Apple usa um poderoso software da NASA para mostrar o desempenho do Mac Studio
A Apple apresentou ontem uma nova máquina que acrescenta ainda mais opções no mercado dos computadores de secretária. O Mac Studio é uma poderosa máquina que oferece elevado desempenho para os segmentos onde a performance é fulcral. Para mostrar que este novo computador é de facto uma máquina de alto nível, a Apple recorreu a um poderoso software da NASA.
Equipado com o mais recente chip da empresa chamado M1 Ultra, o novo Mac correu o software TetrUSS da Agência Espacial Norte-Americana para mostrar o quão poderoso ele é.
Mac Studio... uma máquina de alto desempenho
Os rumores começaram a levantar alguns indícios que algo novo no segmento Mac poderia ser lançado no evento Peek Performance.
Já com algumas características cá fora, a Apple apresentou o seu novo trunfo que custa 2.349 euros para a versão M1 Max e 4.649 euros para a versão M1 Ultra. Esta máquina, na realidade, irá permitir ao utilizador usar um dos dois chips de ponta da Apple, o M1 Max com 10 núcleos de CPU, 24 núcleos de GPU e um mecanismo neural de 16 núcleos, ou o M1 Ultra, que são dois chips Max combinados.
Com isto a Apple estará quase a fechar um ciclo, colocando os seus processadores Apple Silicon em toda a linha de computadores.
NASA: Software poderoso põe à prova máquina da Apple
Para mostrar o desempenho do M1 Ultra e que o chip foi projetado para o profissional e não para o utilizador comum, a Apple usou o software TetrUSS Computational Fluid Dynamics da NASA como referência.
Segundo a Agência Espacial, o TetrUSS é um conjunto de programas informáticos utilizados para análise e desenho de dinâmica de fluidos e aerodinâmica. O software é amplamente utilizado noutras organizações governamentais, na indústria aeroespacial, académica e não aeroespacial, tais como a indústria automóvel, biomédica e engenharia civil.
Com o novo SoC da Apple, o M1 Ultra, a empresa de Cupertino garante um maior poder computacional, mas também uma melhor eficiência energética.
Por exemplo, o M1 Ultra tem CPU de 20 cores, GPU até 64 cores, até 128 GB de memória unificada e 800 GB/s de largura de banda da memória.
Esta máquina já pode ser encomendada e será entregue a partir do dia 18 deste mês. Uma particularidade é a configuração máxima, que eleva o preço a uns "módicos" 9.253,31 euros sem ecrã, sem rato e sem teclado.
Portanto, esta máquina na sua configuração "sobrenatural" custará certamente mais de 11 mil euros.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Isso é tudo muito bonito, e que tal tentarem fazer um benchmark com software profissional a sério, como Kazaa ou MSN Messenger. Pois, não dá, porque para correr qualquer programa profissional é preciso Windows.
O meu celeron @ 700Mhz. Muito mais rápido que qualquer Mac e por muito menos dinheiro. Consigo copiar um CD em menos de 30 minutos. Quanto tempo demora um Mac a copiar um CD?
lol
Lol?
Pois, mas o Mac oferece a suite de apps iLife.
Quanto pagas para ter equivalente no Windows?
Ah sim, e com o iDVD do iLife podes criar os teus DVDs com menus e tudo o mais, para ofereceres as fotos das tuas férias à família. Como é que fazes o mesmo gratuitamente no Windows? Pois…
Eu uso MacOS e Linux de forma exclusiva há mais de 5 anos. Antes disso também usava Windows, embora mais para jogos. Hoje em dia a vida profissional tira-me a maioria do tempo livre, por isso gaming é also que raramente faço. Embora esteja excitado com o Baldur’s gate 3. Felizmente corre em MacOS.
Mas reparei que na maioria dos tópicos referentes a M1 existem sempre uns comentários que dizem que Macs não correm software profissional. E que estes processadores só são rápidos por causa de hardware especializado.
O que é completamente errado. Estes processadores são bem rápidos em todas as situações (tendo em conta o consumo energético). Mesmo a correr Linux numa VM. Eu tenho um MacBook com o M1 Max há cerca de um mês, e só me surpreende pela positiva no que toca a performance. Até custa pegar no MacBook Pro de 15” de 2018.
E no que toca a software, corre tudo que preciso no que toca à minha área de trabalho. Recentemente tenho dedicado o meu tempo livre a desenvolver alguns projectos na área de electrónica. O que implica desenhar algumas PCBs, e todo o software necessário corre em Mac. No que toca à área de produção de música (outro hobby), também não tenho queixas.
Agora perguntam, porquê o meu comentário sem sentido? Bem, para quem não percebeu era sarcasmo. Tanta vez a a ler comentários sem sentido, estava curioso para experimentar o mesmo. Assim outras pessoas escusam de o fazer.
este tipo de users sao o melhor que ha na net.
faz me lembrar o outro que tinha um primo que era enfermeiro e sabia que a vacina tinha coisas la dentro escondidas.
isto é melhor que gato fedorento
Este user é um Troll LOL
E acrescento mais: Por este andar, num par de anos, o melhor Windows não será o Windows Intel, será o Windows ARM em máquinas ARM/AppleSilicon.
Deviam demonstrar a performance da máquina através da utilização de softwares utilizados pelo público alvo. Pode ser muito bom com o TetrUSS mas não ser nada de especial com o AE ou outro software.
Haverão muitas reviews no YouTube logo que chegarem à casa das pessoas.
É sempre assim. Houve logo toneladas delas quando saiu o M1.