Xiaomi já está a bater a Tesla? Condução autónoma do SU7 já mostra como será o futuro
Quando apresentou o seu carro elétrico, a Xiaomi revelou planos muito ambiciosos para esta sua novidade. Quer bater a Tesla e a Porsche não apenas no desempenho do seu carro, mas também na tecnologia que este tem presente. Isso começa agora a ser visto, com um vídeo do carro da Xiaomi a estacionar sozinho e de forma totalmente automática. Veja o que este é já capaz de fazer!
Xiaomi SU7 quer mudar o mercado
Tal como tem feito nos smartphones, a Xiaomi quer também revolucionar o mercado dos automóveis e em especial dos elétricos. Foram muitos anos a preparar o SU7, abrindo a porta a muitas das tecnologias que desenvolveu ou aprimorou, culminando nesta nova proposta.
A marca tem presente neste seu carro elétrico muitas soluções que vão certamente mudar o mercado e garantir uma posição de destaque para a Xiaomi. Desde o design presente até todos os elementos internos, a marca prestou atenção a todos os pormenores e detalhes.
Algo onde a Xiaomi irá desenvolver a sua solução é na condução autónoma. Promete muito, graças aos vários sistemas presentes, com suporte no LiDAR (radar laser) e outros tipos de radares. A provar isso mesmo surge agora um vídeo que mostra o futuro e como a condução autónoma será.
Já bate a Tesla ao estacionar sozinho
Neste podemos ver um sistema totalmente autónomo e capaz de estacionar numa situação complicada mesmo para um condutor experiente. O sistema da Xiaomi aparentemente é também capaz de reconhecer a presença de outro carro (um Audi) vindo na direção oposta e resolve a situação ao afastar-se para que o outro motorista possa continuar.
O Xiaomi SU7 também oferecerá funções avançadas de assistência à condução, cada vez mais próximas da condução autónoma. Tem potencial para ser ainda melhor que o Autopilot da Tesla, graças à inclusão de mais sensores e ao uso de dois processadores Nvidia Drive Orin.
Embora os carros da Tesla tenham função de estacionamento automático, este vídeo mostra que a Xiaomi terá conseguido melhorar. Este é um passo importante, ainda mais, porque a Xiaomi chega agora ao mercado com uma primeira proposta, criada de raiz e sem qualquer experiência no ramo. Resta saber como irá esta proposta evoluir e como a concorrência irá reagir e tentar superar o que está agora a ser visto.
Não é nenhuma novidade, já a mais de 1 ano vi o vídeo de um teste da Tesla onde o carro deixava a pessoa no trabalho e regressava a casa sozinho, para o restante pessoal da família poder usufruir do carro e no final do dia ia buscar o dono.
O problema é que são tudo testes, na vida real a história é outra devido a leis de cada estado americano e são preciso licenças para a Tesla poder avançar com isso e ninguém se quer atravessar em caso de acidente mortal…
Se os EUA e a Europa não quiserem continuar a liderar a evolução tecnológica, tenho a certeza que a China e a India não se importarão de assumir essa liderança.
O problema é que as simulações correm sempre bem, porque não tem o fator Homem, que é imprevisível somos nos, a máquina é programada a fazer aquilo e faz bem, quando entra a nossa raça, estraga tudo
Quando todos os carros forem autónomos sem a interferência humana as companhias de seguros talvez tenham os dias contados.
Ainda ontem ia na A8 e um belíssimo condutor ultrapasso-me pela faixa de segurança à direita a uma velocidade louca, só compreendendo tamanha estupides se de uma valente diarreia se tratar.
Certamente que na China e na India, alguns “danos colaterais” provocados pela condução autónoma serão menos relevantes do que na Europa e nos EUA
Colocou-se é em contra mão para estacionar. Faz tudo bem, exceto estacionar.
Então explica lá como estacionavas ali naquela situação sem te colocares em contra mão?
de frente ou estacionava no lugar da esquerda
Não foi isso que perguntei.
O que perguntei foi como fazias naquele lugar em particular.
Sabes que por vezes apesar de haver lugares disponíveis ao pé, podes ter um lugar reservado e tem de ser exatamente aquele.
Havia dezenas de lugares. Ele escolheu o único que exigia estacionar em contramão. Se tu, para estacionares o teu carro precisas de entrar em contramão, diz-me por onde andas para não passar lá.
Tenho um Audi e-tron que, sem câmaras, estacionava em qualquer um destes lugares de olhos fechados. Costas, frente ou em espinha e não entrava em contramão.
@Pedro
Isto foi para mostrar que em condições anormais ele conseguiu pensar e estacionar naquele lugar.
ele até poderia ter estacionado de frente no mesmo lugar.
Deixe der ser mesquinhas
E ninguém percebeu que não havia carro nenhum, só o @Soleil
A malta gosta de comparar com a Tesla estas coisas (porque é boa conversa de café hoje em dia) mas a verdade é que a Tesla veio dar um grande empurrão na inovação na area dos EVs e autopilot nos carros. O que nos devia preocupar, como europeus, é ver que um continente que antes estava no topo da evolução tecnológica esta a ser ultrapassado pela China. Nós não ouvimos falar de empresas europeias a bater a Tesla (americana), vemos duas empresas chinesas a fazer frente e a avançar a passos largos. Eu diria que nós, europeus, andamos a dormir durante décadas e a China será agora não só uma potencia industrial mas também uma potência tecnológica. O pais dos “tupperwares” e mao de obra barata para os burgueses europeus passou a Europa em praticamente tudo. Enquanto nós andamos preocupados com os sacos de plasticos para reduzir o nosso impacto ambiental abaixo dos 5% do global, a China faz um “manguito” e avança a toda a força no resto. Somos um continente de politica de Tweeter e likes.
Não deixas de ter razão no que dizes, mas nunca nos podemos comparar com os “Xineses”, queres trabalhar um uma taça de arroz?
E se for necessário baixar os custos de produção a tijela de arroz vem só pela metade.
Nunca nos podemos comparar com ditaduras, ali ñ tens direito à contradição.
Nos os europeus quisermos transformar a europa em serviços e não em produção, agora vamos ter de aguentar com as escolhas que fizemos, temos o nível de vida que temos também por isso mesmo, mandamos fazer muito mais barato lá fora que dentro da Europa.
B@rão Vermelho compreendo o teu ponto de vista, mas mais uns anitos valentes a China com o poderio militar tecnológico e económico a avançar a passos largos, lembra-se de invadir a Europa e aí de certeza que passamos todos a trabalhar por uma taça de arroz.
A China não quer invadir (fisicamente) a europa nem nos pôr a comer meia taça de arroz.
Querem é invadir a europa financeiramente.
No caso dos EV os grandes da industria que se preparem, pois ja se está a ver que é muito mais fácil desenvolver um EV do que um carro a combustão e de um momento para o outro aparece uma marca nova.
O problema é mesmo esse pensamento. O continuarem a achar que na China se trabalha por uma malga de arroz. É mentira e, actualmente, as empresas chinesas cada vez apostam no desenvolvimento em mercados altamente tecnológicos.
Isso é o que a Europa deveria fazer. Apostar e apoiar nestes mercados com o risco de ficar para trás em vez de continuar a queixar-se dos custos de produção na China.
Quando deixarem de pagar em arroz, vais ver o mercado a mudar de ares.
Um dia vai acabar, se reparares é mais fácil teres alguém a desenvolver depressa e bem se não tiver qual quer tipo de proteção laboral, ganhes muito ou pouco, trabalhas e não reclamas, quando foi a última greve na China?
Longe vão os tempos em o que vinha da China era barato e porcaria, eles estão neste momento na vanguarda de muita tecnologia, também sabemos que as patentes na China valem 0, e começar a desenvolver de algo que já existe é diferente de começar do 0
Eu entendo o teu ponto mas o globalismo não trouxe só vantagens. Se, por um lado, permitiu uma melhor circulação dos bens e dos serviços também tornou o mercado muito mais competitivo.
Está em fase beta. Aqui em Portugal os testes beta são ali em CaxCaix HAHAH 😐
São imagens geradas por IA, continua a não ser apresentado o carro ao vivo.
(Ͼ˳Ͽ)..!!!
A Xiaomi não apresentou nada de novo, apenas uma cópia do que a Audi já tinha apresentado em 2018!
https://www.youtube.com/watch?v=YGKill790zE
Já estou a ver os Teslas, Xiaomis e afins tudo na escola de condução a tirar a carta. Certamente isto pode trazer coisas boas, por exemplo, podiam começar já a bloquear a velocidade automaticamente, isso é que era, entras na cidade e o carro cumpre o limite, autoestrada igual……Iria ser uma grande ajuda para evitar acidente. Conduzir do ponto A ao B sozinho? Porreiro quando não conseguir renovar a carta, até lá gosto muito de conduzir.
Carro Xiaomi?? Se for como os smartphones, a meio de um percurso ou durante o estacionamento, aparece uma publicidade ou outra no ecrã como é habitual nas apps deles “security”, “cleaner” etc.
Estás enganado, nem todos, ha anos que tenho Xiaomi com Android “bare bone”