sistemas parecidos, mas porque o sistema operativo não é lá muito bem desenvolvido, por vezes o próprio utilizador não tira o devido proveito. Por exemplo, tenho um Fitbit Sense, que tem um hardware TOP, mas o sistema operativo é “fraquito”. Ainda um pouco menos intuitivo e preenchido é o Wear OS, apesar de estar a melhorar substancialmente (ligeiramente pior está o Tizen, entre outros).
E são estas lacunas que podem tirar o qualidade na experiência de utilização. Mas há grandes máquina, sem dúvida, do lado do Android.
A Garmin faz isso há anos, mas é mais uma iFeature da super-inovadora mega valorizada Apple… Mais do mesmo!
A Garmin não sabe fazer publicidade às suas feature. Azar dela. Melhor para a Apple!
Não estou a ver velhotes andarem com Garmins no pulso para o caso de darem quedas e não terem ninguém por perto, mas acredita que nos EUA há muitos velhotes com Apple Watches (até as seguradoras os oferecem!), e há muitas famílias um pouco mais descansadas quando eles os usam (pois são avisadas).
Nop. Não faz a mesma coisa. Quando a Garmin lançou a funcionalidade deteção e assistência de incidente, em maio de 2019, já a Apple tinha este sistema no Apple Watch Series 4, que como sabes (porque tu sabes tudo sobre a Apple) foi lançado em 2015.
Voltando à Garmin, e como diz na página deles, a deteção e assistência de incidente são recursos complementares, e não devem ser considerados o método principal de obtenção de assistência de emergência. A aplicação Garmin Connect™ não entra em contacto com os serviços de emergência no nome do utilizador. https://www.garmin.com/pt-PT/legal/idtermsofuse/
Portanto, não funciona como o Apple Watch, ainda está longe disso. Mas já tem um sistema, assim como outros 8 ou 9 dispositivos.
Quantos milhões de pessoas usam o smartwatch da Garmin comparado com AW?
DE acordo com algumas fontes, 18 milhões da Garmin, e 102 milhões da Apple.
Vítor M. … lá em cima indicas que cá em portugal é a mesma situação…será mesmo?
Até porque os serviços de emergencia são diferentes aqui e nos estados unidos… lá se deixares uma chamada em espera, eles vao a tua casa, aqui será que é mesmo assim?
Acho por de uma maneira ou outra, muitos paises na uniao europeia não o deviam ter por defeito, a Comissao Europeia obrigou as marcas automoveis a meterem o E-Call para que os paises se actualizassem para essas situações…
Em relação a um relogio com GPS? Não digo que não, mas tambem dizer que sim a 100%…era de perguntar ás entidades!