Quantcast
PplWare Mobile

Apple lançou o ProRaw no iPhone 12 Pro. Mas para que serve e como se usa?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Barquense says:

    Ena!
    Ler isto fez-me ter saudades do meu velhinho Lumia 930/950.. já tinha estas coisas!

  2. Nuno T. says:

    Acho que o artigo acaba por não elucidar as pessoas sobre o porquê da existência do ProRAW e o que realmente faz. Pelos comentários dá a entender que muitos vão ficar a pensar que isto é o formato RAW directo do sensor do iPhone como tantos outros, quando na verdade não é. É um formato já com interpolação cromática combinado com metadados de processamento computacional de imagem feita no iPhone, permitindo ter a flexibilidade dum formato lossless com as vantagens dos avanços em computação de imagem que ocorrem nos smartphones, por exemplo, usando dados de diferentes imagens consecutivas para aumentar o alcance dinâmico, etc. Isto permite coisas que são muito difíceis de obter com o formato RAW tradicional duma fotografia, especialmente em fotografias noturnas ou com grandes contrastes.
    De forma a contextualizar, ficheiros RAW já eram anteriormente possíveis de obter do sensor noutros iPhones, mesmo a 12bits. O porquê do ProRAW só ser possível no iPhone 12 Pro tem a ver com a memória RAM necessária para todo o processamento e criação do ficheiro.

  3. Há cada gajo says:

    A edição foi feita onde ?

  4. Ana says:

    O meu é 12 pro max e não tem essa opção.

  5. anibal says:

    Então retiraram o velhinho que estava na ladeira do lado direito do eléctrico!?!?

  6. Pedro says:

    Vou aproveitar este artigo para lançar uma questão a respeito de algo que por mais voltas que dê, não consigo entender a que se refere. Tenho um iPhone 12 Pro Max e quando abro um DNG no Adobe Camera Raw, a informação que me aparece em rodapé é:
    iPhone 13,4 + nome da lente utilizada. Ex: ‘iPhone 13,4 back telephoto camera’
    WTF is this 13,4? :p
    Posso estar a ser muito distraído, mas não chego lá.

  7. Ana Rodrigues says:

    Excelente analise, detalhada e ampla!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.