Apple confirma que iOS vai proteger-se contra ferramentas de acesso não autorizado
A Apple está cada vez mais focada na segurança e na privacidade dos seus utilizadores, puxando a si a responsabilidade de implementar as medidas necessárias.
Depois de vermos surgir algumas mudanças no iOS 12, a Apple veio confirmar que vai implementar medidas para impedir o acesso não autorizados de ferramentas que desbloqueiam o iPhone.
Depois de vários casos em que a Apple se recusou a desbloquear vários iPhones, as forças policiais norte-americanas recorreram a empresas que comercializa ferramenta e hardware que tratam destes processos de forma automática.
A nova medida de segurança da Apple para o iOS
A Apple quer agora terminar com estes acessos não autorizados e para isso implementou medidas no iOS 12 e 11.4 que vão eliminar de forma permanente as falhas que eram exploradas.
Para o conseguir, o iOS irá deixar de permitir a troca de dados pela porta lightning nos dispositivos que não tiverem sido desbloqueados na última hora, sendo esta porta usada apenas para o carregamento de energia.
As razões da Apple para aplicar esta novidade
Em declarações fornecidas, a Apple reforçou que está sempre a procurar aumentar a segurança dos seus sistemas e dos seus dispositivos, prevenindo ataques de hackers e ladrões de identidade.
Com esta nova proteção fica óbvio que todos os equipamentos de empresas como a GrayShift a Cellebrite e outras comercializavam, permitiam mesmo desbloquear qualquer iPhone.
Esta era uma medida já esperada e de que se vinha a falar há já algum tempo. Fica assim garantida a segurança dos utilizadores do iOS e do iPhone, bem como dos seus dados privados, reforçando o compromisso da Apple nesta área.
As novidades menos conhecidas do iOS 12
Este artigo tem mais de um ano
E contra o jailbreak, quando é que se conseguem defender?
Não sei se lhes interessa, até porque a comunidade JB é muito produtiva, de lá saíram as mais basilares funcionalidades que apareceram quer no iOS quer no Android. E, essa comunidade, tem sido “mantida de perto” pela Apple para perceber o impacto de certas possíveis alterações.
resumindo a comunidade JB tem mais imaginacao e interesse em aumentar a produtividade do IOS do que a propria Apple…a Apple depois se lhe apetecer…pega nas ideias dos outros e implementa-as…sempre sai mais barato é verdade…a Apple ganha pouco….
“quer no iOS quer no Android”
Vá lá Joao… isso já demasiado flagrante.
Exacto…
E por isso que a Apple mantem os por perto.. para dar ideias ao android…
A comunidade Android tambem da ideias a Apple mas o objectivo dela nao e esse.
E será que isso compensa as perdas? O JB tem muito de ilegal.
só recorre ao JB quem quer, no entanto digo-te já o JB permite fazer coisas que tu sem o mesmo nunca irias na vida conseguir fazer, até é bastante vantajoso em muitas aplicações cujo a Apple devia facilitar sem ter de recorrer ao JB para as conseguir ter…
pode por favor dar exemplos de algo útil e com impacto significativo que o comum utilizador de um iphone possa fazer com jb que não possa fazer som o mesmo? obrigado
Acho que é mais uma notícia para criar falsa sensação de segurança…
uns sao presos porque vendem telemoveis com seguranca maxima..outros vem gabar-se que vao aumentar a seguranca contra invasoes…
ja nem falo nas apps que sao banidas em paises de brincar pq nao lhes conseguem cheirar o conteudo….o mundo esta todo minado e pelos vistos ninguem quer saber..desde que tenham smartphones novos todos os anos…
Os bandidos curtem essa notícia!
Visto que nao consegue criar um OS seguro ha que bloquear as portas…
E nao tem a ver com que A seja melhor B, apenas isto so mostra que a Apple nao e capaz de criar um SO seguro, visto que pouco tempo depois, alguem arranja sempre a maneira de contornar tudo que a Apple cria.
Sobre isto é uma treta, porque basta uma ordem de tribunal e vao buscar todos dados existentes no iCloud, que so estara vazio se o iPhone estiver desligado da net.
Isto é para dar uma falsa sensação de segurança. Basta ver que de uma semana passaram para 1hora…
Agora falta e saber se, visto que os dados vao ser bloqueados pela porta 1h depois, se nao vai obrigar quem usa phones 3.5mm a ter que desbloquear o telemovel de hora em hora para poder ouvir musica…
e metes a ordem de tribunal onde para ter acesso ao icloud ?, onde se escreve a password? ou na resposta ás perguntas de segurança? talves a ordem de tribunal sobreponha-se ao codigo da segurança de 2 factores, á espera dá directamente á apple a qual diz logo que sim senhor aqui tem tudo senhor juiz . como vou fazer nas minhas playlists de varias horas? vou ter de encostar o dedo ao touch id ou olhar para o face id caso contrario a musica pára? sério mesmo? tanta coisa complicada nem sei o que fazer mais acho que o melhor é comprar um que nao seja iphone e se me esquecer da pass levo a um individuo qualquer numa esquina qualquer e ele desbloqueia o meu super smartphone, visto que não tem updates de segurança é relativamente facil. 😛
Questão de iOS noob:
Como é que se evita que as notificações interrompam a música no iOS?