Quantcast
PplWare Mobile

Biden dá ordem para que os funcionários norte-americanos deixem as fábricas da China

                                    
                                

Fonte: South China Morning Post

Autor: Marisa Pinto


  1. iMF says:

    Hahahah da para ver o país livre que é os EUA…

    Andam eles a libertar o mundooo dos opressores.
    O país mais hipócrita do mundo.

    • Akiruim says:

      Claro a China é o melhor exemplo de Liberdade e Democracia….

      • iMF says:

        Não estou a dizer que a China, Rússia, Correia do norte, cuba, etc
        São países exemplos de liberdade, como é óbvio.
        Mas mais vale ser se o que é, que ser hipócrita!

        Prefiro um gajo sincero que eu não seja das mesmas ideias que eu, que um hipócrita mentiroso

      • RPG says:

        Não se trata de qual é o melhor, ou se um ou outro é pior, são ambos maus exemplos. Mas a China não se intitula como tal, nem tenta forçar as suas ideias e modos de vida em absolutamente nenhuma outra nação.. Tanto o governo como os cidadãos têm noção disso. Já os EUA… The greatest contry in the world? Menos..

        • José Sousa says:

          Não força modos de vida mas economicamente já controla as decisões de grande parte do globo. Tivemos um exemplo há poucos dias quando uma votação para condenar a China por práticas desumanas contra uma minoria muçulmana no país se traduziu num grande nada porque os países não quiseram aborrecer quem lhes compra matérias primas e quem lhes vende produtos.
          E impor o estilo de vida não é o que fizeram em Macau e estão a tentar fazer em Hong Kong, desrespeitando os prazos dos acordos assinados? E também não é o que se espera que façam em Taiwan caso avancem com a invasão?

          • Jose says:

            Nunca esquecer o Tibete.

          • RPG says:

            Sim isso é natural, estranho seria se assim não o fosse e se a China não defendesse os seus interesses, como qualquer outro país, e não tentasse influenciar outros nesse sentido. Qualquer potência tem essa capacidade, e a China sendo hoje em dia o maior parceiro económico da grande maioria dos países no mundo, EUA incluído, normal que vá tendo alguma influência em diferentes partes do planeta. Macau e Hong Kong são territórios da China, que lhes foram roubados pela força, não estão a impor nada noutros países, não entendo qual o argumento neste ponto. Quer se goste, ou não, estão no seu direito. São uma região da China como outra qualquer, embora gozem de um estatuto e autonomia diferentes. Taiwan do mesmo modo, pertence à China, e isso nem é contestado pelo próprio governo de Taiwan, nem por qualquer outro país. A teoria da invasão é claramente alimentada pelos EUA, sendo que a China desde sempre disse, que só invadiria Taiwan se esta proclamasse a independência, coisa que nunca o fez, mesmo quando a China não tinha qualquer tipo de poder militar (várias dezenas de anos), e sofria às mãos de Mao. Não é nem nunca foi do interesse da China invadir Taiwan, e agora com o exemplo da guerra na Ucrânia, diria que muito menos. A interdependência de ambos é muito grande, economicamente claro, e o povo e cultura são os mesmos, milhares de famílias têm membros de ambos os lados, etc etc. Parece-me apenas uma questão de tempo, para que a reunificação ocorra pacificamente. Com o investimento que vemos hoje em dia dos EUA e Europa em semicondutores, de modo a não dependerem da TSMC, é espectável que esta vá perdendo força no mercado, o que aumentará a dependência de Taiwan face à mainland ainda mais.

        • Vitor Pereira says:

          ahahahahahah… não me faça rir, tenho cieiro.

      • Grunho says:

        Depende da perspectiva. Para o capitalista liberdade é poder fazer todo o tipo de negócios com todo o tipo de esquemas para pagar o mínimo possível de impostos, ou nada, e o salário mais baixo possível. Para o trabalhador a liberdade mede-se pelo número de horas que tem de passar debaixo do tacão da bota do capi para ter acesso à tigela da sopa. Segundo esses critérios, o país mais livre do mundo para capitalistas são os EUA e para trabalhadores é Cuba.

        • Jose says:

          Que disparate! Nos países comunistas os trabalhadores só têm um direito: trabalhar na genaralidade na miséria para a elite, sem contestar ou atrever-se a levantar uma critica que seja à dita elite que se perpetua no poder.

          • Grunho says:

            Santa ignorância. Cuba é o país do mundo onde menos horas se trabalha. Nw ganham muito, mas os portugueses também são miseravelmente pagos: em igualdade de trabalho e de horas levam para casa menos de ano terço do que leva um holandês ou dinamarquês.

          • Nuno V says:

            Acho que estás a confundir a Cuba na altura do ditador apoiado pelos EUA, Fulgencio Batista, com a Cuba do presente. Não existe nenhuma elite em Cuba, isso queriam as elites americanas. Em Cuba trabalham-se bem menos horas do que a maioria dos americanos. Falas de miséria, mas em percentagem existem bem, mas bem mais americanos na miséria do que cubanos. Basta olhar para os números de crianças subnutridas nos EUA com os basicamente 0 crianças cubanas. O mesmo se eu do acesso á habitação que basicamente não existem sem-abrigos em Cuba, mas existem às pazadas nos EUA. E que tal o acesso á saúde? Compara o número de mortes durante a pandemia. Cuba tem uma população aproximadamente 10% superior á de Portugal, no entanto, o número de mortes cá foi quase 3 vezes superior ao de Cuba. E eu nem sequer comparo com os EUA cujo rácio de mortes é 30% superior ao nosso. Pela tua conversa duvido que alguma vez tenhas posto o traseiro em Cuba, ou sequer falado com um cubano.

    • José Sousa says:

      Hipócrita seria se fizesse de conta que a China não está cada vez mais a ameaçar Taiwan e que não deve dificultar ao máximo qualquer desenvolvimento tecnológico chinês que possa ser usado para fins bélicos.
      Ou estás à espera da mesma atitude que se teve com os fascistas russos “oh não estavamos nada à espera que invadissem o vizinho para os exterminar”?

      • iMF says:

        Vamos lá ter calma contigo…
        Antes eram comunistas os russos, invadiram a Ucrânia já são fascistas.
        A China é comunista, quando se lembrar de invadir alguma coisa passa a ser fascista também??
        Falta de noção!!!! Ou hipocrisia.

        Mas vamos lá ver, quantas guerras nos últimos 40anos a Rússia VS China VS EUA começaram???

        Pois… É para a liberação do povo!! Muito liberais os EUA, nota se nesta notícia.

        A única vez que uma arma nuclear foi usada em guerra e contra civis? Haha pois EUA

        Mentiras/falsificação de provas sobre armas químicas??
        Haha pois EUA

        Embargos econômicos, etc contra cuba, China, etc…
        Pois EUA

        Esses estão em todas, e mesmo assim são povo liberal??
        Se não é hipocrisia e mentiras pegadas, nem sei como descrever.

        Os EUA, é um país de propaganda!!
        Tal como o Hitler foi, para ser eleito

        • Jose says:

          Vá estudar bem a História chinesa do século XX, que encontrará diversas invasões chinesas! Só para citar três: Tibete (país em limpeza étnica em troca se tivetanis por chineses han, e totalmente dominado pela China), India (em relação à qual, ainda hoje ocupa território que entende como seu por fazer parte do Planalto Tibetano, daí que qualquer provocação levanta armas e há porrada com pedras e paus como no ano passado. Por sinal ambos países estão impedidos de usar armas de nas patrulhas nesta zona) e o Vietname onde além de ter invadido também ocupa território. Não seja ridículo ao referir a arma nuclear. É tema mais do que resolvido. Viu os EUA usar as ditas armas mais alguma vez? Se refere isso, deveria saber que Douglas MacArthur foi “despedido” por ter proposto e insistir em usar armas atómicas na Coreia, após a intervenção chinesa (na qual morreu o filho do monstro Mao) e dos russos, soviéticos (sempre no papel de “voluntários, claro)! Se não sabe disso, sabe pouco sobre o que fala! Vá ver as ditas guerras onde entraram os EUA e veja lá quem os “atacados” desafiaram ou estavam sempre a provocar? Até hoje, a social-fascista Rússia acusa os EUA pelos crimes que comete na massacrada Ucrânia, e a China anda com a “mania” que todo o Mar do Sul da China e os seus enormes recursos são seus e apenas seus, chegando a entrar em zobas exclusivas se outros países depois de “secar” o seu próprio mar! Mesmo sobre Taiwan, recomendo-lhe que estude bem a História do território, que, por azar dos chineses, tem povos nativos e foi explorada pela primeira vez de forma sistemática, por povo vindo do extremo Ocidental da Europa já em pleno século XVI, e que lhe chamou Formosa.

    • Joaquim says:

      Não, as sociedades secretas e as elites com o seu desejo de um governo mundial e uma nova ordem mundial amarraram o povo americano e têm produzido muitas guerras com interesses.

    • RPG says:

      Sem dúvida. Está mais que visto, que hipocrisia é o que mais se fuma nos EUA. Ao que isto já chegou, e esta “guerra” económica ainda mal começou lool.. Há uns anos se alguém dissesse que isto seria uma realidade nos EUA, chamar-se-ia de louco. Um cidadão norte americano ter de pedir licença ao seu próprio país, o país que se considera o melhor e mais livre do mundo, para ir trabalhar num país estrangeiro loool..

      • Jose says:

        Por sinal, os EUA são país com a laior auto-critica no Mundo! Todos outros, são sempre “gloriosos”, espectaculares”, “invencíveis” e sonham destruir os ditos EUA, até levarem com uma valente bofetada na cara

    • Daniel says:

      Simplesmente os amricanos começaram a acordar e perceber que estão à 30 anos a dar o ouro ao bandido.
      Não fosse as empresas ocidentais, nomeamente tecnologicas americanas a mudarem-se para a China a troco de mão de obra ao preço da “uva mijona”, e os chinocas neste momento eram unicamente conhecidos pela tecnologia de construção de pagodes, biombos em madeira e bambu e de arroz Chau Chau.
      Alguém em Washington está começar a perceber que se a China é o maior potencial inimigo com o qual tem a maior probabilidade de traar uma guerra em larga escala, não pode permitir que os melhores cerebros que lhes podem dar vantagem estratégica, militar e economica estejam a trabalahar para o inimigo e passar-lhe “knowhow” tecnologico que podes ser aplicado em armas contra os EUA, parece-‘me bastante simples.
      É o mesmo que imaginarmos na decada 1960 no auge da guerra fria engeheiros aeronauticos do gabinete “Skunk works” da Lokheed irem para união siviética trabalhar para a Mikoyan and Gurevich Design Bureau.
      Curiosamente, este tipo de atitude fez-me lembrar o unico discurso de jeito que ouvi da boca do Trump, onde numa reaunião da NATO ele dá uma brutal descasca nos alemães a dizer que não faz sentido nenhum os EUA continuarem a suportar a NATO quando a Alemanha outros paises nordicos estão a comprar gás russo e a fortalecer aquele que é o maior inimigo da NATO na Europa, dando-lhe recursos finaceiros para se armar contra o coidente.
      Isto foi dito anos antes da invasão deste ano, o gajo é um borgeço de todo o tamanho, mas neste caso demonstrou que nunca se deve fazer negócios com um potencial inimigo, muito menos se este fica a ganhar!

  2. sa.pong says:

    Biden, o homem que “não quer” provocar uma guerra mundial a todo o custo…

    • Akiruim says:

      Putin o homem que gosta de bombardear Hospitais, creches e todos os alvos civis, o homem mais “inocente do mundo”…

      • RPG says:

        Outro infetado pela nova pandemia, o whataboutism..

      • Secadegas says:

        “The Alley of Angels is a memorial located in Donetsk, Russia, for children killed by the Ukrainian in Donbas since 2014. At the entrance there is an arch made of forged roses interwoven with machine gun ammunition casings, a symbol of war, and doves, a symbol of peace. Under the arch there is a granite slab with the names and ages of the killed children. The memorial was installed on the previous territory controlled by the Donetsk People’s Republic that now is part of Russia and doesn’t contain the all the names of the hundreds of children killed by the Ukrainian army”
        Ainda a semana passada os teus heróis fascistas de KIEV bombardearam uma escola primária em funcionamento…”Só” assassinaram mais 17 crianças com menos de 8 anos.

        • Akiruim says:

          Vai ler as tuas fontes, os Ucranianos nunca mataram ninguém, o único agressor aki é Putin e os seus amigo, Que Deus te dê a ti é à tua família o dobro que os Ucranianos estão a sofrer… Não passas dum ser nojento e Hipócrita que tenta espalhar informação falsa. Que tenhas uma morte rapida e dolorosa…

        • Jose says:

          Que grande treta! Já aqui dissevum dia, sou familiar de ucranianos! Vá repetir as mentiras do putin para a esquina! Curioso, vetr como repetem, as manhas mentirosas dos até ao infinito. Lamentamos, mas nem todos somos robôs, nem facilmente programáveis – isto por falar num sitio de tecnologia.

  3. °0° says:

    Chegamos ao ponto do governo decidir onde as pessoas podem trabalhar.
    Estamos num bom caminho.

    • paulo says:

      deixa chegar as cbdc e vai ver bem pior!

    • Jose says:

      Para si os EUA não podem defender as syas industruas estratégicas, é isso? A China via cópia, roubo, espionagem e logro, tem crescido à custa dos outros. Dos seus segredos pouco se sabe, e você quer ver um país sempre escancarado para aqueles que sonham destrui-lo. Grande lógica! Não admira que Portugal esteja hoje sempre na cepa torta!

      • John Lemon says:

        LOL! Os Americanos andam a espiar os Europeus há anos. Roubam ideias e IP, aumentam os anos das patentes ao seu gosto.
        1. Copias da roupa POVEIRA .. quem o fez, não sabes? Andas a dormir.
        2. Escutas aos politicos Franceses, Alemães, etc.. (busca no Google)
        3. Espiões na Industria via Wikileaks
        4. Windows, OSx, Android, tudo software Chinês? Não espiam?
        5. O Leak do Facebook e Cambridge Analytica, não te diz nada? Tens contas nas redes sociais já devias saber do que fazem à tua data.
        6. o hack feito pela NSA à empresa Europeia Gemalto.
        Aproveito para recomendar que vejas o filme “flash of genius” para saberes do que é cultural o roubo de ideas.
        E até os portugueses o fazem .. copiamos roupa à força toda (normal na Industria textil e nos tempos de crise ali pela zona do Vale do Ave), copiamos teses e afins (se há dúvidas vai ao google)…
        Não há cópias Marroquinas ou de outro lado qualquer?
        Isso dizer que é só de 1 país do mundo é de problema mental… xenofobia mesmo.
        Vá se lá impor aos humanos que não copiem nada de ninguém. Ética da cópia só na escola.

  4. Miguel Ferreira Pinto says:

    Então o Trump não era maluco?

  5. António II says:

    Isto porque se comprova que os chineses só sabem é copiar e espiar a tecnologia ocidental! Parasitas….

    • Jose says:

      Nem mais. Até o novo avião comercial deles exigiram à Airbus planos d construção. Agora, aí está, feito para competir com os “espertos” dos europeus, com lideranças corruptas como o antigo chanceler alemão, que nos vão vendendo por 10 moedas de prata! A China nada dá, tem levado tudo e há “anjinhos” que vão no “conto da sereia”. Continuem assim, bem nos poderemos preocupar com o futuro dos nossos filhos.

  6. DOMINGOS RIBEIRO VELOSO says:

    China, o gigante adormecido, já acordou! A América, um gigante também mas jovem, para ser notada tem de fazer destas coisas. Faz-me lembrar dois rapazes grandes, na idade parva, quando se encontravam e queriam mostrar qual era o mais forte, encostavam-se um ao outro, esfregavam-se, nunca dava em nada, até que se tornavam amigos. Deixem correr o “marfim”….

  7. informado says:

    EUA toma lá ahahahahahahhahahaha

  8. PM says:

    Eu gostava era de ver alguns que falam aqui, a falarem cara a cara :-). Tomates para escrever todos têm, ou para falar nas redes sociais, mas se for cara a cara não sei se seria bem assim. Tenho dito.

  9. V.T. says:

    Nunca americanos e europeus deviam de ter criado e aberto fábricas na China. Estavam-se a meter à mercê do inocente hábito que os países orientais têm em copiar tudo sem pagar nada em troca. Ou seja, a fazerem batota! Agora talvez seja demasiado tarde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.