Guerra contra a China leva ao encerramento de 10.900 empresas de chips em 2023
A relação entre os EUA e a China é bastante conturbada e a tendência é que a tensão aumente dia após dia. E as recentes informações indicam que devido à guerra dos semicondutores, já fecharam na China 10.900 empresas relacionadas com chips em 2023.
A tensão entre os EUA e a China já remonta há vários anos, mas o conflito tem-se tornado ainda mais intenso com a era tecnológica. A China sempre foi muito forte na indústria dos componentes, localizando-se no país várias fábricas dos maiores nomes tecnológicos. Mas os Estados Unidos, como uma outra potência mundial, têm sérias reservas quanto à segurança e intenções da China comunista, havendo um significativo receio de que o país rival use a tecnologia para fins militares e de espionagem, comprometendo assim a segurança nacional norte-americana.
Como tal, o país de Joe Biden tem imposto várias restrições e limitações ao território asiático, mais concretamente no que respeita ao acesso de equipamentos tecnológicos mais avançados. Mas recordamos que as restrições tiveram início ainda na administração de Donald Trump.
10.900 empresas de chips já encerraram na China em 2023
Com todas estas condicionantes, a China tem tentado “sobreviver” e continuar a alimentar a sua força através de soluções alternativas, mas não tem sido uma tarefa nada fácil. E de acordo com as últimas notícias, parece que as medidas norte-americanas têm tido impacto e prova disso é que já fecharam na China 10.900 empresas relacionadas com chips em 2023, sendo que as estimativas apontam para que esse número chegue às 11.000 até ao final do ano.
A situação agravou-se em 2022, devido sobretudo à acentuada queda na procura por equipamentos tecnológicos após a fase alta na pandemia da COVID-19. Nesse ano fecharam na China 5.746 empresas, mas este ano o número já está então muito superior.
Os dados indicam que, ao longo dos últimos 4 anos, já fecharam 22 mil empresas na China relacionadas com o setor dos chips e que a cada dia encerram cerca de 30 empresas, sendo que este ano já fecharam 3.243 empresas de design de chips.
Para além disso, os relatórios indicam que o flagelo também se começa a espalhar pelo setor dos automóveis.
Este artigo tem mais de um ano
Não faz muito sentido esta notícia, a China dizia que ia investir milhares de milhões no desenvolvimento dos seus próprios processadores, isso não deveria querer dizer que precisa deste tipo de empresas que produzem chips?
Ou uma coisa não tem haver com a outra? Que realmente o Estado estar a gastar milhares de milhões a desenvolver os seus processadores não implica que não fechem milhares de empresas de chips.
O Estado está a investir milhares de milhões nas grandes empresas: YMTC, SMIC, Huawei, Loongson, Moore Threads – mas desinvestiu fortemente nas pequenas empresas. Sem financiamento público e com excesso de oferta, o dinheiro desapareceu e estão a fechar como moscas, diz o “Chapuzas”.
Se calhar fecharam 10.000 mas abriram outras tantas. E o “flagelo” também já atinge os automóveis? Não é isso que se percepciona… Pelo contrário!
“os Estados Unidos, como uma outra potência mundial, têm sérias reservas quanto à segurança e intenções da China comunista, havendo um significativo receio de que o país rival use a tecnologia para fins militares e de espionagem, comprometendo assim a segurança nacional norte-americana.”
Claro, até porque os militares e a inteligência dos EUA não usam chips, é tudo por sinais de fumo e semelhantes.
Haja paciência….
A China está a desenvolver chips próprios.
A Huawei está a cancelar todas as encomendas à Qualcomm.
A armada chinesa de telemóveis vai passar a usar tudo chips feitos internamente.
Os processadores Kirin9000s da Huawei são top.
Aliás, da maneira como as coisas estão nem sei o que o presidente chinês foi fazer aos EUA aqui há uns dois ou três meses.
Por mim nem lá punha os pés e deixava os a falar sozinhos e nem queria conversas nem ao telefone.
Largueza dessa gente…
Não interessa aos chineses cortar com os EUA, primeiro porque têm milhares de milhões investidos nos EUA, depois porque os EUA ainda são um importante mercado de exportação, e depois porque se cortarem as exportações para os EUA os mesmos serão obrigados a refazer toda a indústria e em poucas décadas seriam de novo um forte concorrente à China. E muito do que é produzido na China para exportação é desenhado e planeado nos EUA, onde apesar de o Estado estar a tentar transformar a sociedade num país totalmente socialista tendencialmente comunista ainda existem algumas bolsas resistentes que vão permitindo a inovação.
“Os processadores Kirin9000s da Huawei são top.”
Já usaste?
Jorge, não usei porque os dispositivos que neste momento os usam, o Huawei Mate 60, não estão disponíveis fora da China.
Mas os próximos lançamentos Huawei provavelmente já serão disponibilizados globalmente.
Então e para saber se algo é bom é preciso usar primeiro?
Eu sei que um Ferrari é bom e atinge grandes velocidades e nunca conduzi nenhum.
E agora?
Vá procurar informação e verá que os processadores Kirin9000s são realmente extraordinários.
Apesar das sanções os Chineses construíram um chip 5G.
Notável….
E parece que entretanto já lançaram ou vão lançar brevemente outro com maior performance…
Huawei já concluiu um chip ainda mais potente para muito em breve substituir Kirin 9000s, chama-se Kirin 9000c. Os Americanos estão preocupados com a qualidade de 9000c.
Há notícias alarmantes para os EUA, a venda de ansiolíticos aumentou 1000% em 2023!
Não compro nada chinês, e agora?
Jorge, não compra nada Chinês?
Isso é o que vc pensa.
Provavelmente escreveu esse rabisco num aparelho Chinês ou com componentes Chineses.
Olhe, eu acabei de comprar uma saca de 20 kg de arroz Chinês.
Bem bom…
Jorge, nos EUA o que tem aumentado, além de ansiolíticos, é a venda de Fentanyl.
Aliás, para aumentarem as sanções é porque estão mesmo preocupados.
Aquilo está lindo por lá, uma maravilha.
Então agora com os Chineses a produzirem aviões comerciais de última geração com o Comac 919 e a versão wide body o 929, as compras à Boeing estão a ser todas canceladas.
A China era um dos maiores mercados da Boeing e agora fiquem com os aviões e cozam-nos com batatas.
SIm, Jorge, eles estão mesmo muito preocupados, pode acreditar nisso.
Pois de facto não compro nada chinês, se tem componentes chineses não posso confirmar, como deve compreender.
Já quanto ao arroz, prefiro o do Vale do Sorraia. Se soubesse como é transportado em alto mar pensava duas vezes antes de comprar arroz estrangeiro, isto já para não falar nas questões ambientais e nos problemas a montante. É como diz, cada um é como é….
Jorge, esposa Chinesa, filhos a falarem mandarim a toda hora e eu sem perceber nada.
Estou em minoria, como deve compreender.
Tenho que alinhar pelo que eles querem.
Neste caso, o arroz é chinês.
Até os meus cães percebem chinês.
Não, não temos os cães para comer.
São parte integrante da família.
São tratados como filhos.
Aliás, têm melhor vida que eu…
Esta contagem estatística não implica que tenha havido redução da produção e venda desse material. Porque só contando esta última parte é que se percebe se realmente reduziu a produção desses componentes, e não o nº de empresas
Certo, a economia chinesa cresce como nunca!!!!!
“A segunda maior economia do mundo, onde vivem mais de 1,4 mil milhões de pessoas, enfrenta uma série de problemas — incluindo um crescimento lento, uma alta taxa de desemprego entre jovens e um mercado imobiliário em desordem.
Há um ditado que diz que quando os Estados Unidos espirra, o resto do mundo constipa-se. Mas o que acontece quando a China não está bem?”
Um artigo muito interessante: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv20kz11e6vo
O meu comentário era irónico, temos que perceber como crescia a economia chinesa a perceber o fenómeno, o crescimento impulsionado pelo Estado chinês era insustentável.
Esta guerra toda e por causa de um homem so e as suas paranoias. Algo vai mal no mundo.
Quem é esse homem?
Homem sombra que estao por tras dos politicos dos EUA. Duvidas ? Eu nao. Faz tudo parte da tal estrategia, minha opiniao apenas claro. Cada um acredita no que quizer.
“Cada um acredita no que quizer.”, Certo. Há que tenha fé inquestionável na democracia chinesa!
Jorge, há quem tenha fé inquestionável na democracia portuguesa.
Geralmente quem diz isso é quem tem os bolsos cheios à conta do povo.
Há de tudo… Cada um é como é.
tem toda a razão, “Cada um é como é.”, eu prefiro a democracia imperfeita de Portugal do que a democracia perfeita de Beijing, que nos presenteia com acontecimentos como os de 1989 na praça Tiananmen. É isso, Cada um é como é….
Se prefere sustentar chulos e está contente com isso, tem todo o direito de agir assim.
Mas eu não partilho desses ideais.
Em relação ao regime chinês, já tive aqui oportunidade de explicar porque razão aquele sistema é o menos mau para eles.
Resumindo numa frase, democracia levaria a China de imediato à guerra civil.
Não seria bom para eles e seria óptimo para os EUA.
Já lá fui imensas vezes e irei outra vez em breve.
Em 20 anos aquele país cresceu de uma forma incrível.
Nunca vi nada igual.
Se há pobreza? Claro que há.
Já viu quantos milhões eles são?
Se nós aqui que somos meia dúzia de gatos pingados quando comparado com eles temos pobreza e gente a dormir na rua que nunca mais acaba, queria que não houvesse pobreza lá?
Mas esse número tem descido de ano para ano.
Aqui não, aumenta…
Enfim, é o que é.
Só para terminar, pode andar na rua descansado numa cidade Chinesa tipo Beijing ou Shangai.
Lá na há atentados terroristas e facadas cometidas por gente com psicoses psiquiátricas e já referenciados pelas autoridades.
Eles por lá sabem como tomar conta de gente dessa…
Bom Natal:)
Em suma, um Xi em cada esquina, ou como quem diz, um Salazar em cada esquina, já percebeu bem onde esse tipo de argumento/discurso nos leva?
Felizmente há estados ditatoriais e quejandos que impõe o respeitinho. Roubas …., tentas fazer uma revolta levas com um carro de combate no lombo e por aí fora.
É de facto engraçado desejar a ditadura e suas virtudes para outros.
Eu prefiro a liberdade e os seus riscos, que são infinitamente inferiores às virtudes.
É como diz, Cada um é o como é
Bom natal
PS: A democracia portuguesa por e de deve ser questionada, todos os dias. Já a chinesa…..
ao que se sabe a elite chinesa não enche os bolsos à conta do povo, também por isso, a china é o paraíso.
Jorge, então não questiona a democracia portuguesa porquê?
Vá lá, questione e mande prender os corruptos que destroem em negociatas os impostos enormes que pagamos.
Aguardo por esses questionamentos e resultados…
A China não é o paraíso, mas há algum país que seja paraíso?
Todos têm os seus problemas.
Podias arranjar um argumento melhor ao colocar a China ao barulho nao ? Ao que se sabe esta implicancia China vs EUA foi os EUA que provocaram primeiro.
Eu não coloquei a China ao barulho, o artigo é sobre as empresas chinesas de chips, mac vamos então discutir a génese, bora lá…..