Tesla recebe 150 milhões de euros da União Europeia para expandir rede de Superchargers
A União Europeia tem procurado encontrar formas de criar uma estrutura forte para carregamento de carros elétricos. Entende que este é o futuro e como tal, quer dar aos cidadãos as estruturas para poderem crescer. Com novos investimentos nesta área, a Tesla conseguiu agora garantir 150 milhões de euros da União Europeia para expandir a rede de Superchargers.
Ao todo, são 352 milhões de euros que a União Europeia tem de financiamento para apoiar infraestruturas de transporte elétricos. Quer garantir que os países e as empresas dedicadas a esta área possam crescer e aumentar a sua oferta, com benefícios óbvios para todos os que têm carros elétricos na Europa.
O plano é criar uma rede de postos de carregamento e outras infraestruturas que possam fazer desaparecer todas as falhas eque já foram identificadas. Uma das empresas que parece vir a beneficiar com uma parte grande deste financiamento é a Tesla.
Duas das suas subsidiárias na Europa (Itália e Polónia) vão receber um total de 148,72 milhões de euros para expandir rede de Superchargers em 22 países. Ao todo vão ser instalados ou atualizados 7198 Superchargers que a marca tem espalhados pela União Europeia.
Pensa-se que, no caso da Tesla, grande parte do financiamento poderá ser destinada a atualizações para os novos Supercharger V4 da Tesla. Estes oferecem já uma potência de 350 kW, bem acima dos 250 kW do modelo anterior.
Portugal também está presente e este financiamento irá para a Mota-Engil Renewing, S.A., que com 1.160.000.00 € quer instalar 41 pontos de carga acessíveis publicamente. Estes vão ter uma potência de 150 kW e ser colocados em 13 locais.
Estes investimentos são importantes para os cidadãos e a Tesla parece estar a apostar forte na sua utilização. Vai conseguir aumentar a presença da rede de Superchargers, num momento que nos EUA cada vez mais marcas apostam no seu conetor. Poderá ser um movimento que a Europa seguirá, rumo a um novo padrão.
Este artigo tem mais de um ano
Convém dizer que a versão V4 dos carregadores da Tesla tem mais potência, um cabo bem maior e dá para carregarem VE de outras marcas, sem esse requisito não iriam receber ajudas comunitárias.
Vi um vídeo de uns portugueses que foram até Marrocos com um Tesla, o que é arriscado, mas conseguiram, a rede de carregadores da Tesla até existe em Marrocos. Curiosamente o primeiro carregador em Portugal que tentaram usar, que era da rede Mobi.E estava logo fora de serviço… Os da Tesla todos funcionavam.
Depois ainda falam mal da marca….
A UE no seu melhor. Quem fornece matéria prima é castigado e financia se quem está a tentar destruir a UE.
Daqui a um ano esperemos ainda ter pão para pôr na mesa
Uma pergunta de leigo. Cada marca vai ter os seus carregadores e só compatíveis com os seus carros?
Ou existe um investimento, em que permita por exemplo um desconto para os seus carros, mas compatíveis com todas as marcas?
É que se for a 1ª opção será um erro. Carregadores compatíveis com todos aumenta a oferta de carregamento e iria acelerar a evolução para o mercado eléctrico.
A Propria Tesla , com o V4, está a expandir para outras marcas. Por isso, tranquilo 🙂
Que maravilha!
Deve ser excelente gerir uma empresa sempre a receber dinheiro às pazadas dos contribuintes, americanos e europeus.
E depois chamam-lhe um gestor genial. De facto é, a sacar dinheiro de terceiros para a sua empresa, sem dúvida.
Para isso tens que ser esperto porque para receber este dinheiro já o “gestor genial” teve de construir a maior rede de carregadores do mundo, quando ele anunciou isto toda a gente gozou incluindo outras marcas agora choram porque ele é que recebe o dinheiro para a expandir porque na realidade é a unica rede de carregamentos que se pode contar as outras o mais provável é estarem avariadas, realmente assim é fácil gerir só tens que antes contruir a maior rede de carregamentos do mundo quando está toda a gente contra ti.
E destes casos há uns quantos quando o genial disse que ia contruir foguetões que aterravam para serem reutilizados toda a gente gozou a dizer que não era possível hj em dia tem o monopólio dos lançamento orbitais os outros já andam a chorar que a spacex apanha tudo. Havemos de lá chegar com o starlink ahah
Temos na Europa 330.000 carregadores de carros elétricos que precisavam de melhorias com mais urgência que os 6000 da Tesla. De certeza absoluta. A Tesla apenas detem cerca de 1,8% dos carregadores na Europa e vai receber quase 50% do bolo. Isto é só imoral.
A Ursa e o Timmers têm que ser postos no olho da rua. Estão a destruir a UE e os respectivos povos! PQP
Calma, que os outros já receberam a fruta (subsídios) toda e não souberam aproveitar. No caso de Portugal foi um desnorte com a rede Mobi a receber imenso sem correspondência de qualidade (alguém mamou).
E os carregadores da tesla (mesmo os velhinhos) continuam a funcionar e aposto que nos 1,8% quase não existem indisponíveis.
Eu realmente não percebo o que se passa aqui. Ele é créditos de carbono na ordem dos vários mil milhões, ele é ajudinhas a carregadores que não fazem sentido nenhum pois não vão aumentar a rede, apenas a vão actualizar. Enfim cheira-me a esturro tudo isto!
Os imperialistas a subsidiar a produção deles de EVs para cortar as pernas às exportações da UE. Os otários da UE a subsidiar os fabricantes dos imperialistas. Simplesmente brilhante.
Já se percebeu que com os da europa não podemos contar temos de dar dinheiro a quem fez a maior rede de carregamentos do mundo, mas não se preocupem que a tesla já abriu a rede a todas as marcas pagam mais é certo mas isso é a vida deixaram nos ir sem competição agora paga-se o preço
Tesla, sempre a mamar dinheiro do governo. O Musk charlatão ainda consegue enganar uns quantos.
Antes de mamar o dinheiro teve de construir a maior rede de carregamentos do mundo, enganar só se for os charlatões da mobi.e que mamam mamam mas está sempre tudo avariado na tesla eu sei que chego ao carregador e funciona por isso é que leva a maior fatia para alem de ser a maior é a mais fiável
Chegas agora quando o mercado de EVs é 5%. Se fosse 20% ficavas a pé.
Não é enganar… é a fornecer material que ninguém consegue ter…. então lembraram de fazer carros elétricos sem carregadores? Ahahahahahah
EEQTR911, arre que até chateia mandarem sempre bitaites sem argumentação.
Enganar quem?
Diga lá em quê? Na maior rede de carregamento? Numa empresa em quem a NASA confia para enviarem astronautas para a ISS? No conjunto bateria/motor mais eficiente dos automóveis elétricos? Se erra? Claro que sim.
Mas chamar charlatão a Musk é uma pura idiotice
Tás mesmo apanhadinho pelo Musk charlatão. Não tens salvação.
SpaceX não é Tesla. O Musk manda bem menos na SpaceX.
A NASA tem a corda ao pescoço. Existe muita burocracia para fazer seja o que for.
Model 3 tem uma qualidade de construção parecia com um Fiat de 1970. Existe dezenas de opções melhores no mercado para quem quer um carro a sério.
Vai tudo ter à Tesla, eles já sabiam, preveram o futuro antes da UE pensar nesse problema.
Que mania de só lerem o título. Não será só a Tesla a beneficiar destes financiamentos…
Mas é quem leva a fatia maior. E no artigo até tens uma empresa portuguesa que vai beneficiar.
Sim, eu não estou a criticar o título.
As pessoas é que não lêem o artigo nem os anexos. Nos comentários só se vê ‘ataques’ à Tesla.
Muito verdadeiro com os comentários que não sao Haters. O gênio está realmente colocando o mundo de joelhos e beijando o genial anel mindinho. Tudo o que Tesla faz é elegante, minimalista e os de Tesla são mais rápidos em CV do que os seus pela metade do preço. Os conectores de carga dos concorrentes são essas monstruosidades que parecem pertencer a uma planta nuclear. Ninguém fala sobre como a Alemanha está extremamente preocupada com a possibilidade da VW afundar, ninguém quer o Audi e-tron e estão sendo oferecidos aos seus funcionários pela metade do preço carros de 80-100 mil por 40-50 mil. Eles agora estão sendo oferecidos na China por 9 a 10 mil porque não podem ser vendidos… e este é um construtor Legacy com grande conhecimento que não pode ser derrotado. Os chineses não os querem porque não oferecem nenhuma habilidade tecnológica e os interiores ainda estão carregados de botões e telas múltiplas ridículas.
Há um problema, este investimento não vai ser aplicado a Portugal, pois a tesla não pode instalar carregadores em Portugal. E os portuguêses não vão ter acesso as V4
Deixa lá que entre as V2 e as V3 o tempo que se perde numa carga é quase o mesmo ( a V3 apenas se destaca até ~40%).
Se o comportamento for idêntico nas V4 não se perde grande coisa!
Inacreditável.
Mota Engil
150 KW????????