Apple diz que 81% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos estão a correr iOS 14
Sempre que sai uma nova versão do iOS, a Apple quer que os utilizadores dos seus dispositivos atualizem e usem as mais recentes novidades. Conforme é sabido, a empresa dá suporte a smartphones com 5 anos de idade, fazendo um esforço para que tudo se adapte aos milhões de equipamentos disponíveis no mundo. No que toca à "fragmentação", tendo em conta os números de adoção do iOS 14, esta nunca foi tão baixa como agora.
Segundo a Apple, 81% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos estão a correr iOS 14.
Pela primeira vez desde que o iOS 14 foi lançado ao público em setembro, a Apple atualizou a sua página da web para programadores com informações da adoção do iOS mais atual. Segundo os novos dados da Apple, é indicado que o iOS 14 agora está instalado em 81% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos.
Mas como sabe a Apple desta percentagem?
A empresa de Cupertino para saber que versão usam os iPhone e iPad, recorre ao acesso à sua App Store. Assim, percebe que sistemas usam o iOS ou o iPadOS mais recente. Então, este mais recente número disponibilizado tem como data o dia 15 de dezembro.
É de salientar que ano passado, a empresa não forneceu uma atualização semelhante. Como tal, não se pode comparar de ano para ano.
Dos dispositivos lançados nos últimos quatro anos, 17% estão a correr o iOS 13, enquanto 2% usam uma versão anterior do iOS. Se se abrir o leque todos os dispositivos, independentemente de quando foram introduzidos, a Apple diz que 72% estão com o iOS 14 instalado e 18% correm o iOS 13. Os 10% restantes estão a executar uma versão anterior do sistema operativo.
Por falar no iPad...
Quanto ao iPad, 75% de todos os dispositivos lançados nos últimos quatro anos têm instalado o iPadOS 14, enquanto 22% têm o iPadOS 13 e 3% estão a executar uma versão anterior. Novamente, se abrirmos o leque para todos os dispositivos iPad existentes, 61% estão a correr o iPadOS 14 e 21% o iPadOS 13. Outros 18% estão a executar uma versão anterior.
Mas há alguma razão para haver um número tão elevado com o iOS 14?
Sem dúvida que este iOS 14 veio trazer um conjunto grande de novidades. Além do desempenho, uma novidade que saltou à vista foram os widgets no ecrã inicial. Foi um recurso que se tornou muito popular logo que começaram a sair as versões beta.
O conjunto de novos recursos continuou pelas várias versões. Aliás, ainda esta semana saiu o iOS 14.3 que trouxe aos iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max um recurso ProRaw, como mostramos hoje em detalhe.
Com esta versão, alguns problemas foram resolvidos e notou-se mais estabilidade e fluidez nas máquinas antigas.
Este artigo tem mais de um ano
Fora de tópico olhem essa notícia boa.
https://olhardigital.com.br/2020/12/16/noticias/celulares-android-com-chip-snapdragon-terao-quatro-anos-de-atualizacoes/
Marcas que fazem telemóveis: no, i don’t think i will…
não clico em links .com.br para não perder neurónios.
Uma percentagem um pouco mais alta que android
Aí é? Tens informações que ninguém sabe? Partilha então aí a percentagem do último Android no Google Pixel 😉
Quem é que compra pixeis lol
eu. aliás, antes dos pixel, os nexus. a única forma de usar android, para mim. e nem é preciso ter 8 gb de ram para funcionar perfeitamente.
tendo em conta que a Google apenas fez update aos smartphones dos últimos 3 anos, e não 4…
A Google devia pedir umas dicas á Microsoft sobre como actualizar um SO em milhares de dispositivos ao mesmo tempo. Quando o Windows 10 é actualizado, todos conseguem actualizar independentemente da marca, certo?
São coisas diferentes os SO’s sao diferentes o windows é feito para trabalhar em qualquer hardware a ponte entre o SO e o hardares é feito atraves de drivers o que não é o caso nem do android nem do ios nestes SO’s mobile o SO tem de ser feito para cada hardware uma camara nao vai funcionar só porque sim, portanto a nao ser que queiras ter o problema das drivers outra vez deixa estar como esta
Claro que é diferente, a Microsoft fez o trabalho de casa para garantir que o SO funciona em diverso hardware, a Google não. Por isso é que há uma fragmentação ridicula em Android. Consequencias da liberdade.
todos os sistemas suportam o hardware através de drivers!
O problema do Android é que a Google decidiu no início que os fabricantes poderiam modificar o sistema a seu belo prazer, sem uma estrutura uniforme para as possíveis modificações!
Nuno os drivers do android sao embutidos no SO nao tem nada a ver com o windows que tu metes o hardware e tens de instalar um driver para fazer a ligaçao entre o hardware e o SO no android o proprio SO ja faz essa ligação por isso é que o SO tem de ser altaredao para cada telemovel.
E nao tem nada a ver com a modificação são coisas completamente diferentes, procura no google “android connectio between hardware and SO” para perceberes de como funciona o SO android com o hardware
Bernardo, continuam a ser drivers. Tu não puderes fazer o update dos drivers não quer dizer que os drivers são indissociáveis do sistema.
Tem tudo a ver com as modificações que o Fabricantes fazem nas suas versões do Android e não com as drivers ou comunicação com o hardware. Procura por Android Fragmentation e verás donde vêm os problemas.
é melhor escolheres outro, o google pizel é um pessimo exemplo para o teu lado os pixeis sao os primeiros a ser atualizados e deve andar muito proximo do ios, o que nao é o caso para os outros aprelhos todos
em termos de tempo de suporte ainda estão muito longe do iPhone.
Nem se compara. Apesar de haver já mostras que os Android estão a atualizar mais, a fragmentação no Android é enorme e dificilmente atingirá níveis tão otimistas como o iOS, por razões óbvias. Muitos os fabricantes nem querem saber de atualizar os seus dispositivos mais baratos.
Acho que a pergunta real é:
Mas há alguma razão para haver um número tão elevado com o iOS desatualizado?
pensei o mesmo ahah, provavelmnete iphones que nao estao a ser usados e ninguem os atualiza e dps deve haver malucos que nao queres atualizar o telemovel
E há a malta que tem um iphone mas “de entrada” e cheio de fotos mas sem espaço para fazer uma atualização desta envergadura
Muitos sim é isso mesmo. Muitos telefones com pouco espaço porque estão atulhados de fotografias. E as pessoas não têm backups disso e não fazem a atualização.
mau era se assim nao fosse. Valores dos iphones e software dedicado justificam mais do que 4 anos
sim, são mais do que 4 anos. O sistema corre em iPhones de 2015, e ainda há suporte para hardware de 2013 com o iOS 12.
o galaxy note 9 de 1000 euros com 2 anos ja n tem android 11…nao justifica tb mais do que 4 anos? Foi mais caro que o iphone. Ja nem falo dos xiaolis que nem 6 meses tem de updates.
Fixe. Já tenho motivo para ir jantar fora com a família.
Quantas baterias a apple abranda nestes anos para obrigar o consumidor a pagar e bem caro por umas novas?
Eu diria que 81% dos comentários são de pessoas que odeiam Apple!