Interiores demasiado simples no Tesla Model Y? Condutor resolveu o problema facilmente
Os interiores dos carros elétricos da Tesla sempre foram considerados espartanos e muito simplistas. Esta é a abordagem da marca e que, na verdade, não agrada a muitos utilizadores. O dono de um Model Y resolveu agora esse problema de forma muitos simples, trazendo de volta o que entende ser necessário. Veja como o fez.
Interiores da Tesla podem ser demasiado minimalistas
Quem entra pela primeira vez num Tesla nota de imediato uma diferença grande face ao que é o padrão na indústria. A marca removeu tudo o que considera ser supérfluo e apenas tem presente o essencial e que é necessário para a condução.
Esta abordagem, para além de estética, tem ainda um propósito que não é visível de imediato para todos os condutores. Ao remover botões e outras formas físicas de controlar as funcionalidades garante que os custos de produção caiam e, ao mesmo tempo, torna mais simples a montagem dos carros.
A verdade é que nem todos apreciam esta filosofia minimalista e a prova veio de um condutor de um Model Y, que resolveu tratar da situação. Farto de ter de controlar muitas das funcionalidades diretamente no ecrã, resolveu trazer para o seu carros os botões de que precisava.
This Chinese guy made a panel of physical buttons connected to the control unit port in his Tesla. You have buttons for pretty much every major function. This device completely defeats the purpose of minimalism. What do you think? pic.twitter.com/hngjS7Fgq3
— Ray (@ray4tesla) October 19, 2023
Model Y recebe interface com botões que muda tudo
A montagem desta solução parece ter sido simples, usando para isso a porta de controlo que a Tesla tem nos seus carros elétricos. Bastou remover parcialmente o ecrã, ligar os novos controlos e prender os novos botões por baixo do ecrã do Model Y.
Do que pode ser visto no vídeo acima, o painel de botões ficou montado abaixo do ecrã integrado no Model Y pela Tesla. O design deste painel é semelhante ao de outras marcas com 12 botões no total. Como pode ser visto, estes novos controlos parecem ser totalmente funcionais.
Esta é uma solução simples que vai contra o que a Tesla tem trazido para os seus carros. Cada vez mais o controlo de funções está presente no ecrã que a marca tem e onde tudo pode ser gerido ou usado. Há quem aponte que isso pode distrair os condutores, mas também torna a interface de condução muito mais minimalista e simples de usar.
Este artigo tem mais de um ano
É um caso de habituação sem duvida.
Antes de ter um também pensei que me iria fazer muita confusão não ter um painel à minha frente com informação no entanto tenho gostado cada vez mais do estilo mais minimalista. A informação essencial continua lá mas ao lado (mas no campo de visão). O mesmo em relação aos botões. O que não gosto (o meu não tem isso mas os mais recentes acho que já têm) é a eliminação das manetes atraz do volante e os piscas passam para dois botões no volante.
Mas vá, é como tudo. A conversa sobre carros automaticos ou carros de transmissão manual também gera “polémica” de opinião por isso não é de admirar o debate entre um carro mais minimalista e um carro com tables, huds, botões por todo lado. Gostos para tudo ^_^ . O que acho bom nest emercado automóvel e que acho que agora há tipos de carros para todos os gostos.
Os piscas não fazem sentido no volante porque este nem sempre está numa posição que permita facilmente activar um pisca.
exacto, por isso não gosto muito da ideia , principalmente em rotundas. No entanto, malta BMW e Mercedes já não usam piscas de qq forma, agora são os Tesla 😀
Estás a deixar muito “malta” de fora.
O pessoal adora botões é botões para tudo parece um avião até no teto querem botões
Verdade Rui. Reparaste que o homem até na camisa tem botões?
Há, de facto, uma loucura enorme por botões …
As mulheres deviam vir com botão… “On/off”…
Isso é que era =)
Sabes que ao memorizares a posição dos botões, tens menos necessidade de tirar os olhos da estrada e como tal, aumentas a segurança, a tua e a dos outros. Não ter botões para funções básicas é só parvo, estúpido e de um narcisismo bacoco por parte do fabricante, porque na estrada, o mais importante não é o carro, mas a tua segurança.
No fundo deve estar relacionado com o custo – fica mais barato sem botões físicos.
Acredito que em muitos casos voltem atrás. Depende dos consumidores/condutores.
Para funções básicas, os botões fazem todo o sentido.
Verdade… O problema é que temos as piores estradas Nacionais da Europa… Devem ter mais buracos por M2 que a faixa de Gaza e ninguém quer saber da segurança…
E qual é a função básica que necessita de botões e não tens? ou falas porque ouviste alguém dizer e nem sabes o que dizes, porque pisca, luzes e buzina estão lá os botões. Depois tens um botão que podes fazer tudo por voz:
Comandos de voz:
“Reduzir a temperatura”
“Aumentar a temperatura”
“Ligar/desligar o aquecedor do banco do condutor”
“Arrefecer o lado do passageiro”
“Fluxo de ar direto para a minha cara”
“Sincronizar climatização”
“Aumentar/reduzir a velocidade da ventoinha”
“Ligar/desligar desembaciador traseiro”
“Ajustar a temperatura/ventoinha…”
“Ligar recirculação”
“Modo Sentinela ligado/desligado”
“Manter o meu carro seguro”
“Trancar/destrancar as portas”
“Ligar o modo canino”
“Recolher/abrir os espelhos”
“Abrir/fechar a tampa da porta de carregamento”
“Iniciar/parar o carregamento”
“Abrir definições de assistência”
“Abrir o porta-luvas”
Onde é [location]?”
“Conduzir até [location]”
“Navegar até [location]”
“Mostrar Supercarregadores próximos”
“Sinto-me com fome/sorte” (consulte Mapas e navegação).
“Parar navegação”
“Silenciar orientação por voz”
Onde é [location]?”
“Conduzir até [location]”
“Navegar até [location]”
“Mostrar Supercarregadores próximos”
“Sinto-me com fome/sorte” (consulte Mapas e navegação).
“Parar navegação”
“Silenciar orientação por voz”
“Ouvir [song name]”
“Reduzir/aumentar volume”
“Avançar para seguinte”
“Parar/reproduzir música”
“Mudar fonte para [media source]”
E memorizar esses comandos todos? É mais simples o botão, para as funções simples. Navegação, concordo, dá jeito, sobretudo a meio do percurso que seja necessário corrigir algo.
Imagino que seja uma questão de hábito. As minhas viaturas ainda têm bastantes botões. E com isso consigo fazer coisas sem tirar os olhos da estrada.
À dias verifiquei que uma amiga, com um carro já com 2 anos para mudar qq coisa da temperatura, teve qeu andar a navegar no ecrã à procura da definição… Por acaso estava parada… mas e se fosse a conduzir?!
Existem certas coisas que – do meu ponto de vista de velho – têm que ter um local fisico para que um dos nossos sentidos (tato) possa auxiliar a executar algumas funções.
Mas isso sou eu que sou “velho”
Não vejo como complicação, os botões físicos. São simples atalhos para a função a que se destinam. E evitam distrações.
Há dias disse “Arrefecer o lado do passageiro” e pronto nem tirei os olhos da estrada e não é que a passageira do lado arrefeceu.
O homem está a falar num dialeto lá do sítio 😉
Acho que ficou muito bem e faz todo sentido o humano gosta de tocar, ainda não somos robots.
Alguns a conduzir teem bicho… Vão a 25, nos semáforos parecem o Ricardo S@lgado e vão fazer passeios de domingo a 15kmh… Em vez de dar a volta á aldeia em 15m dão cem 2h para poupar gota… 🙂
Aliás não se pode conduzir ao telefone mas pode se a dar a tocar num laptop enfiado no tablier á procura de icones e settings e outras coisas mais…. ahahha bem pior que falar ao telefone
nao fale tão alto que o musk pode não gostar
Em Espanha, nem beber pode…
e para quando uns bancos? maioria dos carros desse segmento têm autenticas poltronas, falta um hack para tirar os troncos de madeira dos teslas e colocar uns sofás
Isso é que era… Sofás de veludo em mola…. Espetáculo…
Uma coisa que falta fazer é adicionar uma maçaneta manual no estilo do Ford Modelo T de 120 anos atrás, com cromo barato e cristais de plástico como Rolls Royce, MB, Audi e BMW. E, finalmente, Tesla estará no mesmo nível daquela velha falsa narrativa: a “Qualidade de Construção” da Alemanha é melhor.
Os carros alemães é para velhos….