Carros elétricos não têm rádio AM! Saiba qual a razão…
Quando se fala de carros elétricos, é normal pensar-se que estes trazem alguma/muita tecnologia e, uma vez que são recentes, incluem suporte para tecnologias/serviços antigos. Mas não é bem assim! Sabia que os carros elétricos não suportam rádio AM?
A "culpa" é do motor do carro elétrico: sinal AM funciona nos 530 kHz a 1 700 kHz
Rádio AM é o processo de transmissão através do rádio usando modulação em amplitude. É transmitido em várias bandas de frequência. Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio.
Estando presente em quase todos os autorádios dos veículos, os sistemas multimédia dos carros elétricos não suportam rádio AM. O motivo desta não integração nos sistemas multimédia de carros elétricos é puramente técnica.
De acordo com informações técnicas, o motor dos carros elétricos gera um campo magnético que funciona na mesma frequência do sinal AM, de 530 kHz a 1.700 kHz. Assim, a receção de sinal sofre interferências e o som acaba por se degradar. Tal não acontece com o sinal FM, que funciona em outras frequências.
As marcas têm seguido esta tendência de não incluir rádio AM, mas no Brasil, por exemplo, o Governo quer obrigar as marcas a incluir suporte para rádio AM.
Para que tal aconteça, as fabricantes de veículos automóveis têm de isolar melhor o motor. Algumas marcas europeias do segmento automóvel já abandonaram o rádio AM, mesmo em carros movidos a combustíveis fósseis.
Este artigo tem mais de um ano
Não é verdade para todos os carros:
https://eletricamente.pt/tesla-m-c-u-1-versus-m-c-u-2/
O AM está mais que obsoleto.
Ainda é muito usado em aviação, pela sua robustez.
tendo em conta que os carros ainda não voa, diria que o AM não é relevante.
Não vejo qual a aplicação de se ter AM nos carros, hoje em dia.
Acho que é ainda uma modelação usada em rádios amadores mas agora anda tudo pela internet de qualquer maneira.
Não tem aplicação do vosso ponto de vista porque não usam vão a outros paises radios AM é mato, não sijam as coisas só há vossa realidade…
Na eventual situação de falha dos sistemas de comunicação usuais, é sensato ter sistemas alternativos, quanto mais não seja por segurança. Foi o que aconteceu em situações de incêndio em Portugal, os sismos no Haiti ou em outras catástrofes. De qualquer forma é sempre uma opção para quem quiser usar.
+1
Há certos sitios onde o AM tem lógica de existir, mas para transmissão de rádios, já não tem muita lógica.
Estou a imaginar um camionista no meio da amazóia, ou a atravessar o Outaback Australiano apenas com rádio FM…. Portugal é muuuuito pequeno. (também não os imagino de EV…)
Se calhar está certo! os locais onde não há FM estão longe demais para se chegar de elétrico… será esse o motivo?
Amazóia, Outaback…hoje o Carlitos está em altas!!
Onde é que carrega as baterias na Amazónia ou no “outaback”?
carrego com o SOL, mas fácil que encontrar um posto combustível
Não tem logica porquê porque é raro hoje em Portugal as radios serem todas em FM, Portugal não é o mundo amigo… radios AM continuam ai a pontapé….
AM não é obsoleto, em alguns lugares é o único sinal disponível.
O que ocorre é que os carros deveriam ter uma proteção para não deixar a frequência do motor interferir e isso não está sendo respeitado.
Não amigo não está, o AM continua a ser muito usado em comunicação de radio por todo mundo, pois permite um maior alcance em relação ao FM que requer repetidores para propagação…
Lá por só ouvir radio FM não quer dizer que as outras estejam obsoletas….
Ignorância nem por isso
Agora fiquei preocupado. Tenho um Kia Niro 100% elétrico e tem rádio AM…
Que tal o Kia Niro? Estou interessado nesse carro.. as autonomias são boas? Cumps
mais um artigo para encher. não culpo o pplware, mas sim a fonte. É que a rádio frequência usa irradiação electromagnética e não campos magnéticos….
Vou-te responder aqui como respondi no outro sítio:
Caro.. estuda um pouco o assunto e vais ver que o que sabes falta aí alguma coisa mais…
Algumas empresas como a como BMW, Mazda e Tesla (entre outras) anunciaram que os seus veículos elétricos não contarão de agora em diante com a recepção das frequências AM. Mas isto tem uma razão de ser, como é explicado no artigo.
O rádio AM é particularmente suscetível a interrupções porque usa frequências como as emitidas pelos sistemas dos veículos elétricos, que podem sobrecarregar o sinal de rádio e torná-lo ininteligível. As estações FM operam em comprimentos de onda diferentes. A blindagem do equipamento de recepção de rádio pode ser cara e complexa (pode custar aos fabricantes cerca de 3,8 mil milhões de dólares), especialmente quando os utilizadores de veículos podem ter acesso a rádios AM através das plataformas digitais.
Com isso, desde início deste ano, milhares de canais de rádio que emitiam em AM migraram para frequências FM.
Mas então qual a razão?
As emissões em AM e FM são ambas asseguradas por ondas electromagnéticas, mas se as primeiras modulam a amplitude, emitindo entre 535 e 1705 KHz, as segundas fazem variar a frequência e têm um espectro entre 88 e 108 MHz. Daí que o AM seja mais barato e percorra distâncias superiores, enquanto o FM oferece uma melhor qualidade sonora e, embora tenha mais dificuldades em superar barreiras físicas, é menos sujeito a interferências exteriores.
É precisamente a maior sensibilidade das emissões AM ao funcionamento dos motores eléctricos dos automóveis a bateria, que produzem interferência electromagnética, que impede a captação destas emissões. A menos que sejam montados nos veículos protecções dos cabos do rádio, sistemas de redução de ruído e filtros EMI, que reduzem as emissões electromagnéticas.
+111. Salvem o AM 🙂 hehehe
Se ouvi 5 minutos de AM na minha vida já foi muito.
No meu carro só tenho FM e DAB…
+1
Mais um rapaz novo que nasceu no século XXI na era digital, por isso não é de estranhar tal afirmação…
Por acaso nasci no século XX e a última vez que ouvi AM foi nos anos 2000, no carro de um colega quando descobrimos que podíamos ouvir rádios de Espanha, França e Inglaterra.
Foi giro durante 5 minutos.
Mas hoje no carro consigo ouvir rádios do Polo Norte, da Austrália, Japão ou de qualquer outro lado do mundo, basta abrir o TuneIn ou outra app de rádio qualquer.
e se a internet fora abaixo?
ahaha…lixou..acabou o mundo
Acontece o mesmo se a antena emissora do AM for abaixo…
Continua viagem e não ouve radio? Há problemas maiores certamente
@realista, discordo, as emissoras AM têm plano de redundância para emitir com menos potência recorrendo a energia de backup. Não precisam de internet para nada.. As emissoras de FM deveriam ser obrigadas a ter plano iguais, e também redundância de emissor e antena. Nas recentes catástrofes os meios de divulgação mais antigos deram prova da sua necessidade. O que funciona nunca deveria desaparecer. Manter sempre, como redundância, obviamente.
Eu não afirmei que o AM não era necessário e entendo que é uma tecnologia útil em caso de urgência, porque como é mais simples, consegue funcionar em qualquer condição.
No entanto para o dia-a-dia já não faz muito sentido até porque a qualidade do áudio é mais fraca e ainda por cima concorre com o FM, Meios físicos como CD’s (em desuso), Mp3 e agora com o resto do mundo com a Internet…
Mas também existem outros meios de divulgação em caso de catástrofe como a difusão celular utilizando a rede GSM onde praticamente todos temos um dispositivo connosco capaz de captar este sinal enquanto nem sempre temos rádio AM…
@realista- sim e sim, concordo contigo. Broadcast GSM , principalmente na casa dos 850 mhz é também na minha opinião essencial e que deveria ser amplamente reforçado.
Am com um emissoor com 10 watts e duas pontas de fio de contre a servir de antena cobrimos Portugal inteiro em FM um emissor de 1500 watts antenas e guias de onda obtemos 10 a 20 km de cobertura
Com AM até dá para ter um rádio recetor sem alimentação, que é alimentado pelas ondas de rádio.
O meu irmão é técnico de eletrónica e quando estava na formação, esse experimento fez parte dos testes práticos.
DAB, em Portugal?
Ter possibilidade de ouvir DAB, não significa que tenha estações de rádio para as ouvir…
Exato, é isso… Faltam as estações DAB, obrigado.
Grande mentira
Tenho um Kauwai 100% elétrico e tem AM.
Conseguem dizer quais os modelos que não têm? Pelo menos Kia Niro EV tem mas há outros onde tenho quase a certeza que também têm.
Fará sentido dizer que determinada marca ou modelo não tem mas não englobar todos os carros elétricos. Porque há uma marca que não tem visualmente presente a parte do AM, apenas do FM, mas segundo sei, é possível contornar isso.
Não são só elétricos alguns a combustão também já não suportam, por mim é igual e para 90% das pessoas imagino que também
AM? Nunca utilizei e já sou velho!
Velho com menos de 18 anos…
Idem, e diria que isso se aplica para 99% dos automobilistas….
Velho e nunca usou AM? Pois velho sou eu que, ainda no tempo da outra senhora, ouvia a antiga Emissora Nacional pela rádio de ondas curtas (AM), estando eu a uma distância de + de 10 mil Km de Lisboa!
A essa distancia talvez não fosse por AM mas sim por LW
Sim era por ondas curtas, que permitia a transmissão de sinal a milhares de quilómetros – era possível ouvir a Emissora Nacional ou a BBC mesmo estando do outro lado do mundo. Os rádios dos automóveis modernos costumam ter apenas onda média, mas ambas as bandas e também a banda de ondas longas (respectivamente SW, MW e LW) usam AM (Amplitude Modulation).
Uma pequena nota, existe no artigo alguns confusão entre modulação ( a forma) e a frequência de utilização. Infelizmente acabei por perceber que os carros eléctricos são poluidores do espectro de HF. O sinal de AM e FM pode ser modulado seja em que frequência for. É costume o am estar alocado em LF ou HF mas pode ser modulado em VHF UHF, etc. Ele está alocado estrategicamente em frequências baixas porque beneficiam da propagação ionosférica, que, pode uma só transmissão poderá ser escutado em todo mundo. Assim é fácil e eficiente, e existem muitos rádios com esta capacidade em toda a parte, o que , para efeitos de sobrevivência é estratégico . KISS. O am tem vantagem sobre o fim pois é mais robusto , mais fácil de escutar debaixo da estética e ruídos . Penso que os carros eléctricos podem mitigar isso com blindagem. Até podem inclusive ser autuados pela ANACOM ou organismo semelhante noutros países por gerar interferência. Existem leis para isto, para evitar poluição do espectro por parte de material electrónico, e são obrigados a ser testados inclusive
finalmente uma boa resposta, tecnicamente competente.
+1
Assumindo que existe sinal suficiente, FM costuma ser mais robusto no que toca a interferencia.
Basta ouvir uma emissora AM ou FM durante uma trovoada. Em que os relâmpagos afetam a emissão AM mas não a FM. Isto porque o ruído eletromagnético afeta maioritariamente an amplitude do sinal e não a sua frequência.
Uma das grandes razões de AM ser usado em rádios CB (aviação, polícia, etc) é o facto que se duas pessoas tentarem falar ao mesmo tempo, consegues ouvir ambas as transmissões (embora com ruído adicional). Em FM o mesmo não é possível, o sinal mais forte ganha sempre e o outro é ignorado. Em situações de emergência este comportamento não é ideal.
Para quem tem rádio FM no carro nota que em certas ocasiões o rádio salta entre duas emissoras que transmitem na mesma frequência, mas não ouvem as duas em simultâneo. Excepto em zonas em que os sinais estejam ao mesmo nível, em que se torna praticamente impossível de ouvir alguma coisa.
Neste último caso o comportamento do FM é vantajoso, porque geralmente ninguém quer ouvir duas emissoras a reproduzir em simultâneo.
Não é mais robusto, tem sim melhor fonética e possibilidade stéreo, e é mais exigente a nível do emissor. Sim , o am é susceptível a descargas de estática e degradação de sinal, mas mesmo assim é audível muita vez onde o FM é só já ruido . A mesma coisa com emissões laterais, (USB, LSB) , onde ocupa menos espectro e menos exigente a nível de andar final do emissor. O AM não é full duplex, isso não é característica da modulação, é característica do radio em si emissor / receptor , mas entendo talvez que querias dizer que é possível escutar 2 sinais de AM / laterais em simultâneo no eter…sim , correto. Se o FM é mais vantajoso…depende se me falas de perspectiva comercial (sim) , ou de situação de garantia de entrega de informação / escuta. Todavia fizeste umas boas observações.
Tem erros ortográficos, as minhas desculpas, é desta que o redmi note 7 vai pra reforma
(Erros ortográficos corrigidos) Uma pequena nota, existe no artigo alguma mistura entre modulação (a forma) e a frequência de utilização. Infelizmente acabei por perceber que os carros eléctricos são poluidores do espectro de HF. O sinal de AM e FM pode ser modulado seja em que frequência for. É costume o AM estar alocado em LF ou HF mas pode ser modulado em VHF UHF, etc. Ele está alocado estrategicamente em frequências baixas porque beneficiam da propagação ionosférica, que, pode uma só transmissão poderá ser escutado em todo mundo. Assim é fácil e eficiente, e existem muitos rádios com esta capacidade de escuta em toda a parte, o que , para efeitos de sobrevivência é estratégico, conceito KISS. O AM tem vantagem sobre o FM pois é mais robusto , mais fácil de escutar debaixo da estática e ruídos diversos . Penso que os carros eléctricos podem mitigar isso com blindagem. Até podem inclusive ser autuados pela ANACOM ou organismo semelhante noutros países por gerar interferência. Existem leis para isto, para evitar poluição do espectro por parte de material electrónico, e são obrigados a ser testados inclusive para serem considerados dentro de algumas normas europeias
Pior do que não ter AM nos VE é Portugal ser praticamente o único país da UE que não oferece DAB!!! Países mais pobres que o nosso e já tem emissões regulares de DAB, onde a qualidade sonora é bem superior ao FM…
https://www.worlddab.org/countries
O pessoal aqui é saudosista do AM que ainda tem menos qualidade que o FM… LOL
Boa questão….
mas não se trata de questão.
Acaba por ser radio OTA, modo de proceder que os wifidepentes gostam.
Se ler o que o TecnicoMeo escreve em cima entenderá.
Eceu acrescento a SW que vai mais longe.
Em caso de problemas nas comunicações wifi, esta tecnologia consegue funcionar sem isso.
E ser um wifi ou bluetooth depente é mesmo bom para a radiação junto ao cerebro lá isso é.
Concordo, mas o mais estúpido no meio disto tudo é que existiu em Portugal entre 1997 e 2011, tendo sido extinto pela fraca penetração. Pessoalmente acho que o que falhou foi a divulgação, só tive conhecimento após a sua extinção e em alguns anos a trabalhar numa loja de electrodomésticos perguntaram-me uma única vez se vendiamos receptores.
Os campos magnéticos sempre foram um tema de discussão no impacto que têm sobre a saúde!
Nos carros eléctricos existe alguma informação?
Deixo o tema para discussão…
Existe, e é um não problema.
O iphone em França tb não tinha… durante algum tempo, depois passou a ter, e depois deixou de ter.
Que cena… Estou mesmo preocupado, é que o AM faz cá uma falta…
Se a estupidez pagasse imposto ficava rico, só demonstra a ignorância que muitos tem em vir dizer barbaridades, pois a única coisa que estão a demonstrar é que andam a leste de tudo, nem tão pouco sabem usar a pesquisa na internet para perceber que o AM se usa em sistemas de emergência e outras comunicações para além de estações de radio…
Revelas total ignorância, “anti-estupides”! Usa a cabeça e lê… Falei de campos magnéticos, uma das razões que é identificada para ausência de AM… Aha ah
Os bombeiros usam VHF que nada tem a ver com AM.
Lê!.. Os campos magnéticos sempre foram um tema de discussão no impacto que têm sobre a saúde! Nos carros eléctricos existe alguma informação?
Será que esta gente lê?
Já lhe disse que é um não problema, não leu?
Alem do mais esse belo documento não está totalmente correcto, nem tudo o que apanha na internet tem a informação fidedigna, essa é um desses exemplos…
Os bombeiros usam varias bandas de comunicações VHF, AM, LSB, comunicações siresp em sinal fechado com frequências de satélite.
Além do mais existe mais emergências por radio frequência que só bombeiros.
https://www.google.com/url?q=https://www.enb.pt/admin/docs/repositorio/Comunica%25C3%25A7%25C3%25B5es.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwio0OSX6riCAxVzUqQEHYNlBa8QFnoECAAQAw&usg=AOvVaw3nBnLbYinXaMIfNXgqYAyM
Eu sou bombeiro e ao contrário do que diz, usamos sim radio AM não só VHF, o VHF, em certas zonas não tem alcance temos de usar AM…
Perdeste um boa oportunidade para teres ficado calado ahahah
É uma pena estarmos a assistir à mudança para tudo na internet. Há coisa que não é a mesma coisa. Rádio na internet vem com um atraso que não compete com a rádio tradicional.Os telemoveis terem perdido o rádio FM foi, para mim, uma grande perda.
+1- a maior dos xiaomis ainda tem
Boa noite! Muito interessante este tema. E os comentários. Há tecnologias que não deveriam ser esquecidas, sim. Ou, apagadas. Esta é uma delas.
O leaf tem AM… O i4 tem AM… O zoe tem AM..
Esta “notícia”… Enfim.
Alguém sabe de um elétrico que não tenha AM??
Tens um entendimento pequenino do mercado dos elétricos. É mesmo um comunicado de algumas marcas, como diz no artigo a contrariar-te 😉 até porque muitas já não vão ter e outras nasceram já sem ter.
E à medida que o mercado lança novos modelos, até dessas marcas que citaste modelos, o AM vai desaparecer. E sim, acabarás por deixar de ter exemplos. E isso está explicado:
O rádio AM é particularmente suscetível a interrupções porque usa frequências como as emitidas pelos sistemas dos veículos elétricos, que podem sobrecarregar o sinal de rádio e torná-lo ininteligível. As estações FM operam em comprimentos de onda diferentes. A blindagem do equipamento de receção de rádio pode ser cara e complexa (pode custar aos fabricantes cerca de 3,8 mil milhões de dólares), especialmente quando os utilizadores de veículos podem ter acesso a rádios AM através das plataformas digitais.
Com isso, desde início deste ano, milhares de canais de rádio que emitiam em AM migraram para frequências FM.
Mas então qual a razão?
As emissões em AM e FM são ambas asseguradas por ondas eletromagnéticas, mas se as primeiras modulam a amplitude, emitindo entre 535 e 1705 KHz, as segundas fazem variar a frequência e têm um espectro entre 88 e 108 MHz. Daí que o AM seja mais barato e percorra distâncias superiores, enquanto o FM oferece uma melhor qualidade sonora e, embora tenha mais dificuldades em superar barreiras físicas, é menos sujeito a interferências exteriores.
É precisamente a maior sensibilidade das emissões AM ao funcionamento dos motores elétricos dos automóveis a bateria, que produzem interferência eletromagnética, que impede a captação destas emissões. A menos que sejam montados nos veículos protecções dos cabos do rádio, sistemas de redução de ruído e filtros EMI, que reduzem as emissões eletromagnéticas.
Obviamente que em caso de uma catástrofe sobrevive o AM e a onda curta.
Mas em caso de catástrofe um elétrico fica limitado em tudo…
Em caso de catástrofe os camionistas vão continuar a abastecer os postos de gasolina e a petrogal vai continuar a produzir porque precisas deles…
Sim coração.
Então porquê?