Apple prepara-se para roubar liderança à Samsung no segmento dos smartphones
A Apple tem no quarto trimestre de cada ano o seu melhor período de vendas. Isto tem uma razão de ser, esta é a altura de lançamento do seu mais prestigiado produto, o iPhone. Como tal, com base nos dados disponibilizados pela cadeia de fornecimentos ao nível da produção de smartphones, as previsões apontam para que a participação de mercado do iPhone no quarto trimestre de 2021 chegue a 23,1%.
Estes valores conferem um aumento de 15,9% no último trimestre, o suficiente para assumir de forma convincente o primeiro lugar, atirando a Samsung para a segunda posição.
Apple ataca o primeiro lugar depois de ter conquistado o segundo
Apesar da empresa de Cupertino ter apresentado uma receita de 83,4 mil milhões de dólares no terceiro trimestre do ano, o que proporcionou um crescimento de 29% face ao ano anterior, a verdade é que os resultados foram abaixo da expectativa. Assim, estão a ser depositadas todas as esperanças no último período do ano.
Segundo a TrendForce este continua a ser um período conturbado no que toca à escassez de componentes o que tem restringindo as vendas de smartphones em geral. No entanto, o lançamento do iPhone 13 da Apple foi claramente um grande sucesso.
Com o lançamento de quatro novos modelos de smartphones da série iPhone 13 no último trimestre de 2021, foi registado um aumento de produção, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, no que respeita aos equipamentos Apple. Este crescimento foi na ordem dos 22,6% para 51,5 milhões de unidades. Assim, com este resultado nesse trimestre, a Apple também conseguiu subir para o segundo lugar no ranking global.
Natal é a quadra preferida da Apple para as vendas
A Samsung tem visto o seu primeiro sólido lugar a ser disputado, com a Xiaomi a aproximar-se. De referir que, nalguns mercados e nalguns períodos de tempo, a empresa chinesa ficou mesmo em primeiro lugar do pódio.
No entanto, a Apple tem na época natalícia a oportunidade ideal para se tornar a marca mais vendida a nível mundial. Há que referir que para tal, tem vindo a adotar uma estratégia inteligente, principalmente no que toca aos componentes, tendo reduzido a produção de iPads para não deixar de fornecer iPhones, garantindo a resposta à procura.
Como resultado, a Apple teve um aumento de vendas, no último trimestre, de 15,9% e neste, que entra no último mês, de 23,2%. Isso será o suficiente para ultrapassar a Samsung, para assumir a liderança geral no mercado global de smartphones.
Um dado interessante deixado na análise da TrendForce é o impacto que se espera que o novo iPhone SE com 5G venha a ter nas contas da empresa de Cupertino para o primeiro trimestre de 2020. Conforme é referido, o volume de produção para 2022 está previsto chegar a 25 - 30 milhões de unidades do SE de terceira geração.
Este artigo tem mais de um ano
Qual é a admiração? No 4º trimestre de 2020 a Apple foi a empresa que mais smartphones vendeu (e há empresas de pesquisa que dizem que o mesmo sucedeu no 1º trimestre de 2021 – ou seja, um semestre como maior vendedor).
O que pode causar mais admiração é, em outubro, ter sido o maior vendedor – na China.
Digamos que o ano de 2021 para a Apple foi muito bom. O que tem a ver com uma gestão muito eficaz, ainda que a falta de chips esteja a condicionar a venda de outros dispositivos, como o iPad. Seja como for, de facto o 4.º trim não é surpresa, como foi referido, é o trimestre dos lançamentos mais fortes da marca, como o iPhone e Apple Watch. Já o primeiro trim é outro assunto. Contudo, em 2020 com o lançamento do iPhone SE, a empresa “testou” esse período e funcionou. Esse indicador dá algumas perspetivas aos analistas parta o início do próximo ano. Mas a Samsung não está a dormir, a questão é saber qual será o peso dos dobráveis nas preferências dos utilizadores e o valor da aposta da marca sul-coreana nesse segmento tão “incerto”.
Exatamente,Vítor Martins.Segmento incerto,mas retire as aspas.Pessoalmente não acho que isto dos smartphones dobráveis sejam o futuro(nem por sombras !!),mas a Samsung é que sabe.Olhe,só espero é que não tenha o mesmo fim que teve a Huawei no segmento móvel…
… Chega ao final do ano e fica em 3º lugar como sempre. Afirmar dados de um trimestre como se fosse uma efetividade é so triste mas alimenta o ego de alguns.
E o mercado dos smartwatches não saiu noticia do ultimo trimestre porque? com a enorme perda de mercado do Apple Watch e o enorme crescimento da Samsung com o GW4 quase a apanhar o AW.
Estás muito confiante, mas este ano os valores do segundo trimestre foram diferentes. Ajustou-se ao segundo lugar e, neste, atacou o primeiro. Apesar de tudo, as outras marcas vendem muito e barato, mas ganham menos. Seja como for, este ano é um ano complicado, pela falta de componentes, mas mesmo assim, a Apple dá indícios de crescimento. Vamos ver o restante mercado.
O Apple Watch não perdeu no valor anual (desceu no 3 trim, porque lançou o novo Apple Watch no final desse trim, como sempre), contudo, no valor anual, continua a dominar o mercado, muito à frente do GW4. A Samsung ainda tem muito o que andar para bater os 100 milhões de smartwatches ativos, está muito longe. Contudo, depois de ter voltado para as mãos da Google, impulsionou as suas vendas nesse momento de transição. De novo mostram que sem a Google não são capazes.
No plano anual, a Apple domina com 22% do mercado até final do 3.º trim, sem os valores do Apple Watch Series 7, e a Samsung agarra o segundo lugar com 14% e com o novo relógio. O que se vai traduzir num aumento da Apple no 4.º trim.
A qualidade entre dispositivos também ainda é grande. O Apple Watch é melhor no seu conjunto, hardware, software e serviços. A Samsung beneficiou da perda da Huawei, que abriu um espaço. Vamos ver os números no final do ano.
Chega ao final do ano, como sempre, como o maior vendedor em valor das vendas e em lucros (em lucros anda à volta dos 80% do lucros totais dos fabricantes).
Ok, basicamente, a Apple tem 19,55% e a Samsung 20,3%, mas, creio que o que deveria saltar à vista é o share de 36,4 % de marcas de uma determinada proveniência geográfica e se a isso somarmos os 19,55% dos Apple que são produzidos por um fabricante dessa mesma proveniência geográfica dá que pensar…. segurança, privacidade e «arrepio na espinha»…
O hardware não traz problemas. O software é desenvolvido nos EUA. No contexto da obediência, a Google tem acima de si o poder do estado americano, que obriga a marca a retirar os seus serviços à vontade do poder político. Portanto, aqui o perigo é quem domina os serviços e sistemas operativos, face a um hardware transversal que sai todo do mesmo lado, seja de uma marca ou de outra.
Se o gráfico for o certo então é em termos de produção e normalmente produzir mais não significas mais utilizadores!! Portanto a Apple só vai roubar a liderança à Samsung na produção de smartphones!!
A Samsung só tem o que merece,, é tanta a fragmentação que até chateia
O s21 ultra e o melhor do mercado e o s22 ultra vai continuar a ser. O pior e que vendem exynos ca ao preco de snapdragon e sao muito piores. Eu comprei o meu com snapdragon no tradingshezen mas a versao exynos fujam, so da problemas e a bateria dura 50% menos
Exynos sempre foi assim
Eu tenho o s21 ultra 5G e o note 10 plus 5G um deles nao tem problemas mas agora o novo s22 vai ter o novo exnyos com a AMD vai ser uma máquina mas apple o que tem de especial nada
Para mim não é surpresa nenhuma.Até estava a tardar,na minha opinião. 🙂
Apple nao vai para primeiro lugar
Pelo menos a Samsung e mais democrática, aparelhos para todo tipo de carteira presente em todos os países, pessoas com maior ou menor poder aquisitivo pode ter um aparelho novo que suprem as demandas atuais. para dispositivos Apple é algo pouco provavel pois como vemos estes aparelhos ficam 3 a 4 anos com o utilizador, após esse período normalmente revendem, entao uma grande parte da população estariam utilizando neste casos telemoveis usados de 4 oumais anos e pela demanda com valores surreais. Aqui o modelo mais caro do iphone e possivel comprar um motocicleta acima de 150CC 0km. Por este valor comsigo dá para abrir mão do modo procinema, e o logo da maçã
Tens iphones recondicionados a 300 euros, que sao superiores a muitos androids novos. Mais vale comprar um iphone de 2018 que um xiaomi novo por ex, e ainda poupas
discordo completamente.
… muito estranho essa publicação… a Apple vem perdendo mercado no mundo inteiro, basta ver o número de vendas em todos os países, principalmente na Ásia…
Onde foi feito essa pesquisa ???
Onde estão os números???
Comparativo com outros fabricantes…???
Me parece matéria paga …
Perder mercado? Mas foi a marca que mais vendei ano passado smartphones com lucros incríveis e vendeu o iPhone 12 como nunca bvendeu nenhum. Tem vendido os M1 como pães quentes, tablets como já não vendia há muitos anos, é líder nos AirPods e Apple Watch e tu dizes que tem perdido? Está muito, mas muito enganado 😉
Apple nao tem grande vendas essa publicação nao diz nada que Apple vai para primeiro e a samsung nao tem problemas dos chips a samsung ainda vai estar em primeiro lugar por muitos anos