Afinal, as vendas de elétricos estão a aumentar ou a diminuir?
Analistas da indústria e fabricantes têm revelado uma queda na procura por carros elétricos. Porém, em janeiro, as vendas de modelos movidos a bateria aumentaram quase 70%, globalmente.
Temos visto as fabricantes, bem como especialistas, a apontar um declínio na procura por carros elétricos. Dos vários motivos, destaca-se a perda dos incentivos definidos pelos governos, que pode ter desmotivado os interessados.
Apesar disto, os dados globais mostram um cenário mais otimista para os carros elétricos, quando comparado com o período homólogo. De acordo com a Reuters, em janeiro, foram registados, globalmente, 1,1 milhão de carros elétricos e híbridos plug-in. Um número que representa 69% mais do que no mesmo mês do ano anterior, quando as vendas foram de 660 mil unidades.
Fim dos incentivos mostra impacto nas vendas
Por outro lado, as vendas de carros elétricos caíram 26% em relação a dezembro. Isto reflete, segundo a empresa de pesquisa de mercado Rho Motion, cortes de subsídios ou regras mais rígidas na Alemanha e em França, e vendas sazonalmente mais fracas na China.
Conforme partilhado pelo diretor de dados da Rho Motion, Charles Lester, à Reuters, as vendas de veículos elétricos na Alemanha e em França caíram cerca de 50% em janeiro, relativamente a dezembro, após a primeira retirar os seus subsídios e a segunda reforçar os requisitos de elegibilidade.
O que realmente vai estimular as vendas são os padrões de emissões da União Europeia (UE) para 2025.
Disse Lester, perspetivando que os novos limites de CO2 da UE, que entrarão em vigor em 2025, motivarão as fabricantes de automóveis a reforçar as suas ofertas de modelos puramente elétricos e híbridos.
No mercado dos Estados Unidos e do Canadá, as vendas de janeiro aumentaram 41% em relação ao ano passado e quase duplicaram na China. As vendas na UE, na European Free Trade Association (EFTA), onde se inclui Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, e no Reino Unido aumentaram 29%.
Em relação a dezembro, as vendas na China caíram 26% antes do Ano Novo Chinês, e caíram 32% na Europa e 14% nos Estados Unidos e Canadá.
Na opinião de Lester, "olhando para os Estados Unidos e Canadá, a principal história agora é o potencial ressurgimento dos híbridos plug-in que a General Motors anunciou".
No mês passado, a General Motors disse que lançaria veículos híbridos plug-in na América do Norte, de modo a reverter uma estratégia que tem passado por contornar os motores híbridos naquele mercado. Afinal, as vendas de híbridos nos Estados Unidos têm aumentado, à medida que os consumidores recusam os altos preços dos veículos elétricos e os desafios de infraestrutura de carregamento.
Se o Costa me oferecer um eu aceito mesmo que seja um Citroen AMI…
trabalha para um, n andes de mao estendida que e feio. Faz te homem e ve se cresces que bem precisas
Quando abrem as portas da creche, é isto que acontece. Também queres um chupa-chupa?
Essa resposta é um “quem diz é que é” e não abona muito a teu favor…
Quando as pessoas supostamente “espertas” não entendem uma indireta, até o teu comentário não tem muita razão de existir. Mas o parvo devo ser eu para vos dar conversa…
Continuas, portanto, a lançar potes de fumo…
https://www.theepochtimes.com/world/insurance-likely-to-cost-more-for-ev-owners-report-5588853?ea_src=frontpage&ea_med=world-left-medium-0
Isso também inclui os híbridos ?
@Ze+do+telhado, os ingleses EarlyAdopters de BEV’s já estão a sofrer na pele com isso desde 2023. Até agradecem qd finalmente conseguem uma cobertura anual na ordem das 5000£
Ah sim? Será que é para condutores aselhas como você ?
Mostre lá esses valores então…
Vá ao Telegraph. Não tenho que estar sempre a explicsr-lhe as coisas. 10x. Já cansa.
Então ? Grupo de petrolhada haters ? Não obrigado, depois não têm argumentos.
Nem paciência para lavagens cerebrais. Loooool
Está a afirmar que o Telegraph é um jornal tendencioso e não descreve as realidades do UK?
Eu só um vejo um aselha, por incrível que pareça anda sempre nestes tópicos de carros elétricos, sempre com a mesma conversa. que é o maior preguiçoso a procurar informação, mas gosta de desmentir os outros, quando nem sabe o que está a falar…
Este teatrinho já cansa…
Se não sabe do que se trata porque se está a meter ? senhor Hugo ?
A quem eu me dirigi sabe bem porque disse isso, e ele não se incomodou porque sabe que tenho razão.
Sim ando, e vou continuar a andar.
E você procura quanta informação ? nem soube procurar aqui.
Se cansa deixe de o comentar, não é devido ao seu fanatismo que eu vou ser diferente.
É bom que subam as vendas.
Quantos mais venderem melhores preços vai haver no mercado de usados.
Isso também inclui os híbridos ?
Lá vem a ladainha do hype a considerar q tudo o q tem uma bateria é carro eléctrico, como no inicio da massificação das estatísticas que davam vontade de rir. Então o ZéBigodes Sanchez é o maior comediante no assunto.
É preciso ver que um PHEV (ou um HEV) é (são) para todos os efeitos carros a combustão e q a exemplo dos seus irmãos térmicos não vão poder estar à venda a partir de 01-01-2035.
Este tipo de notícia soa já a desespero da indústria/lobby BEV
Já havia sinais evidentes que os BEV estavam a levar ainda mais porrada:
Alemanha:-50%BEV+61% Janeiro 2024
Byd inicio de importação massiva de PHEV para a UE.
Eu próprio sp disse desde inicio. Se estivesse comprador de 1 carro, nunca na vida compraria um BEV, no entanto serua capaz de consider um PHEV acima de um puro combustão.
Unico handicap, o peso morto aprox. 200kgs. Fechava os olhos a isso considerando os elevados descontos no ISV. Depois andaria a combustão, como todos fazem.
Mas tem dores de costas devido ao peso ?
Ladainha ?
Porque ninguém responde à pergunta ? Não convém ?
Curioso porque o próprio artigo diz que aumentaram 70 %.
Afinal o desespero é seu, isto de alguém que não é contra.
O aumento verificou-se nos PHEV e eventualmente HEV. Os elektros levaram porrada nos principais mercadados.
O que é q n percebe? Ou não quer perceber?
Tal como os híbridos levaram uma panca quando acabaram os incentivos, qual é a diferença ?
Está lá escrito, Os BEV’s representam 30 e picos % dos electrificados.
Youtubers, pode começar pelo “opinião sincera” depois o algoritmo do YT faz o resto. É cada tiro, cada melro. Tds têm um Dolphin q é muita bom, tem muita autonomia, tem muita qualidade, é muita giro, é um segmento C dos grandes, todos compraram sem nenhuma vantagem e a Márcia lá do concessionário é uma tipa muito porreira que ensina tudo a toda a gente.
Qt à UE não é preciso esperar por carros mais baratos.
Os precos cairam com estrondo nos principais mercados. Não vendem na mesma.
O problema principal dos elektros não é o preço. Desde início q lhe digo isso.
Isso vem antes quando juntam tudo, ou seja:
“Ao esmiuçar os números, os elétricos se destacaram. Foram 4.358 elétricos comercializados, 36% dos eletrificados, um aumento de 477% em relação a janeiro do ano passado. ”
Depois tem o segmento electrificado (ou seja, carros a combustão electrificados = hibridos)
“Os híbridos plug-in chegaram a 8.268 carros, nada menos que 68,5% das vendas totais do segmento eletrificado. Quanto aos híbridos convencionais (não plug-in), foram 3.758 emplacamentos, ou 31% do total, o que inclui 1.593 modelos flex (exemplos dos nacionais Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid), 1.261 a gasolina e 904 mild hybrid. ”
Caíram este ano, agora é esperar, tanto que já começaram a aumentar novamente.
Olha, afinal até com bastantes impostos passam os hibridos.
https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/mesmo-com-imposto-maior-vendas-de-eletricos-e-hibridos-tem-alta-de-167/
Como passam?
Os híbridos conseguiram uma fatia de praticamente 70% do sector dito electrificado.
Qt ao Dolphin, já por aqui varias x’s o referi, não há um youtuber que fale de carros que não tenha um para dizer bem. Mas eles dizem q compraram. Estranho looolooolool
Finalmente, não pode comparar o momento actual do Brasil que está agora a começar e ainda está verde com o Europeu q está a abandar e a cair de maduro, vende mais PT que BR, elucidativo e por aqui me fico.
Qt aos subsídios, já não é possível esconder, ter ou não ter é indiferente. Se o pais subsidiar, a marca vende mais caro e ganha mais por unidade vendida (exemplo PT). Se o país não dá subsídios, a marca vende mais barato e ganha menos uns trocos (ex. ES,Alemanha, FR, etc)
A margem de lucro nestes carros é altíssima exactamente pq não requer grd ciência ou investimento. ( Qq dia ate a LEGO aparece ai com um BEV. )contrariamente ao q se tentava divulgar. E como se não bastasse, ainda recebem uns créditos de carbono que podem ser vendidos por autênticas fortunas no mercado q necessita deles para poder continuar a “poluir”.
Não deturpe mais uma vez, 68.5 % dos electrificados, ou seja, os plugin venderam mais que os não plugin .
Há 16 mil youtubers a falar deles ? Pode mandar a lista ?
Está a cair de maduro para os sensacionalistas como você, na eu esperam por carros mais baratos o que faz um abrandamento, as marcas com tantas promessas…
Yamahia, pode dizer 20x o que quiser mas a verdade é que acabando-se os incentivos, sendo que a maioria dos elétricos são caros, óbvio que baixam as vendas (de todos, quanto mais caros, mais baixam). Como os plugin são por norma mais baratos, a malta refugia-se nesses.
No geral há marcas que estão a largar os EV porque não conseguem competir, daí tentam onde conseguem (GM). As marcas atuais só conseguem competir descartando coisas inúteis e mantendo o preço competitivo.
No entanto os plugin são mais baratos ao comprar mas ficam muito mais caros em 4-5 anos (e muitíssimo mais em 10 anos). Além dos elétricos terem mais potência e binário para um preço semelhante.
Mas dizer se compram EV ou híbrido é como escolher gasolina ou diesel, cada um escolhe para o seu caso. Eu se fosse vendedor e fizesse muitas centenas de km por dia preferia um híbrido; como não é o caso quero EV . Ponto.
“largar os EV porque não conseguem competir, daí tentam onde conseguem (GM). ”
Conseguem competir sim sra. Simplesmente não querem pq já perceberam q o mercado não quer esse tipo de carros. Então direccionam as forças para híbridos e combustão.
Já a Tesla está a mandar as forças para lay-off pq não sabe construir carros.
Quer, querem é mais baratos.
Já estão bastante mais baratos nos principais mercados.
Agora é esperar para ver.
Já esperei 2 meses . Parece que não resultou e ainda está pior!
Ena, já está em Abril ? Quando custou essa máquina do tempo ?
A Alemanha aboliu subsídios a BEVs e as marcas imediatamente baixaram os preços de BEVs em meados de Dezembro de 2023.
Resultado? As vendas de BEVs caíram 50%.
Agora faça lá a conta a ver se não passaram 2 meses.
Quer mais sinais? O grupo Land, Range, Jaguar resolveu adiar projectos elektros e apostar em PHEV’s.
É só mais um a cair na real. Parece q só vc procura empurrar o problema com a barriga.
Não foi imediatamente, foi este ano.
Não, não resolveu, aumentaram a aposta nos PHEV mas mantém nos eléctricos, não invente só porque não é contra eléctricos.
Aliás, bem é a maior fatia.
https://www.iea.org/data-and-statistics/charts/global-natural-gas-demand-per-sector-2007-2025
Não tou a ver o qué q esse link tem a ver com a abolição dos subsídios aos elektros na alemanha.
Mas já agora estão mais uma vez a meter água. O costume. Esquecem-se dos aterros que é, por exemplo, o grande problema de Madrid. Depois e só analisar o problema à escala global mesmo em países “pobres” e extensos como a Índia.
Adiante, os dos subsídios aos elektros na Alemanha findaram antes do fim de 2023.
O mamão (na mira dos créditos do carbono) do Musk foi o 1⁰ a baixar as calças e oferecer desconto semelhante ao do subsídio na compra de um Tesla.
https://www.meionorte.com/noticias/alemanha-acaba-com-subsidios-para-carros-eletricos-e-afeta-montadoras-487094
Enganei me no post, este era para o seu post onde diz que o gás é para a produção de electricidade.
Esse artigo é todo convincente :”a medida drástica”
Looooooooooool
Como se as pessoas não soubessem e não tivessem ir comprado antes do ano acabar.
Os aterros de carros a combustão ? Sim há por aí muitos.
Retiram-se os subsídios e as vendas caem. Óbvio.
Janeiro e Fevereiro as vendas subiram 25% só de 100% elétricos…
https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/mercado-de-veiculos-eletrificados-cresce-171-entre-janeiro-e-fevereiro/