Apple já terá garantido os chips de 3 nm da TSMC para o M2 Pro e M2 Max
A TSMC é a maior fabricante de semicondutores do mundo e no seu leque de clientes conta com alguns dos nomes mais poderosos da indústria tecnológica, como a Apple, AMD, Intel, Qualcomm, Nvidia, entre outros.
Neste setor, o primeiro com a melhor proposta é o que acaba por garantir a produção da gigante taiwanesa. Como tal, segundo os dados recentes, a Apple já terá garantido os inovadores chips de 3 nm da TSMC para o seu M2 Pro e M2 Max destinados ao próximo MacBook.
Apple terá os chips M2 Pro e M2 Max de 3 nm da TSMC
Ainda recentemente informávamos que poucas empresas estariam interessadas no processo de fabrico de 3 nm da TSMC. Por exemplo, nomes de peso como a AMD, Nvidia e Intel deixaram, para já, de querer encomendar esta avançada litografia da fabricante de Taiwan, o que deixa a empresa numa situação delicada.
Mas a fiel Apple continua interessada em adquirir estes avançados componentes. E de acordo com os mais recentes relatórios vindos da indústria, a empresa de Cupertino já terá feito um grande pedido à TSMC de forma a encomendar os seus chips de 3 nm destinados à produção dos seus SoCs M2 Pro e M2 Max, que serão integrados nos próximos MacBook Pro.
A marca da maçã já estreou o chip de 4 nm nos seus novos iPhone 14 Pro e Pro Max, através do poderoso SoC A16 Bionic. Este chip conta com 16 mil milhões de transístores, o que representa cerca de mil milhões a mais do que o A15 Bionic presente no iPhone 13 e iPhone 14. Para além disso conseguiu também um desempenho de até 10% superior e um consumo energético de menos 20%.
Mas a Apple procura outros voos e então vai usar o processo de 3 nm, que é a litografia mais avançada da próxima geração. E de acordo com as informações reveladas, o futuro chip M2 Pro será designado de Rhodes Chop, contará com um processador de 10 núcleos e uma GPU de 20 núcleos. Já o M2 Max terá como nome de código Rhodes 1C e terá um CPU de 12 núcleos e uma GPU de 38 núcleos.
Há ainda detalhes sobre o M2 Ultra (Rhodes 2C) com 25 núcleos de CPU e 76 núcleos de GPU; e também do poderoso M2 Extreme, com um processador de 48 núcleos e uma gráfica de 152 núcleos.
Este artigo tem mais de um ano
Acham que o futuro será todos os equipamentos Apple usarem o mesmo CPU?
Num determinado ponto no futuro os M da Apple estarão tão otimizados que será possível utilizar os mesmos tanto em iPhones, Mac’s como iPads.
Isto a ser uma realidade irá abrir portas para tanta coisa, ligar o nosso iPhone a um docker e ter o Mac OS pronto a ser utilizado desde o nosso iPhone. Será quase como um continuum da Microsoft, mas desta bem feito e funcional.
Acham que pode ser este o futuro?
não é preciso ter o mesmo processador para poder correr o macOS… o processador do iPhone 14 já terá mais do que capacidade para o fazer, os núcleos de CPU, GPU, etc são os mesmos.
E não, não é de todo credível que a Apple venha a usar o mesmo processador M em iPhones. Processadores maiores irão sempre consumir mais, custar mais dinheiro e ocupar mais espaço, tudo coisas que num iPhone fazem grande diferença. Faz mais sentido a Apple continuar a optar por ter no iPhone processadores melhor optimizados para consumir ainda menos do que aquilo que põe num Mac…
O m2 pro sim vale a pena. O m2 e basicamente um m1 em overclock