Apple está a preparar 5 novas funcionalidades para comunicações por satélite
A Apple lidera a integração de comunicações por satélite em smartphones e smartwatches. Como tal, a empresa está a testar 5 novidades.
A Apple avança para transformar a conectividade por satélite do iPhone, passando de uma ferramenta de emergência limitada para uma funcionalidade integrada no dia a dia.
A empresa de Cupertino está a desenvolver várias novidades que prometem manter os utilizadores ligados mesmo sem rede GSM ou Wi-Fi.
Novas capacidades para uma ligação por satélite omnipresente
O objetivo é tornar a conexão por satélite tão simples quanto o Wi-Fi, criando um “uso natural” do sistema.
Entre as melhorias em desenvolvimento estão:
- Infraestrutura para apps de terceiros: uma API permitirá que os desenvolvedores integrem diretamente a conexão por satélite nos seus serviços.
- Mapas assistidos por satélite: o Apple Maps poderá funcionar sem rede celular ou Wi-Fi.
- Mensagens mais completas: além do texto, será possível enviar fotos por satélite.
- Uso natural melhorado: o iPhone poderá funcionar mesmo no bolso, dentro de carros ou edifícios, sem necessidade de apontar para o céu.
- Suporte à 5G NTN: os iPhone 18 deverão permitir que antenas de comunicações móveis usem satélites para ampliar a cobertura.
Transição para um modelo pago
Atualmente, a função de SOS por satélite é gratuita, mas a Apple planeia oferecer futuras capacidades por assinatura, através de operadores de satélite, evitando tornar-se um operador.
O sucesso destas novidades dependerá das infraestruturas existentes, com investimentos já feitos na rede do parceiro Globalstar e possíveis colaborações com a SpaceX (rede Starlink) para expandir a cobertura.





















É a Apple que vai à frente? ahahah
Claro.. Então é a empresa que tem mais parcerias neste segmento, que tem o maior investimento e que tem mais funcionalidades, há mais anos, ao serviço do utilizador… Apple 😉
Artigo sobre Apple? calma, os Apple haters já aparecem aí nos comentár…
ah, já cá estão. Certinho, direitinho!
mamba-mos
Provavelmente farão uma pareceria com a SpaceX para usar os starlinks mas não esperava que fosse por assinatura
Possivelmente, a Apple vai deixar alguns serviços gratuitos, como o SOS Emergência via Satélite, e deverá cobrar por comunicações de voz. E, deverá ser tipo assinatura mensal sem fidelização.
Pensava que a bandeira era “salvar vidas” afinal é só lucros
Quem pensa que uma empresa vive para ter bandeiras… não pode perceber muito do mundo em geral. Todas as empresas visam o lucro. O que defina a Apple é o equilíbrio entre o que oferece e o que cobra. E isso nota-se pelo seu desempenho ao longo das décadas de existência, sobretudo nas últimas 3 décadas.
Portanto, é interessante pensar que a empresa vai apresentar um produto que, está desde que apareceu gratuito, mas que ao estender novas funcionalidades, também elas pagas aos atuais fornecedores, irão ser pagas à Apple.
Se a Apple apresentar um tarifário de comunicações por satélite (voz e dados) que me seja mais favorável do que a que tenho atualmente, claro que me interessa pagar à Apple. Óbvio, e isso todos o farão. Por exemplo, tenho o serviço da Starlink, com uma antena Gen 3 (fomos os primeiros em Portugal a receber a Gen 1), que está inativo. Mas, em caso de falta de rede fibra, posso ativar na hora e pagar o mês em questão. Isso é ótimo e faz cada vez mais sentido, pay-per-use (PPU).
Os haters nunca vão perceber!
então, ia suportar os custos sozinha? lol