Mudança de estratégia? Tesla começou a aceitar a Cybertruck para retoma
A Cybertruck foi um salto de gigante para a Tesla, que apresentou um modelo verdadeiramente disruptivo, agitando o mercado. Entretanto, após recusar fazê-lo, a empresa parece estar a aceitar retomas da pickup elétrica.
O processo de retoma de carros funciona como uma moeda de troca, que permite que um proprietário dê um carro antigo e veja o seu valor descontado no preço de venda do automóvel que pretende adquirir.
Inicialmente, mais de um ano após o início das entregas da Cybertruck, informámos que a Tesla se recusou a aceitar a sua pickup de volta. No entanto, o cenário parece estar a mudar.
Tesla está a reconhecer que a Cybertruck desvalorizou?
Quando a Tesla iniciou a produção e as entregas da Cybertruck, no final de 2023, a pickup elétrica era significativamente mais cara e tinha menos desempenho do que o anteriormente anunciado.
Talvez por isso, apesar do milhão de reservas, apenas cerca de 40.000 pedidos se converteram em encomendas.
Agora, aparentemente, a empresa está a aceitar trocas da Cybertruck - pelo menos, da Foundation Series.

Fonte: Publicação no Cybertruck Owners Club (17 de maio)
Segundo a imprensa, a Tesla vendia uma Cybertruck AWD Foundation Series 2024 nova por 100.000 dólares. Contudo, agora, por um veículo com menos de 10.000 quilómetros, a empresa está a oferecer 65.400 dólares - o equivalente a 34,6% de desvalorização num ano.
Apesar deste dado, importa ressalvar que, geralmente, conforme recordado, as pickups perdem cerca de 20% do seu valor depois de um ano e 34% após cerca de 3-4 anos.
Estão a ir muito bem as vendas da Cybertruck:
– Musk esperava vender de 150.000 a 250.000 por ano (dependendo do dia do anúncio)
– Desde 2023 até agora foram vendidas menos de 40.000
– A pesar dos descontos, os stocks por vender atingem as 10.000 unidades
– A produção diminuiu e foi reduzido o número de trabalhadores a produzir Cybertrucks (e também o Model Y)
– Com a retoma, sempre a Tesla pode dizer que vendeu mais alguns e escoar stocks, alguns modelos com mais de dois anos e que já não se fabricam.
P.S. Que desperdício de “papel” os milhentos posts sobre Cybertrucks, um carro que nem vai chegar à Europa.
Em certa altura falavam em 1 milhão de reservas. Eu sei que nos USA bilião tem menos zeros que cá. Se calhar agora 1 milhão também tem menos 3 zeros.
Só os alineados e os que não sabem o que fazer ao dinheiro, é que acham que isto é veiculo a comprar. Mais uma excentricidade de Musk só para admiradores e fundamentalistas, mas sem qualquer vestígio de racionalidade.
É isso mesmo, o há cada gajo é que define o que cada um é. Tipo rebanho. Lool
Ofendi-te ? És dos quais ? Dos admiradores ou dos fundamentalistas ? Há, já sei, não tens daquilo que faz falta…
A mim não, eu mostrei que estava ofendido ? Afinal conhece muito pouco do ser humano.
Não, por acaso só tenho aquilo que faz falta.
Sim, tens o vestígio da tal coisa que falei. Vestígio pode significar pouca quantidade, caso não saibas. Ficaste ofendido e nem sabes. Tens de ver isso.
Não fiquei, nem tenho razão para isso, está me a ver com alguma cybertruck ?
Mas já vi que é pior que a Maya, até sabe ver sem ver.
Obrigado. Finalmente uma réstia de humildade da tua parte.
Quando uma marca se recusa a aceitar os seus próprios carros à troca!!!!
Tipo a Audi ?
Seja ela qual for, achas que é normal?
Curioso, nunca vi ninguém a falar se na Audi era normal.
A grande maioria das marcas não aceita os seus carros como retoma. Só se forem mesmo muito recentes e ainda assim. Dizem que sim, mas na verdade o carro vai direto para o stand de usados qualquer. No meu caso (stand mercedes/smart) certa vez marcaram comigo para verem o carro e aindal apareceu o zé das iscas do stand da esquina para ver o carro e não queria “papeis assinados” nem nada, só queria o livrete. Mandei-o dar uma curva e disse que só falava com o vendedor da mercedes e que não saía de lá sem um documento de venda.
@Zé isso é normal, num carro com alguns anos, as marcas “dão” o carro para o comercia revender, as marcas vedem carros de serviço, não carros de retoma.
Agora não aceitar um carro de 100K, com um ano, tenho a certeza que nunca viste.
Tenho um amigo que foi vendedor da Renault e tinha os contactos dele quando lá iam clientes mostrar os carros ele tlf aos revendedores a pedir preço, mas a Renault não tem carros de 100 paus.
Acho estranho seja a Tesla seja a Audi ou outra qua quer carros deste valor não conheço.
“Não aceita os seus carros como retoma e a seguir vai direto para o stand de usados.” Mas afinal aceita ou não aceita ?? Para onde vai a seguir, não me interessa. Mas aceita.
É diferente. Não é a “marca” que o compra. É o zé da esquina. Faz toda a diferença…
Por essa ordem ideias, também não é a marca que te vende o carro novo, mas sim o representante …
Tinham centenas de milhares de encomendas falsas lol!
Não. A malta é que o enganou. Como as pré-reservas nos ginásios e depois não aparece ninguém…
Ou então era apenas propaganda de Musk: “Reserve antes que esgote” 🙂
RIP Cybertruck, e ainda bem.
“…100.000 dólares. Contudo, agora, por um veículo com menos de 10.000 quilómetros, a empresa está a oferecer 65.400 dólares – o equivalente a 34,6% de desvalorização num ano. …”
É um bom valor para um carro que, objectivamente, pouco ou nada vale.
A Tesla demonstra aqui uma atitude digna e sem paralelo na marca, ao procurar salvaguardar os interesses dos clientes e evitar que percam tudo.
Isso era se dessem os 65.400 dólares em dinheiro. Mas é:
– Entrega o que compraste por 100.000 dólares, com menos de 10.000 Km, e damos-te 65.400 dólares por ele
– Paga mais 34.600 dólares e levas este que custa 100.000 dólares e que ninguém quer comprar.
Uma atitude muito digna – assim o cliente não perde 100.000, perde 134.600.
Eheh
Só vim ver os comentários do JL xD #popcorn
Fixe, espero que tenha gostado.
Mais um flop do “genial” Musk, o suprassumo dos visionários. 🙂 🙂 🙂
Eu sempre disse que ele não precisava de mais de 3 ou 4 cibertrucks para as filmagens do próximo Mad Max. Ninguém mais quer aquilo.