PplWare Mobile

Lento crescimento dos elétricos leva General Motors a desistir e voltar a apostar nos híbridos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    Bem, 1 mês com meu model 3 (comprado usado que o homem é pobre) decide fazer um teste de comparação directa com o meu charuto diesel.

    Em cidade o carro é ainda melhor que o que imaginava, assim como para certa utilização. Aqui não há dúvidas.

    Mas como nem todos têm as mesmas necessidades fiz um teste, usando o model 3 numa viagem de 220km que costuma fazer, com nacional e auto estrada.
    No diesel, custumava fazer entre 6 a 6,5 L/100, e o que fiz foi fazer essa viagem no M3 com exactamente o mesmo ritmo de andamento. Saí de de casa com autonomia para 476km e cheguei ao destino com automina para mais 103 km.

    Conclusão, o model 3 é excelente, mas não é para apressados durante longos percursos. Até pode ser, mas requer planeamento.

    Um hibrido com autonomia 200/250km em modo electrico e com um deposido de 35 litros (ou menos) seria o ideal para grande parte das pessoas, e atendia a necessidade da esmagadora maioria.

  2. luisa says:

    Espera! a aposta foi trocar o 100% por um híbrido?
    Hahaha
    Trocamos um carro eléctrico por um carro eléctrico e a combustão!
    Tem piada porque é ridículo.

  3. JL says:

    Portanto não desistiu, vai também lançar híbridos plugin.

    • Yamahia says:

      Tudo a ver. lol
      PHEV são carros a combustão.

      • JL says:

        PHEV são carros eléctricos e a combustão. Mas ok, já sabemos que é mais um que não pesca nada de carros.

        • Yamahia says:

          Na melhor das hipóteses são 5% elektros e 95% a combustão.

          • JL says:

            São onde ?

          • Yamahia says:

            Na autonomia.
            Se for para o lado do uso que lhe dão, o racio passa para 100% a combustão após o 1⁰ mês a explorar a novidade elektra.

          • JL says:

            Como sabe o uso que lhe dão ?

          • Yamahia says:

            Já lhe disse que tenho um amigo que tem uma c300DE. E tb pelo que se vai lendo.
            A bronca foi ao ponto de alguns países terem retirado subsídios a esses carros, exactamente por causa disso.

          • JL says:

            Ainda a tem ? Se é tão mau porque não a vende ?

            Tirou os subsídios porque faz mais sentido darem os mesmos subsídios aos EV do que a híbridos.

          • Yamahia says:

            Pp havia de vender?
            Anda a gasóleo como no outro Merc. q tinha antes.
            A cereja no topo do bolo é que comprou um carro novo a gasóleo e teve direito a uma catrefada de descontos Lool.

            Não retiram por fazer maior ou menor sentido nos elektros. Retiraram pq se provou q os condutores não usavam a opção elektra. Essa foi a explicação q acompanhou a notícia.

          • JL says:

            Segundo você, é um carro a gasóleo que quando avariar custa uma pipa de dinheiro. Se fosse mau e realmente não tivesse vantagens, já o tinha vendido, já que também pagou mais por ele só para ter essa opção.

            Exato, faz mais sentido dar a eléctricos porque esses realmente fazem a diferença.

          • yamahia says:

            Como disse ,o facto de ter tido uma catrefada de descontos dados pelo erário público fez com que a c300DE ficasse muito mais em conta que o equivalente c300D.
            O único inconveniente é o peso a mais.

          • JL says:

            Se é inconveniente porque não o vende?

            Então ele anda cansado de andar com ele às costas ?

          • yamahia says:

            É um pequeno inconveniente largamente compensado à conta do erário público.
            Prós e contras acaba por valer a pena o sacrifício, loolool

          • JL says:

            É como o seu, só compensa à conta do etário público, ah mas espere, está a deixar de compensar.

            Então mas por não vende e compra um mais barato ?

            É engraçado como conseguem ter coisas que não querem nem gostam e até fazem sacrifícios.

          • Yamahia says:

            Sinceramente e estou de coração aberto, estou-me pouco a borrifar se compensa ou não. Habituei-me a usar o Diesel para grandes tiradas não pela economia mas sobretudo pelo descanso de não parar para abastecer.
            O gasosas o mais longe q foi nestes últimos anos foi a Santarém. De resto é só para as voltinhas. O Diesel só sai para voltinhas qd é para atestar o depósito uns dias antes de uma viagem programada.

          • JL says:

            Sim sim, grande desculpa, se tivesse ao preço de hoje, tinha mesmo comprado o chaço.

  4. Miguel Oliveira says:

    Resumidamente a fazer 10.000 por ano um carro a gasolina convencional 20.000/30.000, um electrico 40.000/50.000. Revisões que ambos têm de fazer, electricidade que tens de gastar, manutenção… Fazendo as contas daqui a mais de 10 anos recuperas o dinheiro investido no electrico para não falar do valor usado electrico,… Eléctricos vão morrer tão rápido como nasceram. Mas burros eram os japoneses!

    • JL says:

      E num a combustão recupera o dinheiro em relação a quê? À bicicleta.

      Tanto eram burros que estão a ficar espertos. Lol

      Vão morrer nos seus sonhos.

      • B@rão Vermelho says:

        @JL, o que o @Miguel Oliveira diz é a diferença de preço do valor de compra de um a gasolina, para um VE.
        As mesma contas aram feitas a quando da comparação de um carro a gasolina ou a diesel, a diferença de preços para realmente compensar tinha-se de fazer muitos km.
        Não concordo com as contas do Miguel, para quem possa carregar o carro em casa com paneis é um excelente investimento, mas para isso ou tem de trabalhar a partir de casa ou deixar o carro em casa alguns dias, ou se poder carregar no trabalho ai é tudo lucro quer seja por paneis ou da rede elétrica se for o patrão a pagar.
        Sem falar no conforto que deve de ser circular dentro das cidades de VE, então para os peões e motociclista é uma alegria não levar com fumos

      • Miguel Oliveira says:

        Passa-se com os carros eléctricos aquilo que já se passou nos carros a diesel… As pessoas só olham para o custo directo e não é assim que se faz as contas. “Já poupei num ano 500€.” Mas entretanto já gastou mais 10.000€ que na compra de um carro a gasolina. Poupou?? Não me parece! Tal como os carros a diesel os elétricos para compensar tem de fazer pelo menos uns 40.000 km por ano. E para não falar que o carro eléctrico é um problema vender usado… A Toyota se não me engano fez uma parceria com os chineses da BYD, estão a desenvolver motores a hidrogenio. Isso sim acredito que vá ser o futuro. Na China o consumo de eletricidade é tanto que as infraestruturas existentes já entram em sobrecarga. Os carros eléctricos como estão vão ficar obsoletos não tarda…

        • Grunho says:

          Há décadas que se ouve falar nas promessas dos motores a hidrogenio. Hoje em dia já é conhecida a eficiência energética deles: à volta de 30% nas fuel cells, comparado com o eléctrico a baterias, e menos ainda, muito menos, no H2 a combustão, que só foi experimentado pela BMW e chutado logo para canto. Esse não vai acontecer de certeza.

        • JL says:

          Tanto que não olham que fazem contas, claro que dizem, já pouparam para retirar a essa parcela.

          A byd não tem com hidrogênio. Mesmo que tivesse, então depois compensam em relação a quê? Sabe o preço do hidrogênio e do carro ?

          Então se sobrecarrega com as infraestruturas existentes como não vai sobrecarregar com hidrogênio que consomem 5x mais de electricidade ?

          • Yamahia says:

            O consumo de electricidade para fabricar baterias não conta, claro.

          • Mr. Y says:

            Claro que conta mas a comparação é absurda porque estás a comparar consumíveis com um produto acabado.

          • JL says:

            E o consumo de electricidade para combustíveis não ? Começa logo no poço…

          • yamahia says:

            Gerada com os restos dos próprios combustíveis… onde deitaria os restos se usasse a eletricidade da rede ?

          • JL says:

            Alguns, que curiosamente são uma das grandes formas de poluição, por isso a refinaria ser a maior instalação poluidora do país, mas claro que essas emissões nunca entram nas contas….

            Usavam para fazer calor nas fábricas que necessitam.

          • yamahia says:

            Não se esqueça que dessa poluição apenas pode atribuir 30% aos combustíveis rodoviários. Os restantes 70% terá que imputá-los a udo o resto. Inclusive matéria prima para carros elektros e chão para os elekros circularem e estragarem!

            E tb não se esqueça que o combustível que chega às termoelétricas para produzir electricidade para elektros, tb têm que se refinados!

            E se fosse queimar os resíduos n’outras fábricas, iriam poluir igual ou pior pq se há fabrica que se preocupa com o ambiente e toma medidas para minimizar os estragos é a refinaria. Já das outras para onde sugere que vão esses resíduos já não estaria tão certo disso!

          • JL says:

            Errado, a maior produção é em combustíveis, plásticos e outras coisas são resíduos.

            É isso é, os a combustão são produzidos com madeira e rodam fora da estrada.

            Segundo a Galp nem 10% são, portanto a maior poluição é para combustíveis.

            Oh sim, a refinaria é o exemplo de sustentabilidadem loooool

            https://www.galp.com/corp/pt/sobre-nos/o-que-fazemos/industrial-midstream/refinacao-e-logistica

          • Yamahia says:

            E não se esqueça, levar esses resíduos para fora da fábrica para outras fabricas iria aumentar ainda mais a poluição.

            Tira muito mais q combustíveis rodoviários e plasticos.
            Tira betume, tira diluentes, tira querosene, tira Fuel óleo para a Madeira e parq navios, tira compostos para tintas, medicamentos perafina,etc
            E exporta muitos deles.

          • JL says:

            Estão ali os números, não me diga que a refinaria não sabe o que tira….

        • JL says:

          Já agora, carros a hidrogênio são eléctricos na mesma, a diferença está no abastecimento e no custo que é 10x maior.

  5. Infinity says:

    Quando a malta tiver de comecar a ter que trocar os carros eletricos por outros é que eu quero ver. Até estão baratos

    • JL says:

      Por outros …. Eléctricos.. lol

      • Infinity says:

        Até são baratos

        • JL says:

          Barato ou caro depende da utilização, um a gasoleo é mais caro que um a gasolina, no entanto o parque automóvel português é maioritariamente a gasóleo.

          • yamahia says:

            Isso é porque a malta quando viaja é para longe e a gasolina não dá para viajar para muito longe. 😛

          • JL says:

            Longe ? Tipo Algarve, num país pequeno, ya, tanto valeu a pena que daqui a pouco já pagam mais pela gasóleo do que pela gasolina…

          • yamahia says:

            Desde há uns anos que reparo que Isto é cíclico. Chega o Inverno/frio aumenta o gasóleo pq aumenta a procura pq é preciso muito para aquecimento e fazer mais elecricidade para aquecimento.

            Chega o Verão aumenta a gasolina porque os américas procuram muita gasolina para a driving season.

            Tudo serve de desculpa para carregar nos preços nesta UE desgraçada.

            Até aqui nada como ter um gasosas e um zagoil para funcionarem ao sabor dos apetites.

            O problema agora é que aumentam os dois. Deve ser das guerras, o 3º factor que impacta com o combustível na UE looolool

            Só os electrões se vão safando, enquanto choverem subsídios loolooolol

          • JL says:

            E não fazem electricidade de gasolina ?

            Curioso porque a maioria dos geradores vendidos por aí são a gasolina.

            Ah o preço da gasolina em Portugal muda devido aos americanos ? Parece lógico. Loool

            Enquanto choverem subsídios ? Têm chovido bastantes subsídios é para os combustíveis, e parece que vai continuar.

          • Yamahia says:

            Se a culpa é dos americanos? Sinceramente e como disse no coment acho que é mais uma desculpa para nos espezinharem ainda mais.
            Bem como a treta do gasóleo no inverno

            Em relação a geradores…
            A gasolina eram os motores de tirar água do poço. Geradores há a gasolina para o cidadão comum. Os grds geradores são a gasóleo.
            Como qq motor, devem ser periodicamente ligados tanto no inverno como no verão. Caso contrário estragam-se.

          • JL says:

            Estragam ? Então os clássicos estão sempre a trabalhar ? Looool

            Os grandes geradores são a gasóleo porque o gasóleo é subsidiado, vá lá ver os grandes geradores nos estados unidos se são todos a gasóleo.

  6. PTO says:

    Ohhhh… os ricos já estão todos servidos e agora, como era previsível, perceberam que os obscenos preços dos EV’s não estão ao alcance da classe média? E ainda por cima focam-se nos híbridos que são igualmente acima das possibilidades dessa população?

    Experimentem baixar os preços dos EV’s para um valor acessível e se calhar, digo eu, vão perceber que até se voltam a vender melhor.

  7. Miguel Oliveira says:

    Pois o problema é que se baixarem muito o preço, as marcas perdem na margem de lucro… As marcas acham que querem perder milhões de € e já devem estar a perder, mesmo assim não vendem a Renault já está a ver que foi um erro mudar radicalmente. Eles são uma marca para classe baixa/media não para media/alta. Isto dos eléctricos dou mais uns anos ou marcas como Renault,… Entram em falência porque não vendem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.