Apple não pode usar chips de memória chineses devido a pressões políticas
São cada vez mais frequentes as notícias que mostram que a indústria tecnológica está ou virá a sofrer com a tensão que se sente entre os Estados Unidos e a China. Recentemente soubemos que o presidente Joe Biden assinou uma ordem que impede que os funcionários norte-americanos trabalhem nalgumas fábricas chinesas.
E como as informações continuam a chegar, os dados mais recentes indicam que a Apple não poderá usar chips de memória chineses devido à atual pressão política. A gigante de Cupertino já suspendeu mesmo os contratos que tinha com a YMTC, a empresa que lhe iria fornecer estes componentes.
Apple deixa de poder usar chips de memória chineses
No passado mês de setembro, a Apple celebrou um contrato com a empresa de memórias chinesa Yangtze Memory Technologies Corporation (YMTC) de forma a ter acesso aos seus chips de memória 3D Nand Flash nos seus equipamentos móveis. Mas as últimas informações mostram que esse mesmo acordo de parceria foi pelo cano abaixo.
Segundo os dados revelados recentemente, a empresa da maçã suspendeu o contrato com a empresa chinesa e, como tal, já não vai contar com os seus chips 3D Nand Flash nos seus iPhones e iPads, nem nos seus computadores desktop ou portáteis. O motivo prende-se com a atual pressão política exercida pelo governo dos Estados Unidos contra a China.
Mas talvez este desfecho fosse esperado por algumas pessoas mais atentas a este setor, pois já em setembro alguns congressistas norte-americanos avisaram a Apple para que a empresa não usasse chips chineses no seu novo iPhone 14.
Por outro lado, de acordo com as fontes apuradas pelo canal Nikkei Asia, "a Apple ainda poderá querer usar os chips de memória da YMTC, pelo menos no mercado local da China".
A empresa de Tim Cook já tinha contratos com outras fabricantes de chips de memória, como a Kioxia, SK Hynix e a Samsung. Mas no acordo com a YMTC, a Apple iria adquirir os seus mais recentes chips de memória de armazenamento Xstacking 3.0 (TLC 3D) com um design de célula tripla, sendo estes componentes capazes de um design de 128 camadas e de alcançar velocidades de 2.400 MT/s.
Uma das fontes disse ao canal asiático que "os produtos foram verificados, mas não entraram nas linhas de produção quando iniciou a produção em massa do novo iPhone".
Assim sendo, a marca da maçã terá agora que encontrar um novo fornecedor deste componente, ou então negociar com as outras três fabricantes com as quais tem acordo para que estas consigam stock suficiente para os seus dispositivos, contando que tal poderá aumentar os custos inicialmente previstos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nikkei
Nada de estranho. Quando as tensões crescem, aparecem as limitações ao comércio.
Pensava eu… Como me diziam, que o governo chinês “controlava” empresas como a Hauwei… Mas afinal o governo americano controla, todas… Dentro e fora da América
Não é bem assim 😉 eles bem queriam obrigar a Apple e a Google (facebook, IBM e afins) a pagar todos os impostos nos EUA… e não conseguem mudar certas decisões das empresas. Mas, não tenhamos dúvidas que, quando o Senado deu a ordem à Google para deixar de servir os serviços à Huawei… eles acataram como a Apple tem de acatar determinadas decisões (que já tem acatado em várias pressões, sem ser a intrusão no seu SO). A Apple e todas as outras empresas… a não ser que seja como cá 😉 mas isso são outros 500.
Mas alguma empresa ocidental quer chips chineses?? A china e a russia e que querem os chips ocidentais! Passam a vida a copiar e estao aflitos quando sairem de la os europeus e americanos pois voltam para a idade da pedra a fazer xao ming de gambas e arroz xaoxao
És tão rídiculo. O telemóvel ou o dispositivo que estás a usar neste momento tem, de certeza, chips chineses.
São efeitos da globalização que o mundo ocidental não tomou as devidas cautelas. Isso não é motivo para esse ódio estúpido aos chineses
Eu não odeio chineses, odeio sim comunismo e ditaduras
Gostas de ser idiota sempre ou só as vezes, então podes mandar tudo o que tens em casa pois tudo o que for eletrônico tem componentes chineses ao contrario do que pensas.
Looool muito bom
Isto so vai servir para encarecer os valores dos telemóveis, está na moda, qualquer sopro server para aumentar o preço de qualquer coisa…. enfim
Mas quem é que tem interesse em criar uma guerra nuclear? Não são os Chineses ou os Russos de certeza…
Normalmente quem puxa sempre pela mesma cartada são os russos. Isso é revelador. Agora, esperemos que nunca ninguém use nunca mais.
A verdade é que podemos estar a engordar a galinha do nosso vizinho, ou então é como teres uma cobra como animal de estimação que vai haver um dia que te vai dar uma “bicada”.
Caso da Rússia, como lidamos com o bullying que o Put In, está a fazer a Ucrânia, deixamos continuar com o comportamento ou temos de tomar medidas mais severas?
Os países não têm amigos, os países têm interesses e as pessoas confundem as coisas, e a nos só nos chega a pontinha do iceberg, não fazemos ideia do que se passa por de traz da cortina.
Parabens, foi tarde mas o ocidente está abrir os olhos!!! Temos que abandonar o mercado chines o quanto antes possível, e mesmo assim já vamos tarde. Sou a favor de trocar comerciais entre países e continentes tirando com países comunistas e com ditaduras que controlam o que o povo diz e faz
Ja agora, uma curiosidade, Dubai e EAU, Qatar, Arabia Saudita, entre outros, sao o que? Turquia, Hungria, Polonia, estao a caminho do que? Angola e muitos regimes africanos e asiaticos, sao o que? Os proprios EUA, estiveram a um passo do que? O Brasil, prepara-se pa sabemos la o que ( com o discurso made in TRump)? A propria Ucrania onde o Zelensky, tem aproveitado pa “eliminar”, toda a concorrencia, algo que ja vinha acontecendo desde que tomou posse e antes desta ultima invasao, esta a caminho do que? Ou limpamos tudo, seja isso bom ou nem p isso, ou entao nao podemos continuar a odiar os outros e como dizia o H Kissinger, continuar a proteger os nossos fd puxx!!! Pq no fundo, sao todos fd puxx.
A polonia é uma democracia europeia. Comunismo e ditadura não existe em nenhum pais europeu, mais valia estares calado para não fazeres figuras dessas.
Tu tens de te informar melhor. Ou se calhar ires viver para a Polonia e saberias muito bem que o PiS tem tomado muitas medidas que nao sao democraticas.
Na verdade a realidade é bem pior do que indicam. Quando falamos da nossa sociedade europeia ocidental ouvimos coisas como democracia, liberdade de expressão, equidade, solidariedade, mercado livre, capitalismo, preocupação pelo ambiente, etc. Palavras bonitas, encorajadoras. Mas realmente vivemos assim? Qualquer país ou forma de pensar diferente da nossa o que acontece com ela? É automaticamente atacada, ostracizada, sancionada, considerada inimiga, inferior. Muitas vezes digo aqui que devemos olhar para dentro de nós e ver como somos. Eu não consigo dissociar as sociedades europeias ocidentais de hoje do colonialismo, imposição, exploração de povos e dos seus recursos. Como pensam que foram construídas os nossos países? Só aceitamos os outros povos porque ou têm algo que precisamos ou para ficar bem na fotografia. Isto da Apple não poder usar material chines deveriam questionar se é mesmo mercado livre, capitalismo caras da democracia ocidental ou uma ditadura? Só para terminar, já que falaram da Rússia, deviam ver o que dois países europeus fizeram a 92 migrantes sírios e afegãos. Despiram-nos, feriram-nos. É isto a cara do Ocidente?
Vives num mundo paralelo. Não te consegues dissociar do colonialismo? E do iphone? Consegues? Vais dar o teu às massas oprimidas, camarada?
Os Estados Unidos e a Europa e o mundo livre estão a acordar para o perigo que representam ditaduras comunistas que controlam e escravizam o seu povo. Muito bem