A Terra recebeu uma mensagem enviada a 31 milhões de quilómetros!
Recebemos, nós terráqueos, uma mensagem com o vídeo de um gatinho. Pormenor: foi enviada a 31 milhões de quilómetros!
Um dos desafios tecnológicos que enfrentamos, hoje em dia, é a capacidade de comunicação interplanetária.
Como parte da investigação, nesse sentido, a NASA está a conduzir uma missão conhecida como Psyche, a partir da qual enviou uma sonda para o espaço com a ideia de chegar a um asteroide homónimo. Este asteroide é rico em metais e está localizado a poucos milhões de quilómetros da nossa Terra.
Agora, as comunicações interplanetárias deram um novo passo com a transmissão de um pequeno vídeo, enviado a uma velocidade mais rápida do que muitos serviços de Internet.
Recebemos uma mensagem do espaço enviada a 31 milhões de quilómetros
Quando a sonda estava a 16 milhões de quilómetros do nosso planeta, falava-se da possibilidade de enviar uma mensagem de vídeo de alta definição para a Terra. Desta forma, os investigadores poderiam verificar quanto tempo levaria até que a mensagem chegasse até nós, sabendo, assim, quanto tempo demoraríamos para receber os dados científicos da missão.
A NASA queria usar um exemplo simples e curto, pelo que enviou um vídeo de 15 segundos de um gato laranja a tentar caçar um laser vermelho.
O vídeo foi gravado na Terra, levado pela missão espacial, e transmitido a uma distância de 31 milhões de quilómetros, em apenas 101 segundos (uma velocidade de transmissão superior à de muitas conexões de banda larga que utilizamos para nos ligarmos à Internet, segundo os investigadores).
O vídeo foi codificado, através de sinais de laser próximos da frequência infravermelha, enviados da sonda para o telescópio Hale, no Monte Palomar. A transmissão foi descarregada e, depois, enviada para o Jet Propulsion Laboratory da NASA, onde foi recebida como um grande sucesso.
Este artigo tem mais de um ano
foi foi…. foi enviado em .AVI e quando chegou cá o Garfield parecia um cubo de rubik
Sim e o homem nunca foi à Lua, não é verdade?
O Homem não vai a lado nenhum é tudo uma simulação.
tão inteligentes, com acesso a tanta informação mas reconhecer uma piada requer algo mais que claramente vcs não têm. munto farquinhos que bocês som!!
Com a quantidade de maluquinhos anti-ciência que há por aí, é difícil perceber ironia e piadas.
Esse pessoal é burro então? Porque não filmaram e enviaram o vídeo do que está a 31 milhões de quilómetros??
Nem digo nada….as vezes penso o mesmo. Conseguimos ver galaxias a milhoes de an os luz, mas nao conseguimos ver a 100% o planeta inteiro de Marte…
Nenhum ser humano está preparado para ver o rosto do verdadeiro Deus, a sua sanidade será destruida se alguma vez isso acontecer, nem tentes imaginar! https://images.nightcafe.studio/jobs/aOeFo5CV5C2d6PtEopME/aOeFo5CV5C2d6PtEopME–1–txofr.jpg?tr=w-1600,c-at_max
esse tabaco é do bom 😀
+1. Muito mais interessante fazer live stream do que está acontecer a 31 milhões de km do que enviar dados estáticos que já sabem que é possível. Provavelmente a desculpa é que meter uma câmara ia consumir mais energia e bla bla mas teria sido um desafio mais interessante! Agora vão ter de fazer outra sonda para isso. E está um sonda inútil no espaço que só envia vídeos do mesmo gato.
Ah espera, os aliens também estão protegidos pelo RGPD por isso não podem filmar sem consentimento.
Em vez de estarem a ver outros planetas, preocupassem com o planeta terra.
Qualquer dia este planeta vai de bina, e la vamos nós todos. Bye Bye
nada de especial, vão às compras de natal e certamente vão ultrapassar os 31 milhões de kms com a mesma mensagem “já chega”