A Apple em 1987 fez uma previsão do futuro e incrivelmente acertou em muita coisa (vídeo)
Adivinhar o futuro, na tecnologia, por exemplo, é um exercício incrivelmente complexo. Há dias mostramos um vídeo de como outra empresa de tecnologia imaginava esse tal futuro. Hoje, deixamos o vaticínio da Apple que, em 1987, imaginou como seria em 1997. Ok, falhou em quase 30 anos, mas, na verdade, para lá do timing, a empresa acertou nalguns conceitos surpreendentes!
Estávamos em 1987 quando a Apple achou por bem fazer um vídeo em que imaginava como seria em 1997. E agora que já passaram quase três décadas, ver este vídeo é uma experiência imperdível. Claro, muita coisa não aconteceu como a Apple, ainda sem Steve Jobs, imaginaria a década seguinte... mas há também alguns pontos familiares.
Satélites da Apple? Ok... Elon Musk chegou primeiro, mas a Apple imaginou antes
Há vários anos, ainda não se falava em Starlink, e a Apple já congeminava um projeto para apostar nas comunicações por satélite. Sim, em 1987 a empresa de Cupertino já tinha essa intenção, que se materializou 30 anos mais tarde.
Conforme podemos ver no vídeo, as imagens transportam-nos para os felizes anos 90, em que muitos de nós ainda éramos adolescentes. Nessa altura, a Apple imaginou-se dez anos no futuro como uma grande empresa multinacional (acertaram), mas com feitos que não correspondem à realidade. Digno de um episódio de "For All Mankind".
Neste vídeo vemos em destaque uma rede de satélites de comunicações que permite que os Macs enviem dados entre si a partir de qualquer parte do mundo, algo que anunciava uma Internet rápida e global (e uma ideia de algo Steve Jobs abordava, como a cloud, em 1997). Isso tornou-se uma realidade, mas se vamos falar de Internet por satélite, temos de passar o testemunho a Elon Musk.
A constelação Starlink é o resultado deste exercício de imaginação.
Os Macs continuam a evoluir e com mais utilizadores
O vídeo mostra uma evolução hipotética do Mac a partir do que se conhecia em 1987, que era pouco mais do que o que se via com o Macintosh original. Mostra computadores com ecrãs maiores, e um triunfo do computador com dezenas de milhões de unidades vendidas.
De facto, é citada uma lista de sucessores na qual é mencionado um computador posterior da gama Macintosh, chamado "Gravenstein". Também menciona um modelo chamado "Giga Mac", supostamente poderá ser equiparado ao que é atualmente o Mac Pro.
Steve Wozniak, entusiasmado, refere que o desempenho foi multiplicado ao reduzir o tamanho dos componentes para apenas 10%. Poderíamos equiparar este facto ao que aconteceu com a transição para o Apple Silicon?
Quem diz Apple Vista", diz Apple Vision Pro
Mas o que talvez seja mais surpreendente em todo o vídeo é o conceito do que eles chamam de "Apple Vista": óculos que poderiam muito bem ser a próxima evolução do Vision Pro. Podemos rir-nos agora, mas talvez não nos possamos rir tanto daqui a três ou quatro anos.
O vídeo não acerta em cheio na disquete em miniatura que o utilizador destes óculos "Apple Vista" está a utilizar. OK, as disquetes já não existem, mas é impossível não pensar nos cartões SD que existem atualmente.
Este vislumbre de há trinta e muitos anos, deixa-nos a ideia que os produtos da Apple não são pensados a 1 ano, nem a 2, nem a 5... possivelmente serão para lá de uma década, alguns imaginados lá bem atrás, recuando 20 ou 30 anos.
Aliás, basta-nos perceber o que a Apple tinha em mente quando lançou, em 1993 o Apple Newton, o avô do iPad, que aparece em 2010. Entre vários outros exemplos.
"Bom dia, sou a vossa IA e estas são as notícias de hoje"
Se a Apple ainda não é a líder no que toca a Inteligência Artificial nos seus produtos, não quer isso dizer que não trabalhe a ideia desde os anos 80. Sim, a empresa faz referência a tal tecnologia neste vídeo.
Assim, podemos ver nas imagens deste vídeo uma IA, ou uma "Siri" mais inteligente, que atualiza o utilizador com as notícias do dia durante uma chávena de café. É verdade que hoje o Mac não faz parte dos eletrodomésticos, mas, quem sabe, a ideia de um HomePod com ecrã, a correr iPadOS 18 e com a sua própria IA, não possa ser o resultado do que foi vaticinado há 30 anos?
A WWDC deste ano promete ser um dos eventos de inteligência artificial mais interessantes da Apple. 1997 não foi como a Apple imaginou que seria, mas 2024 pode acabar por ser muito mais parecido com ele do que se possa pensar à partida.
Neste vídeo, há algo que não vaticinaram e que foi o que, eventualmente, salvou a empresa: a volta de Steve Jobs para o comando da empresa.
Previram o futuro ou quem lá trabalha com o passar dos anos tentou que isso se concretizasse? Enfim!
Diria que as duas coisas.
Outras empresas como a Tesla, Amazon devem ter aproveitado estas ideias pois de fato elas existem mas da concorrência xD
E aproveitaram as ideas das series de sci-fi
Atenção que muitas dessas séries e filmes baseiam-se precisamente em conceitos ou protótipos existentes ou estudados. Há uma ideia generalizada que os argumentos são originais e da cabeça de quem os os ecreve, o que na grande maioria das vezes é falso.
Steve Jobs foi um génio do marketing e catapultou a Apple para o lugar que ela ocupa agora. Mas a Apple sobreviveu e continuará a sobreviver. É uma empresa de referência a nível mundial.
Steve jobs foi um gênio do marketing sim, mas diria que boa parte destas ideias devem ter vindo do Wozniak. Infelizmente o homem ficará sempre na sombra para a maioria
Isso não é verdade. Woz contou já variadíssimas vezes que sem Jobs ele nunca teria conseguido alcançar o que a Apple conseguiu e deve-se isso a Steve Jobs.
Inicialmente, o génio de fazer era Woz, mas o génio de pensar como fazer sempre foi Steve Jobs, e isso viu-se no momento em que foi afastado da Apple.
Era importante lerem o livro de Walter Isaacson para perceberem algumas das mais importantes decisões.
Depois do Apple II o trabalho e conhecimentos do woz eram indiferentes, não tinha capacidade para acompanhar o que a Apple se estava a tornar
Olha, boa… Afinal foi Apple que inventou os satélites e também os óculos virtuais e realidade aumentada…
Em 1987 já existia comunicação por satélite por isso não era nada de novo. E muitas das outras ideias eram comuns em muitas séries de sci-fi.
Não inventou, até porque nessa altura já existiam. O que lançaram foi a ideia da Apple ter a sua rede de comunicações por satélite por forma a fornecer Internet aos Macs.
Hoje, como sabes, a Apple tem nos iPhones o serviço pioneiro SOS Serviços de Emergência via Satélite. E, com o investimento de 400 milhões de dólares na Globalstar, a empresa pretende dentro em breve alargar a sua rede de serviços via satélite: https://bit.ly/3Ifx8zr
Nos anos 30 do século passado também tiveram a mesma ideia… Ou será que a Apple enviou um viajante através do tempo para mostrar o futuro?
Qual ideia?
A ideia de ter ideias 😀