Apple já fabrica o iPhone fora da China, em resposta à guerra comercial
O iPhone, durante muitos anos, foi principalmente produzido na China pela Foxconn. Contudo, para fazer face à guerra comercial entre a China e os EUA, a Apple está já a mudar o local de produção para outro país.
Apesar de ainda não ter mudado completamente o local de fabrico dos seus smartphones, tal poderá acontecer caso a China não ofereça condições à empresa de Cupertino.
A Apple é uma das maiores empresas de smartphones do mundo, sendo também uma das que mais vende. A sua produção está a cargo da Foxconn, que colabora com a empresa de Cupertino há vários anos. Muito recentemente, estas duas empresas começaram a fazer mudanças no local onde produzem os seus equipamentos.
Era esperado que todos os iPhone fossem produzidos na China, como é típico. Não obstante, de modo a fazer face à guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China, a Apple está a fazer mudanças nesse sentido. Segundo os últimos relatos da imprensa internacional, o iPhone XR está a ser fabricado na Índia.
Esta decisão foi especialmente impulsionada pelas tensões entre as duas potências mundiais. A Apple não pode comprometer a produção do seu iPhone e por isso encontra agora na Índia um local mais estável.
Para além disso, o próprio governo da Índia está a alterar a legislação e a criar melhores condições para cativar o investimento destas empresas. A economia da região poderá sofrer uma melhoria considerável, revertendo assim a tendência decrescente.
A Índia será mais atraente, principalmente à luz do que se está a passar entre os EUA e a China.
| Nirmala Sitharaman, Ministra das Finanças da Índia
Não é uma aventura nova para a Apple e para a Foxconn
Esta não é a primeira vez que a Apple transfere a sua produção para a Índia. Já em 2017 a marca teve a produção do iPhone 6S e iPhone SE sediada na Índia, sem, no entanto, conseguir resultados positivos.
Para além de fugir a possíveis problemas comerciais, esta mudança vai ainda abrir mais o mercado indiano para a Apple, onde a marca tem tentado, sem sucesso, aumentar as vendas do iPhone, mesmo nos modelos mais baratos.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Twitter
Fonte: Wall Street Journal
Neste artigo: Apple, China, EUA, foxconn, guerra comercial, India, iPhone/iPod, Produção
Contabilista Apple: os trabalhadores na China já estão a ganhar muito, a margem de lucro passou de 901% para 900%.
Cook: Baza já para índia, agora vamos pagar ordenados minimamente decentes ahhhh….
E daqui a um dois anos vamos ter noticias de: “trabalhadores indiano suicidasse na fabrica da Apple na índia”.
Amanhã é em Portugal, mão de obra baratíssima para explorar e ainda por cima cheia de engenheiros…
Engenheiros com as medias de 9,5 valores.
Olha que não é bem… Os indianos são top mundial na engenharia e nas tecnologias. Sundar Pichai é o atual CEO da Google; Satya Nadella da Microsoft; Shantanu Narayen da Adobe; Ajay Banga da MasterCard; Sanjay Mehrotra da Micron Technology;
A Tugolandia é o país do mundo com mais engenheiros do mundo por cada 100 habitantes, é tambem um dos países do mundo com mais ditas universidades de 3ª categoria.
+1
Ainda mais vantajoso é que na Tugolandia quase toda a gente fala bem muito bem inglês e ainda arranha em mais uma ou duas línguas. Lá fora não é assim.
Espero que agora a Apple aumente ainda mais o preço dos iPhones.
Quero que seja um preço só ao alcance de pessoas geniais, de grandes líderes, grandes timoneiros, celebridades, como eu, que sou isso tudo.
Não quero ver pé rapados com iphones, fico doente ao ver uma obra de arte assim tão maltratada…
Uma decisão expectável desde o inicio do conflito e consoante a evolução da situação acabarão por fechar a última fábrica em território chinês, a exemplo do que ja fez a Samsung.
A Samsung fechou as fábricas na China porque não conseguia vender lá smartphones. A Apple é a empresa tecnológica ocidental mais bem sucedida na China (há quem diga que a única).
Com as quedas na venda de iPhone – os analistas prevêem uma inversão com o 11, com um aumento de 200% a 400%.
Deviam era seguir o conselho do seu presidente e fabricar os aparelhos nos EUA. Mas isso reduziria muito as enormes margens de lucro que essa marca deve ter a vender-se. Hum… não estão a ser muito patriotas!…
Diz o post:
“Era esperado que todos os iPhone fossem produzidos na China, como é típico.”
“Já em 2017 a marca teve a produção do iPhone 6S e iPhone SE sediada na Índia” – e não interrompeu. Esses iPhones eram vendidos em alguns países europeus.
Estes modelos deixam de ser fabricados. Em vez de passar para o iPhone 7 e 8, a Apple salta diretamente para o XR e o 11.
A tensão comercial EUA-China, que pode levar ao aumento das taxas alfandegárias dos EUA a iPhones made in China aconselha a fábrica-los/montá-los noutros países? Por certo, em Taiwan, Vietname, Mexico, Indonésia, Malásia e Índia, onde a Foxconn tenha ou venha a abrir fábricas.
É a guerra comercial contra China
Não, é a guerra comercial contra as taxas alfandegárias dos EUA a produtos made in China.
Já para não falar do Zeinal Bava
gostei do site parabéns pelo trabalho