Apple poderá apresentar um novo sistema operativo, o homeOS
Desde há uns anos que a Apple tem dividido a gama de sistemas operativos conforme vai desenvolvendo dispositivos para a sua oferta. Conforme conhecemos, existem o iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS. Contudo, a empresa poderá adicionar um novo para aquele grupo de dispositivos ligados ao HomeKit. Assim, segundo alguns rumores, poderá aparecer o homeOS.
Este rumor parte de indícios detetados numa oferta de emprego que foi publicada recentemente pela empresa da Califórnia na sua página.
Na oferta pode-se ler claramente que a Apple procura um engenheiro para trabalhar no departamento iOS dedicado ao Apple Music. No anúncio refere que a pessoa contratada “começará a trabalhar com engenheiros de sistema da Apple, onde aprenderá o funcionamento interno do iOS, watchOS, tvOS e homeOS”.
Então o que será o homeOS?
O homeOS será provavelmente uma nova marca do HomeKit. Para estarmos dentro do assunto, podemos descrever o HomeKit como uma framework de software da Apple, disponibilizada para iOS e iPadOS, que permite aos utilizadores configurar, comunicar e controlar eletrodomésticos inteligentes usando dispositivos Apple.
Já por várias vezes se questionou qual será o nome do sistema operativo que equipa, por exemplo, as colunas HomePod. No passado chegou-se a falar que poderia aparecer o audioOS e mais recentemente chegou-se a especular que este software estaria debaixo do tvOS. Nos últimos lançamentos de sistemas operativos, contudo, apenas havia a referência do software 14.6 para HomepPod e HomePod mini.
The Apple Music Frameworks team owns the technology stack that enables the system-integrated Apple Music experience on all of our mobile platforms: iOS, watchOS, and homeOS.
Mas não existe já a "marca" HomeOS?
De facto existe. Curiosamente, HomeOS (com “H” maiúsculo) é o título provisório de um sistema operativo de automatização residencial que estava a ser desenvolvido na Microsoft Research. O projeto foi anunciado em 2010, mas nunca ganhou força.
Na altura, alguns funcionários da iSome que trabalharam no projeto HomeOS, citaram o então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que disse que o foco mudou para outros projetos e com isso este projeto do HomeOS ficou estagnado.
Portanto, há rumores, há a própria Apple a usar a terminologia, há a Microsoft com algo muito parecido e tudo isto poderá ficar esclarecido dentro de dias na WWDC21.
A WWDC21 começa com o Apple Keynote às 10h (Pacífico) na segunda-feira, 7 de junho, 18 horas de Portugal continental. A gigante da tecnologia irá revelar novas atualizações para todas as plataformas da Apple ainda este ano. O endereço principal estará disponível em apple.com , na app Apple Developer, na app Apple TV e no YouTube.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Com tantas funcionalidades sempre a serem incluídas faz sentido fazer centralizar tudo num só sistema.
Good news!
Esqueceram-se do CarPlay, alternativa da Apple para o Android Auto. Olhando para todos esses OS faz sentido a solução da Huawei, o Harmony OS.
Faria sentido porquê? Todos os sistemas da Apple usam o mesmo kernel, são muito semelhantes entre si, com muitos serviços comuns. A Apple podia muito bem dar o mesmo nome ao sistema do iPhone, iPad, watch, AppleTV e HomePod, que ninguém iria pôr em causa isso. Até se desse o mesmo nome ao macOS teria algum fundamento.
Quanto ao CarPlay isso não é um sistema operativo.
Usar o mesmo kernel não significa ser o mesmo sistema operativo.
O que eu disse é que, em termos de finalidade, o Harmony OS junta todos os OS aqui anunciados. Por isso faz sentido ter um que o faça.
Não faz sentido alguém instalar o macOS num Apple Watch ou um WatchOS num iMac. São OS diferentes apesar de partilharem o mesmo kernel. Mas, segundo consta, o Harmony OS, que é apenas um OS, pode ser instalado em diferentes tipos de dispositivos.
Relativamente ao CarPlay, tens razão, não é um OS. Isto torna o Harmony OS ainda mais completo. Mas. Para já são apenas teorias. Falta chegar às mãos do público para se saber se é coisa boa. Mas a ideia é. Espero que seja uma excelente alternativa aos OS da Google e Apple.
Acho que não percebeste que o Harmony OS não é o mesmo Sistema Operativo em todos os aparelhos. Aliás nem sequer usa o mesmo kernel em todos eles. Há que saber olhar para além dos nomes de marca. Será que estás mesmo à espera de encontrar no smartwatch da Huawei (com as limitações inerentes) o software para um carro?
E para que saibas iOS, iPadOS e tvOS são basicamente o mesmo sistema que se adaptou melhor a cada plataforma… Sendo que o iOS derivou originalmente do Mac OS X (macOS). De modo que a Apple terá o seu software bem mais próximo do que defendes do que a Huawei.
Melhor criassem um IpadOs de jeito.