Apple regista patente para ecrã de iPhone com taxas de atualização variáveis até 240 Hz
Muito se tem falado nos ecrãs de smartphone com taxas de atualização de 120 Hz. Apesar de ser uma evolução na tecnologia dos ecrãs, não é condição sine qua non para um ecrã ser excelente, como a Apple mostrou com o ecrã do iPhone 12 Pro Max. Contudo, a empresa de Cupertino quer ir sempre mais além e recebeu agora o registo da patente que permite um ecrã ter taxas de atualização variáveis até 240 Hz.
A nova patente foi hoje publicada pelo US Patent and Trademark Office que descreve a tecnologia que a Apple criou para o ecrã do iPhone.
Patente poderá trazer ao ecrã do iPhone taxas de atualização até 240 Hz
O iPhone 12 tinha nos seus muitos rumores, de pré-lançamento, um ecrã com taxa de atualização de 120 Hz. Contudo, a Apple decidiu, por razões que só a marca sabe, não apostar já nessa tecnologia. Contudo, foi registada agora uma nova patente onde é descrito um ecrã do iPhone que, com o modo de atualização elevada ativado, pode ser capaz de atualizar o conteúdo em duas, três, ou mesmo quatro vezes a taxa de atualização nativa, como relatado pela Patently Apple.
Por exemplo, um iPhone com um ecrã de 60 Hz seria capaz de aumentar a sua taxa de atualização variável para 120 Hz, 180 Hz, ou 240 Hz automaticamente.
Mas o que é a taxa de atualização?
Para quem não está familiarizado, a taxa de atualização refere-se a quantas vezes um ecrã se atualiza a cada segundo. Em grosso modo, quanto maior for a taxa de atualização, mais suave será o conteúdo mostrado nesse ecrã. Todos os iPhones atuais têm uma taxa de atualização de 60 Hz, mas, desde 2017, todos os modelos iPad Pro dispõem da tecnologia ProMotion, permitindo uma taxa de atualização variável de até 120Hz.
Dica: Para saber qual é a taxa de atualizaçõe sdo seu dispositivos, use este serviço. Diga-nos que número lhe foi mostrado.
Conforme referido atrás, os rumores de 120 Hz que eram apontados ao iPhone 12 provaram ser falsos, mas há uma confiança renovada de que a tecnologia ProMotion fará uma aparição no iPhone 13. Durante o ciclo de rumores do ano passado, alguns afirmaram que o iPhone 12 mudaria automaticamente entre 60 Hz e 120 Hz, dependendo do que o utilizador estivesse a fazer no seu dispositivo. Esta dinâmica tinha como objetivo preservar a duração da bateria.
Embora a capacidade de um dispositivo em mudar entre 60 Hz e 120 Hz não seja nova, a patente que descreve a capacidade de um iPhone empurrar a taxa de atualização para os 180 Hz ou 240 Hz é.
Patente mostra que a Apple tem planos mais ambiciosos
A falta de uma taxa de atualização de 120 Hz no iPhone até agora pode estar ligada à política da Apple em ter cuidado com a bateria. Isto é, adicionar características como o ProMotion pode ser prejudicial à duração da bateria ou ao desempenho de todo o sistema. Os rumores sugerem que a Apple irá ultrapassar este dilema de consumo de energia ao adotar tecnologia de visualização LTPO de baixa potência para modelos iPhone 13, permitindo 120 Hz sem um impacto significativo na duração da bateria.
Uma maior taxa de atualização poderia ser benéfica para vários casos de utilização, tais como jogos e realidade aumentada. Se um utilizador estiver simplesmente a ver um filme ou a enviar mensagens a um amigo, o ecrã pode voltar à sua taxa de atualização nativa de 60 Hz como forma de poupar a duração da bateria.
Esta semana, novos rumores afirmam que, a par de uma taxa de atualização de 120 Hz, o alinhamento do iPhone 13 também terá um ecrã sempre ligado. Os ecrãs sempre ligados permitem aos utilizadores ver certas informações, tais como a hora, data, ou duração da bateria, em qualquer altura.
Todos os iPhones de topo de gama desde o iPhone X apresentam ecrãs OLED, o que significa que cada pixel é controlado individualmente, permitindo ao dispositivo apenas iluminar os pixéis necessários para mostrar aos utilizadores informação limitada, preservando a duração da bateria.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Ai que agora os android fans nem dormem, aposto que vao dizer que apesar do iphone ter o melhor ecra, processador, camera e suporte, vao dizer que o ios é limitado porque nao da para mudar o launcher!! Deixem me rir eheheh
Mas o iphone não tem o melhor ecrã, o melhor processador, a melhor câmara nem tão pouco melhor suporte. Um iphone é apenas equivalente a um android do topo da lista da gama média, mas overpriced. Isso não é novidade para ninguém. Só para vocês, pelos vistos.
Não? Processador sem dúvida o melhor, destruiu (sim, destruiu) o S21 ultra com Snapdragon em todos os testes feitos no YouTube, ecrã pode não ser o melhor mais está no topo dos topos, câmara sem dúvida entre o top 3… Já para não falar no iOS, em todo o ecossistema Apple e a assistência da empresa. Não sou fan boy mas não sou estupido, já tive alguns problemas com iPhone, fui à loja e trocaram no momento. Isso não acontece em mais nenhuma marca
Foste a que loja? É que basta contactar pelo site que eles trazem e levam, nao precisas de loja.
Não vivo em Portugal, fui a uma Apple Store
Testes feitos no youtube …. está tudo dito
EsTaO cOmPrAdOs
Eu também não sou fanboy nem hatter, mas na questão das camaras o melhor iphone está neste momento em 5º lugar no DxoMark, que ainda não conta com a avaliação dos recentes S21 e M11 por exemplo, que seguramente ficarão à frente do iPhone. Resumindo, a camara do iphone é muito boa, mas longe de ser a melhor.
Quanto ao processador, a diferença de desempenho para o melhor do mundo android já foi maior. E isto “no papel”. Porque na prática se pesquisares no youtube verás alguns videos que mostram que após alguns minutos a correr um jogo, o processador da Apple sofre mais thermal throttling, perdendo bastatnte desempenho, e ficando abaixo do score obtido pelo snapdragon por exemplo 😉
Relativamente ao resto, é tudo muito mais subjectivo…felizmente não tive problemas em nenhum dos meus ultimos smartphones android :), e como tal nao posso falar em “assistencia”.
Em câmaras o que posso falar e o que vejo em diversos reviewers (todos ou quase todos dizem que o S21 e melhor e acredito) porque eu de câmaras não percebo nada apesar de ter um 12 pro max, em relação ao processador todos dizem que o A14 e bastante melhor, mesmo em termos de temperatura (o iPhone atinge muito menos temperatura). Sim, no papel ate acho o Snapdragon bastante melhor. Assistência que ja tive com a Samsung foi terrível, outras marcas não posso falar.
Na verdade fala-se muito em qualidade de camaras, mas o “fotografo” também importa muito para termos uma boa ou uma má foto.
Mas a Dxomark é uma referência a nível de avaliação da qualidade das camaras (video, foto..). Podes ver aqui:
https://www.dxomark.com/rankings/
Acredito que o S21 e o Mi 11 (que vai ter 3 versões) fiquem na frente olhando para o histórico.
Sim, os processadores da Apple no smartphones têm conseguido pontuações nos benchamarks superiores aos conseguidos pelos equivalentes. No papel é que o Axx são melhores. Na prática, um utilizador normal não notará diferença, pois atualmente até um processador de gama média chega e sobre para a maioria das acções realizadas neste tipo de equipamentos.
Contudo, o incremento de desempenho de processamento do A13 para A14 não foi grande (e suspeita-se que para o A15 também não seja). Isto fez com que a diferença entre scores do A14 para snap 888 tenha diminuido.
Em termos de temperatura é que estás enganado. Isso não depende só do processador, mas também do sistema de dissipação de calor. Se procurares no youtube verás que o iPhone sofre mais de quebra de desempenho do que os concorrentes diretos. (se não estou em erro vi comparativos com Xiaomi e com Samsung).
@GALO, Quando se analisa um processador e se fala em thermal throttling, há que ter o cuidado em não confundir desempenho do processador com desempenho do aparelho, isto porque se pode ter um processador que produz menos calor e mesmo assim verificar mais thermal throttling com aquele aparelho. Depende também das propriedades térmicas dos materiais usados nos aparelhos e dos dissipadores de calor.
@Motor, foi exatamente isso que eu tinha dito no meu último comentário:
“Em termos de temperatura é que estás enganado. Isso não depende só do processador, mas também do sistema de dissipação de calor.”
E é por estas questoes que eu sou muito cético em comparações de desempenho de processadores usando benchmarks. É que não é possivel comparar um A14 com um snapdragon 888 exatamente nas mesmas condições….e depois os resultados dos benchmarks não se traduzem diretamente no mundo real.
@GALO, o meu comentário foi escrito antes do teu comentário aparecer.
Não conseguir ser comparado exactamente nas mesmas condições não significa que não pode ser comparado, mantendo a noção do possível impacto das variáveis que não se controla. Doutra forma nunca haveria mudança e não iríamos equacionar se algo é melhor ou pior do que a solução usada dado não se poder comparar muitas das alternativas exactamente nas mesmas condições. Criam-se muitos dos benchmarks para resolver estas questões! Se a pessoa não souber usar os benchmarks, não entender a natureza dos processadores e benchmarks, e interpretar os diferentes resultados, então sim pode dar azo a ideias erradas. Se procura apenas por um único número para provar inequivocamente que algo é melhor então se calhar é melhor fazer uma revisão!
Relativamente ao que disseste no comentário anterior sobre incremento de desempenho, não me parece que seja bem assim a situação. O incremento de desempenho em CPU face ao A13 anda na casa dos 20% consistente em diferentes benchmarks, já o Snapdragon 888 o desempenho do novo núcleo X1 será responsável por incremento também na casa do 20% em single thread, enquanto que em multithread o incremento ficou aquém do anunciado pela Qualcomm, dando a entender um afastamento face à Apple, ao olhar para muitos dos testes que têm aparecido em diferentes sítios. Ou seja na melhor das hipóteses o incremento em performance de ambos os fabricantes é semelhante. Já em termos de consumo dos núcleos de CPU o A14 Apple parece ser melhor, a olhar para a última análise da Anandtech.
GPU é outra história, deverá haver uma aproximação, mas existe muito throttling também.
Não há qualquer informação sobre o A15, para se andar a fazer especulações. O histórico demonstra que não há informações fiáveis sobre novos SoC nos iPhones com tanto tempo de antecedência.
Nuno T.,
só vi agora este teu comentário.
Já tivemos oportunidade de falar aqui bastante sobre benchmarks, e por isso já sabes a minha opinião sobre eles, que em parte vai de encontro ao que disseste. Os resultados dos benchmarks nunca permitirão comparacções justas entre processadores Apple e processadores concorrentes, e nenhum resultado de benchmark se traduz diretamente no mundo real. Até porque como tive oportunidade de dizer, o thermal throttling conta muito…e infelizmente o score do Iphone (A14) baixa para valores abaixo dos concorrentes após minutos a correr um jogo…
Contudo, como dizes, se usarmos vários benchmarks, e com normalização devida, podem-se retirar informações interessantes.
Foi esse o raciocionio que segui. Comparar a diferença entre AXx e Snap em varios testes entre gerações diferentes..
No que toca ao incremento do A13 para o A14, usando “numeros” da Apple, estima-se que o incremento global tenha sido 16%.
Tal como referes, 21% é o resultado apenas do geekbench (que sei que gostas muito) e para single core! Multi-core o incremento segundo o mesmo teste foi 9%.
Em relaçao ao A15, sim, ainda não há nada concreto, a não ser uns benchmarks corridos num protótipo, que apontam para 7%, por isso mesmo usei a palavra “suspeita-se”. Os rumores indicam que a Apple estará mais preocupada com consumo.
Só para completar o meu comentário, explicando o raciocinio da comparação.
Por exemplo, pegamos nos resultados de dois dos benchmarks mais usados, Antutu e Geekbench, para Iphone 12 pro (A14) e 2 topos de gama do mundo android (snapdragon 865+ e 888).
Dividimos a pontuação obtida pelo iphone sobre a obtida por cada um dos androids.
O que concluimos? Que Antutu dá scores sempre mais elevados para o android, e que a diferença aumentou do 865+ para 888.
Geekbench, tanto em single-core, como multi-core dá pontuação superior ao iphone, e a diferença diminuiu de 865+ para 888.
Ou seja, em termos de desempenho processamento o incremento no snapdragon foi maior do que o equivalente da Apple.
*Não está facil..claro que usa-se o score de A13 tb.
Wtf?? Tu vives em que mundo? :O A única verdade que disseste é que o iPhone não possui a melhor câmara, de resto não fazes puto ideia do que estas a dizer. Então quanto ao suporte nem se fala…demasiadas barbaridades num só comentário.
Antes de dizeres que so fanboy, tenho um iPhone assim como Huawei e tive um S20, sei bem do que falo.
@Filipa Desbravada, além da camara o iPhone também já não tem o melhor display. E no que toca ao processador, já expliquei noutro comentário que sofre de maior perda de desempenho após alguns minutos a correr um jogo do que os concorrentes. Além de que na minha opinião é impossivel comparar justamente processador da Apple com concorrentes, se nunca serão testados nas mesmas condições (apesar de haver benchmarks ditos multi plataforma).
Em relação ao suporte é que não falo, pois já ha bastantes anos que não precisei de recorrer, felizmente.
Galo, em relação a jogos não sei porque apenas uso para trabalho. Mas neste 12 pro Max comparativamente ao meu antigo 11 pro Max, noto que aquece muito menos e que é mais rápido na maior parte das coisas.
@Miguel, claro. Não estou a dizer o contrário. Seria mau um equipamento recente de uma marca como a Apple ser “pior” que o anterior modelo.
O que falei foi sempre em comparação com os concorrentes diretos.
O salto de desempenho do A13 para A14 foi pequeno (e fala-se em 7% de incremento no A15 comparativamente ao A14). Por exemplo, no Geekbench o A14 continua com pontuação superior ao snapdragon 888. No entanto a diferença é menor do que era antes, com as gerações anteriores desses processadores.
Eu também não uso o telemovel para jogos. Mas achei bastante surpreendente que após alguns minutos a correr um jogo, o iphone passasse a ficar atrás dos concorrentes, no que toca a pontuação no mesmo Geekbench.
O display é discutível, falo por experiência própria, tenho um Huawei P30 Pro e ja tive um Samsung S20 e gosto muito mais do display do Huawei, no entanto a critica geral prefere o da Samsung. Comparativamente ao iPhone 11 Pro, gosto mais do iPhone, e pelo que vejo nos 12 o ecrã melhorou bastante.
Quanto ao processador, não da para comparar com justiça porque os SO são diferentes e ambos possuem diferentes maturidades de optimização, no entanto, nos benchmarks que se vai vendo o ultimo da Apple bate o ultimo SD.
Quanto ao suporte, nem se fala, é do melhor que ja vi, nem tem comparação possível, ate dou um exemplo, tive um problema no S20 (motivo da venda) e contactei o suporte da Samsung, obtive respostas do tipo “pode pesquisar no google sobre o problema?”, na Apple tive um problema com a sincronização do meu AW com o Mac e foram duas horas a resolver o problema sempre com uma preocupação brutal, ao ponto de ja me querem mandar uma transportadora recolher o meu Mac para o substituirem devido a esse problema (não foi necessário a substituição). Esta disponibilidade fez toda a diferença. No Huawei nunca tive problemas, pelo que não sei como é o suporte.
Em relação ao comentario do outro moço, a malta devia deixar um bocado de lado o “clubismo” sobre tecnologia antes de vir dizer barbaridades.
Comentários construtivos e com opiniões e um comentário de um grunho ou grunha. Falo da minha experiência que com a assistência da Apple tem sido 5 estrelas. Acredito que em Portugal não, mas onde existe Apple Store acredita que não há igual.
Não percebi mate.
Não te engasgues a trincar a maçã.
+1
estes tipos não se mancam mesmo.
“Isto é, adicionar características como o ProMotion pode ser prejudicial à duração da bateria ou ao desempenho de todo o sistema”
A questão é que o ProMotion da Apple no iPad não é apenas a possibilidade de 120Hz no ecrã, é também a possibilidade de reduzir o refresh rate até 24Hz permitindo reduzir consumos de acordo com o conteúdo. De modo que a adopção de ProMotion no iPhone implicaria igualmente medidas de redução de consumo.
Exato, mas a redução conseguida não deverá satisfazer a Apple, se não teria já tentado isso (teve tempo, desde 2017).
Por isso a ideia é ainda ter um sistema mais otimizado e funcional que o ProMotion. Mas a Apple tentou! Esta patente, que só agora foi registada, já anda a ser “pensada” desde 2016 https://bit.ly/37j30Rq portanto a Apple teve mais que tempo, apenas a tecnologia não deveria estar “no ponto”.
Não!
O problema é que até há pouco tempo não havia tecnologia para ecrãs OLED que permitisse fazer o equivalente ao ProMotion, reduzindo a frequência de refresh e mantendo a qualidade de imagem, daí a Apple andar a desenvolver tecnologia LTPO para ecrãs OLED, que já usou no Apple Watch. O que não tinha era produção desses ecrãs para o iPhone, pelo menos com a exigência que a Apple queria e nas quantidades necessárias.
Antes disso, para a Apple ter o ProMotion no iPad Pro, tinha desenvolvido tecnologias para o backplane do ecrã IPS.
Tecnologia havia, porque a Apple colocou no Apple Watch e colocou no iPad Pro. O que não havia é a fórmula “mágica” para integrar o iPhone.
O ecrã do iPad Pro não é OLED, tecnologias diferentes – não se faz copy-paste…
O ecrã do Apple Watch é muito mais pequeno, e a produção é muito menor… Tamanho, escala de produção e custos são questões importantes, e o facto é que é apontado que Apple irá usar o mesmo tipo de tecnologia do Apple Watch, por isso mesma fórmula.
Por isso mesmo, ainda não havia a fórmula certa para o iPhone, mas a tecnologia já existia.
a questão não é “fórmula”, é quantidade e controlo de qualidade na produção.
Nada que a Samsung não tenha lançado…
Pelo menos o Note 20 ultra tem 48 Hz, 60 Hz, 96 Hz, and 120 Hz.
Always on display tinha no meu S7 Edge…
Tecnologia sempre houve… É só olharem para a Samsung por exemplo
“até HÁ POUCO TEMPO não havia tecnologia para ecrãs OLED”
A tecnologia que a Samsung usa para o conseguir é o LTPO, e isso só tem alguns meses em ecrãs de smartphones. Anos antes disso a Apple tinha desenvolvido o LTPO para o Apple Watch.
“Always on display” não tem nada a ver com ProMotion
Já agora a Apple compra ecra à Samsung, como é que vai conseguir expremer mais sumo que a Samsung?
Vão começar a fazer os proprios ecra?
A Apple pode trabalhar com a Samsung Display para produzir ecrãs com características específicas e ter exclusividade.
Samsung também compra os seus painéis à Samsung Display, mas são duas empresas distintas. A Apple e a Samsung podem negociar contratos distintos
Deves pensar que um ecrã é apenas um painel de OLED e que a Apple é incapaz de criar hardware para ser fabricado por outros. Pesquisa por LTPO.
O LTPO não se restringe a OLEDS.
O ProMotion não nada mais que um fancy name dado pela Apple ao ajuste adaptativo da taxa de atualização do ecrã.
O ProMotion permitirá um “Always on display” ainda com menor consumo do que já existe atualmente.
Ninguém disse que o LTPO se restringe a OLEDs, mas é uma tecnologia que a Apple desenvolveu originalmente.
ProMotion não é só um nome, está associado a hardware desenvolvido pela Apple para possibilitar esse desempenho no iPad Pro, com todas as considerações em termos de consumo e qualidade de imagem.
Apesar de o meu comentário vir depois do teu, não estava a responder diretamente a ti…
No conjunto de comentários falou-se sempre em OLED, e eu quis acrescentar informação.
O que quis dizer foi que o ProMotion nada mais é que a implementação pela Apple do ajuste adaptativo da taxa de atualização do ecrã, com todas as considerações que falaste, e que as outras marcas também têm em conta…
Galo, mas as outras marcas de aparelhos móveis não tinham esse género de tecnologia. Foi preciso esperar quase 3 anos para aparecerem outras marcas com tecnologia capaz de variar o refresh rate a baixo e a cima do standard de 60Hz.
Nuno T. mas a tecnologia é assim mesmo.
Também já passaram mais de 3 anos desde que o primeiro smartphone com refresh rate superior a 60 Hz saiu, e o iPhone continuou lá….da mesma forma que neste momento já existem smartphones com refresh rate com os tais 240 Hz que em teoria virão no futuro nos iPhones.
Galo, por a tecnologia ser assim mesmo é que o ProMotion não é um mero nome duma implementação.
E por a tecnologia ser assim mesmo é que ainda não apareceu um iPhone com 120Hz, à espera de ter produção disponível de tecnologia para ProMotion no iPhone. Agora que a Samsung tem ecrãs OLED/LTPO no tamanho do iPhone, é de esperar a Apple passe a ter produção disponível!
Nunto T.,
https://www.gsmarena.com/understanding_apples_promotion_display_on_the_new_ipad_pro-news-25446.php
“ProMotion is Apple’s name for the adaptive high refresh rate display on the two new iPad models”
Ninguém está a dizer que implementação significa aplicar diretamente igual.
Se não estou em erro tecnologias de “adaptive display technology” existem desde 2014, sendo que o ProMotion surge em 2017, no mesmo ano que o Qualcomm Q-Sync.
No que toca a smartphones, que é o assunto do artigo, o primeiro com refresh rate superior a 60 Hz foi um Razer phone, e o primeiro com adaptive refresh rate for o Galaxy Note 20. Não sei qual o primeiro a permitir ir até 240 Hz, mas pelo menos o Sharp Aquos Zer 2 sim.
isto é a mesma coisa que registar uma patenta para um carro que atinga os 400kmh
A Apple tem a qualidade que infelizmente mais nenhuma outra, nem vale a pena falar em marcas chinesas porque ai é zero, mas a samsung tem obrigacao de fazer muito melhor pois aquele OneUI com galaxy store e carradas de bloatware, falhas nos updates, e as cameras inferiores há muito que deviam estar resolvidos.
Acho que vives num mundo passado…tens de te atualizar
se a patente do carro descrever como o carro pode atingir os “400kmh”, é a mesma coisa
Sharp Aquos Zer 2
Venham evoluções, disputas, tecnologia, seja o que for. O consumidor agradece ter por onde escolher. Se tiver que ser Android, será. Se for IOS , é IOS. O resto, são miúdos inseguros a falar.
eu tenho um telemóvel de 200€ e do ano passado, que já vem com taxas variáveis até os 120hz e touch de 240hz, 200€!!! e na mesma marca já à bastante tem ecrãs com variável até 144hz e anunciados 240hz (não tenho certeza se já saiu) e touch 480hz.. E variável é para gerir apenas a bateria, mais nada!
A Apple tem é dinheiro para pagar as patentes, pois
PS: já agora, é o Poco X3 NFC 6GB/128GB
Pois….e às vezes até a maneira como se publicita patentes é uma forma de markting.
Vejamos por exemplo a questão da patente do fingerprint under display registado pela Apple . Foi publicitado quase como se fosse uma “inovação” da marca…quando no mercado já havia equipamentos com fingerprint under display pelo menos ha um ano.
O que é que isto significa? Que provavelmente a Apple terá melhorado qualquer coisa, para poder ter uma patente registrada, e deste modo seguir o modelo de negócio e de marketing que tanto sucesso lhe tem dado 😀
Agora é que os Hz dos ecrãs vão passar a ser importantes, pois até aqui não valiam de nada segundo os utilizados de iphones 🙂
A apple ja tem 120hz desde 2017 no ipad, ainda os androids tinham ecras de 30hz aos solucos.
@Pedro, isso não é verdade…o primeiro smartphone com 120 Hz foi mesmo um android, e foi precisamente em 2017 😉
Um Razer com ecrã IGZO IPS LCD de resolução 2560 × 1440 e 120 Hz.
Exato 😀
True. É isso e o fingerprint under display 😀
Concordo, plenamente, agora que a marca X ou Y têm tecnologia igual ou superior já é bom ter, o pessoal esquece é que se assim não fosse ainda estávamos a enviar telégrafos por código morse.
Bem vindos ao século 21.
Enquanto não resolverem o problema de flickering e green tint não fico convencido com essas patentes… este OLED do iPhone 12 é muito fraquinho.
Esses problemas estendem-se a outros equipamentos pontualmente. Não é problema do OLED em especifico do iPhone 12.
Não deixa de ser um problema visto se tratar de um equipamento premium (pelo menos no preço).
O OLED do iphone 12 é o mesmo do samsung S21 ultra, fraquinho? Sao os melhores ecras do mercado e ganhou o premio no displaymate de melhor ecra do mercado.
Então diz lá onde viste que são os mesmos? Um é OLED e o outro é AMOLED, têm resoluções e refresh rate diferentes. Aliás, o iPhone tem display panels tanto da LG como da Samsung.
tens noção que todos os ecrãs OLED em smartphones são AMOLED?
Não tinha essa noção mas fui pesquisar e tens razão. Obrigado.
De qualquer forma, não deixam de ser displays com características diferentes.
Um smartphone que funciona a 120Hz, atualiza 120x por segundo, tudo que está no ecrã, os seja, agride/esforça os olhos 120x por segundo…
Agride/esforça os olhos 7.200x por minuto…
Agride/esforça os olhos 108.000x por cada 15 minutos…
Agride/esforça os olhos 432.000x por cada hora…
E se o nivel do brilho for baixo, agride/esforça ainda mais os olhos…
Facilmente uma pessoa agride/esforça os olhos, mais de 1 milhão e meio de vezes por dia…
Agora multipliquem esses valores por 365 dias…
Um smartphone que funciona a 240Hz duplica esses valores…
Vamos ter muitos céguinhos a partir desta geração…
Conheço uma mulher Lindissima que dentro de poucos anos vai usar oculos com lentes grossas porque usa o smartphone, pelo menos, 3:30 horas por dia, ou seja, agride/esforça a vista 1,512.000x por dia