Apple está a desenvolver uma bateria magnética MagSafe para o iPhone
A Apple abriu um novo capítulo com o iPhone 12 e com o MagSafe, tecnologia que permite carregar sem fios o novo smartphone. Contudo, o MagSafe mostrou-se útil para outros recursos, como, por exemplo, o usar acessórios que se "unem" ao dispositivo via efeito magnético. Segundo informações agora reveladas, a empresa de Cupertino estará a desenvolver um novo acessório de carregamento para o iPhone. Será uma bateria que se ligará magneticamente à parte traseira do dispositivo usando MagSafe.
Existem já várias utilidades com esta nova tecnologia de carregamento e até se especula que abrirá portas a que um dia o iPhone não tenha porta física de carregamento. Por agora, a novidade é outra.
Bateria via MagSafe no iPhone 12?
A Bloomberg refere que a Apple estará a preparar um novo dispositivo. Será uma bateria que se liga ao iPhone e carrega-o sem fios, através do MagSafe. Segundo as informações, este produto apareceu em forma de protótipo onde era visível a cobertura em borracha. Não tinha aspeto de uma capa protetora, como a Apple já no passado lançou.
Outra particularidade que é referida pela fonte é que o iPhone 12, pelo menos para já, não terá suporte para carregamento reverso. Isto é, a sua bateria poder carregar outros dispositivos, como, por exemplo, os AirPods.
Acredita-se que o acessório da bateria esteja em desenvolvimento há pelo menos um ano. No entanto, a Apple terá enfrentado alguns problemas relacionados com o software do iPhone. O equipamento detetava que ao estar com a outra bateria exterior a si ligado, e havendo passagem de energia, a temperatura aumentava e o software de defesa que o iPhone tem, detetava um super aquecimento.
Cautelas e caldos de galinha...
As notícias sobre estes novos produtos parecem mostrar que a Apple está muito mais cautelosa. Isto porque depois de anunciar o AirPower em 2017, a empresa por várias vezes viu-se obrigada a reformular o produto, até ao ponto de abandonar o seu lançamento.
Claro que o MagSafe gerou um novo segmento de produtos. Hoje existem carteiras que se ligam magneticamente ao iPhone, capas protetoras, suportes para os mais variados fins e tipos de carregadores. O círculo de imanes na traseira do iPhone 12 poderá ainda não estar totalmente explorado. Isto é, poderá gerar mais novidades e poderá mesmo saltar para outros dispositivos da marca.
Dizem que o MagSafe também estará para aparecer nos portáteis da Apple. Isto é, uma zona onde este círculo esteja presente para várias finalidades.
iOS 14.5 veio mostrar novidades e deixar promessas
Os rumores sobre a nova bateria surgiram pela primeira vez depois que uma referência a ela foi encontrada no código do iOS 14.5 beta. Segundo várias fontes, existiu alguma informação, que estava escondida, mas posteriormente, na versão beta seguinte, desapareceu.
Assim como a nova bateria, a Apple está interessada em permitir que os seus dispositivos se carreguem uns aos outros. Já no passado foi reportado que a linha de iPhone de 2019 tinha planos para que os dispositivos pudessem carregar AirPods sem fio. Contudo, os planos foram posteriormente descartados.
Outros fabricantes de acessórios já estão a tentar oferecer funcionalidade semelhante ao "hipotético" pacote de bateria MagSafe. Aliás, já existem alguns acessórios que podem ser encontrados em lojas chinesas online.
Sabe o que é o MagSafe?
Este artigo tem mais de um ano
Desenvolvimentos como estes são importantes, mas é bom lembrar que é um processo muito ineficiente, com muitas perdas. Multiplicado a uma grande escala é um enorme desperdício de energia.
+1000
Desenvolveram até agora smartphones finos e esbeltos, qual deles tinha o mais leve… Agora fazer baterias externas para voltar ao tamanho inicial… Mais um acessório para andar nos bolsos…
Era interessante, para aquelas alturas em que precisamos de mais autonomia.
É interessante mas depende d quais acessorios. Bateria suplente faz me lembrar as capas powerbank q existiam (ainda existem) ha uns tempos (eu proprio comprei uma). So serve p enchumaçar o tlmvl e carregamento lento. Parece me c isto a Apple tenta evitar evoluir o fast charging atual p mais potente como na concorrencia. A ver vamos.
A verdade e que com o meu 12 pro max acabo sempre o dia com cerca de 40% de bateria. E faço uso muito intensivo. Penso que seja bom num mini ou mesmo no 12 ou 12 pro normal, no Max não me parece necessário.
Basicamente um power bank com tecnologia de carregamento sem fios. Uau onde ja vi isso?
https://www.amazon.com/Anker-Wireless-PowerCore-Portable-Compatible/dp/B083YW8NW5