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Carros elétricos não têm rádio AM! Saiba qual a razão…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. LA says:

    O AM está mais que obsoleto.

    • CF says:

      Ainda é muito usado em aviação, pela sua robustez.

      • Joao M says:

        tendo em conta que os carros ainda não voa, diria que o AM não é relevante.
        Não vejo qual a aplicação de se ter AM nos carros, hoje em dia.
        Acho que é ainda uma modelação usada em rádios amadores mas agora anda tudo pela internet de qualquer maneira.

        • Ever says:

          Não tem aplicação do vosso ponto de vista porque não usam vão a outros paises radios AM é mato, não sijam as coisas só há vossa realidade…

        • carlitos says:

          Na eventual situação de falha dos sistemas de comunicação usuais, é sensato ter sistemas alternativos, quanto mais não seja por segurança. Foi o que aconteceu em situações de incêndio em Portugal, os sismos no Haiti ou em outras catástrofes. De qualquer forma é sempre uma opção para quem quiser usar.

      • LA says:

        Há certos sitios onde o AM tem lógica de existir, mas para transmissão de rádios, já não tem muita lógica.

        • Carlos says:

          Estou a imaginar um camionista no meio da amazóia, ou a atravessar o Outaback Australiano apenas com rádio FM…. Portugal é muuuuito pequeno. (também não os imagino de EV…)

          Se calhar está certo! os locais onde não há FM estão longe demais para se chegar de elétrico… será esse o motivo?

        • Ever says:

          Não tem logica porquê porque é raro hoje em Portugal as radios serem todas em FM, Portugal não é o mundo amigo… radios AM continuam ai a pontapé….

    • Divino Leitão says:

      AM não é obsoleto, em alguns lugares é o único sinal disponível.
      O que ocorre é que os carros deveriam ter uma proteção para não deixar a frequência do motor interferir e isso não está sendo respeitado.

    • Ever says:

      Não amigo não está, o AM continua a ser muito usado em comunicação de radio por todo mundo, pois permite um maior alcance em relação ao FM que requer repetidores para propagação…

      Lá por só ouvir radio FM não quer dizer que as outras estejam obsoletas….

    • Faísca says:

      Ignorância nem por isso

  2. Filipe says:

    Agora fiquei preocupado. Tenho um Kia Niro 100% elétrico e tem rádio AM…

    • Lachon says:

      Que tal o Kia Niro? Estou interessado nesse carro.. as autonomias são boas? Cumps

    • int3 says:

      mais um artigo para encher. não culpo o pplware, mas sim a fonte. É que a rádio frequência usa irradiação electromagnética e não campos magnéticos….

      • Vítor M. says:

        Vou-te responder aqui como respondi no outro sítio:

        Caro.. estuda um pouco o assunto e vais ver que o que sabes falta aí alguma coisa mais…

        Algumas empresas como a como BMW, Mazda e Tesla (entre outras) anunciaram que os seus veículos elétricos não contarão de agora em diante com a recepção das frequências AM. Mas isto tem uma razão de ser, como é explicado no artigo.

        O rádio AM é particularmente suscetível a interrupções porque usa frequências como as emitidas pelos sistemas dos veículos elétricos, que podem sobrecarregar o sinal de rádio e torná-lo ininteligível. As estações FM operam em comprimentos de onda diferentes. A blindagem do equipamento de recepção de rádio pode ser cara e complexa (pode custar aos fabricantes cerca de 3,8 mil milhões de dólares), especialmente quando os utilizadores de veículos podem ter acesso a rádios AM através das plataformas digitais.

        Com isso, desde início deste ano, milhares de canais de rádio que emitiam em AM migraram para frequências FM.

        Mas então qual a razão?

        As emissões em AM e FM são ambas asseguradas por ondas electromagnéticas, mas se as primeiras modulam a amplitude, emitindo entre 535 e 1705 KHz, as segundas fazem variar a frequência e têm um espectro entre 88 e 108 MHz. Daí que o AM seja mais barato e percorra distâncias superiores, enquanto o FM oferece uma melhor qualidade sonora e, embora tenha mais dificuldades em superar barreiras físicas, é menos sujeito a interferências exteriores.

        É precisamente a maior sensibilidade das emissões AM ao funcionamento dos motores eléctricos dos automóveis a bateria, que produzem interferência electromagnética, que impede a captação destas emissões. A menos que sejam montados nos veículos protecções dos cabos do rádio, sistemas de redução de ruído e filtros EMI, que reduzem as emissões electromagnéticas.

  3. Realista says:

    Se ouvi 5 minutos de AM na minha vida já foi muito.

    No meu carro só tenho FM e DAB…

    • Ever says:

      Mais um rapaz novo que nasceu no século XXI na era digital, por isso não é de estranhar tal afirmação…

      • Realista says:

        Por acaso nasci no século XX e a última vez que ouvi AM foi nos anos 2000, no carro de um colega quando descobrimos que podíamos ouvir rádios de Espanha, França e Inglaterra.

        Foi giro durante 5 minutos.

        Mas hoje no carro consigo ouvir rádios do Polo Norte, da Austrália, Japão ou de qualquer outro lado do mundo, basta abrir o TuneIn ou outra app de rádio qualquer.

        • Técnico Meo says:

          e se a internet fora abaixo?

        • Técnico Meo says:

          @realista, discordo, as emissoras AM têm plano de redundância para emitir com menos potência recorrendo a energia de backup. Não precisam de internet para nada.. As emissoras de FM deveriam ser obrigadas a ter plano iguais, e também redundância de emissor e antena. Nas recentes catástrofes os meios de divulgação mais antigos deram prova da sua necessidade. O que funciona nunca deveria desaparecer. Manter sempre, como redundância, obviamente.

          • Realista says:

            Eu não afirmei que o AM não era necessário e entendo que é uma tecnologia útil em caso de urgência, porque como é mais simples, consegue funcionar em qualquer condição.

            No entanto para o dia-a-dia já não faz muito sentido até porque a qualidade do áudio é mais fraca e ainda por cima concorre com o FM, Meios físicos como CD’s (em desuso), Mp3 e agora com o resto do mundo com a Internet…

          • Realista says:

            Mas também existem outros meios de divulgação em caso de catástrofe como a difusão celular utilizando a rede GSM onde praticamente todos temos um dispositivo connosco capaz de captar este sinal enquanto nem sempre temos rádio AM…

          • Técnico Meo says:

            @realista- sim e sim, concordo contigo. Broadcast GSM , principalmente na casa dos 850 mhz é também na minha opinião essencial e que deveria ser amplamente reforçado.

          • Antigo tecnico cabovisāo says:

            Am com um emissoor com 10 watts e duas pontas de fio de contre a servir de antena cobrimos Portugal inteiro em FM um emissor de 1500 watts antenas e guias de onda obtemos 10 a 20 km de cobertura

          • JL says:

            Com AM até dá para ter um rádio recetor sem alimentação, que é alimentado pelas ondas de rádio.

            O meu irmão é técnico de eletrónica e quando estava na formação, esse experimento fez parte dos testes práticos.

    • Rui says:

      DAB, em Portugal?

  4. João says:

    Grande mentira
    Tenho um Kauwai 100% elétrico e tem AM.

  5. Pedro Carvalho says:

    Conseguem dizer quais os modelos que não têm? Pelo menos Kia Niro EV tem mas há outros onde tenho quase a certeza que também têm.
    Fará sentido dizer que determinada marca ou modelo não tem mas não englobar todos os carros elétricos. Porque há uma marca que não tem visualmente presente a parte do AM, apenas do FM, mas segundo sei, é possível contornar isso.

  6. Rui says:

    Não são só elétricos alguns a combustão também já não suportam, por mim é igual e para 90% das pessoas imagino que também

  7. papamoscas says:

    AM? Nunca utilizei e já sou velho!

  8. Técnico Meo says:

    Uma pequena nota, existe no artigo alguns confusão entre modulação ( a forma) e a frequência de utilização. Infelizmente acabei por perceber que os carros eléctricos são poluidores do espectro de HF. O sinal de AM e FM pode ser modulado seja em que frequência for. É costume o am estar alocado em LF ou HF mas pode ser modulado em VHF UHF, etc. Ele está alocado estrategicamente em frequências baixas porque beneficiam da propagação ionosférica, que, pode uma só transmissão poderá ser escutado em todo mundo. Assim é fácil e eficiente, e existem muitos rádios com esta capacidade em toda a parte, o que , para efeitos de sobrevivência é estratégico . KISS. O am tem vantagem sobre o fim pois é mais robusto , mais fácil de escutar debaixo da estética e ruídos . Penso que os carros eléctricos podem mitigar isso com blindagem. Até podem inclusive ser autuados pela ANACOM ou organismo semelhante noutros países por gerar interferência. Existem leis para isto, para evitar poluição do espectro por parte de material electrónico, e são obrigados a ser testados inclusive

    • Viriatus says:

      finalmente uma boa resposta, tecnicamente competente.

    • Keyboardcat says:

      Assumindo que existe sinal suficiente, FM costuma ser mais robusto no que toca a interferencia.

      Basta ouvir uma emissora AM ou FM durante uma trovoada. Em que os relâmpagos afetam a emissão AM mas não a FM. Isto porque o ruído eletromagnético afeta maioritariamente an amplitude do sinal e não a sua frequência.

      Uma das grandes razões de AM ser usado em rádios CB (aviação, polícia, etc) é o facto que se duas pessoas tentarem falar ao mesmo tempo, consegues ouvir ambas as transmissões (embora com ruído adicional). Em FM o mesmo não é possível, o sinal mais forte ganha sempre e o outro é ignorado. Em situações de emergência este comportamento não é ideal.

      Para quem tem rádio FM no carro nota que em certas ocasiões o rádio salta entre duas emissoras que transmitem na mesma frequência, mas não ouvem as duas em simultâneo. Excepto em zonas em que os sinais estejam ao mesmo nível, em que se torna praticamente impossível de ouvir alguma coisa.

      Neste último caso o comportamento do FM é vantajoso, porque geralmente ninguém quer ouvir duas emissoras a reproduzir em simultâneo.

      • Técnico Meo says:

        Não é mais robusto, tem sim melhor fonética e possibilidade stéreo, e é mais exigente a nível do emissor. Sim , o am é susceptível a descargas de estática e degradação de sinal, mas mesmo assim é audível muita vez onde o FM é só já ruido . A mesma coisa com emissões laterais, (USB, LSB) , onde ocupa menos espectro e menos exigente a nível de andar final do emissor. O AM não é full duplex, isso não é característica da modulação, é característica do radio em si emissor / receptor , mas entendo talvez que querias dizer que é possível escutar 2 sinais de AM / laterais em simultâneo no eter…sim , correto. Se o FM é mais vantajoso…depende se me falas de perspectiva comercial (sim) , ou de situação de garantia de entrega de informação / escuta. Todavia fizeste umas boas observações.

  9. Técnico Meo says:

    Tem erros ortográficos, as minhas desculpas, é desta que o redmi note 7 vai pra reforma

  10. Técnico Meo says:

    (Erros ortográficos corrigidos) Uma pequena nota, existe no artigo alguma mistura entre modulação (a forma) e a frequência de utilização. Infelizmente acabei por perceber que os carros eléctricos são poluidores do espectro de HF. O sinal de AM e FM pode ser modulado seja em que frequência for. É costume o AM estar alocado em LF ou HF mas pode ser modulado em VHF UHF, etc. Ele está alocado estrategicamente em frequências baixas porque beneficiam da propagação ionosférica, que, pode uma só transmissão poderá ser escutado em todo mundo. Assim é fácil e eficiente, e existem muitos rádios com esta capacidade de escuta em toda a parte, o que , para efeitos de sobrevivência é estratégico, conceito KISS. O AM tem vantagem sobre o FM pois é mais robusto , mais fácil de escutar debaixo da estática e ruídos diversos . Penso que os carros eléctricos podem mitigar isso com blindagem. Até podem inclusive ser autuados pela ANACOM ou organismo semelhante noutros países por gerar interferência. Existem leis para isto, para evitar poluição do espectro por parte de material electrónico, e são obrigados a ser testados inclusive para serem considerados dentro de algumas normas europeias

  11. Mike says:

    Pior do que não ter AM nos VE é Portugal ser praticamente o único país da UE que não oferece DAB!!! Países mais pobres que o nosso e já tem emissões regulares de DAB, onde a qualidade sonora é bem superior ao FM…
    https://www.worlddab.org/countries

    • Realista says:

      O pessoal aqui é saudosista do AM que ainda tem menos qualidade que o FM… LOL

      • Tromp says:

        Boa questão….
        mas não se trata de questão.
        Acaba por ser radio OTA, modo de proceder que os wifidepentes gostam.
        Se ler o que o TecnicoMeo escreve em cima entenderá.
        Eceu acrescento a SW que vai mais longe.
        Em caso de problemas nas comunicações wifi, esta tecnologia consegue funcionar sem isso.
        E ser um wifi ou bluetooth depente é mesmo bom para a radiação junto ao cerebro lá isso é.

    • Rodrigues says:

      Concordo, mas o mais estúpido no meio disto tudo é que existiu em Portugal entre 1997 e 2011, tendo sido extinto pela fraca penetração. Pessoalmente acho que o que falhou foi a divulgação, só tive conhecimento após a sua extinção e em alguns anos a trabalhar numa loja de electrodomésticos perguntaram-me uma única vez se vendiamos receptores.

  12. Carlos says:

    Os campos magnéticos sempre foram um tema de discussão no impacto que têm sobre a saúde!
    Nos carros eléctricos existe alguma informação?
    Deixo o tema para discussão…

  13. Anti-tudo says:

    Que cena… Estou mesmo preocupado, é que o AM faz cá uma falta…

  14. Nuno José Almeida says:

    É uma pena estarmos a assistir à mudança para tudo na internet. Há coisa que não é a mesma coisa. Rádio na internet vem com um atraso que não compete com a rádio tradicional.Os telemoveis terem perdido o rádio FM foi, para mim, uma grande perda.

  15. Delaware says:

    Boa noite! Muito interessante este tema. E os comentários. Há tecnologias que não deveriam ser esquecidas, sim. Ou, apagadas. Esta é uma delas.

  16. Luís Loureiro says:

    O leaf tem AM… O i4 tem AM… O zoe tem AM..
    Esta “notícia”… Enfim.
    Alguém sabe de um elétrico que não tenha AM??

    • Vítor M. says:

      Tens um entendimento pequenino do mercado dos elétricos. É mesmo um comunicado de algumas marcas, como diz no artigo a contrariar-te 😉 até porque muitas já não vão ter e outras nasceram já sem ter.

      E à medida que o mercado lança novos modelos, até dessas marcas que citaste modelos, o AM vai desaparecer. E sim, acabarás por deixar de ter exemplos. E isso está explicado:

      O rádio AM é particularmente suscetível a interrupções porque usa frequências como as emitidas pelos sistemas dos veículos elétricos, que podem sobrecarregar o sinal de rádio e torná-lo ininteligível. As estações FM operam em comprimentos de onda diferentes. A blindagem do equipamento de receção de rádio pode ser cara e complexa (pode custar aos fabricantes cerca de 3,8 mil milhões de dólares), especialmente quando os utilizadores de veículos podem ter acesso a rádios AM através das plataformas digitais.

      Com isso, desde início deste ano, milhares de canais de rádio que emitiam em AM migraram para frequências FM.

      Mas então qual a razão?

      As emissões em AM e FM são ambas asseguradas por ondas eletromagnéticas, mas se as primeiras modulam a amplitude, emitindo entre 535 e 1705 KHz, as segundas fazem variar a frequência e têm um espectro entre 88 e 108 MHz. Daí que o AM seja mais barato e percorra distâncias superiores, enquanto o FM oferece uma melhor qualidade sonora e, embora tenha mais dificuldades em superar barreiras físicas, é menos sujeito a interferências exteriores.

      É precisamente a maior sensibilidade das emissões AM ao funcionamento dos motores elétricos dos automóveis a bateria, que produzem interferência eletromagnética, que impede a captação destas emissões. A menos que sejam montados nos veículos protecções dos cabos do rádio, sistemas de redução de ruído e filtros EMI, que reduzem as emissões eletromagnéticas.

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